Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Exposição da indústria vidreira em Pataias

No Museu do Vidro da Marinha Grande, exposição relativa às indústria vidreiras de Pataias.
Das terças aos domingos, até 28 de outubro.
Entrada gratuita.


As indústrias vidreiras de Pataias

A fundação das indústrias de vidro em Pataias, contribuiria notavelmente para o desenvolvimento industrial da freguesia numa altura em que apenas os fornos da cal se afirmavam como única indústria pataiense.
A empresa vidreira de Pataias, fundada em 1921, contribuiria não só para o desenvolvimento económico, como também social, marcando a paisagem com as suas instalações fabris junto da linha do oeste em Pataias-Gare.

Tasquinhas da Martingança


quarta-feira, 26 de setembro de 2018

CTT de Pataias encerram até ao final do ano

A Estação dos CTT de Pataias vai encerrar até ao final do ano de 2018. A informação foi avançada pelo Presidente da Junta da União de Freguesias de Pataias e Martingança, Valter Ribeiro, na sessão da Assembleia de Freguesia decorrida ontem, 25 de setembro.
O Presidente da Junta informou que tomou conhecimento da intenção dos CTT em julho e que a mesma lhe foi apresentada como irrevogável e definitiva. É intenção da empresa concessionar o serviço, podendo ser à Junta ou a uma empresa particular. A Assembleia de Freguesia pronunciou-se, unanimemente, que o Executivo da Junta envidasse todos os esforços de forma a manter os serviços abertos, mesmo que isso signifique a Junta assumir essa tarefa e até, eventualmente, a compra do próprio edifício dos correios. 

No período de antes da ordem do dia, Célia Santos (PS) referiu que junto ao quiosque da Martingança, os clientes aliviam as sua necessidades fisiológicas em plena via pública quando existem uns sanitários público a alguns metros de distância. Referiu ainda a necessidade de construir uma casas de banho públicas junto ao novo parque infantil na Martingança.
Liliana Vitorino (PS), inquiriu sobre os 400 mil euros que, alegadamente, virão para a freguesia em consequência dos incêndios florestais de 2018. Valter Ribeiro respondeu que tal verba ainda não chegou, que irá demorar algum tempo para que tal aconteça, mas que há já contactos com a Associação Florestal (APFCAN) no sentido de se proceder à reflorestação de parte da área ardida.
Nuno Ferreira (CDS) apontou as más condições da estrada que liga o cruzamento de Fanhais na EN242 à praia da Légua, questionou sobre o início das obras do Centro Escolar e referiu a necessidade de saneamento nos Pisões.
Paulo Pereira (PSD) alertou para o estrangulamento do trânsito e estacionamento na Mina do Azeiche, junto à discoteca, e para as arribas em Água de Madeiros.

No período reservado à participação do público, Francisco Ferreira alertou para a necessidade de elevar a lomba junto à Filarmónica de Pataias, como medida preventiva para redução de velocidade junto a um edifício frequentado por dezenas de crianças. Referiu ainda a necessidade de pintar as guias da Estrada Atlântica e para o mau estado de parte da estrada entre o Vale de Paredes e Burinhosa. Referiu ainda a falta de civismo dos automobilistas na praia das Paredes no que se refere ao estacionamento.
Um grupo de moradores do Mato Pinheiro apresentou um abaixo assinado de 41 assinaturas referente à instalação de um caixote do lixo que um morador insiste em rejeitar, vandalizando até obras feitas pela Junta para a instalação do mesmo.
Paulo Grilo mencionou documento da Agência Portuguesa do Ambiente que prevê a retirada e demolição de casas em Água de Madeiros, afirmando a sua convicção que perante tal cenário, nada será feito para uma estabilização das arribas.
Referindo-se às obras da Av. Rainha Santa Isabel, manifestou-se contra as mesmas, afirmando que o projeto apresentado vai contra as correntes atuais do planeamento urbano que lutam por retirar e diminuir o peso do automóvel no centro das cidades, privilegiando as pessoas e os moradores. O atual projeto está feito de forma a melhorar o atravessamento da vila em detrimento da melhoria das condições de vida e dos moradores de Pataias. Tendo feito esta “declaração de interesses”, questionou se as alterações apontadas ao projeto em Assembleias anteriores foram tidas em conta. Uma vez que não é conhecida uma versão final do mau projeto (oportunidade perdida para os próximos 40 anos, disse), pediu que o mesmo fosse apresentado à população.

Mais sobre a requalificação da Avenida Rainha Santa Isabel:

http://sapinhogelasio.blogspot.com/2016/05/requalificacao-da-avenida-rainha-santa.html

http://sapinhogelasio.blogspot.com/2016/05/assembleia-de-freguesia-apresentacao-do.html

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Assembleia de Freguesia de Pataias

Assembleia de Freguesia de Pataias, hoje dia 25 de setembro, pelas 21h no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias.

Ordem de Trabalhos:

Período antes da ordem do dia
1 - Análise da situação financeira
2 - Apreciação do relatório de atividades
Período depois da ordem do dia (reservado ao público)

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

CCRD Burinhosa perde em casa

A notícia em:
https://www.regiaodecister.pt/noticias/futsal-ccrd-burinhosa-surpreendido-pelo-fundao

Futsal: CCRD Burinhosa surpreendido pelo Fundão

O CCRD Burinhosa foi derrotado, este sábado, por 5-8, pelo Fundão na estreia caseira na Liga SportZone de futsal.

Os burinhosenses assinaram uma 1.ª parte de bom nível e foram para o intervalo a vencer por 3-1, com um hat-trick de Matheus (2', 4' e 19').

Contudo, os visitantes entraram de rompante após o intervalo e deram a volta ao marcador. Lazarevic (30') ainda fez o 4-4, mas o Fundão voltou à vantagem e no último minuto disparou no placar, já depois de Marquinhos ainda ter reduzido para 5-6 (36').

A equipa de Alex Pinto soma, assim 1 ponto após duas jornadas no campeonato.

domingo, 23 de setembro de 2018

ALEB da Benedita

A notícia em:
http://www.regiaodecister.pt/noticias/camara-de-alcobaca-avanca-com-65-milhoes-de-euros-para-1a-fase-da-aleb

Câmara de Alcobaça avança com 6,5 milhões de euros para 1.ª fase da ALEB


A Câmara de Alcobaça precisa de 6,5 milhões de euros para avançar com a 1.ª fase da construção da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), revelou Paulo Inácio. 

O autarca do PSD explicou na última reunião de Câmara que em breve “vai abrir um aviso para fundos comunitários para duas zonas ardidas” nos incêndios de 2017 e que “no início do ano que vem a nossa [candidatura para a Benedita] estará confirmada”.

O vereador Carlos Bonifácio (CDS-PP) pediu, na sessão pública do executivo, que a Câmara “dê um sinal inequívoco de que quer construir a ALEB, senão as pessoas começam a duvidar da vontade dos políticos em fazer aquele projeto”.

O estudo de impacte ambiental da ALEB pode ser consultado aqui.


sábado, 22 de setembro de 2018

Books & Movies

A notícia em:
https://www.regiaodecister.pt/noticias/books-movies-propoe-102-atividades-em-nove-dias

Books & Movies propõe 102 atividades em nove dias

A 5.ª edição do Books & Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, que decorre de 8 a 14 de outubro, traz a Alcobaça 102 atividades culturais.

Com o principal objetivo de "despertar o interesse pela cultura e as artes", poderá assistir a 22 conversas com escritores, autores, realizadores e atores, três concertos/espetáculos, 11 sessões de teatro, 15 sessões de cinema, três exposições, oito sessões "Books & Cooking" e 39 ateliês e oficinas com história. Haverá ainda o Mercado do Livro, a Gala Books & Movies e o Rock Fest, no Museu do Vinho.

Este ano o homenageado do festival é o ator Ruy de Carvalho, que sobe ao palco no Cine-teatro a Gala Books & Movies, no dia 14 de outubro pelas 21 horas. Na segunda parte da gala, o ator apresentará ainda o espetáculo "Trovas & Canções, Atores, Poetas e Cantores".

A família Natividade também será homenageada com duas exposições que assinalam os 100 anos da morte de Manuel Vieira Natividade; 50 anos da morte de Joaquim Vieira Natividade; 50 anos da abertura da Estação Nacional de Fruticultura; 60 anos da primeira exibição do filme “Flores: Mundo de Beleza”.

Fernando Pessoa, a propósito dos 130 anos do seu nascimento; José Saramago, que será adaptado para o teatro em duas peças baseadas em obras do Nobel da Literatura, distinção atribuída ao escritor português há 20 anos; e Luís Vaz de Camões, o grande poeta português, também considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental, no qual o coreógrafo Daniel Cardoso se inspirou para o espetáculo de abertura do festival, “Saudade – Back to Fado” serão os três grandes vultos da literatura portuguesa em destaque.

