Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 30 de abril de 2015

A prova dos nove

Enquanto se aguardava o início da última Assembleia Municipal, um grupo de pataieiros juntou-se em amena cavaqueira às portas do auditório da Biblioteca Municipal. Feitas as contas, contaram-se nove os pataieiros presentes (embora nem todos com assento na dita Assembleia).
No desenrolar da assembleia, tiveram destaque as intervenções sobre a Benedita. A ALEB (Área de Localização Empresarial da Benedita), a intervenção na praça Damasceno Campos, o Agrupamento de Escolas da Benedita, o mau estado das estradas (que pelos vistos só têm 4 – quatro !?! – buracos), a feira do gado, o parque da Fonte da Senhora, o plano de trânsito da freguesia, a necessidade de campos de ténis e os problemas ambientais associados às pecuárias. Um elencar de problemas e um solicitar de respostas à Câmara de Alcobaça pela falta ou atraso na resolução dos mesmos.
Enquanto ouvia todas aquelas questões e as respetivas respostas, não deixei de pensar em Pataias:
- A zona industrial da Alva de Pataias e a zona da Martingança;
- A requalificação da Av. Rainha Santa Isabel;
- A estrada Casal da Areia – Pataias-Gare;
- O Centro Escolar de Pataias;
- O mercado de Pataias e o complexo desportivo;
- A lagoa de Pataias;
- O saneamento da Pedra do Ouro;
- A defesa do litoral nas praias da freguesia;
- A promoção do turismo municipal no norte do concelho.
E pensei: e sobre Pataias nem uma palavra. E estamos aqui nove.
Noves fora…

2 comentários:

  1. Mesmo com um presidente pataieiro e 1013 (dum total de 1014) vereadores pataieiros (incluindo o miné embora eu ache que não é Pataieiro mas é sempre bom ter um vereador que faz aqueles favorzitos para manter o "tacho") eu acho que o investimento em Pataias (a maior freguesia do Concelho de Alcobaça) seria sempre inferior à média do Concelho. Pelo menos nos últimos 6 anos nada aconteceu de investimentos em Pataias. O último investimento realizado em Pataias foi o edifício das Piscinas e como todos sabemos foi grande parte pago pela SECIL e pelos acordos com a SECIL. Pelo meio herdamos as portas da Burinhosa. ANDAMOS TODOS A BRINCAR.

    ResponderEliminar
  2. Câmara Municipal de Alcobaça – 20abril2015

    .
    COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA – PCP/ PEV

    SOBRE O RELATÓRIO DE CONTAS 2014 da CÂMARA
    Declaração de voto CONTRA

    Votamos contra porque votamos a política PSD local de 2014 que consideramos com os mesmos erros essenciais.
    Se votássemos, apenas, os documentos técnicos, votaríamos a favor, até porque este ano tivemos, pela 1ª vez, oito dias, para os analisar, duma forma completa.
    Relevamos hoje 11 temas políticos, que justificam o nosso voto contra e que iremos desenvolver em próximas reuniões.
    1.Na documentação, voltámos a encontrar a preocupante situação da dívida a pagar à CGD por causa da PPP Cister Equipamentos SA. Centro Escolar da Benedita e de Alcobaça, mais o Pavilhão de Évora, ainda sem funcionar! Que vergonha de gestão. Os Centros Escolares abriram com atraso há mais de 2 anos. O Pavilhão afinal quando é inaugurado? Mais uma decisão ruinosa em que a CDU alertou, votou contra e ficou isolada. A gestão danosa está nas contas 2014. O número de 66 milhões de euros! Nem 1 cêntimo de apoio financeiro. Perdemos os apoios para os Centros Escolares, bem necessários para Alfeizerão e Turquel. Quase todos os municípios têm recebido financiamentos. Alguns conseguiram 85% de apoio. Mais um erro monumental que nos vai custar caríssimo até 2035. O Tribunal de Contas subscreveu a nossa posição: nunca devia ter sido criada esta sociedade com maioria de 51% da MRG!!! O IVA é desculpa para ainda não se ter pago nada à CGD, mas que vamos ter de pagar, vamos e com a hipoteca de muita obra/acção no futuro!...
    2. A receita do IMI (+0,9Milhões de euros que em 2013) demonstrou o engano que foi o estudo que apontava para uma receita de menos 1 milhão de euros…
    3.Desde 2009, com a legislação dos PEC’s do governo PSócrates, que o governo PSD.CDS agravou, a Câmara perdeu 57 trabalhadores!!! Menos 57 famílias que deixaram de ter receita via o seu trabalho útil e necessário no município…
    4.O custo do tratamento do lixo por tonelada baixou, extraordinariamente, para os 19€, mas os munícipes continuam sem ter baixa no que pagam…A Compostagem também não foi, ainda, devidamente incentivada para que o município tenha menos despesa…
    5. A Trevoeste do tratamento dos efluentes pecuários, que foi 1 dos grandes argumentos para a Adesão à Águas do Oeste, está sem qualquer novidade…
    6. O Mercoalcobaça que o Tribunal de Contas em 2000 explicitou os erros e que era para acabar, ainda não está arrumado e ainda há Assembleias Gerais e despesas que revelam péssima gerência…
    7.A Fundação NSConceição para implementar o Superior…Grande aposta do PSD…Está moribunda pela actual liderança PSD…O prédio Manuel de Almeida é um bom exemplo d’ Inferior gestão destes processos….
    8. A expropriação da ex-sede RaimundoeMaia (futuros “Terraços Cistercienses”) e o processo de indemnização manteve uma vergonha de ruínas à beira Património Mundial…
    9. Propriedades Municipais valiosas sem qualquer rentabilização…Quinta da Cela, Cova da Onça, Quinta da Conceição e Gafa, Camarção na Pedra do ouro
    10. A ALEBenedita e a Zona Industrial de Pataias não dão 1 passo, nem avançam 1 centímetro quadrado.
    11. Um Festival de Anúncios que continuam sem se concretizar: Mata do Vimeiro; USFBenedita; Museu da Língua Portuguesa; Jardim do Obelisco; Central e Açude da ex- Fiação e outras à Beira-Rio; Golfes de Pataias e São Martinho do Porto; Escola do Golfe e conduta de Água Potável na NOVA’Alcobaça…


    A Vereadora da CDU


    Vanda Furtado Marques

    ResponderEliminar