Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Concelho de Alcobaça com balança comercial positiva

A notícia em:
https://jornaloeste.pt/Balanca_comercial_de_Alcobaca_com_saldo_positivo_superior_a_81ME_em_2016

Balança comercial de Alcobaça com saldo positivo superior a 81ME em 2016

O concelho de Alcobaça é responsável por 22 por cento das exportações de toda a região Oeste e atingiu em 2016 uma balança positiva superior a 81 milhões de euros, de acordo com dados do Observatório Social revelados hoje.
“Temos uma balança comercial positiva acima do 150%, o que revela a dinâmica económica do concelho”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, com base nos resultados dos indicadores económicos, recolhidos ao longo do ano pelo Observatório Social.
O documento, apresentado hoje à comunicação social, precisa que o concelho exportou, em 2016, bens no valor de 238 milhões de euros, e importou apenas 156 milhões, o que resultou num saldo positivo de 81,2 milhões de euros.
Números que, para o autarca, fazem de Alcobaça o município “com melhores resultados” entre os 12 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), que no conjunto atingiram, no ano passado, uma balança comercial negativa de 221,9 milhões de euros, revela o Observatório.
Os indicadores atribuem ainda a Alcobaça a responsabilidade por “22 por cento do total das exportações da região”, apesar de no concelho viverem apenas 14 por cento (56.693) dos 362.540 habitantes da área da OesteCim, composta pelos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
O concelho registou igualmente o maior número de projetos aprovados (84) no âmbito do Portugal 2020 na região onde Torres Vedras se situou na segunda melhor posição, com 48 projetos aprovados e, na última posição ficou o Cadaval, com apenas quatro.
Os 84 projetos representam investimentos superiores a 26 milhões de fundos comunitários aprovados e uma despesa elegível de 41,8 milhões de euros.
Dos indicadores apresentados, Paulo Inácio ressalva ainda o facto de Alcobaça ter uma taxa de desemprego de 6,4%, “quase metade da média nacional [11,1], tendo-se registado, desde junho do ano passado, todos os meses, uma descida do número de inscritos no Centro de Emprego”.
Segundo o Observatório, o número de inscritos no Centro de Emprego manteve uma tendência ascendente entre janeiro e junho, mas desceu nos últimos meses do ano para os 1.679 desempregados.
O Observatório, criado em abril de 2016, é uma ferramenta de recolha, tratamento e divulgação de estatísticas sobre o concelho, sendo os dados disponibilizados através de uma página na internet.
Entre os dados disponibilizados contam-se indicadores relativos à demografia, emprego, mobilidade social, atividade económica, educação e turismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário