Outra notícia da Rádio Cister.
Aprovado empreendimento polémico de 140 fogos na Quinta das Belgas (Pataias)
Não há um Plano de Pormenor que salvaguarde o interesse dos espaços sensíveis da Praia da Pedra do Ouro, na freguesia de Pataias. A crítica é da CDU.
A acusação do vereador Rogério Raimundo surgiu a propósito da aprovação de um empreendimento imobiliário, que pretende construir 140 fogos na Quinta dos Belgas, na Pedra do Ouro.
O vereador da CDU reconhece que a autarquia está apenas a cumprir o Plano director Municipal em vigor mas recorda que o PDM sugere que se «criassem Planos de Pormenor para melhor delimitar as zonas possíveis de construção», culpando o presidente Gonçalves Sapinho de responsabilidades na ausência de um plano de protecção àquelas áreas.
O PS, que também votou contra o empreendimento em questão, criticou, por seu lado, a ausência de dois documentos que deveriam constar do processo, como o registo de propriedade do terreno e a garantia do empreiteiro de que se iria responsabilizar pela construção das condutas de saneamento até à futura ETAR.
Comentário
Há mais de um ano, aquando a discussão pública do projecto de requalificação da Av. Rainha Santa Isabel no Clube Desportivo Pataiense, falou-se também do empreendimento do golfe da Pedra do Ouro. Na altura, questionei a Câmara sobre o destino dos terrenos entre o empreendimento e a Pedra do Ouro.
Entretanto, várias notícias relacionadas com o (enorme) impacto e (grande) dimensão dos empreendimentos urbanísticos têm sido veículados nos orgãos de comunicação, chegando até mesmo a merecerem destaque na RTP.
Parece-me pois, que continuamos com falta de estratégia no que concerne ao ordenamento do território e indefinição do projecto e modelo de desenvolvimento municipal.
E a pergunta mantém-se:
Que estratégia de desenvolvimento e de promoção turística defende o actual executivo para o concelho de Alcobaça, nomeadamente, a freguesia de Pataias?
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário