Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Arte urbana no parque PataiasPata

A notícia no portal Oeste Global
http://oesteglobal.com/Arte_urbana_alerta_para_os_maus_tratos_de_pessoas_e_animais_CFOTOS_E_CVIDEO

Arte urbana alerta para os maus tratos de pessoas e animais

Centenas de paredes de edifícios abandonados, agora pintadas, contam a história de pessoas e animais, num alerta público para os maus tratos.
O "Projecto Matilha" tem a pegada de Ricardo Romero, que alia a arte urbana a uma causa.
Um dos últimos trabalhos de Ricardo Romero foi pintado no PataiasPatas Parque, no concelho de Alcobaça, distrito de Leiria. O artista já projetou dois dos cães da fotógrafa alemã Elke Vogelsang, Scout e Loli, que foram resgatados e, mais uma vez, "chama a atenção para o problema dos animais abandonados", refere a coordenadora do "Projecto Matilha" Catarina Dias.
Em Leiria, é impossível não reparar nos cães gigantes que estão pintados a grafito sempre que se viaja pelo Itinerário Complementar n.º 2 (IC2), no Alto do Vieiro, em ambos os sentidos. Numa das paredes envelhecidas está também o retrato da filha de Ricardo Romero.
"Todos os cães têm uma história e todos existem. Todas as histórias são verdadeiras. Infelizmente, temos um mundo muito rico de histórias para contar, seja por perderem muito pelo, por se babarem muito ou porque apareceu um bebé e já não podem coexistir os dois seres. Representamos sempre a realidade", explica Catarina Dias.
Para Ricardo Romero, o "Projecto Matilha" "acaba por ser uma forma de estar na vida". O artista começou por pintar desde cedo e "inconscientemente" percebeu que quase sempre pintava figuras de animais. "Como sempre, respeitei muito a causa animal, cheguei a uma determinada altura e vi-me na obrigação de encontrar um conceito para o trabalho que vinha a desenvolver nos últimos anos. E foi assim que surgiu o ‘Projecto Matilha’”, relatou.
Quem utiliza a parede de escalada no parque radical de Leiria sobe e desce pela imagem do Bruno e do senhor Luís, o beato Salú. "Esta parede foi talvez das primeiras que comecei a pintar. Nesta altura, tinha ideia de contar às pessoas histórias reais do melhor amigo do homem, fosse ele animal racional ou irracional. Histórias felizes e histórias menos felizes", revelou Ricardo Romero.
A figura do homem representa o senhor Luís, de Évora, cidade de onde Ricardo Romero é natural. "É uma pessoa que toda a gente conhece como 'beato Salú'. É um filósofo da rua. É uma pessoa que pinta, que escreve, que tem um mundo muito próprio. É um amigo das pessoas de Évora, que tem valores como o companheirismo, amizade e lealdade".
Já o Bruno é um boxer, que foi resgatado em Espinho, juntamente com o Gaspar (o cão de Romero). "Foi adotado por uma senhora, mas até aos cinco, seis anos foi um cão muito mal tratado."
O objetivo "primordial" do "Projecto Matilha" é "chamar a atenção das pessoas para a causa animal e até mesmo para causas sociais e flagelos da sociedade", porque, "ninguém passa indiferente a estas peças", frisa Ricardo Romero. que não assina os desenhos. "Só isso, já obrigava as pessoas a terem curiosidade sobre o que esse estava a passar".
Catarina Dias acrescenta que o "Projecto Matilha" "incide essencialmente nos direitos dos animais, mas também se vê um bocadinho o animal como uma representação do animal não humano mas também humano".
O Loli, por exemplo, "é um animal que não tem um olho, é deficiente, certamente até foi essa a razão que o fez ser abandonado e é substituir a imagem do animal pela imagem de uma pessoa onde também ela sofre de maus-tratos e é negligenciada e excluída socialmente por ser portadora de uma deficiência, por ser de uma raça diferença".
"A luta que queremos pelo animal acaba por ser a luta que também é feita pelos direitos humanos. Pelos animais vemos como é que se tratam os humanos, sobretudo, os com mais fragilidades, como os portadores de deficiência, crianças, idosos, oriundos de origens diferentes. Este novo projeto quer refletir sobre isso, mas também agir".

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Viabilidade da Linha do Oeste confirmada

A notícia na edição on-line do jornal Público
http://www.publico.pt/local/noticia/linha-do-oeste-esteve-na-lista-dos-encerramentos-de-2011-mas-hoje-e-um-caso-de-sucesso-1709000

Linha do Oeste esteve para fechar mas hoje é um caso de sucesso
Bastou uma alteração nos horários para que a linha que o Governo quis fechar aumentasse o número de passageiros

Desde que em Setembro de 2013 a CP alterou a sua oferta na linha do Oeste reforçando o eixo Caldas da Rainha – Coimbra, a procura aumentou 12% no espaço de um ano e deverá chegar ao fim de 2015 com um acréscimo de 158% face a 2011, ano em que o governo decidiu fechar aquele troço.
A medida constava do PET (Plano Estratégico de Transportes) em 2011. Até ao fim desse ano deveria ser suprimido o serviço de passageiros entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz, substituído por um serviço de autocarros a concessionar a uma empresa rodoviária.
Os protestos da população e de autarcas, em que se distinguiram conhecidos presidentes de câmara do próprio PSD, levaram o Governo a recuar. Uma então criada Plataforma de Defesa da Linha do Oeste apresenta um estudo, da autoria do especialista Nelson Oliveira, que propõe uma alteração nos horários por forma a ligar este corredor ferroviário à linha do Norte em Coimbra.
Quatro anos depois é o próprio presidente da CP, Manuel Queiró que não se cansa de dizer que a linha do Oeste foi das que teve mais procura nos últimos anos.
Globalmente, de 2012 para 2015 a procura nesta linha aumentou 122% (considerando que só há dados disponíveis até Agosto deste ano, o PÚBLICO estimou um valor total para 2015 acrescentando mais quatro meses com a média dos anteriores). Mas no troço que esteve para encerrar esse aumento foi de 158%.
Em termos de receita para a CP este aumento foi mais do que proporcional porque antes os comboios iam para Figueira da Foz e agora vão para Coimbra, o que representa mais PK (passageiros x quilómetros) percorridos. E há ainda o efeito induzido pela maior procura na linha do Norte, nas ligações a Aveiro e Porto, pelos passageiros vindos do Oeste.
Tudo isto com menos gastos porque o estudo então apresentado propunha também uma nova gestão da rotação do material circulante. Entre 2011 e 2014 os custos da CP nesta linha reduziram-se de 7,3 para 5,7 milhões de euros.
Ainda assim, o sucesso na linha que o que governo queria fechar foi conseguido com a aplicação de apenas uma das quatro medidas sugeridas no referido estudo – comboios directos para Coimbra. O documento previa ainda uma campanha publicitária que nunca foi realizada e ligações rodoviárias (na altura prometidas por alguns autarcas) entre as estações e o centro das localidades.
Por exemplo, em Leiria não há ligações coordenadas entre os horários dos comboios e o centro da cidade e em Valado dos Frades nunca se cumpriu a promessa dos presidentes de câmara em colocar autocarros de ligação a Nazaré e Alcobaça.
Outra medida pretendia assegurar a continuidade do serviço nas Caldas da Rainha, acabando com os transbordos. No entanto, a CP continua a obrigar os passageiros a mudar de comboio naquela estação por razões meramente operacionais, desligadas do óptica comercial e do conforto dos clientes.
No centro da campanha eleitoral
Segundo a CP, “a linha do Oeste está condicionada pelas condições estruturais disponíveis e a falta de investimento na infraestrutura”. Isto é: falta a electrificação e instalação de modernos sistemas de telecomunicações e sinalização num corredor ferroviário que ainda funciona como nos fins do século XIX, totalmente dependente de meios humanos.
Não surpreende, assim, que a linha do Oeste seja uma bandeira na campanha eleitoral de todos os partidos.
Maio de 2011. A então deputada do CDS/PP, Assunção Cristas, viaja de comboio com uma comitiva do seu partido entre Leiria e Caldas da Rainha numa acção de campanha eleitoral. Objectivo: reivindicar a modernização da linha do Oeste e protestar pelo então governo PS nada ter feito por este corredor ferroviário. Em Junho há eleições, a deputada passa a ministra e será um secretário de Estado do seu partido, Sérgio Monteiro, que decide, em Outubro, fechar a linha a norte das Caldas da Rainha.
Quatro anos depois, nem o PSD nem o CDS fizeram ainda campanha eleitoral em comboio, mas a modernização da linha do Oeste continua (na verdade desde há 30 anos) como uma das promessas mais reiteradas de todos os partidos. Só nos últimos dez dias PDR, BE, Livre/Tempo de Avançar e CDU fizeram já acções de campanha em que os candidatos viajaram de comboio nesta linha.

domingo, 27 de setembro de 2015

Burinhosa cede empate

O CCRD Burinhosa empatou a 3-3 em casa frente à AD Fundão.
Com este empate, a equipa manteve o 5º lugar, somando 7 pontos (4J;2V1E1D;10-10).
O líder é o Benfica com 12 pontos em 4 jogos.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?jornada_in=4&id_edicao=88276&fase=83368

sábado, 26 de setembro de 2015

Programa de fruta nas escolas do concelho

Via Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=edda0aa2-b0e5-4b59-8948-b90b877a9aa8&edition=179

Pelo 2º ano consecutivo
Câmara Municipal de Alcobaça adere à iniciativa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”

A Câmara Municipal de Alcobaça aderiu pelo 2º ano consecutivo à iniciativa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, tornando-se “Autarquia Parceira” da 5ª edição do projeto. Está, deste modo, lançado o desafio a todas as escolas do município para se inscreverem gratuitamente e implementarem este programa educativo no ano letivo 2015-2016. 
No ano letivo de 2014-2015, a autarquia associou-se a esta iniciativa, na qual participaram 5 escolas/jardins-de-infância, 16 turmas, envolvendo 323 alunos, tendo sido uma das turmas/escolas selecionada como finalista a nível nacional no concurso “Hino da Fruta”. 
Para a vereadora da Educação Inês Silva, “este projeto dá continuidade e complementa, todo o trabalho que tem sido desenvolvido pela autarquia, em prol da promoção de hábitos alimentares saudáveis junto da comunidade geral e, principalmente, junto da comunidade escolar, contribuindo para a diminuição da obesidade infantil”. 
A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil quer, estender já neste ano letivo 2015-2016, o projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” a todas as escolas de 1º ciclo e jardins de infância do Município de Alcobaça. As inscrições para a 5ª edição desta que é já considerada a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal abriram esta semana e prolongam-se até 9 de outubro de 2015. Podem inscrever-se todos os estabelecimentos de ensino interessados, públicos e privados, através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210961868. 
Depois do sucesso das edições anteriores que envolveram no total 183.395 alunos de vários concelhos do país, «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil. 
O projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» regressa às escolas no início do ano letivo 2015/2016 para prevenir uma realidade preocupante: 74% das crianças portuguesas não ingere fruta na quantidade recomendada diariamente, das quais 7% não consome qualquer porção de fruta por dia. Este baixo consumo de fruta provoca carências nutricionais e tem efeitos muito negativos para a saúde: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2, logo desde a infância. Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças afetadas por esta epidemia mundial: uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso. 
A adesão a esta iniciativa de educação para a saúde está disponível para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares, ATL's, públicos ou privados, sendo apenas necessária uma inscrição gratuita através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210961868 até 9 de outubro de 2015. 
Sobre a APCOI 
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. 
A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. «O nosso modelo de atuação incide na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares» (Mário Silva, presidente e fundador da APCOI). 
Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 202.531 crianças através das seguintes iniciativas: 183.395 inscritas em quatro edições do projeto «Heróis da Fruta»; 6.415 em ações de distribuição gratuita de fruta; 8.000 estiveram nas três edições da «Corrida da Criança»; 3.230 participaram em oficinas de alimentação saudável e exercício físico; 1.491 foram atendidas por nutricionistas em sessões gratuitas de aconselhamento personalizado. Saiba mais em www.apcoi.pt

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Biblioteca de verão ultrapassa o milhar de utentes

A notícia na edição 1153 do Região de Cister

Pataias
Biblioteca de Verão registou visita de 1.300 veraneantes

A Biblioteca de Verão de Paredes da Vitória encerrou a atividade no dia 31 de agosto, “com o sucesso habitual”, conforme confirmam os responsáveis pelo polo da Biblioteca/ Espaço Cultural de Pataias.
No decorrer do período de atividade, o espaço registou a visita de 1.324 veraneantes, que requisitaram 134 livros, consultaram jornais diários e regionais ou usaram a rede da Internet. Encerrada em julho e agosto, a Biblioteca de Pataias voltou a abrir portas no dia 1 de setembro. No próximo dia 5 de outubro aquele espaço é palco do regresso às aulas da Universidade Sénior de Pataias (USP), acolhendo até dia 9 a Semana Aberta da USP.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Receção aos professores que trabalham no concelho

A notícia no portal Oeste Global:
http://oesteglobal.com/Camara_Municipal_oferece_um_Passeio_de_Boasvindas_aos_professores_do_concelho_de_Alcobaca

Câmara Municipal oferece um Passeio de Boas-vindas aos professores do concelho de Alcobaça

Cerca de 180 professores do concelho responderam afirmativamente ao convite endereçado pela Câmara Municipal de Alcobaça para participarem no Passeio de Boas-vindas, uma iniciativa que assinala o regresso ao trabalho para mais um ano letivo, e que serviu de rampa de lançamento do projeto “Era uma vez… Monges, Reis e Cavaleiros”.
O passeio decorreu no dia 8 de setembro, com início no Jardim do Amor, onde a Vereadora da Educação, Inês Silva, recebeu os docentes: “temos cerca de 6000 alunos no concelho e os professores têm feito um trabalho importante no sentido de dar respostas eficazes e sustentadas aos desafios colocados por esta alargada comunidade escolar. O Município quer, com esta iniciativa, agradecer o trabalho realizado por todos vós e demonstrar a sua disponibilidade para colaborar e contribuir para o sucesso deste novo ano escolar.”
Inês Silva fez-se acompanhar dos diretores dos Mosteiros da Batalha e de Alcobaça – Dr. Joaquim Ruivo e Dra. Ana Pagará, respetivamente – para lançar o novo projeto-roteiro “Era uma vez… Monges Reis e Cavaleiros”. A iniciativa vai permitir que os alunos do 4º ano possam visitar os Mosteiros de Alcobaça, Batalha e o Convento de Cristo em Tomar, sendo-lhes oferecido um passaporte onde poderão registar a sua passagem por estes locais: “temos o privilégio de viver e trabalhar numa região com fácil acesso a três monumentos que são Património da Humanidade. Será uma oportunidade de ouro para estes alunos poderem visitar estes edifícios antes de terminar o primeiro ciclo de escolaridade”, sublinhou a Vereadora Inês Silva.
Depois de um brinde com ginja de Alcobaça no Jardim do Amor, o Passeio de Boas-vindas seguiu para o Mosteiro de Alcobaça incluiu ainda uma passagem pelo Parque dos Monges e pelo Museu do Vinho de Alcobaça.
Durante o passeio, os docentes foram acompanhados por técnicos especializados, que apresentaram uma nova abordagem pedagógica ao património, direcionada às escolas.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Manuais escolares oferecidos pela Câmara

A notícia no portal Oeste Global em:
http://oesteglobal.com/Projeto_Pioneiro_de_apoio_a_comunidade_escolar_Arranca_em_Alcobaca

Projeto Pioneiro de apoio à comunidade escolar Arranca em Alcobaça

A Câmara Municipal de Alcobaça assinalou o arranque do ano letivo 2015-2016 com uma visita às escolas de Martingança, Benedita e São Martinho do Porto onde o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, entregou, aos alunos, os primeiros kits de material e manuais escolares, no âmbito do Plano de Ação Social Alargada.

Trata-se de um projeto pioneiro que não só apoia toda a comunidade escolar que frequenta o 1º ciclo como procura incutir um sentido de responsabilidade aos alunos que recebem os materiais e os manuais.
Este plano consiste num sistema de concessão de materiais escolares e de empréstimo de manuais a todos os alunos do 1º ciclo, sem exceção.
Os alunos do 1º ano recebem gratuitamente os manuais escolares. Os alunos dos restantes 3 anos do 1º ciclo serão responsáveis por preservar os manuais que recebem por empréstimo para que estes possam ser utilizados pelos colegas dos anos seguintes.
Todos os alunos do 1º ciclo recebem gratuitamente um conjunto de materiais escolares essenciais para o trabalho diário na sala de aula, nomeadamente: mochila, pasta de arquivo, borracha, esferográficas de três cores, caixas de lápis de cor, apara-lápis, régua, cola líquida, tesoura, cadernos com folhas pautadas e quadriculadas, micas e dossiers para as folhas dos manuais, um bloco de folhas pautadas e um bloco de folhas quadriculadas.
“Todas as crianças merecem ter as mesmas oportunidades no início do seu percurso escolar e é isso mesmo que a Câmara de Alcobaça garante com esta iniciativa”, afirmou Paulo Inácio, reforçando que se trata de “uma ajuda para as famílias que deste modo sabem que podem contar com o seu município para os ajudar a suportar os elevados custos destes materiais que agora estão ao seu dispor gratuitamente”.
O edil da Câmara de Alcobaça acrescentou que “este esforço é feito para garantir as melhores condições de trabalho e de ensino para os alunos”.
“Outros municípios tentaram seguiram o nosso exemplo quando anunciámos o nosso projeto mas o método escolhido por Alcobaça difere dos demais no sentido em que as crianças trabalham com os manuais na escola tendo apenas que transportar para casa as fichas de trabalho que os professores determinam. Não queremos que os nossos alunos andem carregados com o peso brutal dos manuais e dos materiais escolares”, explicou Paulo Inácio.
Para a vereadora da Educação Inês Silva “este projeto é inovador, pois cria uma verdadeira bolsa de empréstimo dos manuais e oferece um kit essencial de material escolar que certamente fará a diferença nos orçamentos familiares. Estamos obviamente abertos a melhorias e sugestões para que o projeto possa evoluir. O Município de Alcobaça assume este compromisso para com o bem-estar da comunidade escolar e esperamos que esta o acolha de modo a que o trabalho desenvolvido na sala de aula seja produtivo”

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Semana Aberta na Universidade Sénior de Pataias

A notícia na edição 1152 do Região de Cister de 17 de setembro de 2015

Pataias
Universidade Sénior promove semana aberta no próximo mês

Com o objetivo de dar a conhecer a dinâmica da Universidade Sénior de Pataias, a comissão instaladora vai promover, entre os dias 5 e 9 de outubro, uma Semana Aberta, “para todos os que queiram inteirar-se sobre o funcionamento da Universidade e assistir às aulas que já tenham começado”, como explica Agnelo Ferreira, membro da comissão. 
Cerca de 70 alunos já estão inscritos para o ano letivo 2015/2016, sendo 17 novos alunos. “Acreditamos que, na semana de início de aulas, vão haver novas matrículas, já que muitos alunos aguardam pela saída dos horários para conjugar a disponibilidade”, afirma. As aulas começam no dia 5 de outubro.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Aresentação de cursos no Auditório dos Bombeiros

A notícia na edição 1152 do Região de Cister de 17 de setembro de 2015

Pataias
Auditório dos Bombeiros acolhe conferência do Centro Educacional

O auditório da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pataias vai acolher, no próximo dia 26, uma conferência pública organizada pelo Centro Educacional de Alcobaça.
A sessão, que visa apresentar os novos cursos promovidos pela instituição cultural sem fins lucrativos e que divulga os seus temas de atualidade à população em geral, vai ter início às 16:30 horas. Antropologia, psico-astrologia, cosmologia, meditação e alquimia são os temas específicos que vão ser apresentados na conferência pública. A entrada é gratuita.

domingo, 20 de setembro de 2015

Burinhosa vence

Na terceira jornada o CCRD Burinhosa foi vencer fora os Leões de Porto Salvo por 3-1.
A equipa ocupa o 6º lugar com 6 pontos (3J;2V1D;7-7).
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=88276

sábado, 19 de setembro de 2015

Zona de caça municipal de Pataias

Zona de caça Municipal de Pataias

Portaria 683/2009 de 25 de junho

Pela Portaria 1042/2003, de 22 de Setembro, alterada pela Portaria 1410/2003, de 23 de Dezembro, foi criada a zona de caça municipal de Pataias (processo 3404-AFN), situada no município de Alcobaça, válida até 22 de Setembro de 2009, e transferida a sua gestão para o Clube Desportivo Pataiense.
Entretanto, a entidade titular veio requerer a sua renovação.
Cumpridos os preceitos legais, com fundamento no disposto no artigo 21.º, em conjugação com o estipulado na alínea a) do artigo 18.º, do Decreto-Lei 202/2004, de 18 de Agosto, com a actual redacção, ouvido o Conselho Cinegético Municipal:
Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, o seguinte:
1.º Pela presente portaria esta zona de caça, bem como a transferência de gestão, são renovadas, por um período de seis anos, englobando vários terrenos cinegéticos sitos na freguesia de Pataias, município de Alcobaça, com a área de 6480 ha.
2.º De acordo com o estabelecido no artigo 15.º da legislação acima referida, os critérios de proporcionalidade de acesso dos caçadores a esta zona de caça passam a ser os seguintes:
a) 60 % relativamente aos caçadores referidos na alínea a) do citado artigo 15.º;
b) 10 % relativamente aos caçadores referidos na alínea b) do citado artigo 15.º;
c) 10 % relativamente aos caçadores referidos na alínea c) do citado artigo 15.º;
d) 20 % aos demais caçadores, conforme é referido na alínea d) do citado artigo 15.º 3.º A presente portaria produz efeitos a partir do dia 23 de Setembro de 2009.
Pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Ascenso Luís Seixas Simões, Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, em 18 de Junho de 2009.

Comentário

Com a atual situação diretiva do Clube Desportivo Pataiense, qual será o futuro da zona de caça municipal de Pataias?

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Empresa de Pataias nomeada ao Prémio Mobis 2015

A notícia no portal Oeste Global - jornal digital
http://oesteglobal.com/Empresas_do_Oeste_nomeadas_para_Premio_Mobis_2015_

Empresas do Oeste nomeadas para Prémio Mobis 2015

O Prémio Mobis 2015 está a chegar. Homenagear e premiar as melhores marcas e os melhores empresários portugueses do setor do mobiliário e da decoração em diferentes categorias é, ao longo dos anos, o objetivo desta cerimónia.

O diretor do Prémio Mobis e da revista Mobiliário em Notícia, Emídio Brandão, afirma que “esta XII Gala conta com uma renovação fantástica, note-se que mais de 60% dos nomeados fazem parte dos novos talentos nacionais que emergiram nestes últimos anos. São eles designers, decoradores, arquitetos de interior, empresários, que rejuvenescem este setor em ebulição. Caso para dizer que o setor está em franco crescimento”.
Este evento de um dos setores que mais contribui para as exportações nacionais – segundo dados do INE o volume de vendas no primeiro semestre de 2015 posiciona-se acima dos 376 milhões de euros, crescimento homólogo de 8% - tem já as votações online a decorrer. 
São 15 anos de comemoração do setor do mobiliário, do design, da arquitetura, em suma, do lar. Este ano volta a realizar-se no dia 8 de outubro, pelas 20h, no Casino Estoril.
São muitas as empresas nomeadas para esta comemoração a nível nacional. De Torres Vedras estão a Sollac e a Batuke, e de Alcobaça a Spal, Flam & Luce, Sofamovel e Paulo Coelho. 
A votação está a ser muito disputada em mobiliarioemnoticia.pt.

A inauguração das instalações dos CTT em Pataias em 1961

Nos registos do museu da RTP, o guião do programa de informação “Diário Sentimental” da Emissora Nacional (rádio) onde se faz referência à inauguração das instalações dos CTT (Correios, Telefones e Telecomunicações) em Pataias.
O registo tem data de 14 de março de 1961.
O documento completo em: http://museu.rtp.pt/app/uploads/dbEmissoraNacional/Lote%2006/00007331.pdf

A parte da emissão relativa a Pataias aqui transcrita:

Foram inauguradas as instalações dos C.T.T. em Pataias. O pároco da freguesia procedeu à bênção das instalações e, após o corte da fita simbólica, diversos oradores enalteceram o melhoramento.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Material escolar entregue na Martingança

A notícia em:
http://regiaodecister.pt/pt/noticias/camara-de-alcobaca-entrega-material-escolar-na-martinganca

Câmara de Alcobaça entrega material escolar na Martingança

A Câmara de Alcobaça começou, esta manhã de quinta feira, a entregar os kits de manuais e material escolar na EB1 da Martingança.
A iniciativa da Câmara insere-se no âmbito do Plano de Ação Social Alargada e é abrangente a todos os alunos do concelho. De acordo com Inês Silva, vereadora da Educação, a aposta do executivo deve-se às "dificuldades que os pais passam em setembro por ter de comprar manuais e material escolar".
Na cerimónia de entrega, Paulo Inácio defendeu que "todas as crianças são iguais" e, por isso, "devem ter as mesmas oportunidades". O presidente da Câmara revelou, ainda, que o município concorreu a fundos comunitários para custear o investimento e que vai continuar a apoiar os alunos nos próximos anos letivos.
Gaspar Vaz, diretor do agrupamento de escolas de Cister, também esteve presente na entrega dos kits e referiu que é com muito gosto que patrocina o projeto. O docente acredita que a iniciativa "tem muitos benefícios" porque ajuda a combater o desperdício e a incentivar a poupança. 
Os alunos do 1.º ano vão receber os manuais gratuitamente enquanto os estudantes dos restantes anos de escolaridade têm a responsabilidade de preservar os materiais para que possam ser reutilizados nos próximos anos. O kit de material escolar é constituído por: mochila, pasta de arquivo, borracha, esferográficas de três cores, caixas de lápis de cor, apara-lápis, régua, cola líquida, tesoura, cadernos com folhas pautadas e quadriculadas, micas e dossiers para as folhas dos manuais, um bloco de folhas pautadas e um bloco de folhas quadriculadas
Ainda esta manhã, o executivo municipal procedeu à entrega dos materiais escolares no centro escolar na Benedita e amanhã, sexta feira, vai estar na EB1 de Sâo Martinho do Porto, às 9 horas.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A inauguração da escola primária de Pataias em 1963

Nos registos do museu da RTP, o guião do programa de informação "Diário Sentimental" da Emissora nacional (rádio) onde se faz referência à inauguração do edifício das escolas primárias de Pataias. O registo tem a data (de entrada? de emissão?) manuscrita de 8 de julho de 1963.
O documento completo em: http://museu.rtp.pt/app/uploads/dbEmissoraNacional/Lote%2006/00007441.pdf

A parte da emissão relativa a Pataias aqui transcrita:

«Com a presença dos srs. ministro das Obras Públicas, governador civil e outras entidades, foi inaugurado em Pataias o edifício escolar do Plano dos Centenários, composto de dois pisos e oito salas e que é um dos maiores e melhores do concelho, com ótimo acesso. Procedeu-se, em seguida, ao assentamento da primeira pedra para a cantina anexa às escolas.»

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Obras já começaram na estrada Pataias-Alcobaça

A notícia no site do Região de Cister
http://www.regiaodecister.pt/pt/noticias/arrancaram-obras-na-estrada-entre-pataias-e-casal-da-areia

Arrancaram as obras na estrada entre Pataias e Casal da Areia


Os presidentes das Câmaras de Alcobaça e Nazaré visitaram, esta terça-feira, os trabalhos de beneficiação da Estrada Municipal 549, que liga Alcobaça a Pataias. A obra, que está orçada em 250 mil euros, deverá estar concluída no fim de outubro. 

"Esta estrada tem problemas de condições de segurança rodoviária e há muitos anos que era reivindicada pela população dos dois concelhos. Mas por força do protocolo que conseguimos fazer com a Câmara da Nazaré é possível estarmos a executar esta obra", assinalou o presidente da Câmara de Alcobaça. "A obra é realizada em nome da segurança rodoviária e para solucionar o problema da degradação do piso", explicou Paulo Inácio, apelando à população que "depois da estrada estar requalificada não utilize a estrada com excessiva velocidade, podendo depois causar outro tipo de problemas". "Vamos estar atentos em termos de sinalética ou de alguma outra situação de reforço de segurança rodoviária", garantiu o autarca.

"Uma vez que sabemos o perigo que esta estrada coloca no estado em que está atualmente, a partir do momento em que fomos contactados pela Câmara de Alcobaça o entendimento e o acordo de partilhar os custos foi total", referiu o presidente da Câmara da Nazaré. "Sendo uma via prioritária de ligação do Casal da Areia com Pataias, atravessa uma parte bastante significativa no concelho da Nazaré e acaba por servir o lugar de Fanhais", salientou Walter Chicharro.

Com uma extensão de 4,5 quilómetros, a estrada terá alguns condicionamentos de trânsito durante o período de execução da obra, mas "não se prevê o corte da mesma". 

Esta é uma das obras mais reclamadas pelas populações do concelho de Alcobaça e que chegou a originar uma ação de protesto, em fevereiro de 2013. Cerca de meia centena de pessoas participaram num buzinão e numa marcha lenta, exigindo à Câmara de Alcobaça uma solução para uma das estradas mais movimentadas do concelho e da região.

Inicialmente, a autarquia chegou a ponderar a possibilidade de acertar com o município vizinho a revisão dos limites dos concelhos, como forma de ultrapassar a impossibilidade de intervir na via. Porém, as duas autarquias chegaram a um entendimento, repartindo o valor da obra.

domingo, 13 de setembro de 2015

Início das obras da estrada de Pataias-Alcobaça

A notícia no site da Rádio Cister
http://cister.fm/cister/destaque/inicio-das-obras-na-estrada-municipal-alcobaca-pataias/

Início das obras na estrada municipal Alcobaça-Pataias

Na próxima terça-feira, 15 de setembro, às 10:30, junto à Zona Industrial do Casal da Areia (Alcobaça), têm início dos trabalhos de Beneficiação da Estrada Municipal 549 que liga Alcobaça a Pataias. Estarão presentes o Dr. Paulo Inácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, e o Dr. Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré.

sábado, 12 de setembro de 2015

Burinhosa vence

O CCRD Burinhosa bateu por 4-1 o Rio Ave na segunda jornada do Campeonato Nacional de Futsal. A equipa somou assim os primeiros três pontos depois da derrota na semana passada.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=88276

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

CD Pataiense abdica do futebol sénior

A notícia na edição 1151 do Região de Cister

Futebol - futuro do clube em risco
Pataiense abdica da equipa sénior nas provas da AF Leiria

O Pataiense desistiu da participação na 1.ª Divisão distrital e abdicou do futebol sénior após duas décadas de atividade e nove temporadas consecutivas entre os grandes do futebol distrital.
Depois de tempos conturbados no final da temporada passada, na qual o Pataiense não conseguiu evitar a despromoção à 1.ª Divisão distrital, o clube procedeu à inscrição da equipa no segundo escalão da AF Leiria para a próxima temporada. Contudo, não reuniu as condições necessárias para competir e, segundo documentos oficiais da Associação de Futebol de Leiria, não vai mesmo disputar o campeonato.
O futuro do Pataiense ainda não está assegurado e o clube pode mesmo vir a fechar portas, por falta de uma Direção que tome as rédeas.
Entretanto, o sorteio da série C da 1.ª Divisão distrital determinou que o Alfeizerense, única equipa da região em competição, vai receber o Vidreiros na 1.ª jornada do campeonato, agendada para 11 de outubro.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Iniciadas obras na estrada de Pataias-Alcobaça

A notícia na edição 1151 do Região de Cister de 10 de setembro de 2015

Câmaras de Alcobaça e Nazaré em sintonia
Avança obra da estrada de Pataias

Os trabalhos de beneficiação da Estrada Municipal 549, que liga Alcobaça a Pataias, arrancam na próxima terçafeira. Trata-se de uma das obras mais reclamadas pelas populações no Norte do concelho de Alcobaça e que chegou a provocar uma ação de protesto em fevereiro de 2013, com um buzinão e uma marcha lenta.
A obra avança numa parceria entre as Câmaras de Alcobaça e Nazaré, uma vez que aquela via, uma das mais utilizadas na região, atravessa os dois concelhos.
Inicialmente, a Câmara de Alcobaça chegou a ponderar a possibilidade de acertar com o município vizinho a revisão dos limites dos concelhos, como forma de ultrapassar a impossibilidade de intervir na via. Porém, as duas autarquias chegaram a um consenso.
Ainda não é conhecido o total do investimento das duas Câmaras na obra.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Paredes Ocean Movement 2015

A notícia em:
http://www.surfportugal.pt/competicao/surf-regional/8170-praia-das-paredes-de-vitoria-recebeu-o-paredes-ocean-movement-2015

PRAIA DAS PAREDES DE VITÓRIA RECEBEU O PAREDES OCEAN MOVEMENT 2015

Press release - Teve lugar no passado fim de semana na praia das Paredes de Vitória o "Paredes Ocean Movement 2015".

A 3ª Edição deste evento foi organizada pela Paredes Surf School & Camp e pelo Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e contou com uma enorme afluência de atletas, tendo-se registado cerca de 80 inscritos que fizeram questão de competir nas ondas desta emblemática praia do concelho de Alcobaça. É perfeitamente notório o elevado crescimento do número de praticantes das modalidades de ondas nesta região, o que se reflecte também na participação em provas competitivas.

Assim, com a presença de bastante público na praia, os atletas tiveram oportunidade de dar um bom espectáculo em ondas que rondaram 1 metro sem vento, ainda que por alguns instantes houvesse necessidade de se interromper o evento devido ao nevoeiro. Quando as condições o permitiram e o nevoeiro desapareceu, foi possível colocar as finais em prova e as ondas não desiludiram encontrando-se em excelentes condições.

Nas categorias principais, dois atletas nazarenos levaram para casa o troféu vencedor. João Vidinha foi o vencedor em Surf Open e Rui Barreira foi quem mais se destacou no Bodyboard Open.

Classificações finais
Surf Open
1º João Vidinha
2º José Patrício
3º Diogo Bernardino
4º André Vigia

Surf Junior
1º André Vigia
2º Miguel Coutinho
3º Bruno Mendes
4º Dylan Pedrosa

Surf Masters
1º José Patrício
2º David Mota
3º Luis Martins

Surf Feminino
1º Jamila Constantino
2º Maria Gomes
3º Rita Lopes
4º Francisca Conde

Surf Junior Feminino
1º Jamila Constantino
2º Rita Lopes
3º Francisca Conde
4º Maria Gomes

Longboard
1º Hugo Trindade
2º João Eustáquio
3º Joel Santos
4º David Mota

Bodyboard Open
1º Rui Barreira
2º Miguel Prata
3º João Frade
4º Pedro Grácio

Bodyboard Junior
1º Pedro Grácio
2º Vasco Portugal
3º Daniel Carpinteiro
4º João Fialho

Bodyboard Masters
1º Miguel Prata
2º Rui Barreira
3º Nuno Roque
4º Bruno Caiano

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Acidente corta estrada de Pataias-Gare

A notícia em:
http://regiaodecister.pt/pt/noticias/acidente-corta-estrada-de-pataias-gare-0

Acidente corta estrada de Pataias-Gare

A estrada que liga Pataias a Pataias-Gare, junto à curva da vagona, esteve cortada ao trânsito na manhã deste domingo no decorrer das operações de desencarceramento dos cinco ocupantes que seguiam num ligeiro de passageiro que se despistou. 

Eram cerca das 9 horas quando os Bombeiros de Pataias foram chamados ao local. As vítimas - um ferido grave e quatro ligeiros - foram transportadas para o Hospital de Leiria. No local estiveram nove viaturas e 22 operacionais das corporações de Pataias, Maceira e Alcobaça, uma viatura da GNR e o VMER de Leiria.

domingo, 6 de setembro de 2015

Burinhosa perde

A notícia em: http://regiaodecister.pt/pt/noticias/futsal-burinhosa-sofre-goleada-na-liga

Futsal: Burinhosa sofre goleada na Liga

O CCRD Burinhosa entrou com o pé esquerdo na Liga Sportzone, ao ser goleado, este sábado, em Sandim, pelo Módicus, por 5-0.
A equipa de Kitó Ferreira chegou ao intervalo com o nulo, mas baqueou na etapa complementar. O Módicus desbloqueou o marcador aos 29', e depois aproveitou o risco assumido dos burinhosenses para ampliar o resultado. 
Na próxima jornada, a equipa da aldeia do futsal faz o primeiro jogo em casa, diante do Rio Ave.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Há verbas para o centro escolar de Pataias

A notícia em:
http://regiaodecister.pt/pt/noticias/alcobaca-garante-8-milhoes-para-investimentos

Alcobaça garante 8 milhões para investimentos

Alcobaça foi o concelho mais beneficiado na Comunidade intermunicipal do Oeste (CimOeste) com obras financiadas com fundos comunitários. O município assegurou quase 8 milhões de euros na sequência da assinatura do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, na CCDR do Centro, superando concelhos como Torres Vedras e Caldas da Rainha, de igual ou maior dimensão geográfica.
Fica, assim, assegurado financiamento para obras como os centros escolares Turquel, Alfeizerão, Cela e Pataias, a USF Benedita e a Escola Frei Estevão Martins, entre outros apoios culturais e educativos, nomeadamente o fornecimento de manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo do concelho.
Fora desta verba de cerca de 8 milhões de euros assegurada junto da CimOeste ficou a negociação do projeto de regeneração urbana, que, segundo o REGIÃO DE CISTER apurou, deverá decorrer no mês de outubro, existindo ainda outros projetos do município que podem vir a ser financiados.
A assinatura do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial decorreu com as autoridades de gestão dos programas operacionais (PO) Regional Centro 2020, Sustentabilidade e Eficiência na Utilização dos Recursos (POSEUR) e Inclusão Social e Emprego (POISE).
No caso do concelho da Nazaré, ficaram com financiamento assegurado as obras do Centro Escolar de Famalicão, do Centro Saúde da Nazaré, a iluminação pública LED e a Requalificação da Igreja Visigótica de S. Gião, após negociação entre o município, a OesteCim e a CCDR Centro.
A Comunidade intermunicipal do Oeste irá beneficiar de um apoio de 58,9 milhões de euros, que inclui intervenções prioritárias em diferentes áreas, como a inclusão, a educação e formação, a criação de emprego e a eficiência energética.

Comentário

A Câmara Municipal assegurou 8 milhões de euros para, e cito, os «centros escolares de Turquel, Alfeizerão, Cela e Pataias» (são "só" 4), a «USF Benedita e a Escola Frei Estevão Martins».
Por mero acaso, os centros escolares de Alcobaça e da Benedita e o pavilhão de Évora de Alcobaça "só" custaram 34 milhões de euros, que com juros chegarão aos 63,5 milhões de euros.
Como se pode ver: EQUIDADE.