A notícia vem na edição 19 de 1 de Maio de 2011 do "Pataias à Letra"
Maio é o mês apontado pela Câmara Municipal de Alcobaça para assinatura do protocolo de co-financiamento do Centro Escolar de Pataias com a Secil, empresa sedeada na freguesia. De acordo com o vice-presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues, o processo está apenas dependente da marcação da data da assinatura do protocolo. E, caso a assinatura do protocolo ainda venha a ter lugar este mês (como está previsto), o passo seguinte será o lançamento da obra a concurso. Obra essa que vai incluir na mesma empreitada, ainda segundo o vice-presidente, a construção do Centro Escolar e a construção do mercado semanal, que passará a funcionar à direita dos prédios da habitação social, no terreno que confina com a rua dos Currais Velhos. A necessidade de mudar a localização do mercado semanal prende-se com a construção do novo Centro Escolar de Pataias projectado para o espaço actualmente ocupado pelo mercado. A proximidade das Piscinas Municipais ditou a construção do futuro parque escolar naquele espaço.
O Centro Escolar de Pataias terá capacidade para 484 crianças e vai acolher o 1º Ciclo e ensino Pré-Escolar de algumas localidades da freguesia. A área de construção bruta rondará os 4.650 m2, inseridos numa zona urbana expansão e contará com 20 salas (16 salas para o 1º Ciclo e 4 para o pré-escolar), um refeitório, cozinha, Biblioteca escolar/ Mediateca, Reprografia, espaços sociais e de convívio, espaços de Apoio Socioeducativo (gabinetes técnicos), um pavilhão gimnodesportivo, sanitários/ vestiários, espaços de Apoio Geral e salas de apoio. A obra está orçada em 4,5 milhões de euros.
Entretanto, e mais a litoral, 70 mil euros vão ser investidos nas obras de conclusão da ETAR das Paredes da Vitória, onde vão ser construídos os sanitários públicos e a nova sede da Associação de Praias do Litoral Norte do Concelho de Alcobaça. Por outro lado, a Câmara vai ainda requalificar as praias e a zona da Lagoa, substituindo os passadiços de madeira que, ora foram vandalizados, ora deteriorados pelas intempéries. Esta obra está orçada em 10 mil euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário