sexta-feira, 26 de setembro de 2025
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Debate entre candidatos à Câmara de Alcobaça
O debate entre os candidatos à Câmara em:
https://sapo.pt/artigo/alcobaca-habitacao-tecnologia-e-mobilidade-68d3aeaa22acbdf9b196d3ba
domingo, 21 de setembro de 2025
Incêndio habitacional em Pataias
A notícia em:
https://www.rtvon.pt/2025/09/19/mulher-ferida-em-incendio-habitacional-em-pataias/
Mulher ferida em incêndio habitacional em Pataias
Uma mulher de 59 anos sofreu esta manhã [19 de setembro] ferimentos ligeiros na sequência de um incêndio numa habitação em Pataias, no concelho de Alcobaça, informaram os Bombeiros Voluntários de Pataias.
De acordo com a mesma fonte, a vítima ficou ferida por inalação de fumo e foi transportada para o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça.
O alerta para o incêndio foi dado às 10h47. Para o local foram mobilizados 17 operacionais, apoiados por seis veículos, dos Bombeiros de Pataias e da Guarda Nacional Republicana (GNR).
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Novo Centro de Saúde de Alcobaça
A notícia em:
Novo Centro de Saúde de Alcobaça terá nova localização e atual edifício continuará ao serviço da saúde
O futuro Centro de Saúde de Alcobaça será construído numa nova localização na cidade, conforme anunciou o Presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues, durante uma reunião do Executivo. A decisão surge na sequência de encontros com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Leiria, que validou a proposta do novo espaço.
Segundo o autarca, o edifício atualmente ocupado pelo Centro de Saúde não será desativado. Pelo contrário, continuará ao serviço da população com novas valências no setor da saúde.
“Vamos ter um novo Centro de Saúde em Alcobaça, não nas atuais instalações. As atuais instalações vão continuar a estar lá. Espero que possam continuar a dar uma resposta no âmbito da saúde”, afirmou Hermínio Rodrigues, acrescentando que o espaço poderá funcionar como um verdadeiro hubo da saúde, acolhendo, por exemplo, consultas externas e outros serviços complementares.
O novo equipamento já tem localização definida, embora a autarquia ainda não tenha divulgado publicamente o local exato. O presidente justificou esta opção com o compromisso de primeiro comunicar internamente: “Na hora certa irei comunicar. Eu acho que os alcobacenses me percebem. Sem comunicar na Câmara primeiro aos meus vereadores, não irei comunicar publicamente.”
O espaço atual deverá funcionar como uma extensão do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, reforçando assim a rede de respostas de saúde no concelho. Com esta iniciativa, a Câmara Municipal pretende dar resposta às necessidades crescentes da população e melhorar a qualidade dos serviços de saúde, apostando em políticas de proximidade e expansão dos cuidados primários.
quinta-feira, 18 de setembro de 2025
quarta-feira, 17 de setembro de 2025
terça-feira, 16 de setembro de 2025
domingo, 14 de setembro de 2025
sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Debate autárquico à Câmara de Alcobaça
A notícia em:
https://regiaodecister.pt/2025/09/12/regiao-de-cister-inicia-debates-autarquicos-em-porto-de-mos/
REGIÃO DE CISTER inicia debates autárquicos em Porto de Mós
O REGIÃO DE CISTER vai iniciar, na próxima semana, o ciclo de debates autárquicos, que juntará os candidatos às Câmaras de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós.
A primeira iniciativa decorrerá na segunda-feira, no Cine-Teatro de Porto de Mós, às 18 horas, estando convidados os candidatos do PSD (Jorge Vala), do PS (Fernando Gomes), do Chega (Licínio Ferraria), da Iniciativa Liberal (Marcos Ramos) e da CDU (Telmo Cipriano).
Os debates prosseguem na Nazaré no dia 20, às 10:30 horas, reunindo os cabeças de lista à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas na Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. João Formiga (PS), Serafim António (PSD), João Paulo Delgado (CDU), Telma Ferreira (Bloco de Esquerda) e Lúcia Loureiro (Chega) apresentarão as ideias e os projetos que têm para o próximo ciclo autárquico.
O ciclo de debates autárquicos encerra no próximo dia 27, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, com as propostas de Hermínio Rodrigues (PSD), Diogo Ramalho (PS), Rogério Raimundo (CDU), Isabel Ventura (Chega) e Sandra Lourenço Amaro (Iniciativa Liberal). O debate será transmitido em direto na Rádio Benedita e terá a parceria do Jornal de Leiria. O REGIÃO DE CISTER organiza debates desde as autárquicas 2005.
A entrada é livre, mas carece de inscrição.
quarta-feira, 10 de setembro de 2025
terça-feira, 9 de setembro de 2025
Recolha de lixo na praia de Vale Furado
A notícia em:
Movimento recolhe 50 quilos de lixo na Praia de Vale Furado
A próxima ação realiza-se este domingo, na praia da Légua, em Pataias.
Este domingo, a iniciativa ‘One Piece After Another’ realizou mais uma ação de limpeza das praias, desta vez na Praia do Vale Furado, Pataias, conselho de Alcobaça.
A organização afirma que esta foi uma “praia difícil, com o tempo meio chuvoso, poucos voluntários, mas bons!”. Foram 14 voluntários que durante 90 minutos recolheram 50 quilos de resíduos, entre os quais microplásticos, plásticos de pequenas dimensões, esferovite, pedaços de corda, cotonetes e toalhetes.
Esta ação contou com o apoio da LMFitness e da Próxima Arquitectos.
A próxima ação realiza-se este domingo, na praia da Légua, em Pataias.
sábado, 6 de setembro de 2025
Candidato do Chega à Assembleia Municipal
A notícia em:
Ex-deputado municipal foi eleito em 2021 pelo Nós Cidadãos
José António Correia é o cabeça de lista do Chega à Assembleia Municipal de Alcobaça
O ex-deputado municipal José António Correia, eleito em 2021 pelo Nós Cidadãos, é o cabeça de lista do Chega à Assembleia Municipal de Alcobaça nas eleições autárquicas de 2025. Segundo o empresário, “nos últimos anos, a atual presidência transformou a Assembleia Municipal num palco da soberba e da arrogância, onde se confundem liderança com autoritarismo. Um espaço que deveria ser livre e plural tem sido conduzido com avareza política e com uma evidente falta de carácter, privilegiando interesses pessoais e partidários em vez de colocar o povo no centro das decisões.”
Para José António Correia, “a Assembleia Municipal, que devia ser o pilar da democracia local, tornou-se numa mera extensão do executivo camarário, incapaz de exercer a sua função de fiscalização, incapaz de dar voz a todos e, pior ainda, incapaz de respeitar a confiança que o povo nela deposita. Eu não venho para perpetuar este ciclo de arrogância e de conivência, venho para mudar.”
A minha vida inteira foi feita de trabalho no terreno, no sector privado, com resultados concretos e de proximidade com as pessoas. Não vivo da política – coloco-me ao serviço da política. E essa é a diferença fundamental entre mim e o atual presidente e candidato. Enquanto outros se perdem em vaidade e distância, eu apresento-me com humildade e coragem. Enquanto outros se fecham em jogos de bastidores, eu coloco-me disponível para ouvir e dialogar com todos. Enquanto outros tratam a Assembleia Municipal como propriedade pessoal, eu quero devolvê-la ao povo de
Alcobaça”, adianta o ex-candidato independente eleito nas listas do Nós Cidadãos.
José António Correia quer “uma Assembleia respeitada, independente e transparente. Um espaço onde a voz de todas as forças políticas seja ouvida em igualdade. Onde os cidadãos sintam que têm representantes de confiança, e não representantes que se escondem atrás da arrogância e da soberba do poder. Não estou sozinho. Faço parte de uma equipa forte, unida e determinada, que se candidata a todos os órgãos autárquicos do concelho. Uma equipa que não promete mundos e fundos, mas que apresenta soluções sérias, responsáveis e exequíveis.
Prioridades da lista do Chega
Restituir a independência da Assembleia Municipal, acabando com o domínio político-partidário do executivo.
Combater injustiças como a taxa de saneamento para quem só tem fossas sépticas.
Baixar o preço da água, que é uma das mais caras do Distrito e reduzir a gestão dos desperdícios, com substituição das redes de fibrocimento, as mais antigas em especial da Benedita.
Cerca de metade do Concelho não tem saneamento básico, vamos incrementar e avançar para que o Concelho seja ambientalmente limpo, reduzindo as infiltrações e inquine as águas subterrâneas dos lençóis freáticos.
Reabilitar a Cidade de Alcobaça, e outras onde se ache necessário no Concelho, encontrando soluções mistas públicas e privadas para o efeito.
Incrementar a construção privada, pondo à disposição dos privados os inúmeros espaços urbanos municipais há décadas sem qualquer utilização e que retiram urbanidade a cidade.
Vias e acessos, acabar com as ruas sem saída, que são dezenas, ligar os bairros estes também sem saídas, isto obriga a completar a rede viária da cidade, ligando à variante e estender esta até Aljubarrota, ligado ao IC9 com o nó de acesso a Aljubarrota
Criar uma Polícia Municipal para restaurar a ordem urbanística e a confiança dos cidadãos, evitando as construções ilegais como tem acontecido nos últimos anos, que são agora retroativamente legalizadas pelo PDM o que é uma ilegalidade.
Eliminar Avenças e privilégios, sempre os mesmos, a transparência tem de voltar a ser a regra.
Valorizar os funcionários municipais, libertando-os da burocracia inútil que trava o serviço público.
Só a última prestação de contas foi aprovada sem reservas pelo ROC, pelo que se justifica realizar uma auditoria independente às contas da Câmara e dos SMAS, Porque quem não deve não teme
Por convicção e porque acredito que é o melhor para Alcobaça, defendo a localização do hospital do Oeste, em duas unidades uma na zona de Alcobaça-Caldas e outra em Bombarral-Torres Vedras.
sexta-feira, 5 de setembro de 2025
Adiada a apresentação dos candidatos do PS às autárquicas
A notícia em:
https://www.diarioleiria.pt/2025/09/05/adiada-apresentacao-das-candidatura-do-ps-a-alcobaca/
Adiada apresentação das candidatura do PS a Alcobaça
Foi adiada a apresentação pública das candidaturas do Partido Socialista aos órgãos autárquicos do concelho de Alcobaça, agendada para o próximo dia 6 de setembro, às 18 horas, no “Bosque” – Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça.
A decisão tomada pela equipa prende-se com a tragédia ocorrida em Lisboa no passado dia 3 de setembro e com o dia de luto nacional decretado para 4 de setembro.
A nova data será comunicada em breve.
quinta-feira, 4 de setembro de 2025
sábado, 30 de agosto de 2025
Entrevista do candidato do PSD à Câmara Municipal
Via Região de Cister, pode assistir à entrevista aqui:
sexta-feira, 29 de agosto de 2025
Câmara aumenta orçamento para obras... em Alcobaça
A notícia em:
https://observador.pt/2025/07/03/obras-no-mosteiro-de-alcobaca-sobem-de-65-para-89-milhoes-de-euros/
Obras no Mosteiro de Alcobaça sobem de 6,5 para 8,9 milhões de euros
O concurso público internacional estabelece um valor base de 5,8 milhões de euros para a reabilitação do antigo Paço Abacial e do Claustro do Cardeal, no Mosteiro de Alcobaça, no distrito de Leiria.
A Câmara de Alcobaça aumentou para 5,8 milhões de euros o concurso público para a reabilitação do Paço Abacial e do Claustro do Cardeal, depois de a obra, lançada inicialmente por 4,3 milhões de euros, não ter tido concorrentes.
O concurso público internacional, publicado na quarta-feira em Diário da República, estabelece um valor base de 5,8 milhões de euros (ME) para a reabilitação do antigo Paço Abacial e do Claustro do Cardeal, no Mosteiro de Alcobaça, no distrito de Leiria, a que se juntam os valores para a reabilitação do Celeiro e a requalificação do Jardim do Obelisco.
A reabilitação vai permitir “mudar para este espaço os serviços administrativos do mosteiro e dotar o local de um elevador, para facilitar as deslocações entre o rés-do-chão e o primeiro andar”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues (PSD).
A obra integra-se num investimento suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo de contratos interadministrativos, celebrados em novembro de 2021 e, segundo o presidente da câmara, “serão suportados na íntegra estes aumentos de valor que tiveram de ser feitos devido aos concursos terem ficado vazios”.
A reabilitação do antigo Paço Abacial e do Claustro do Cardeal foi submetida a um primeiro concurso internacional, com o valor base de 4,3 ME, em fevereiro deste ano, mas “não atraiu nenhum concorrente e foi necessário aumentar o valor, esperando que agora venha a haver concorrentes”, explicou o autarca.
De acordo com os dados disponibilizados pela autarquia, a reabilitação do antigo Paço Abacial e do Claustro do Cardeal deverá ascender a 6,2 milhões de euros, já com IVA, o valor mais alto de um conjunto de três intervenções aprovadas para o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
Além desta obra, a Câmara abriu concurso para a reabilitação do Celeiro e da zona superior da Cerca, “que começou a ser lançada por 850 mil euros e que só teve concorrente no terceiro concurso, em fevereiro de 2025”, quando foi lançado pelo preço base de 1,3 ME.
A terceira intervenção, a requalificação do Jardim do Obelisco, foi posta a concurso na mesma data, pelo preço base de 950 mil euros, ficando o concurso “deserto pela segunda vez”, relatou o presidente, dando nota que a obra só foi adjudicada à terceira tentativa, “com o valor atualizado para 1,4 ME”.
As três obras, que ascendiam 6,5 ME, passam agora a totalizar 8,9ME, informou Hermínio Rodrigues, e terão de estar concluídas até junho do próximo ano.
As intervenções, enquadradas no Plano Diretor do Mosteiro de Alcobaça 2016-26, visam “redefinir ocupar e valorizar diversos espaços devolutos ou disfuncionais” neste património, permitindo “a reabilitação de espaços interiores e exteriores, cuja utilização, permanente ou sazonal, garante a sua conservação futura e permite que o complexo monástico se transforme num potencial polo criativo e dinamizador para a região”, pode ler-se na página na internet do Património Cultural.
O Mosteiro de Alcobaça “é considerado um dos maiores e mais bem conservados edificados da Ordem de Cister em toda a Europa e consegue, através deste financiamento, melhorar o desempenho energético e salvaguardar as suas infraestruturas para as gerações futuras”, pode ler-se na página de monitorização do PRR.
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português, tendo sido começada a sua construção em 1178 pelos monges da Ordem de Cister. Está classificado como Monumento Nacional português desde 1910 e como Património da Humanidade, pela Unesco, desde 1989.
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Estacionamento caótico dificulta socorro
A notícia em:
https://regiaodecister.pt/2025/08/28/caos-nos-estacionamentos-nas-praias-condiciona-socorro/
Caos nos estacionamentos nas praias condiciona socorro
Em pleno mês de agosto, quando as praias da região estão ao rubro, um episódio na Praia de Paredes da Vitória voltou a expor fragilidades antigas: o estacionamento caótico que dificulta o acesso a veículos de socorro. Uma criança de 10 anos, em estado grave após sofrer uma lesão no pescoço, ficou a aguardar ansiosamente ajuda, enquanto a ambulância e os bombeiros de Pataias se viam impedidos de chegar rapidamente à vítima.
domingo, 24 de agosto de 2025
II Circuito de Ciclismo de Pataias
A notícia em:
https://www.diarioleiria.pt/2025/08/23/joao-letras-vence-em-pataias/
João Letras vence em Pataias
Prova foi decidida ao sprint ao fim de 77 km.
A equipa beneditense do CRP Ribafria/Grupo Parapedra/ MAF/Riomagic venceu o 2.º circuito de ciclismo de Pataias, uma prova federada com a distância de 77 km, num circuito de 11 km a ser percorrido por sete vezes.
A corrida inicialmente rodou sempre a um ritmo elevado, com vários ataques, mas com o pelotão sempre a reagir, o que fez com que as várias tentativas de fuga não fossem conseguidas, o que fez com que a equipa do CRP Ribafria tentasse controlar o pelotão para uma chegada ao sprint.
A vitória veio a ser discutida ao sprint, com a equipa do CRP Ribafria a prepara o sprint para João Letras, que veio a ser o mais rápido, cortando a meta em 1.º lugar. João Letras também foi o vencedor no escalão elites e coletivamente a equipa conquistou o 2.º lugar.
“Foi um fim de semana extremamente positivo para a nossa equipa, com a duas vitórias (Manique do Intendente e Pataias), mas com isso, não podemos deixar de destacar, agradecer e enaltecer a enorme entrega e união dos nossos atletas, que mais uma vez, abdicaram de resultados pessoais, para trabalharem em prol do resultado final, que resultou nas vitórias de toda a equipa”, referiu o clube, numa nota de imprensa.
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Regulamento Municipal - Refeições Escolares
A informação em:
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/regulamento/1019-2025-932849301
Data de publicação: 21/08/2025
Norma revogatória do Regulamento Municipal de Funcionamento das Atividades de Apoio à Família e do Regulamento Municipal do Serviço de Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Regulamento n.º 1019/2025
Para os devidos efeitos se torna pública a norma revogatória do Regulamento Municipal de Funcionamento das Atividades de Apoio à Família e do Regulamento Municipal do Serviço de Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, aprovada pela Assembleia Municipal de Alcobaça em sua sessão ordinária realizada no dia 30 de junho de 2025, na sequência de proposta aprovada pela Câmara Municipal de Alcobaça em sua reunião ordinária realizada no dia 23 de junho de 2025:
Revogação do Regulamento Municipal de Funcionamento das Atividades de Apoio à Família e do Regulamento Municipal do Serviço de Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Nota Justificativa
O Município de Alcobaça, no exercício da sua autonomia regulamentar, com o objetivo de assegurar a organização, clareza e previsibilidade no funcionamento destes serviços públicos locais dirigidos à comunidade escolar, aprovou, em 2008, o Regulamento Municipal de Funcionamento das Atividades de Apoio à Família e o Regulamento Municipal do Serviço de Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, subsequentemente alterados em 2011, 2012 e 2016.
