Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 14 de março de 2016


A Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura vem apresentar o seu programa da Semana da Leitura, que irá realizar-se na próxima semana, entre 14 e 18 de março.As escolas são desafiadas pelo Plano Nacional de Leitura a fazerem a festa do livro e da leitura.
Na 10ª edição da SEMANA DA LEITURA, sugere-se que, a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos. A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais, unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.
O evento é aberto ao público em geral e terá entrada gratuita.
Promovendo estes Elos de Leitura, a Biblioteca Municipal de Alcobaça, o Externato Cooperativo da Benedita e o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, enquanto membros igualmente fundadores da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, também quiseram integrar os festejos e, juntos, prepararam um atrativo programa para que toda a comunidade pudesse participar.
Assim, os festejos terão abertura oficial na próxima segunda-feira, dia 14 de março, pelas 15h, no Jardim do Amor (traseiras da Biblioteca Municipal de Alcobaça), com a realização de um LANCHE COM LEITURAS.
Os alunos das escolas envolvidas (Agrupamento de Escolas de Cister, Agrupamento de Escolas da Benedita, Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto e Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister) irão declamar leituras para os participantes e os alunos da EPADRC, além das leituras, irão também presentear os presentes com um pequeno lanche.
Serão instalados, nas árvores do jardim, pequenos apontamentos literários e haverá, ainda, surpresas e convidados.
A semana será preenchida com atividades individuais em cada biblioteca parceira e, nas noites de 15 e 17 março, serão promovidos SERÕES ENTRE LIVROS, nas Bibliotecas Escolares da Escola Básica e Secundária São Martinho do Porto, Escola Básica 2.º e 3.º Ciclo D. Pedro I e Escola Básica 2.º ciclo da Benedita, respetivamente. Na noite de 19 de março, a Biblioteca Municipal de Alcobaça convida todos os interessados a DORMIR ENTRE LIVROS, bastando inscrever-se atempadamente para o efeito.
A Semana da Leitura surge, pois, como uma grande festa, que envolve não só escolas e encarregados de educação, mas também autarquias, empresas, assim como escritores, artistas, jornalistas, atores ou individualidades públicas, que desenvolvem atividades de leitura junto das populações, ultrapassando-se em muito a sala de aula pela apropriação do espaço público, que se torna espaço de festa onde nascem e se cimentam ELOS de LEITURA.

Comentário

Porque é que a Biblioteca de Pataias não faz parte da rede de bibliotecas do concelho de Alcobaça?

Sem comentários:

Enviar um comentário