Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 14 de julho de 2009

Urbanização na Pedra do Ouro

Outra notícia da Rádio Cister.





Aprovado empreendimento polémico de 140 fogos na Quinta das Belgas (Pataias)



Não há um Plano de Pormenor que salvaguarde o interesse dos espaços sensíveis da Praia da Pedra do Ouro, na freguesia de Pataias. A crítica é da CDU.

A acusação do vereador Rogério Raimundo surgiu a propósito da aprovação de um empreendimento imobiliário, que pretende construir 140 fogos na Quinta dos Belgas, na Pedra do Ouro.

O vereador da CDU reconhece que a autarquia está apenas a cumprir o Plano director Municipal em vigor mas recorda que o PDM sugere que se «criassem Planos de Pormenor para melhor delimitar as zonas possíveis de construção», culpando o presidente Gonçalves Sapinho de responsabilidades na ausência de um plano de protecção àquelas áreas.

O PS, que também votou contra o empreendimento em questão, criticou, por seu lado, a ausência de dois documentos que deveriam constar do processo, como o registo de propriedade do terreno e a garantia do empreiteiro de que se iria responsabilizar pela construção das condutas de saneamento até à futura ETAR.



Comentário



Há mais de um ano, aquando a discussão pública do projecto de requalificação da Av. Rainha Santa Isabel no Clube Desportivo Pataiense, falou-se também do empreendimento do golfe da Pedra do Ouro. Na altura, questionei a Câmara sobre o destino dos terrenos entre o empreendimento e a Pedra do Ouro.

Entretanto, várias notícias relacionadas com o (enorme) impacto e (grande) dimensão dos empreendimentos urbanísticos têm sido veículados nos orgãos de comunicação, chegando até mesmo a merecerem destaque na RTP.

Parece-me pois, que continuamos com falta de estratégia no que concerne ao ordenamento do território e indefinição do projecto e modelo de desenvolvimento municipal.

E a pergunta mantém-se:

Que estratégia de desenvolvimento e de promoção turística defende o actual executivo para o concelho de Alcobaça, nomeadamente, a freguesia de Pataias?

Sem comentários:

Enviar um comentário