Entretanto, a evolução do quadro legal aplicável ao domínio da educação, em particular com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro, veio alargar significativamente as competências municipais neste setor, passando a abranger, de forma mais ampla, matérias como a gestão dos apoios e complementos educativos e o fornecimento de refeições escolares aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
Essa evolução legislativa, conjugada com a prática consolidada na prestação de serviços no pré-escolar e no 1.º ciclo, tornou os regulamentos existentes material e normativamente desadequados, na medida em que já não refletem a estrutura de competências atualmente em vigor nem se mostram necessários à execução das atribuições municipais. Os serviços que continuam a ser prestados no âmbito das AAAF e das refeições escolares podem ser assegurados com base na legislação em vigor e em normas internas de gestão e funcionamento, com maior flexibilidade e sem prejuízo da legalidade ou da qualidade do serviço público.
Quanto à ponderação de custos e benefícios, verifica-se que a manutenção dos regulamentos em vigor implicaria uma duplicação de enquadramentos normativos, criando risco de sobreposição, confusão ou até contradição com as disposições legais aplicáveis. A sua revogação, por outro lado, representa um ganho em termos de segurança jurídica, simplificação administrativa e eficiência normativa, não tendo impactos negativos na continuidade ou qualidade dos serviços prestados.
Foi dado cumprimento ao artigo 98.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, não tendo sido constituídos interessados, pelo que não se realizou a audiência prevista no artigo 100.º do mesmo diploma.
Assim, ao abrigo do disposto no artigo 241.º da Constituição, conjugado com o n.º 1, alínea g), do artigo 25.º e no n.º 1, alínea ccc), do artigo 33.º, todos do Anexo I à Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, a Câmara Municipal de Alcobaça elaborou a presente norma revogatória, submetida à Assembleia Municipal para aprovação:
Artigo único
São revogados o Regulamento Municipal de Funcionamento das Atividades de Apoio à Família e o Regulamento Municipal do Serviço de Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
11 de agosto de 2025. - O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio José da Cruz Augusto Rodrigues.
segunda-feira, 30 de junho de 2025
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
CCRD Burinhosa disputa fase de manutenção
A informação em:
https://www.radiovizela.pt/noticia-desportivo-com-calendario-para-a-2-fase-da-ii-divisao-
Desportivo com calendário para a 2ª fase da II Divisão
Equipa vizelense vai participar na Fase de Manutenção, que arranca a 01 fevereiro
O alinhamento da 2ª Fase do Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal foi conhecido esta quarta-feira, em sorteio realizado na Cidade do Futebol. Esta etapa está dividida em dois grupos, o Apuramento de Campeão e a Fase Manutenção.
O Desportivo Jorge Antunes vai jogar a Fase de Manutenção, que é disputada por 16 clubes divididos em duas séries. A equipa de Vizela foi agrupada na Série 2, onde volta a encontrar o Futsal Azeméis, o Boavista e o Marítimo. Os outros quatro clubes são novidade, os bem conhecidos Leões Porto Salvo B, Burinhosa e Sassoeiros e ainda o Barbarense, uma equipa dos Açores, o que implicará uma viagem assim nesta fase, uma ida à Madeira e outra aos açores.
Esta fase arranca a 01 de fevereiro e o Desportivo começa fora de portas, com a deslocação a Oeiras, para defrontar os Leões de Porto Salvo, já o primeiro jogo em casa será diante do Barbarense. Segue-se na primeira volta a deslocação ao Burinhosa, a receção ao Sassoeiros, a deslocação ao Azeméis, a receção ao Boavista e o fecho na Madeira com o Marítimo.
A prova tem 14 jornadas e vai terminar a 31 de maio, com a receção ao Marítimo.
Os primeiros seis classificados de cada série asseguram a permanência na prova e os dois últimos de cada série, num total de quatro clubes, descem ao Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal.
Recorde-se que a equipa está sem treinador após a saída de Hugo Oliveira e do seu adjunto Pedro Vilaça.
terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Futsal - CCRD Burinhosa derrotado em Braga
A informação em:
https://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/47824
Futsal - Campeonato Nacional Sub-19
Concluída a 14ª jornada da competição
Este domingo disputaram-se cinco jogos a contar para o Campeonato Nacional Sub-19 de futsal.
O SL Benfica venceu de forma categórica (0-10) o Cs São João e consolidou a liderança. Enquanto que o Sporting bateu, também por goleada (0-8) o Futsal Oeiras e está agora na 2ª posição. Já o SC Braga venceu o Crrd Burinhosa, por 5-2, e alcançou a 6ª vitória na competição.
O Caxinas Poça da Barca, 3ª colocado, aumentou a sua distância para o coletivo leonino, depois de empatar a uma bola diante do Dínamo Sanjoanense.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Desafetada área para a Zona Industrial de Pataias
A notícia em:
https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/governo-autoriza-ampliacao-da-zona-industrial-de-pataias
Governo autoriza ampliação da Zona Industrial de Pataias
Alargamento permitirá acolher multinacional dinamarquesa
O Governo autorizou a desafectação de uma parcela de terreno com a área de 32,72 hectares integrada no Perímetro Florestal da Alva de Pataias, exclusão que, segundo a publicação em Diário da República, “visa permitir a ampliação da Zona Industrial de Pataias, na freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça”.
Com esta ampliação será possível avançar com a criação de uma unidade de uma multinacional dinamarquesa, dedicada à produção de instrumentos médicos e que, segundo foi previamente avançado pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, pretende criar cerca de 500 postos de trabalho.
Para a desafectação deste terreno foram ouvidos: a Câmara Municipal de Alcobaça, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
domingo, 12 de janeiro de 2025
Estabilização de arribas
A notícia em:
Intervenções de proteção e de defesa do litoral
A renaturalização da Península do Ancão, na Praia de Faro, e a estabilização de arribas na praia de D.Ana, em Lagos, são os dois projetos algarvios que vão ser financiados pelo Programa Operacional Sustentável 2030 e pelo Orçamento de Estado, anunciou esta semana o Ministério do Ambiente.
Curiosamente, ambos os projetos estão já em andamento, um deles mesmo quase concluído, como apurou o Sul Informação junto dos presidentes das Câmaras Municipais de Faro e de Lagos.
Quanto à «renaturalização da Península do Ancão», através da «remoção de construções ilegais e do reforço de sistemas dunares com vegetação autóctone», na realidade trata-se, segundo o autarca farense, da retirada dos pescadores da Praia de Faro, «que vão ser realojados nos 49 fogos que estamos a acabar de construir no Montenegro, com dinheiro do PRR».
Rogério Bacalhau acrescentou que «o projeto já vem de 2011», quando a Câmara de Faro recebeu «dois milhões de euros» para comprar o terreno, no Montenegro, para aí instalar as famílias dos pescadores que ainda viviam em casas clandestinas.
«Estamos a trabalhar com as famílias para ver quem quer ir para o Montenegro. São perto de 100 famílias e só temos casas para 49. Neste momento, temos perto de 30 agregados familiares que já concordaram em ir para o Montenegro», acrescentou o presidente da Câmara de Faro, nas suas declarações ao nosso jornal.
As casas, aliás, estão a ser construídas desde há dois anos, tendo a primeira pedra sido lançada com a presença do então primeiro ministro António Costa, e «as próprias famílias já visitaram os apartamentos» no Montenegro.
No entanto, depois de realojar as pessoas, será ainda necessário demolir as construções atuais na Praia de Faro e renaturalizar essa zona de dunas, com vegetação autóctone, intervenções que serão então financiadas através daquele programa operacional.
No que diz respeito à estabilização da Arriba da D. Ana, o presidente da Câmara de Lagos adiantou ao Sul Informação que a obra, que custará à Câmara cerca de 600 mil euros, «já está quase pronta».
A intervenção visou «travar o processo de instabilidade e da erosão pluvial contínua sobre as arribas, qualificar as acessibilidades, bem como adotar medidas urgentes que minimizem o impacto visual negativo de toda aquela área».
A empreitada, destinada à “Estabilização da Arriba da Praia de D. Ana e Restabelecimento do Acesso ao Edifício Montana”, foi aprovada ainda em 2023, depois de um contrato entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o município, «ao abrigo do qual o referido instituto público autoriza a autarquia a intervir na proteção do litoral em sua substituição».
«Na altura, avançámos, por causa da urgência da obra, assumindo o Município todos os custos da intervenção, mas sempre tivemos a intenção de submeter uma candidatura para o financiamento da intervenção no âmbito do quadro comunitário 2030», adiantou o autarca de Lagos em declarações ao nosso jornal.
Com este Programa Operacional Sustentável 2030, acrescentou Hugo Pereira, «o Estado vai agora ajudar a pagar esta intervenção, que até era da sua responsabilidade».
O presidente da Câmara de Lagos, porém, voltou a insistir na necessidade de intervir «na escadaria da Praia do Pinhão e respetiva arriba», que também «apresenta sinais evidentes de erosão e de perigo».
A disponibilidade da autarquia para uma colaboração com a APA e o Ministério do Ambiente no desenvolvimento dos estudos necessários para essa intervenção urgente já tinha sido manifestada em Março de 2023. Mas agora, quase dois anos depois, ainda nada avançou.
O Programa Operacional Sustentável 2030 que o Ministério do Ambiente anunciou aprovou o financiamento de 12 candidaturas para intervenções de proteção e de defesa do litoral.
Com um total de quase 20,2 milhões de euros em investimentos, dos quais cerca 13,9 milhões serão assegurados pelo Fundo de Coesão / Sustentável 2030, estes projetos representam, segundo o Ministério tutelado por Maria da Graça Carvalho, «um marco significativo no combate à erosão costeira, na adaptação às alterações climáticas e na promoção de soluções sustentáveis para a proteção do litoral português».
Ao montante financiado pelo Sustentável 2030, um programa cuja tutela setorial é do Ministério do Ambiente e Energia, juntam-se cerca de 6,3 milhões de euros assegurados pelo Orçamento do Estado.
Entre as intervenções aprovadas, destacam-se a estabilização de arribas em Lagos e Cascais, a alimentação artificial das praias da Costa da Caparica e a renaturalização da Península do Ancão, no Algarve.
Estas iniciativas incluem também o desassoreamento da Lagoa de Albufeira e a reabilitação de estruturas costeiras no norte do País, como o muro da Praia de Lavadores, em Vila Nova de Gaia.
O Ministério acrescenta que «os projetos foram desenhados para garantir a proteção de pessoas e bens, preservar o patrimônio natural e aumentar a resiliência das comunidades locais».
As medidas adotadas, como a reposição de sistemas naturais, o reforço de infraestruturas e a gestão sedimentar, visam «mitigar riscos e assegurar soluções duradouras frente aos desafios impostos pelas alterações climáticas».
Segundo a ministra do Ambiente e Energia, «estes investimentos refletem o compromisso do Governo com um litoral mais resiliente e preparado para enfrentar os desafios impostos pelas alterações climáticas. Ao longo do ano de 2024, apos a tomada de posse em abril, o Governo reforçou a aposta em soluções baseadas na natureza e na sustentabilidade, promovendo a segurança das populações e a preservação do nosso patrimônio costeiro».
«Este é mais um passo fundamental para assegurar a qualidade de vida das gerações futuras e posicionar Portugal como líder na adaptação climática na Europa», destacou ainda Maria da Graça Carvalho, frisando que «a proteção do litoral é uma prioridade nacional para o Governo».
As intervenções financiadas são:
• O estudo de análise de custo-benefício da implementação do projeto de proteção do talude de erosão do cordão dunar da Estela;
• A reabilitação de esporões costeiros em Ofir e Paramos, melhorando a resistência às alterações climáticas;
• A reabilitação estrutural do muro costeiro da Praia de Lavadores, em Vila Nova de Gaia, garantindo proteção contra o avanço do mar;
• Os estudos de impacto ambiental e execução para a proteção de áreas críticas como Esmoriz e Furadouro, promovendo soluções de engenharia sustentável;
• A elaboração de projetos de execução para estabilização de taludes nas praias da Légua e Pedra do Ouro, no Oeste;
• O estudo prévio e projeto de execução para minimizar o risco das arribas e taludes na Praia da Calada, no concelho de Mafra;
• A contenção das arribas entre a Praia da Bafureira e Parede, em Cascais;
• A alimentação artificial de areias nas praias da Costa da Caparica e de S. João da Caparica, reforçando a resiliência costeira na Área Metropolitana de Lisboa;
• O desassoreamento da Lagoa de Albufeira, melhorando a circulação de águas e a sustentabilidade ambiental da região;
• A reposição de sistemas naturais e minimização de risco, na Praia da Califórnia e no Portinho da Arrábida;
• A renaturalização da Península do Ancão, no Algarve, através da remoção de construções ilegais e do reforço de sistemas dunares com vegetação autóctone;
• E a estabilização da Arriba da D. Ana, em Lagos.
sábado, 11 de janeiro de 2025
Reeleita direção da AHBV Pataias
A notícia em:
Raúl Catarino reeleito presidente da Direção dos Bombeiros de Pataias
Toma posse, este domingo, a equipa de Raul Catarino, que foi reeleito, no final do mês de dezembro, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Pataias para o mandato que termina em 2027. A cerimónia está marcada para as 10 horas.
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Zona Industrial de Pataias
A notícia em:
Governo aprova desafetação de área florestal para ampliação de zona industrial de Pataias
O Governo aprovou a desafetação de 32,7 hectares do perímetro florestal da Alva de Pataias, no concelho de Alcobaça, viabilizando o alargamento da zona industrial com mais 20 lotes e a instalação de uma multinacional do setor da saúde.
A decisão permitirá concretizar um investimento de três milhões de euros por parte de uma empresa dinamarquesa, especializada na produção de instrumentos médicos, que prevê criar 500 postos de trabalho. A nova unidade fabril ocupará cerca de 11 hectares.
“Este negócio já está fechado e esperamos que a escritura da venda se concretize este mês ou no próximo”, revelou Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara de Alcobaça, em declarações à Lusa. O autarca adiantou que o município irá investir dois milhões de euros em infraestruturas para ampliar a zona industrial, valor que será candidatado a fundos comunitários em fevereiro.
O decreto de desafetação, publicado em Diário da República, prevê como medida compensatória a submissão de 32,72 hectares de terrenos municipais, localizados nas freguesias de Bárrio, Alcobaça e Vestiaria, ao regime florestal parcial.
A ampliação da zona industrial deverá estar concluída num prazo máximo de cinco anos. Caso contrário, o terreno desafetado será reintegrado no perímetro florestal da Alva de Pataias.
Hermínio Rodrigues adiantou ainda que está prevista uma segunda fase de desafetação, elevando a área total a cerca de 53 hectares.
segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
Câmara Municipal - Orçamento para 2025
A informação em:
Com votos favoráveis do PSD e contra do PS
Assembleia Municipal de Alcobaça aprova Orçamento Municipal de 80 milhões de euros
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou, no dia 19 de dezembro, o Orçamento Municipal, com os votos da bancada do PSD e presidentes de Junta e votos contra do PS e CDU. De referir que os vereadores do PS se abstiveram aquando da aprovação do documento na Câmara Municipal. O Orçamento Municipal de Alcobaça 2025 ascende a 80 milhões de euros, realçando Hermínio rodrigues que 40% desse valor é direcionado para o investimento.
Entre as novidades apresentadas pelo presidente da Câmara, destaque para os 200 mil euros destinados à habitação para jovens no Orçamento Municipal para 2025. Hermínio Rodrigues anunciou também que irá ser construído um novo Centro de Saúde em Alcobaça, o qual já tem financiamento de mais de 300 mil euros. Relativamente ao Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, informou ter a garantia de que irá abrir novos serviços este ano.
Hermínio Rodrigues informou que a Câmara Municipal de Alcobaça sofreu um ataque informático no final de 2024, mas garantiu que não perdeu qualquer informação constante da base de dados, apesar de ter suspendido vários serviços online durante cerca de um mês.
Outra grande novidade é a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que já se encontra em fase final de redação, uma vez que todas as autorizações externas já foram concedidas. Segundo o autarca, o documento deverá ser votado na Assembleia Municipal de Alcobaça já em fevereiro.
Praticamente pronto está também o novo Pavilhão Multiusos de Alcobaça, no mesmo espaço do antigo pavilhão MercoAlcobaça. O novo Multiusos resultou de um investimento de 5 milhões de euros, sendo 80% desse valor coberto por fundos europeus, via Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Hermínio Rodrigues aproveitou para recordar a recente aposta municipal nos Cursos de Técnico Superior Profissional (TeSP) em Alcobaça, um hub de ensino superior resultante de um consórcio com a Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA), a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (EPADRC) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), através da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade..
O edil anunciou ainda que espera lançar um novo campus no próximo ano para acolher as áreas formativas de Agricultura, Gastronomia e Tecnologia
No âmbito da descentralização de competências para as Juntas de Freguesia, Hermínio Rodrigues destacou que essas transferências têm vindo a aumentar, situando-se já no patamar de 4 milhões de euros.
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Bolsas de Estudo da Câmara Municipal de Alcobaça
A informação em:
Câmara de Alcobaça abre segunda fase das candidaturas às bolsas de estudo
Programa destina-se a alunos de licenciatura, mestrado e cursos TeSP
Até ao próximo dia 15 de Janeiro está a decorrer a segunda fase de candidaturas às Bolsas de Estudo para Estudantes do Ensino Superior, informa Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, através da página de Facebook da autarquia.
Este programa, especifica o presidente, destina-se a alunos residentes no concelho há mais de dois anos e que estejam a frequentar graus académicos de licenciatura, mestrado e cursos TeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais).
Recorde-se que o Programa de Bolsas de estudo do Ensino Superior tem por objecto os procedimentos aplicáveis à atribuição, pela Câmara Municipal de Alcobaça. O valor da bolsa mensal é variável em função do rendimento per capita do agregado familiar, reportando-se aos meses de Outubro a Julho. O pedido é feito através da apresentação de Requerimento e Declaração de Honra, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal, devidamente instruído, de acordo com o modelo disponível nos serviços online.
A primeira fase de candidatura decorreu entre 29 de Agosto e 24 de Setembro.
Toda a informação sobre as Bolsas de Estudo está disponível no Portal do Munícipe - https://tinyurl.com/yfcnwy4p