Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Carnavais em Pataias (e na região)

Anotícia em:
http://www.regiaodecister.pt/noticias/carnaval-de-todos-para-todos-na-regiao

Carnaval de todos, para todos na região

Eis que chegam os dias mais esperados do ano dos foliões. O Carnaval, que na realidade tem sido um dos maiores eventos do concelho de Alcobaça, tem programas para todas as freguesias, todos os gostos, todos os ritmos e todos os disfarces. 

Considerado um dos carnavais mais brasileiros do País, o Entrudo na cidade de Alcobaça tem na tenda colocada em frente ao Mosteiro um dos maiores polos de atração de foliões da região. Durante os próximos dias, a tenda garante animação entre as 22 e as 4 horas, contando com a participação de várias associações que vão vender bebidas no interior, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.

Este ano, sob o tema “Super Heróis”, o programa começa esta quinta-feira com um baile de Carnaval para a população sénior e termina na quarta-feira de cinzas com o “Enterro do Entrudo”.

Já o Entrudo na Nazaré é apreciado pela originalidade que lhe é característico. A vila piscatória espera receber mais de 100 mil visitantes durante o corso noturno no sábado e desfiles à tarde no domingo e na terça-feira na Marginal. Nestes dias, a festa faz-se com mais de 1.500 figurantes e 17 carros alegóricos sob o mote “Ná pai pá gente”. Os bailes começam hoje e terminam na terça-feira. Também os bares e cafés da vila terão as portas abertas para receber o Entrudo. Há ainda um mundo de marchas e cegadas para descobrir e perder-se na genuinidade deste Carnaval.

Pataias tem o único corso que cobra entrada aos visitantes. Mas nem o bilhete simbólico de 3 euros tem afastado os foliões do Carnaval de Pataias. A Comissão Organizadora do Carnaval de Pataias (Cocapa) comemora 20 anos este ano e antecipa um dos maiores desfiles, com a participação de um milhar de pessoas de 14 grupos e 11 carros alegóricos. São esperados 10 mil pessoas neste que é um dos Entrudos da região com maior projeção a nível nacional.

A tradição do Carnaval da Benedita é mais recente, mas foi um dos primeiros na região a ter um corso noturno, que se realiza na próxima segunda-feira. Também haverá uma tenda montada no centro da vila entre amanhã e domingo para os foliões se divertirem ao longo da noite.

São Martinho do Porto vai fazer a festa carnavalesca durante as noites de sábado e segunda-feira. Os corsos noturnos na Avenida Marginal vão por a desfilar várias associações da vila, como os Bombeiros Voluntários, a Casa da Cultura José Bento da Silva, os Escuteiros, o Grupo Desportivo Concha Azul e o Clube de Pesca da Serra dos Mangues. A folia segue noite dentro com música e animação nos bares da chamada baía azul.

A Comissão de Amigos do Carnaval de Alfeizerão reclama para a sua terra o título de Carnaval mais antigo do concelho de Alcobaça. O programa começou no passado domingo com a receção ao rei e à rainha e prossegue, no domingo e terça-feira, com os corsos no Largo de Santo Amaro. Vão desfilar mais de mil pessoas e mais de uma dezena de carros alegóricos.

Carnavais há muitos e de todas as medidas. De todos, para todos. O difícil é escolher.

Sem comentários:

Enviar um comentário