Está ainda agendada uma extensão do Books & Movies nos dias 18 e 19 de outubro. No primeiro dia será exibido o filme "Pedro e Inês" em estreia nacional, com a presença do realizador António Ferreira, no Cine-teatro de Alcobaça. Já no dia 19, no mesmo local, será exibido o documentário “Terras de Cister – Um legado para o futuro”, realizado por Filipe de Moura, vencedor da edição deste ano do Prémio Internacional Books & Movies.
A entrada é livre em todas as atividades, tanto as das escolas como as de público em geral, exceto a sessão de cinema “Pedro & Inês”.

O festival envolve "um trabalho interdisciplinar que possibilita uma grande aprendizagem a todos os intervenientes", sublinhou em conferência de imprensa, esta sexta-feira, a vereadora da Câmara de Alcobaça. Inês Silva deixa o convite: "Venham ao festival e continuem a consumir cultura porque isso torna-nos mais ricos na nossa visão do mundo",

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Incêndio em Água de Madeiros

A notícia em:
https://www.regiaodeleiria.pt/2018/09/fogo-em-agua-de-madeiros-entrou-na-fase-de-rescaldo/

Fogo em Água de Madeiros entrou na fase de rescaldo

Está já em fase de rescaldo o incêndio que deflagrou ao início da tarde de hoje, quinta-feira, em Água de Madeiros, na área do concelho da Marinha Grande.

De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o alerta para o incêndio foi dado pelas 12h20 e mobilizou 77 operacionais (das corporações de bombeiros da Marinha Grande, Alcobaça, Pataias, Maceira, Vieira de Leiria, Nazaré e Juncal), apoiados por 23 veículos e dois meios aéreos.

Pelas 13h37, o fogo foi considerado controlado, estando a decorrer as operações de rescaldo.

Recorde-se que a 15 de outubro do ano passado, um violento incêndio consumiu 86 por cento da área do Pinhal de Leiria.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Jogadores do CCRD Burinhosa chamados à Seleção Nacional

A notícia em:
https://www.record.pt/futebol/futsal/detalhe/jorge-braz-chama-15-jogadores-para-estagio-em-rio-maior

Jorge Braz chama 15 jogadores para estágio em Rio Maior

O selecionador português de futsal, Jorge Braz, convocou 15 jogadores para o estágio de preparação a decorrer entre os dias 23 e 25 de setembro no Centro de Estágios de Rio Maior.

A seleção portuguesa de futsal apenas tinha disputado dois jogos particulares frente à Sérvia que terminaram com duas vitórias lusas por 3-1 e 3-2, depois de se ter sagrado campeã europeia.

Entre as novidades desta convocatória destaca-se a primeira chamada à seleção principal de dois guarda-redes, Eduardo Filipe de Sousa, do Osasuna, e Rui Pedro, do Modicus. 

Jorge Braz chamou sete dos 15 jogadores que se sagraram campeões da Europa.

Lista de convocados:

- Guarda-redes: Eduardo Filipe Sousa (Osasuna/Esp), João Azevedo (Burinhosa) e Rui Pedro (Modicus).

- Fixos: João Matos (Sporting) e Nilson (Braga).

- Ala: Bruno Coelho (Benfica), Fabinho (Modicus), Márcio (Fundão), Mário Freitas (Fundão), Pedro Cary (Sporting), Ricardinho (Inter Movistar/Esp), Tiaguinho (Braga), Tiago Cruz (Rio Ave) e Gonçalo Sobral (Quinta dos Lombos). 

- Pivô: Tunha (Burinhosa).

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Burinhosa empata fora no arranque do campeonati

A notícia em:
http://www.radioportalegre.pt/index.php/8-radio/9990-futsal-i-divisao-nacional-eletrico-estreia-se-com-empate-caseiro-frente-ao-burinhosa.html

Futsal/I Divisão Nacional: 
Elétrico estreia-se com empate caseiro frente ao Burinhosa

O Elétrico de Ponte Sor estreou-se, este domingo, no Campeonato da I Divisão Nacional de futsal com um empate a duas bolas frente ao Burinhosa.

A jogar em casa, a equipa de Ponte de Sor ainda esteve na frente do marcador mas o conjunto de Alcobaça acabou por empatar o jogo.

No final da partida, o treinador adjunto do Elétrico, Nuno Chumbo, sublinhou que o seu conjunto esteve bem no jogo e admitiu que “não esperava ter tanta posse de bola”.

Os golos do Elétrico saíram dos pés de Chico aos 12’ e de Nem aos 32’.

Na próxima jornada, a 22 de setembro, o Elétrico desloca-se ao reduto da Quinta dos Lombos. O pontapé de saída está marcado para às 18:30.

domingo, 16 de setembro de 2018

Detido passador de moeda falsa em Paredes da Vitória

A notícia em:
https://www.regiaodeleiria.pt/2018/09/detido-suspeito-de-roubo-e-passagem-de-nota-falsa/

Detido suspeito de roubo e passagem de nota falsa em S. Pedro e nas Paredes

Um homem foi detido esta semana pela Polícia Judiciária de Leiria por suspeito de roubo e passagem de moeda falsa, em S. Pedro de Moel, Marinha Grande, e na praia de Paredes da Vitória, Alcobaça, respetivamente.

O primeiro caso ocorreu no passado domingo à noite, tendo o suspeito, acompanhado de um outro indivíduo, abordado dois homens que circulavam a pé em S. Pedro de Moel. Ameaçaram-nos com “um objeto em tudo semelhante a uma pistola de cor preta” para lhes exigir os bens que tinham na sua posse, tendo fugido com vários artigos, entre os quais uns óculos de sol no valor de 250 euros.

Entretanto na quarta-feira, o mesmo indivíduo terá entregue a um vendedor de flores uma nota de 50 euros contrafeita para pagamento de seis flores, numa discoteca da praia de Paredes da Vitória. As flores custavam oito euros, tendo o suspeito recebido o troco de 42 euros.

Segundo adianta o Ministério Público na página oficial da Procuradoria da Comarca de Leiria, a situação suscitou suspeitas. Ao ser interpelado, o indivíduo tentou fugir e terá “agredido os seguranças do estabelecimento e empunhado na sua direção uma arma de alarme com a configuração de arma de fogo”.

Presente a primeiro interrogatório judicial esta quinta-feira, dia 13, e por considerar existir “perigo de continuação de atividade criminosa”, o juiz determinou que o arguido ficasse proibido de “contactar por qualquer meio os ofendidos” e obrigado “a permanência na habitação”. Só poderá sair de casa “para o exercício dos turnos de trabalho na fábrica onde está empregado, eventualmente sujeito a vigilância por meios eletrónicos de controlo à distância”, acrescenta o MP.

sábado, 15 de setembro de 2018

CCRD Burinhosa aposta na competitividade do futsal

A notícia em:
https://www.ojogo.pt/modalidades/futsal/noticias/interior/burinhosa-quer-estar-presente-nas-decisoes-9845169.html

Burinhosa quer estar presente nas decisões

Treinador Alex Pinto enaltece a força do clube de uma aldeia para se afirmar na I Divisão.

A aldeia do futsal é em Pataias (Leiria) e na temporada que se vizinha voltará pela quinta época consecutiva, a ser de primeira à custa da Burinhosa. Na época passada, o emblema da freguesia de Alcobaça esteve nos quartos de final do play-off da Liga de Futsal e da Taça de Portugal. Em 2018/19, o treinador Alex Pinto quer mais. "A cada ano que passa fazemos história por termos consolidado uma equipa de uma aldeia tão pequena na I Divisão. Para esta época queremos estar presentes nas fases finais de todas as competições", perspetivou. Quatro são as caras novas que a Burinhosa tem para atacar a época mas, mais importante do que os reforços foi, para Alex Pinto, conseguir que o grosso do plantel renovasse. "O mais importante foi a mantermos os jogadores que queríamos no clube. Os novos podem acrescentar algo e encaro esta época com otimismo", garantiu.

Burinhosa
Plantel: João Azevedo (GR), John Welton, Airton, Marquinhos, João Marçal (ex- Leóes de Porto Salvo), Espanhol, Diogo Tavares (ex- Casal Velho), Pimpolho, Filipinho, Russo, Tiago Pereira, Matheus, Lazarevic (ex- Ekonomac, Sérvia), Vasco Sêco, Tunha (ex- Belenenses) e Nino
Treinador: Alex Pinto

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

CCRD Burinhosa perde final da Taça de Honra

A notícia em:
https://gazetacaldas.com/desporto/u-a-olho-marinho-voltou-a-vencer-a-taca-de-honra-masculino/

U. A. Olho Marinho voltou a vencer a Taça de Honra Masculino

A União de Amigos do Olho Marinho voltou a vencer a Taça de Honra de Futsal Masculino 2018-2019, no Domingo, dia 9 de Setembro, no pavilhão da Nazaré, ao bater por 3-2 o C.D. Burinhosa.
O Olho Marinho em 2017-2018 venceu por 3-1 o C.D. Burinhosa na final.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Os números da Universidade Sénior (para comparação)

A notícia em:
verdadeiroolhar.pt/2018/09/04/inscricoes-para-a-universidade-senior-de-paredes-decorrem-este-mes/

Inscrições para a Universidade Sénior de Paredes decorrem este mês

Instituição é uma referência no concelho e assume papel vital na formação e envelhecimento activo de muitos idosos

Decorrem de 17 a 21 deste mês as inscrições para a Universidade Sénior de Paredes, instituição ligada ao Rotary Clube de Paredes que contribuiu, nos últimos 10 anos, para a promoção do envelhecimento activo de mais de 80 seniores.

