Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 14 de maio de 2011

Bandeiras Azuis no norte do concelho

Da edição escrita 925 de 12 de Maio de 2011 do Região de Cister

Aprovadas duas únicas candidaturas do município de Alcobaça para 2011
São Martinho e Paredes vão ter Bandeira Azul


Vai fazer-se história em São Martinho do Porto este Verão, quando subir no mastro do areal da praia a tão ansiada Bandeira Azul, um prémio ambiental que a freguesia recebe pela primeira vez. Paredes da Vitória também ostentará o galardão, que recebeu pela última vez em 2001.
Foram, assim, aprovadas as duas únicas candidaturas que a Câmara de Alcobaça submeteu à Associação Bandeira Azul da Europa, que este ano atribuiu o galardão a um total de 271 praias portuguesas.
Há dois anos que não era hasteada no concelho qualquer Bandeira Azul, um prémio para as boas práticas ambientais, entre as quais a qualidade de água e do areal, bem como para as boas condições de segurança.
Inicialmente, a autarquia equacionou candidatar também a Polvoeira, mas as obras do apoio de praia ainda não estão finalizadas. Nas restantes praias não existem concessionários, um dos requisitos para a atribuição daquele título.
“Este é um grande êxito para todos nós”, considera o presidente da Câmara, que vê a aprovação pela Associação europeia como “um salto qualitativo”. Paulo Inácio tem objectivos mais ambiciosos para o Verão de 2012: “Vamos lutar para que no próximo ano tenhamos mais Bandeiras Azuis no concelho”.
Entre os motivos apontados para as candidaturas e a atribuição das bandeiras, o autarca destaca a requalificação e o saneamento em Paredes da Vitória, onde “as análises confirmaram a qualidade da água”, e as questões do “melhor funcionamento da ETAR em São Martinho do Porto”, com “o contributo positivo da Águas do Oeste e dos investimentos ao nível do saneamento”.
O Programa da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrado no programa do Ano Europeu do Ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário