quinta-feira, 20 de abril de 2023
sábado, 15 de abril de 2023
À Pata Aias
Crónica no Pataias à Letra, edição nº 25, abril 2023
O futuro deveria ser hoje
Em meados do mês de Março o Região de Cister lançou um suplemento especial sobre a União de Freguesias de Pataias e Martingança. Há sempre nestes trabalhos o efeito do “copo meio vazio/ meio cheio”, a perspetiva pessoal de quem faz o trabalho ou a limitação de espaço para colocar tudo o que se pode.
O crescimento populacional referido é uma análise redutora da realidade demográfica. O forte envelhecimento da população e a queda drástica de população jovem serão os aspetos mais significativos desta evolução demográfica. Do mesmo modo, a melhoria das qualificações académicas registadas ao longo das últimas duas décadas aproxima finalmente a freguesia aos valores registados na região.
Quando se apontam as perspetivas de investimento público, trinta anos depois continua-se a falar do crescimento da zona industrial, da reabilitação da EN242 e do saneamento básico na Mélvoa e Pisões. Já para não falar do largo da Martingança. Esta realidade dá-nos a permanente sensação de que nada é/foi feito na freguesia. Se a esta realidade se juntar o centro escolar somos obrigados a concluir pelo adiamento permanente do que poderíamos, e deveríamos ser.
Se por um lado pensamos ter alguma dinâmica industrial, ter apenas 26 indústrias entre as 250 maiores empresas na «chamada região de Cister» deve levar a uma reflexão coletiva (pública e privada, política e empresarial) sobre a verdadeira realidade do nosso tecido empresarial. Só dessa forma será possível definir um plano de ação capaz de assegurar o crescimento económico, diversidade de emprego, salários justos e bem-estar social da população.
Quanto aos apoios sociais a idosos e jovens, há uma omissão relativa à entidade que apoia cerca de uma centena de cidadãos séniores na freguesia: a Universidade Sénior. Num papel e ação diferentes do Centro Paroquial ou das Associações de Bem-Estar e Tempos Livres de Pataias e Martingança, a Universidade Sénior contribui de forma definitiva para a saúde mental e valorização pessoal de uma população cada vez mais idosa e cada vez mais em maior número e que ainda se encontra autónoma, ativa e independente. Mas como sempre, o que está bem e funciona não dá nas vistas (e não vê reconhecida a sua importância).
Quanto ao desporto, não retirando mérito ao bom trabalho do pentatlo ou à tradição do Pataiense, notas de rodapé sobre o papel do Burinhosa no futsal (esquecendo a formação) ou ignorando por completo uma modalidade muito querida entre os mais jovens e com resultados de relevo a nível regional/nacional (o voleibol) são limitadoras da realidade da freguesia.
Em suma, o trabalho feito faz-me lembrar o copo meio vazio ao som de uma cassete velha e gasta de tanto ouvida (zona industrial, saneamento, avenida…).
O que continua a faltar à União de Freguesias é uma ideia de futuro. Uma autarquia não pode limitar-se a seguir “a corrente”, a apagar fogos, a ser uma central de eventos. Há que promover em tempo útil oportunidades para o desenvolvimento de atividades económicas que diversifiquem a criação de emprego (em Pataias onde há espaço para uma incubadora de ideias e estabelecimento de micro-empresas lideradas por jovens?), a formação da população (centro escolar, espaço cultural) e o bem-estar social.
Até lá, lendo o suplemento, Pataias parece continuar com o futuro adiado.
sexta-feira, 14 de abril de 2023
quinta-feira, 13 de abril de 2023
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
A informação em:
11 de abril 2023
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado a 18 de abril. A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.
O Município de Alcobaça associa-se à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, na comemoração deste dia com a finalidade de promover uma abordagem crítica ao universo do património cultural.
15 ABR
09h00
ROTEIRO TEMÁTICO [GRATUITO]
ROTEIRO DA ARTE PÚBLICA DE JOSÉ AURÉLIO
ALCOBAÇA – ALJUBARROTA – PORTO DE MÓS – BENEDITA – CELA
Percurso orientado à arte pública monumental do escultor José Aurélio. O escultor alcobacense possui um vasto conjunto de esculturas no espaço público em diferentes cidades de Portugal, sendo este roteiro temático dedicado à sua arte pública inserida na paisagem, seja ela urbana ou periurbana, do território alcobacense e do concelho vizinho de Porto de Mós. Trabalhando com materiais como a madeira, a pedra, o bronze, o arame, o vidro ou o betão, e sobretudo com o ferro pintado e com o aço, o escultor cria estruturas baseadas numa estética minimalista, com formas e volumes normalmente geométricos e organizados espacialmente segundo uma rigorosa disciplina que tem sempre como objetivo a relação da escultura ora com o espaço onde se vai inserir, ora com o espetador que com ela é convidado a interagir.
Bio: José Aurélio nasceu em Alcobaça, Portugal, em 1938, e frequentou o curso de escultura na Escola de Belas Artes de Lisboa. Em 1970 criou a Galeria Ogiva, em Óbidos, que dirigiu até 1974, e em 1980 mudou-se para Alcobaça, onde atualmente vive e trabalha, e onde desde 2007 dirige o Armazém das Artes – Fundação Cultural. O seu trabalho, inspirado em temas muitas vezes retirados da Poesia e da Literatura, centra-se sobretudo na escultura e na medalhística, no âmbito da qual tem vindo a desenvolver, desde 1966, novas formas de expressão.
Orientação: José Aurélio e Alberto Guerreiro
9h00: Ponto de encontro: Alcobaça (Paços do Concelho)
9h30 – 13h00: Aljubarrota » Alcobaça
13h00 – 14h15: Almoço livre
14h15: Ponto de retorno: Parque do Mosteiro
14h30 às 18h00: Alcobaça » Porto de Mós » Benedita » Cela Velha
19h00: Chegada a Alcobaça
Deslocação em autocarro municipal - Número limite: 40 pessoas
Mediante inscrição prévia (até 14 abril)
museus@cm-alcobaca.pt
:::::
OFICINAS TEMÁTICAS [GRATUITO]
16 ABR
14h30-17h30
OFICINA DE COLAGEM
MUSEU DO VINHO - ADEGA DOS BALSEIROS
Oficina temática, decorrente da exposição Mãos Que Dançam Entre Colagens e Telas de Ana Marques Silva onde será divulgada a arte das colagens manuais e digitais, com o apoio de uma apresentação que visa demonstrar a história dessa arte, bem como referências e técnicas onde participante poderá vir a implementar. Os participantes vão aprender noção de espaço, organização, conceito, estética e treinar destreza manual.
Orientação: Ana Marques Silva
Duração: 3 horas
Material necessário: cada pessoa deve trazer uma tesoura e uma revista
(facultativo) com imagens interessantes.
Número limite: 20 pessoas (maiores de 12 anos)
Mediante inscrição prévia (até 14 abril)
museus@cm-alcobaca.pt
:::::
18 ABR
09h00 às 18h00
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO DE ARTIGOS DE JUNCO
MOSTEIRO DE COZ - ADEGA DAS MONJAS
Apresentação e revitalização de uma arte centenária com uma oficina de experimentação na área da cestaria de junco.
9h30 às 12h00 e 14h00 às 18h00
:::::
18 ABR
DIA ABERTO NOS MONUMENTOS E MUSEUS [GRATUITO]
MOSTEIRO DE COZ | MONUMENTO NACIONAL
Visita temática ao Mosteiro de Coz, uma das relíquias nacionais do património cisterciense em contexto rural. Vale a pena descobrir um património enquadrado numa atmosfera imemorial que sobrevive no bucolismo da paisagem rural envolvente.
9h30 às 12h00 e 14h00 às 18h00
CENTRAL DA CONFLUÊNCIA DOS RIOS ALCOA E BAÇA | SÍTIO INDUSTRIAL
Visita à exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça cujo espaço está intimamente ligado ao surgimento e expansão da electricidade na cidade e que viria a marcar a paisagem da então vila alcobacense, eminentemente rural.
14h00 às 17h00
MUSEU DO VINHO DE ALCOBAÇA | MUSEU
Visita temática ao maior e mais completo Museu do Vinho português, com incidência na dimensão nacional da coleção.
10h00 -11h00 – 12h00 – 14h00 – 15h00 – 16h00 – 17h00
MUSEU RAUL DA BERNARDA | MUSEU
Visita temática à exposição permanente da coleção da antiga fábrica Raul da Bernarda, reportando à louça artística de Alcobaça de finais do século XIX aos anos 50 do século XX.
10h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00
quarta-feira, 12 de abril de 2023
PS pede demissão do vereador do desporto
A notícia em:
https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/ps-alcobaca-pede-a-demissao-do-vereador-do-desporto
PS Alcobaça pede a demissão do vereador do Desporto
Socialistas entendem que a actuação do autarca "está a prejudicar severamente os clubes"
O PS Alcobaça pede a demissão do vereador do pelouro do Desporto, João Santos (PSD), "depois de ter tido conhecimento de um email enviado por ele sobre a atribuição dos incentivos ao desporto".
Segundo a exposição do PS, emitida num comunicado enviado à imprensa, "o vereador tinha prometido rever os critérios de atribuição de incentivos em 2023, mas até à data isso não aconteceu".
Os vereadores do Partido Socialista "visitaram a grande maioria dos clubes e associações do município e concluíram que os critérios aplicados estavam desajustados, eram discricionários e careciam de revisão. Durante o ano de 2022, alertaram o vereador do Desporto para a necessidade de revisão dos critérios e do processo de Programa de Incentivo ao Desporto (PID)".
"Na reunião de 23 de Janeiro de 2023, o pagamento aos clubes dos apoios referentes aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2023 foi aprovado, mas não foram pagos por decisão unilateral do vereador do Desporto, sem que os vereadores do PS conheçam a razão para tal", prossegue a oposição no mesmo comunicado.
"Na reunião de 13 de Março de 2023, o vereador do Desporto apresentou dois documentos diferentes: um de abertura de procedimento para as modalidades individuais e outro de apoio a um dos clubes. O PS questionou a legalidade de um apoio baseado em critérios desconhecidos e a ausência dos devidos procedimentos legais subjacentes a este assunto. Perante esta situação, o presidente da câmara decidiu retirar da votação os documentos apresentados pelo vereador do Desporto", relatam os socialistas.
"O PS propôs que fosse apresentada de imediato uma proposta legal para a atribuição de apoios, mas o vereador do Desporto não aceitou", referem ainda.
Nessa medida, "os vereadores do PS consideram que a actuação do vereador do Desporto está a prejudicar severamente os clubes e apelam à sua demissão.”
Contactado pelo JORNAL DE LEIRIA, João Santos prefere "nem comentar nem valorizar" o comunicado dos vereadores do PS.
terça-feira, 11 de abril de 2023
Visitas gratuitas no concelho de Alcobaça
A notícia em:
Visitas Gratuitas - Descubra este território apaixonante!
Entre abril e junho, descubra o território apaixonante do concelho de Alcobaça, através das Visitas Gratuitas ao Percurso Camoniano em Cerâmica de Alcobaça, São Martinho do Porto, Parque Verde, Mosteiro de Coz, Aljubarrota e a Estação Arqueológica de Parreitas (Bárrio). Ao todo são 6 propostas para (re)descobrir o património cultural e histórico do concelho de Alcobaça! Aceite o convite para percorrer locais e recantos que narram histórias de todos os tempos.
12 ABRIL. 22 MAIO. 14 JUNHO
PERCURSO CAMONIANO: PEDRO E INÊS EM CERÂMICA DE ALCOBACA
Visita animada ao percurso constituído por 10 instalações, a partir de peças de cerâmica de 10 fábricas da região.
13 ABRIL. 25 MAIO. 20 JUNHO
SÃO MARTINHO DO PORTO: PARA LÁ DA PRAIA
Visita guiada ao centro histórico da vila.
14 ABRIL. 29 MAIO. 22 JUNHO
PARQUE VERDE DE ALCOBAÇA
Visita acompanhada ao percurso pedestre do Parque Verde, que preserva os antigos caminhos de água para o Mosteiro.
21 ABRIL. 2 JUNHO
COZ, O ENCANTO DE UM ANTIGO MOSTEIRO FEMININO
Visita animada ao Mosteiro de Santa Maria de Coz
12 MAIO. 7 JUNHO
POR ALJUBARROTA, COM BRITES DE ALMEIDA
Visita animada que evoca a figura lendária da Padeira de Aljubarrota, a Batalha, numa viagem ao longo da história.
19 MAIO . 13 JUNHO
OS ROMANOS EM ALCOBAÇA PARREITAS - BARRIO
Visita animada ao Museu Monográfico do Bárrio e à Estação Arqueológica de Parreitas.
VISITAS GRATUITAS mediante inscrição prévia
MARCAÇÕES PRÉVIAS E INFORMAÇÕES: servico.educativo@cm-alcobaca.pt | Tlf. 262 580 857
Horário: 10h00 | duração média: 1h30
segunda-feira, 10 de abril de 2023
domingo, 9 de abril de 2023
sábado, 8 de abril de 2023
sexta-feira, 7 de abril de 2023
Universidade Sénior - ensino de Português a estrangeiros
A notícia em:
https://regiaodecister.pt/2023/04/06/estrangeiros-de-nove-paises-aprendem-portugues-em-pataias/
Estrangeiros de nove países aprendem português em Pataias
Espanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Itália, Estados Unidos da América, Canadá e África do Sul são os países de origem dos alunos que frequentam as aulas de português da Universidade Sénior de Pataias (USP). Se a estas nove nacionalidades juntarmos os alunos oriundos do Brasil e os portugueses, que representam a maioria, são 11 os países de origem dos alunos daquela instituição.
quinta-feira, 6 de abril de 2023
Futsal - GDR Martingança derrotado
A notícia em:
https://www.rtvon.pt/2023/04/03/gaeirense-vence-em-casa-e-mantem-a-lideranca/
Gaeirense vence em casa e mantém a liderança
O Gaeirense continua a liderar o Campeonato da Divisão de Honra de Futsal – Leiria. No passado sábado, dia 1 de Abril, ganhou por 4-0 em casa diante do Chãs numa partida a contar para a 21ª jornada da competição. Com este resultado, mantém um ponto de vantagem em relação ao segundo classificado, o Casal Velho.
Os golos do Gaeirense foram apontados por Dino (hat-trick) e Tomás.
Após 21 jornadas disputadas, o clube da vila das Gaeiras continua líder do campeonato. A equipa do concelho de Óbidos soma, agora, 50 pontos. Tem 16 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Marcou 81 golos e sofreu 43.
A 22ª jornada está marcada para 14/15 de Abril*, com o Gaeirense a jogar fora diante da Pocariça, equipa que se encontra atualmente na 8ª posição da tabela classificativa. Quanto ao Casal Velho, 2º classificado, recebe a Martingança, penúltimo da classificação.
Resultados da 21ª jornada:
Martingança (2-5) São Bento
União da Serra (2-6) Amarense B
Casal Velho (11-1) CCR Telheiro
Santiago da Guarda (2-2) Alvorninha
Juncalense (1-0) CS Évora de Alcobaça
Gaeirense (4-0) Chãs
Ribafria (5-5) Pocariça
Classificação:
1- Gaeirense – 50 pontos
2- Casal Velho – 49p
3- Santiago da Guarda – 44p
4- Chãs – 38p
5- União da Serra – 33p
6- Alvorninha – 31p
7- Ribafria -31p
8- Pocariça -26p
9 – Juncalense – 23p
10 – CS Évora de Alcobaça – 22p
11- Amarense B – 20p
12- São Bento – 20p
13- Martingança -15p
14- CCR Telheiro – 14p
Próxima jornada (22ª) a 14/15 de Abril
Pocariça x Gaeirense
Amarense B x Ribafria
Chãs x Juncalense
Casal Velho x Martingança
Alvorninha x União da Serra
CCR Telheiro x Santiago da Guarda
CS Évora de Alcobaça x São Bento
quarta-feira, 5 de abril de 2023
Plano de incentivos ao desporto 2022/2023
A informação aqui:
https://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/38764/incentivos-ao-desporto--2022-2023.aspx
Plano de Incentivos ao Desporto 2022-2023
Informam-se os atletas e as associações desportivas do concelho de Alcobaça que se encontra a decorrer o período de entrega de candidaturas ao Plano de Incentivos ao Desporto (PID) 2022-2023. Este programa de apoio financeiro compreende um investimento global de 300 mil euros destinados a entidades coletivas e individuais.
O prazo de candidatura termina no dia 24 de abril de 2023.
Consulte toda a informação em:
https://portaldomunicipe.cm-alcobaca.pt/menu/588/plano-de-incentivos-ao-desporto-2022-2023.aspx
terça-feira, 4 de abril de 2023
segunda-feira, 3 de abril de 2023
Futsal - Martingança empata
A notícia em:
https://www.rtvon.pt/2023/03/31/gaeirense-lidera-campeonato-da-divisao-de-honra/
Gaeirense lidera Campeonato da Divisão de Honra
O Gaeirense é líder do Campeonato da Divisão de Honra de Futsal – Leiria. Ganhou por 4-2 no recinto do CS Évora de Alcobaça e beneficiou da derrota do então primeiro classificado, Casal Velho. O encontro da formação das Gaeiras foi disputado no passado sábado, dia 25 de Março. Uma partida a contar para a 20ª jornada da competição.
Após 20 jornadas disputadas, o clube da vila das Gaeiras é líder do campeonato. Tem mais 1 ponto que o Casal Velho (2º classificado). A equipa do concelho de Óbidos soma, agora, 47 pontos. Tem 15 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Marcou 77 golos e sofreu 43.
A 21ª jornada está marcada para 31 de Março e 1 de Abril, com o Gaeirense a jogar em casa, diante do Chãs, equipa que se encontra atualmente na 4ª posição da tabela classificativa. Já o Casal Velho, segundo classificado, recebe o ‘lanterna vermelha’: CCR Telheiro.
Resultados da 20ª jornada:
Pocariça (5-2) União da Serra – realizado a 25 de Novembro de 2022
Amarense B (2-9) Santiago da Guarda
Chãs (3-3) Ribafria
São Bento (5-3) Juncalense
CCR Telheiro (3-3) Martingança
Alvorninha (4-3) Casal Velho
CS Évora de Alcobaça (2-4) Gaeirense
Classificação:
1- Gaeirense – 47 pontos
2- Casal Velho – 46p
3- Santiago da Guarda – 43p
4- Chãs – 38p
5- União da Serra – 33p
6- Alvorninha – 30p
7- Ribafria -30p
8- Pocariça -25p
9- CS Évora de Alcobaça – 22p
10- Juncalense – 20p
11- Amarense B – 17p
12- São Bento – 17p
13- Martingança -15p
14- CCR Telheiro – 14p
Próxima jornada (21ª) a 31 de Março e/ou 1 de Abril
Martingança x São Bento
União da Serra x Amarense B
Casal Velho x CCR Telheiro
Santiago da Guarda x Alvorninha
Juncalense x CS Évora de Alcobaça
Gaeirense x Chãs
Ribafria x Pocariça
sábado, 1 de abril de 2023
Uma ideia para a Enchurreira
Há ideias assim. Proposta académica de reabilitação e requalificação urbana e do edifício da antiga escola primária no Largo da Enchurreira.
Mais aqui.