Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Um pataiense presidente de Câmara

A notícia é do Região de Cister e aponta o actual vereador e futuro nº2 do PSD à Câmara, Hermínio Rodrigues, como presidente de Câmara até ao final do presente mandato, em virtude de eventual renuncia de Gonçalves Sapinho.

‘Miné’ deverá ser o próximo presidente de Câmara

Se se confirmar, até 17 de Agosto, que José Gonçalves Sapinho vai na lista do PSD para as legislativas, conforme o REGIÃO DE CISTER avançou na passada semana, o presidente da Câmara terá de suspender o mandato enquanto chefe do executivo, pelo menos até à data das eleições. Nesse caso, Hermínio Rodrigues assumirá a presidência da Câmara, já que é o número 2 da lista, conforme estipula a lei 169/99.
Quando estudava no Externato D. Fuas Roupinho, na Nazaré, e se destacava pela generosa altura, na década de 80, Hermínio Rodrigues, ou ‘Miné’ em Pataias, sua terra natal, estava longe de imaginar que, um dia, se iria sentar na cadeira de presidente da Câmara de Alcobaça.O passado de Hermínio Rodrigues, casado e com três filhos, em pouco ou nada esteve relacionado com política. Sem irmãos, cedo assumiu as lides do café com o seu nome, em Pataias, que, apesar de ter outra gerência, ainda hoje pertence à família. Da máquina de imperial saíram seguramente milhares de litros tirados pelas mãos daquele que, aos 27 anos, foi eleito pela primeira vez pelo PSD para a Câmara, tendo assumido o lugar de vereador.Apesar da inexperiência política, Hermínio Rodrigues foi aprendendo com figuras proeminentes como Gonçalves Sapinho e Rui Coelho, tendo a seu cargo pastas importantes como o Ambiente e as Obras Públicas.Dele dizem os colaboradores mais próximos que é um trabalhador inveterado, empenhado na causa pública e no partido, cuja Concelhia já liderou.


Comentário

A notícia, e o facto em si, não passam dum "fait diverse".
Com 12 anos de experiência no executivo Camarário, e único a acompanhar sempre Gonçalves Sapinho - e a sobreviver-lhe, esperava-se que fosse algo mais que número dois, nas actuais listas do PSD.
Mais do que um pataiense presidente de Câmara, o que é preciso é uma Câmara Municipal de Pataias.
O facto de Hermínio Rodrigues poder ser presidente de Câmara durante um ou dois meses, mais do que figurar no futuro curriculum vitae, levanta uma questão:
Não ser o cabeça de lista para as autárquicas de 2009, é um acto de cobardia ou de incapacidade para assumir o cargo?

1 comentário:

  1. Isso é mais que um fait divers é pura ficção do Região de Cister que faz a Festa, deita os foguetes e apanha as canas.

    Numa semana o Sapinho é candidato, na outra o Miné é Presidente da Câmara e na outra desmente tudo o que disse e conta uma história mal contada.

    O Senhor Sapinho só não foi candidato porque queria o 4º lugar e a Comissão Nacional só lhe dava entre o 6º e 8º.

    Alguém leu isto no Região de Cister?

    Quanto ao Miné (que raio de título para uma crónica) foi mais um elogio por parte do Região de Cister.
    Que sorte a dele em o Região de Cister não saber das vezes que espatifou o carro da Câmara altas horas da noite em situações....

    ResponderEliminar