Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Burinhosa derrotada

O CCRD Burinhosa perdeu por 0-4 na deslocação até ao Rio Ave.
Apesar desta derrota, a equipa manteve o 8º lugar com 27 pontos (22J;7V6E9D;63-78).
Mais informações em: http://www.infutsal.com/resultados-liga-sport-zone/resultsranking/232

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Nova Organização Política nasce em Pataias

A notícia no site da Rádio Cister
http://cister.fm/cister/noticias/politica/nova-organizacao-politica-faz-campanha-de-divulgacao-em-pataias/

Nova organização política faz Campanha de divulgação em Pataias

Nasceu, em Pataias, o PURP, uma organização política de homens e mulheres, aposentados, reformados e pensionistas.
De base laica, esta organização diz-se “empenhada na construção e contínuo aperfeiçoamento e desenvolvimento de uma sociedade livre, igualitária, solidária, económica e socialmente desenvolvida, onde todos os portugueses se sintam integrados e realizados”.
O P U R P realizará no dia 1 de Março, às 09:00 horas, uma primeira ação de apresentação oficial, que se realizará no mercado centenário de Pataias, onde irá efetuar uma recolha de assinaturas, e às 16:00 h, um encontro no Clube Desportivo Pataiense, para uma secção de esclarecimento do PURP.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Pataias, a terra dos cafés

Um amigo alentejano de longa data, chama a Campo Maior "a terra do café" e a Pataias "a terra dos cafés".
Há uns dias, de visita a Pataias (e às Paredes), comentava comigo numa mesa de café que «não conheco nenhuma terra com tantos cafés per capita como Pataias» e que se surpreendia com a viabilidade económica dos mesmos em tempos de crise.
Ainda tentei contra-argumentar, mas pelo exemplo dado (100 metros à volta da paragem de autocarros no Rossio), tive que me render à evidência.
De facto, num raio pouco superior a 100 metros, identificam-se uma dezena de "estabelecimentos comerciais" (e facilmente poderiam ser acrescentados mais dois). Esta realidade, com maior ou menor impacto, espalha-se pelo resto da vila.

De facto, às vezes é preciso um olhar forasteiro para que reparemos naquilo que nos é intrínseco.


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pataiense empata

O CD Pataiense empatou 1-1 na deslocação até à Benedita.
O empate manteve a equipa no 14º lugar, em zona de despromoção, com 18 pontos (19J;4V6E9D; 18-36).
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=71798

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Burinhosa mantém-se nos lugares do play-off

O CCRD Burinhosa empatou 5-5 na receção aos Leões de Porto Salvo, mas manteve o 8º lugar que dá acesso à fase final do campeonato.
A equipa soma agora 27 pontos (21J;7V6E8D;63-74), 7 pontos de vantagem sobre  9º lugar.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=70875

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Carnaval de Pataias - recortes de imprensa

A notícia no Diário de Leiria

Carnaval de Pataias faz sátira política

A sátira política esteve bem patente ontem à tarde no desfile de Carnaval de Pataias. Pelas ruas da vila desfilaram, durante duas horas, 16 grupos de vários concelhos da região, num total de mil figurantes

O chuva miudinha que caiu ontem à tarde na região não impediu a realização do tradicional desfile do Carnaval de Pataias, um dos mais emblemáticos da região, onde não faltou a sátira política, com referência à Grécia e à Alemanha liderada por Angela Merkel.
À semelhança das edições anteriores - o desfile realiza-se há 17 anos nas ruas junto à avenida principal -, a organização não impôs nenhum tema específico, mas a criatividade dos grupos acabou por tornar o desfile num ambiente de festa e animação durante cerca de duas horas.
Para além do carro alegórico da COCAPA (entidade organizadora do desfile) alusivo ao Sítio do Pica Pau Amarelo e que transportava o rei e a rainha (dois jovens de Pataias), dois carros chamavam mais a atenção de algumas centenas de pessoas. Um fazia referência à situação financeira da Grécia, com uma imagem do ‘Zé Povinho’, e o outro era uma viatura que circulava ao contrário, com os foliões de pés para o ar.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Burinhosa segue para os 1/4 de final

O CCRD Burinhosa venceu o ABC Nelas por 4-o e qualificou-se para os quartos de final da Taça de Portugal de Futsal.
Para a próxima eliminatória qualificaram-se a AD Fundão, Rio Ave, Módicus, Fátima, Sporting e Benfica, estando ainda por decidir o Operário Lagoa-Belensenses.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=73753

sábado, 14 de fevereiro de 2015

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Câmara de Alcobaça dá tolerância de ponto no Carnaval

A Notícia no Região da Nazaré nº294 de 11 de fevereiro de 2015

Grande maioria dos municípios dá tolerância de ponto pelo menos na terça-feira de Carnaval

A grande maioria das câmaras municipais dá tolerância de ponto aos seus funcionários na terça-feira de Carnaval, apesar da decisão do Governo em não dispensar os funcionários públicos.
zx O Governo não concede tolerância de ponto no Carnaval aos funcionários públicos desde 2012, inclusive, mas a grande maioria dos 308 municípios continua este ano a dispensar os seus funcionários do trabalho na terça-feira de Carnaval e, nalguns casos, também na segunda-feira e/ou na quarta-feira de cinzas.
Na região Norte, apenas cinco das 68 câmaras municipais consultadas pela Lusa confirmaram que os funcionários trabalham normalmente no dia de Carnaval.
Quando faltava clarificar a decisão de quatro autarquias, os dados reunidos pela Lusa indicavam também que 55 municípios dos distritos de Porto, Viana do Castelo, Braga, Bragança e Vila Real dão tolerância de ponto todo o dia e que outros quatro só dispensam os funcionários à tarde.
Apenas Santa Maria da Feira não tinha clarificado se dá ou não tolerância de ponto no Carnaval no distrito de Aveiro, onde os concelhos de Ovar, Estarreja e Mealhada têm tradições carnavalescas que anualmente atraem milhares de pessoas. Neste distrito, em Espinho, só não têm tolerância “o Serviço de Atendimento ao Munícipe (atendimento geral) e serviços indispensáveis do município".
No distrito de Viseu, a generalidade dos municípios dão tolerância todo o dia de terça-feira e apenas Vouzela e Oliveira de Frades decidiram dispensar só 50% dos funcionários.
Em Coimbra, pelo menos 11 concelhos dão tolerância todo o dia de Carnaval, incluindo a câmara da sede do distrito, enquanto Arganil dispensa os trabalhadores apenas no período da tarde.
No interior centro do país, vão dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval os municípios de Aguiar da Beira e de Vila Nova de Foz Coa, assim como as 15 câmaras que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e os seis municípios da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
Em Santarém, 13 municípios concedem tolerância de ponto, quatro não (Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Santarém e Sardoal), desconhecendo-se a decisão de Abrantes e da Golegã.
Todas as 18 câmaras municipais que compõem o Conselho Metropolitano de Lisboa, entre as quais Loures e Sesimbra, onde há tradições carnavalescas, decidiram dar tolerância de ponto aos seus funcionários.
No distrito de Leiria, têm tolerância o dia todo de Carnaval 11 concelhos, incluindo a capital de distrito e os municípios de Alcobaça e da Nazaré, onde o Carnaval tem mais tradição.
Porto de Mós e Batalha apenas concedem o período da tarde de terça-feira, Ansião não dá qualquer tolerância, Alvaiázere dispensa os funcionários na segunda-feira de Carnaval e o Bombarral ainda não tomou uma decisão.
Ainda na região Oeste, dão tolerância na terça-feira os municípios de Torres Vedras, de Alenquer, do Cadaval, de Arruda dos Vinhos, da Lourinhã e de Sobral de Monte Agraço.
Todas as 14 câmaras do distrito de Beja vão dar tolerância de ponto aos funcionários na terça-feira, assim como todos os municípios do distrito de Évora, onde grande parte destas autarquias dão também tolerância na segunda e/ou na quarta-feira.
No litoral alentejano, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, no distrito de Setúbal, também concedem tolerância de ponto no dia de Carnaval.
No Algarve, em Loulé, onde se realiza um dos carnavais mais antigos do país, a autarquia concedeu tolerância de ponto no Carnaval, assim como em Faro, capital do distrito, onde os outros 14 concelhos ainda não tinham decidido.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Pataias: sítio e situação

"Pataias: sítio e situação" é a primeira proposta de percurso pedestre para conhecer Pataias.
A ideia da concretização deste percurso surgiu das aulas de Geografia na Universidade Sénior de Pataias. No percurso, a localização de Pataias, a tipologia da rede urbana, a história local, a praça e o espaço público, o abastecimento de água e a geomorfologia geral da região são os aspetos em destaque.
O percurso tem cerca de 700 metros e numa visita guiada faz-se em 45 minutos.
O folheto completo está disponível no Espaço Cultural/ Biblioteca de Pataias.



domingo, 8 de fevereiro de 2015

Pataiense volta a vencer

Após um primeiro terço de campeonato muito fraco, o CD Pataiense parece recuperar.
Na jornada de hoje, o CD Pataiense bateu o atéentão líder GRAP por 2-1, que assim perdeu a liderança do campeonato para o Ginásio de Alcobaça.
O CD Pataiense soma agora 17 pontos (18J;4V5E9D;17-35), encontranso-se na linha de água da descida de divisão, com 3 pontos de vantagem sobre o último classificado.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=71798

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Burinhosa empata

O CCRD Burinhosa conquistou um importante empate a 4-4 na deslocação até ao Boavista.
Este resultado mantém a equipa burinhosense nos lugares de acesso ao play-off e manteve a distância das equipas perseguidoras, onde se inclui o Boavista. A equipa soma agora 26 pontos (20J;7V5E8D;58-69).
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=70875

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Hospital de Alcobaça como unidade de cuidados paliativos

A notícia na edição on-line do Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=f5704617-5e97-481a-97a3-b7adf6723583&edition=171

Unidade permitirá colmatar a atual falta de resposta
Centro Hospitalar de Leiria cria em Alcobaça a 1ª unidade de cuidados paliativos da região
   
Hospital de Alcobaça O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) foi recentemente autorizado pelo ministro da Saúde a criar e desenvolver uma unidade de internamento de cuidados paliativos. Esta unidade, que ainda está em fase de estudo, irá funcionar no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), e permitirá colmatar uma grave falta de resposta na região ao nível dos cuidados paliativos.
Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, destaca a grande importância desta decisão, «que responde a uma grande aposta deste centro hospitalar, que fez um trabalho exaustivo e defendeu a proposta junto da tutela alertando para a sua efetiva necessidade» e que, de futuro, «permitirá finalmente trazer resposta aos doentes com necessidade deste tipo de cuidados».
«Recorde-se que o distrito de Leiria não dispõe de qualquer cama de internamento no âmbito dos cuidados paliativos», refere Helder Roque, realçando igualmente o elevado índice de envelhecimento da região – o segundo mais alto a nível nacional, a seguir ao Alentejo – e da área de influência do CHL em particular, e o consequente aumento da prevalência de doenças crónicas».
Esta unidade de cuidados paliativos terá por missão proporcionar aos utentes com doença prolongada, incurável e progressiva, com prognóstico de vida limitada, a prestação de cuidados de saúde com a máxima qualidade, num ambiente confortável e tranquilo, e adaptado às necessidades dos doentes e suas famílias. Helder Roque explica que se pretende «conceber um espaço diferenciado, garantindo todas as comodidades aos doentes em fase avançada da doença, melhorando a sua qualidade de vida e aliviando o sofrimento, assim como prestando todo o apoio à família».
A escolha do Hospital de Alcobaça para a criação da nova unidade está integrada na estratégia de dinamização deste hospital, «que se pretende próximo das populações, e ativo no serviço que presta aos utentes», salienta Helder Roque. «Esta será também uma forma de dar vida renovada ao HABLO, que tanto tem feito pelos seus doentes, e que pode, cada vez mais, afirmar-se na prestação de cuidados de qualidade», acrescenta.
«Além de uma ótima notícia para a região, é igualmente um sinal muito significativo da confiança no trabalho realizado pelo CHL, e da qualidade dos cuidados que presta; um voto de confiança e um reconhecimento que vai agora permitir avançar com este novo projeto tão necessário e tão importante para os nossos utentes», afirma Helder Roque.
O projeto de criação da nova unidade de cuidados paliativos, a implementar no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, encontra-se em fase de estudo, cabendo ao CHL apresentar uma proposta funcional e de desenvolvimento à tutela para se avançar depois com a sua concretização, «o que desejamos que possa acontecer tão rápido quanto possível, sem entraves ou burocracias evitáveis, perante a evidência da sua necessidade», salienta o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar.
Paulo Inácio: “Escolha do Hospital de Alcobaça para os cuidados paliativos é o reconhecimento da sua importância”
Por sua vez, Paulo Inácio admitiu, no dia 5 de fevereiro, no Vimeiro, que a administração do Centro Hospitalar de Leiria já o informara da intenção de otimizar os recursos do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) para os cuidados paliativos. 
“Achei bem que houvesse otimização de recursos e que o Hospital de Alcobaça seja integralmente otimizado. (Os cuidados paliativos) é um serviço inexistente nesta região e o facto do HABLO ser selecionado para esta unidade é para nós um reconhecimento da sua importância. Este serviço será instalado na zona de ambulatório que foi atualizada nos últimos anos", referiu.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Adiamento do percurso interpretativo da Lagoa de Pataias

A informação no jornal digital Tintafresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=102f7463-74ca-495d-87a5-8feda30cb533&edition=171


Devido ao mau tempo

Percurso interpretativo na Lagoa de Pataias adiado para os dias 8 e 9 de fevereiro
Integrado nas Comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, o Município de Alcobaça irá promover um percurso interpretativo na Lagoa de Pataias, nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2015 (esta atividade, inicialmente prevista para os dias 1, 2 e 3 de fevereiro, foi adiada devido ao mau tempo). O objetivo passa por conhecer a Lagoa de Pataias, compreender as suas funções sociais, económicas e ambientais, identificar impactos negativos no ecossistema e compreender como podem ser minimizados.

Público-alvo / NOVA DATA / Horários:

Escolas, IPPS's e Universidades Sénior - dias 9 e 10 de fevereiro / 10h30-12h00 e 13h30-15h30

Inscrições:

sofia.quaresma@cm-alcobaca.pt (não se garante transporte nos dias de semana)
Existem muitas definições para o termo "Zonas Húmidas", algumas baseadas em critérios principalmente ecológicos e outras orientadas para questões associadas à sua gestão. A Convenção sobre Zonas Húmidas (ou Convenção de Ramsar) adotou uma definição extremamente ampla:
- áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros? A esta acrescenta, com a última revisão, que:
As "Zonas Húmidas" podem incluir zonas ribeirinhas ou costeiras a elas adjacentes, assim como ilhéus ou massas de água marinha com uma profundidade superior a seis metros em maré baixa, integradas dentro dos limites da zona húmida.
Esta definição inclui, assim, todos os ambientes aquáticos do interior e a zona costeira marinha.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Pataiense empata

O CD Pataiense empatou 2-2 na deslocação até ao campo do Guiense.
Com este resultado, a equipa ocupa agora o penúltimo lugar da classificação com 14 pontos (17J;3V5E9D;15-34).
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=71798