Da edição escrita 925 de 12 de Maio de 2011 do Região de Cister
Aprovadas duas únicas candidaturas do município de Alcobaça para 2011
São Martinho e Paredes vão ter Bandeira Azul
Vai fazer-se história em São Martinho do Porto este Verão, quando subir no mastro do areal da praia a tão ansiada Bandeira Azul, um prémio ambiental que a freguesia recebe pela primeira vez. Paredes da Vitória também ostentará o galardão, que recebeu pela última vez em 2001.
Foram, assim, aprovadas as duas únicas candidaturas que a Câmara de Alcobaça submeteu à Associação Bandeira Azul da Europa, que este ano atribuiu o galardão a um total de 271 praias portuguesas.
Há dois anos que não era hasteada no concelho qualquer Bandeira Azul, um prémio para as boas práticas ambientais, entre as quais a qualidade de água e do areal, bem como para as boas condições de segurança.
Inicialmente, a autarquia equacionou candidatar também a Polvoeira, mas as obras do apoio de praia ainda não estão finalizadas. Nas restantes praias não existem concessionários, um dos requisitos para a atribuição daquele título.
“Este é um grande êxito para todos nós”, considera o presidente da Câmara, que vê a aprovação pela Associação europeia como “um salto qualitativo”. Paulo Inácio tem objectivos mais ambiciosos para o Verão de 2012: “Vamos lutar para que no próximo ano tenhamos mais Bandeiras Azuis no concelho”.
Entre os motivos apontados para as candidaturas e a atribuição das bandeiras, o autarca destaca a requalificação e o saneamento em Paredes da Vitória, onde “as análises confirmaram a qualidade da água”, e as questões do “melhor funcionamento da ETAR em São Martinho do Porto”, com “o contributo positivo da Águas do Oeste e dos investimentos ao nível do saneamento”.
O Programa da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrado no programa do Ano Europeu do Ambiente.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário