Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Observatório Municipal

A notícia no jornal on-line Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=da328e96-1693-4c9e-855e-f5e04754008b&edition=186

Alcobaça
Câmara apresenta Observatório Municipal e Canil Municipal no dia 26 de abril
   
Paulo Inácio afirma estar a “acompanhar” as alterações no Ministério da Cultura, tendo em conta os processos de instalação de um hotel de 5 estrelas no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e de classificação, como Monumento Nacional, do Convento Cisterciense de Cós. Foi desta forma que o presidente do Executivo municipal de Alcobaça iniciou o Período Antes da Ordem do Dia na reunião de Câmara de 12 de abril. O autarca diz não esperar grandes alterações, apesar do agora ex-ministro João Soares ter sido inteirado pessoalmente por Paulo Inácio sobre estes dois dossiês, aquando da sua visita a Alcobaça.
Foi uma reunião de Câmara onde as informações mais relevantes ocorreram precisamente antes da Ordem do Dia, tendo em conta que a ordem de trabalhos era mais de caráter técnico do que político. Daí que todos os 10 pontos tenham sido também aprovados pelos vereadores da oposição, PS e CDU.
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) informou também que irá ser apresentado, no próximo dia 26 de Abril, às 15h00, o Observatório Municipal. O Objetivo é saber-se como está o concelho em diferentes áreas, nomeadamente do ponto de vista económico, demográfico, turístico, etc..
Paulo Inácio defende a inclusão do maior número possível de indicadores no Observatório Municipal, inclusive os referentes à própria Câmara Municipal, a partir de 2017, uma vez que serão ferramentas que permitirão aos futuros executivos camarários hierarquizar da melhor forma possível as prioridades para o concelho. Um segundo passo será apresentar essa mesma informação à Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM), criando-se assim uma base de dados a nível regional.
No mesmo dia 26 de abril, após a apresentação do Observatório Municipal, o Executivo camarário irá inaugurar o Canil Municipal, equipamento que, de resto, já se encontra em funcionamento. Esta inauguração do Centro Oficial de Recolha de Animais deverá ocorrer a partir das 16h30, disse ainda Paulo Inácio.
O autarca informou também os restantes vereadores que, no dia 28, o Tribunal de Alcobaça será visitado, entre as 15h00 e as 16h00, pela Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro.
Nesse mesmo dia, mas às 18h00, a autarquia fará a apresentação da edição de 2016 do evento “Books & Movies”, pela mão da vereadora Inês Silva.
Concluídas as informações da maioria PSD, foi a vez dos vereadores eleitos pelo PS apresentarem as suas questões ao Executivo camarário. 
José Canha começou por alertar para a “falta de qualidade” da água do Rio da Areia, no Casal da Areia, e que é utilizada na agricultura. Para além de poluírem a água, as descargas poluentes também entopem os tubos de rega, causando prejuízos aos agricultores. Sobre esta matéria, a maioria garantiu que irá atuar em conformidade e lembrou que a GNR está já a investigar este caso. O vereador socialista exortou o Executivo a resolver o problema antes do inicio da próxima época de rega, em junho. 
Eugénia Rodrigues, também do PS, perguntou quais as “medidas concretas” de apoio à natalidade, tendo em conta que a autarquia de Alcobaça irá passar a poupar mais de uma centena de milhar de euros quando o Governo de António Costa começar a custear os manuais escolares para o 1º ciclo. A vereadora entende que Alcobaça poderia canalizar essas verbas num apoio concreto à natalidade.
Depois de esclarecer que a medida da administração central é progressiva, ou seja apenas irá apoiar, em setembro, os alunos do primeiro ano do 1º ciclo, a maioria PSD respondeu que irá estudar um modelo a adotar nesta área a que Paulo Inácio garante estar na sua agenda.
A vereadora questionou igualmente a maioria social democrata sobre a data de conclusão das obras do passeio pedonal, junto ao Rio Alcoa, na cidade de Alcobaça e também sobre o “caso Luís Peças”.
Paulo Inácio respondeu que ainda esta semana o Mosteiro fará uma nova proposta ao cantor lírico e que a proposta inicial foi recusada (previa que se atuasse agora na sala das Conclusões, a mesma que no futuro passará a receber os turistas. Por esse motivo, terá, antes, de entrar em obras). O presidente mostrou-se também disponível para suportar os custos das atuações.
Sobre o passeio pedonal, Hermínio Rodrigues afirmou que o “contrato está feito” e que as obras demorarão “dois meses”. Paulo Inácio acrescentou que pretende reabrir o espaço em julho deste ano.
Sobre o prédio Dr. Manuel Almeida, o PS perguntou o que é que se irá fazer ao edifício, entretanto desocupado pelo Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça. Contudo, o prédio, onde se lecionou formação pós-graduada, ainda tem em funcionamento um Gabinete de informação universitária, de Coimbra. Como resposta a esta questão, que também foi levantada pelo vereador Carlos Bonifácio, eleito pelo CDS, a maioria referiu que, antes de tudo, é necessário atualizar-se o plano de intervenção para o imóvel.
Carlos Bonifácio perguntou também “pelo ponto da situação” do processo de iluminação do Mosteiro de Alcobaça. Paulo Inácio respondeu que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) recebeu, esta semana, um e-mail da CMA a informar que pretende “começar a colocar iluminação no chão da Praça D. Afonso Henriques” e que terá mais informações a prestar no dia 15.
Rogério Raimundo, vereador da CDU, apresentou um conjunto de questões, tendo começado por perguntar à maioria se a demissão de João Soares iria atrasar a candidatura do Convento de Cós – o objetivo é obter a classificação de Monumento Nacional. O presidente espera que não haja atrasos, mas lembrou que a responsabilidade pelo processo está agora nas mãos da DGPC.
O vereador questionou também sobre o regresso do cinema a Alcobaça, tendo o Executivo respondido que foi agora aberto um novo concurso público, uma vez que o primeiro ficou deserto.
Sobre a ponte de Chiqueda, Rogério Raimundo foi informado, pelo presidente da CMA, que está prevista uma intervenção para lhe retirar o cimento e colocar à vista a estrutura em pedra, de forma a que fique com um aspeto mais “medieval”.
Quanto à questão da calçada de São Martinho do Porto, o eleito pela CDU escutou Hermínio Rodrigues explicar que o projeto “entrará em obra” no próximo mês de maio.
Rogério Raimundo quis também esclarecimentos sobre o Armazém das Artes, um espaço fechado ao público, mas que tem recebido vários eventos pontuais. Paulo Inácio garantiu que a autarquia também deseja que o processo se resolva. Recorde-se que a Lei que extinguiu as fundações havia retirado esse mesmo estatuto à Fundação, criada por José Aurélio, sendo esse o motivo do seu fecho ao público.
Por sua vez, a vereadora Inês Silva informou os restantes vereadores que a autarquia irá realizar, no próximo dia 3 de junho a Gala do Desporto. O evento, que terá um júri composto por jornalistas dos órgãos de comunicação local, irá distinguir os melhores atletas e clubes do concelho.
Inês Silva divulgou também que dia 18 estará na Alemanha a participar num congresso da Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses onde irá defender a entrada neste grupo restrito do Convento de Cós. 
Ainda na área do desporto, a vereadora do PSD lembrou que no dia 25 de Abril, decorrerá mais uma edição do “Caminhar em Liberdade” e que no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que terá, este ano, como tema o Desporto, a autarquia irá promover um conjunto de iniciativas alusivas, nomeadamente uma caminhada noturna, de sete quilómetros, assim como disponibilizar uma pista de karts para crianças.
Estas informações deram por concluído o período antes da ordem do dia.Todos os pontos foram aprovados pelo conjunto dos vereadores do PSD, PS e CDU, assim como pelo presidente do executivo alcobacense.

Sem comentários:

Enviar um comentário