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terça-feira, 19 de setembro de 2017

Requalificação da Linha do Oeste

A notícia em:
http://www.esquerda.net/artigo/bloco-exige-requalificacao-integral-da-linha-do-oeste/50908

Bloco exige requalificação integral da linha do Oeste

Cerca de 150 candidatos e candidatas do Bloco dos concelhos onde passa esta linha realizaram uma viagem de comboio até Entrecampos. Numa sessão pública no Campo Pequeno, Ricardo Robles, candidato à Câmara de Lisboa, frisou que “não há cidades democráticas sem bons transportes públicos”.

Este domingo, cerca de 150 candidatos e candidatas aos órgãos autárquicos dos concelhos de Coimbra, Figueira da Foz, Pombal, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Torres Vedras, Mafra, Sintra e Amadora, realizaram uma viagem de comboio conjunta até Entrecampos em defesa da linha do Oeste, exigindo a sua requalificação integral.

Após a chegada a Lisboa, teve lugar uma sessão pública no Campo Pequeno, com a participação de Ricardo Robles, candidato à Câmara Municipal de Lisboa, e dos deputados Heitor de Sousa e Mariana Mortágua.

“O direito à mobilidade é um direito fundamental, um pilar do funcionamento da cidade”

“Quando nos candidatamos sabemos que não somos ilhas isoladas, olhamos para a região. A requalificação integral da linha ferroviária do Oeste é importante para as populações da zona, para a Área Metropolitana de Lisboa e também para [o concelho de] Lisboa”, afirmou o Ricardo Robles.

“Não há cidades democráticas sem bons transportes públicos”, destacou o candidato bloquista à Câmara Municipal de Lisboa, assinalando que “o direito à mobilidade é um direito fundamental, um pilar do funcionamento da cidade”.

Segundo Robles, um dos objetivos do Bloco em Lisboa é garantir “transportes de qualidade que sejam efetivamente alternativas”, o que passa por “expandir a rede do Metro e investir na Carris”.

Enfatizando que a Carris é “um pilar da mobilidade em Lisboa e uma garantia da mobilidade de todos”, o candidato lembrou que a frota daquela empresa tem “em média 12 anos” e que, nos últimos 15 anos, “perdeu quase mil motoristas”.

Estes dois fatores tiveram “o contributo fundamental da direita para implodir a rede de transportes públicos” em Lisboa e no país, referiu Ricardo Robles.

Linha ferroviária do Oeste está “em vias de extinção”

De acordo com o deputado Heitor de Sousa, um dos exemplos das políticas de desinvestimento nos transportes públicos é a linha ferroviária do Oeste, que está “em vias de extinção”.

“É uma linha com um comboio por dia em cada sentido para ligar duas capitais de distrito, Coimbra e Lisboa”, lamentou.

Defendendo que o transporte ferroviário é “o mais limpo, o mais sustentável e o que permite maior comodidade e conforto”, o deputado referiu que o Bloco irá levar a votação no Parlamento na quarta-feira um projeto de requalificação integral da linha do Oeste, que espera ver integrado no Plano de Investimentos em Infraestruturas - Ferrovia 2020.

Mais e melhores comboios na Região do Oeste

Num documento distribuído durante a iniciativa, as candidaturas autárquicas do Bloco de Esquerda cujos concelhos são atravessados pela Linha ferroviária do Oeste assinalam que a requalificação da Linha do Oeste é “um investimento público estratégico crucial para o desenvolvimento e a mobilidade nos territórios da região Oeste”.

Lembrando que “o Governo, incluiu no programa Ferrovia 2020 a requalificação da linha do Oeste apenas até às Caldas da Rainha e silenciou qualquer ideia de requalificação integral da linha”, os candidatos e candidatas frisam que “esta decisão é errada, não respeita a opinião de todos os autarcas da região oeste e representa um desinvestimento na mobilidade limpa numa região que, nos concelhos dos distritos de Leiria e Coimbra, envolve diretamente 1,42 Milhões de pessoas”.

“É errada também em termos de gestão operacional do serviço de comboios ao longo de toda a linha, pois agrava a interrupção do serviço em Caldas da Rainha. Acresce que a requalificação integral da Linha do Oeste permitirá montar um serviço de transporte de passageiros e de mercadorias de qualidade, compatível com um serviço de Intercidades (IC), tornando-se uma alternativa efetiva de mobilidade não apenas aos eixos viários existentes, como também à própria Linha do Norte, nomeadamente em caso de acidentes”, escrevem.

As candidaturas autárquicas do Bloco de Esquerda de Coimbra, Figueira da Foz, Pombal, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Torres Vedras, Mafra, Sintra, Amadora e Lisboa garantem que “o Bloco de Esquerda vai continuar a fazer tudo o que está ao seu alcance pela imediata requalificação integral da Linha para que o nosso futuro comum seja mais justo, mais equilibrado e mais sustentável”.

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