A notícia na edição 1148 do Região de Cister de 20 de agosto de 2015
Pataias - Escultor Carlos Oliveira já elaborou esboço da obra
Homenagem aos Bombeiros pode nascer na rotunda da Alva
Duas histórias poderão ser (re)contadas, em forma de arte, na rotunda junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Pataias, pela mão do escultor caldense, Carlos Oliveira, que assinou as esculturas das “Portas da Burinhosa”. Apesar do projeto de intenção de embelezamento daquela rotunda ainda estar “em fase embrionária”, o executivo da União de Freguesias de Pataias e Martingança defende “fazer todo o sentido avançar com o embelezamento de uma das entradas na nossa freguesia”, como refere Valter Ribeiro, presidente da autarquia.
No início do ano, o executivo contactou o escultor caldense, lançando o repto para a apresentação de um projeto artístico para a rotunda. “A ideia era embelezar o espaço e homenagear os Bombeiros de Pataias”, explica Valter Ribeiro, adiantando que “a ideia é ter um projeto que marcasse a diferença”.
E nessa matéria Carlos Oliveira está à vontade. Nas obras criadas por si, o escultor reconta – através da arte – uma história “que alguém me conta anteriormente”. Por tratar-se de uma homenagem aos Bombeiros de Pataias, Carlos Oliveira esteve à conversa com Nélio Gomes, comandante daquela corporação, durante várias horas. “Das histórias reais que o Nélio me contou, surgiram duas ideias base: a de um operacional a resgatar um cão de um incêndio (o Figueiró) e a de dois bombeiros que, depois de desencarcerarem a vítima de um acidente ocorrido na EN 242 e a entregarem no Hospital de Leiria, caem um para cada lado, em sinal de cansaço, que tanta vez assola os nossos bombeiros”, explicou o escultor. Além destas imagens haverá um conjunto de labaredas trabalhadas em cerâmica. Agora só falta “analisar os custos da obra”, como refere Valter Ribeiro.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário