Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 7 de maio de 2011

A Secil e a construção de Centros Escolares

A notícia é do Diário de Leiria, edição on-line de 6 de Maio de 2011.
http://www.diarioleiria.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=10553&Itemid=135

Secil e Câmara de Leiria celebram protocolo de doação para construção de um centro educativo
Assinatura decorreu ontem na Fábrica de Cimento Maceira Liz

O quase centenário complexo escolar da Fábrica de Cimento Maceira Liz já não mais pertence àquela unidade produtiva. Foi no Centro de Documentação e Interpretação que, ontem, se assistiu à doação dos três edifícios escolares, criados na década de 20 do século passado para receber os filhos dos trabalhadores e onde, actualmente, funciona a Escola Básica da Maceira, a Escola C+S e, ainda, o Ginásio Escolar.
A autarquia leiriense irá, agora, aproveitar o complexo escolar para criar o centro educativo "que a freguesia tanto merece", de acordo com Raul Castro, que salientou a importância e a "necessidade" de criar sinergias "numa altura bastante difícil para o País", de forma a "fazer frente aos desafios" que se avizinham. "Não podemos baixar os braços e temos de reforçar este tipo de parcerias", rematou, ainda, o autarca.
Tendo contado, também, com a presença dos administradores da empresa cimenteira, o momento assinalou os 88 anos de actividade da fábrica, enaltecida pela aposta no bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores. "Desde a sua fundação que esta empresa tem assumido uma característica, que não se falava muito na altura, que é aquilo a que se dá hoje o nome de responsabilidade social. (…) Na altura, eram poucas as empresas que se preocupavam com os seus trabalhadores, mas esta fábrica funcionava como uma pequena freguesia. Tinha um bairro, um posto médico, uma piscina… A participação activa em colaboração com a comunidade é de louvar", referiu Raul Castro.
A estreita relação com a "sociedade civil e o meio envolvente" foi, igualmente, realçada por Gonçalo Salazar Leite, administrador da Secil, que não se demite da preocupação social desde sempre associada à fábrica, apesar da doação dos edifícios escolares. "Desde a sua primeira pedra, desde a sua fundação, que esta fábrica tem tido uma relação com a sociedade civil e com o meio que a envolve e tem assumido as suas responsabilidades sociais. No momento difícil que o País atravessa é algo que a empresa Secil, e a Maceira-Liz em particular, continuará a fazer, mas dentro de constrangimentos mais complicados", explicou.
Fundada em 1923 pelo capitalista Henrique Sommer, com o apoio do tecnocrata José Rocha Mello, a Fábrica de Cimento Maceira Liz integra, juntamente com a Cibra Pataias, a Cimentos Maceira Pataias (CMP), pertencente à Secil.

Sem comentários:

Enviar um comentário