Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sapinho Gelásio - 2º Aniversário

6 de Maio de 2011 – 2 anos de blogue "Sapinho Gelásio"

37758 visitas (A 5 de Maio de 2010 eram 9317)(não são contabilizadas as visitas do administrador)
73172 Páginas visitadas (20444 há um anos atrás)
90 visitas/dia (média) (52 visitas/dia há um ano atrás)

No último ano
Dia com mais visitas (31/3/2011) - 198 visitas

Mês de maior tráfego (Março 2011) - 2772 visitas (desde Julho de 2010, um mínimo de 2100 visitas em cada mês)

1164 artigos (500 no final do primeiro ano).
Maior número de "etiquetas" - 156 (Pataias)

Actualização diária ininterrupta desde 1 de Setembro de 2009


O que têm em comum Pataias, um escritor checo, o sapo Cocas e um guarda-redes espanhol? O Sapinho Gelásio e a história de um coelho, os Marretas e o hóquei em patins.
Muita gente questiona-me: porquê “Sapinho Gelásio”?

O Sapinho Gelásio foi uma ideia original surgida nos finais da década de 1980.
Foi uma pequena rubrica na última página do Jornal de Pataias, que se pretendeu com uma boa dose de ironia e comentário mordaz aos pequenos acontecimentos sociais e políticos da vila de Pataias.

Nos finais da década de 1980 eu era um leitor assíduo e convicto do “Jornal de Letras”. Este, na sua última página, tinha uma pequena rubrica da autoria de Jorge Listopad (escritor, crítico, dramaturgo checo radicado em Portugal há mais de 50 anos), que era o “Coelhinho”, sempre mordaz nos seus comentários.
Dessa leitura à ideia de criar uma rubrica semelhante no Jornal de Pataias, onde era já colaborador assíduo, foi um pequeno passo.
O primeiro desafio foi encontrar uma figura. Ora, um “coelhinho” estava fora de hipótese. Uma admiração incondicional pelos Marretas e a ligação sentimental ao ícone de Pataias – a lagoa – encontrou a figura: um sapo. Ou melhor, um sapinho.
Mas o Sapinho precisava de nome.
Apesar de benfiquista convicto, na altura o Sporting (o clube da minha mulher – na altura namorada), tinha uma equipa de hóquei em patins fabulosa (e que alguns anos mais tarde seria campeã mundial), com nomes como Paulo Almeida, Pedro Alves e Vitor Fortunato. O guarda-redes dessa equipa era um espanhol chamado… Gelásio.
O personagem estava encontrado e tinha nome: Sapinho Gelásio. O António Mota fez o favor de o desenhar.
Assim, o Sapinho Gelásio apareceu, com algumas intermitências, no “Jornal de Pataias” entre 1989 e 1997. 

Em 1997, um conjunto de decisões pessoais e profissionais que coincidiram, por acaso, com a candidatura de Gonçalves Sapinho à Câmara Municipal, levaram ao desaparecimento, ou melhor, à hibernação do “Sapinho Gelásio”.

Durante os anos que estive afastado do dia-a-dia de Pataias, alguns amigos e conhecidos comentavam com frequência as saudades que tinham da irreverência do “Sapinho Gelásio”. Ao mesmo tempo, enquanto estive longe, verifiquei que havendo muitas notícias de Pataias, não existia nenhum local onde de uma forma rápida e cómoda se pudesse ter acesso a todas elas.
E assim, na Primavera de 2009, com a iminência de um regresso definitivo a Pataias, decidi criar o meu próprio arquivo pessoal relativo à freguesia de Pataias, onde pudesse também acrescentar as minhas notas pessoais.
Dessa ideia resultou o meu blogue pessoal (de acesso público) cujo nome só poderia ser “Sapinho Gelásio” – também porque alguns desses amigos (em especial um) não se calavam com isso. 

Com alguma ironia, e outra vez por mero acaso, o regresso do “Sapinho Gelásio” coincidiu desta vez com a saída de cena de Gonçalves Sapinho. Sem que nada nunca os unisse – antes pelo contrário.

O blogue “Sapinho Gelásio”, como já referi diversas vezes, não é nem pretende ser um órgão de comunicação social, e como tal não me sinto obrigado a seguir as boas regras do jornalismo. Apesar de nele se encontrarem registados acontecimentos de alguma relevância para a vila e para a freguesia e que reflectem o seu quotidiano diário.
O blogue “Sapinho Gelásio” continua na sua essência a ser um arquivo pessoal onde expresso as minhas opiniões – “ponto”.
O blogue “Sapinho Gelásio” é também a forma que encontrei de contribuir para uma Pataias melhor. Daí, dar espaço a todos aqueles que expressam opiniões diferentes das minhas, mesmo quando o usam para críticas pessoais e não de ideias. Só dessa forma posso honrar o mote do blogue: De Pataias, para Pataias, por Pataias. Pataias só será melhor se, independentemente da origem e das ideias, todos participarem na vida da vila e da freguesia. E por isso, a inserção de comentários é livre, embora nem todos aqueles que aí participam o façam de forma responsável e frontal.
Mas um blogue, ou qualquer outra “coisa” cujo objectivo é lutar por Pataias, só podem ter sucesso se reflectirem a pluralidade de opiniões que existem, relativas a Pataias. Pois essa diversidade e pluralidade são riqueza.
A receptividade do blogue e as palavras de encorajamento acabaram por introduzir uma dinâmica e traçar um rumo para o blogue que inicialmente não estavam na minha previsão.

Seja como for, esta é a continuação de uma aventura que um dia qualquer será novamente suspensa. Mas até lá, encontramos-nos por aqui.
Obrigado a todos. 
De Pataias, por Pataias e para Pataias.

6 comentários:

  1. Parabéns Paulo :)
    Abç

    Tiago Inácio

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao "Sapinho Gelásio" e a ti, Paulo!
    Continua...
    ... Sempre!
    Beijos
    Armanda Balinha

    ResponderEliminar
  3. Parabéns "parente" Sapinho Gelásio.
    Para ti Paulo Grilo...
    "Aquele Abraço"

    ResponderEliminar
  4. Pataias podia viver sem o "Sapinho Gelásio"?
    Podia, mas não era a mesma coisa ;)

    Paulinho, um GRANDE Abraço

    ResponderEliminar
  5. aquel'abRRaço de paraBÉNS e grato pelas tuas partILHAS!!!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns e Obrigado...

    ResponderEliminar