Segundo Odília Rocha, responsável pela Universidade Sénior de Paredes, a instituição acredita que as inscrições para frequentar as actividades vão superar as expectativas, tendo a Universidade sido já contactada por dezenas de idosos que expressaram o desejo de se inscreverem.

“Temos para já mais de 50 contactos, mas é expectável que esse número venha a aumentar, uma vez que as inscrições fecham apenas no dia 21 de Setembro”, disse, salientando que nos últimos anos a Universidade que completa este ano o 10.º aniversário, tem sido responsável pela valorização e o enriquecimento pessoal de muitos idosos do concelho.

Falando das actividades que integram o plano de estudos da Universidade Sénior, Odília Rocha realçou que os seniores que frequentam a instituição têm a possibilidade de aprender um leque diversificado de actividades que vão da ginástica, os trabalhos manuais, pintura, música, culinária, português, matemática, informática entre outras.

A Universidade Sénior de Rotary de Paredes surgiu em 2008 a título experimental, tendo de, então, para cá, assumindo um papel relevante junto comunidade local, na preservação e divulgação dos seus usos e costumes, mas, também, interagindo com associações e instituições locais.

A Universidade arrancou inicialmente com 40 alunos e apenas cinco disciplinas. Com o decorrer anos, ampliou o seu leque de actividades e disciplinas assim como de novas aprendizagens, experiências diferentes, numa luta pelo envelhecimento activo e pelo combate à solidão.

Ao longo do tempo, a Universidade Sénior de Paredes viu, também, aumentar a sua presença junto das instituições locais, estabelecendo novas parcerias com vários parceiros locais. A Universidade Sénior de Paredes integra 14 disciplinas e 23 professores.

Comentário

O concelho de Paredes tem mais de 85000 habitantes.
A União de Freguesias de Pataias e Martingança tem cerca de 5500 habitantes.
A universidade Sénior de Pataias, em 2017/2018, teve mais de 80 alunos e cerca de 25 disciplinas...

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A exploração de pedra na Mata de Pataias

Mais um apontamento do Tiago Inácio na página do facebook "Gente que ama Pataias", com data de 30 de agosto de 2018

A cobrança pela exploração da Pedreira da mata.

(...) "A crescente extracção da pedra da pedreira da mata, principalmente com destino às fábricas de vidro na Marinha Grande, levou a Junta de Freguesia a tomar medidas. Deste modo, em reunião de 15 de Maio de 1944, deliberam que “ tendo esta junta conhecimento que tem saído da mata pública ultimamente grande porção de pedra para o Concelho da Marinha Grande, destinada à indústria, foi resolvido que entre em vigor no próximo dia 1 de Junho, a postura por esta junta anteriormente estabelecida para se mandarem afixar editais”. Assim, a partir de 1 de Junho de 1944, a Junta de Freguesia começou a cobrar 3$00 escudos por metro cúbico da pedra extraída com destino às fábricas de vidro da Marinha Grande e 1$50 por metro cúbico de pedra extraída para os fornos de cal de Pataias, obras e fábricas na freguesia de Pataias, nomeadamente a Empresa Vidreira de Pataias, a Vidreira de Pataias de Roldão & filhos e a Fábrica de Garrafas da Martingança."



domingo, 2 de setembro de 2018

As balanças de Pataias-Gare

Mais um apontamento do Tiago Inácio na página do facebook "Gente que ama Pataias", com data de 24 de agosto de 2018

As Balanças de Pataias-Gare

As Balanças assumiram um papel importante na comercialização da cal. Existiam balanças de vários tipos e capacidades. Todos os industriais que vendiam por conta própria possuíam as suas próprias balanças cuja capacidade variava entre os 100 e os 200kg. Apenas Hermínio Mota possuía uma balança de 500kg que acabaria por vender a Joaquim Ribeiro, depois de abandonar o negócio em meados da década de 80. Contudo, as Vidreiras, Manuel Pereira, os Serranos, a Cibra e por fim Joaquim Vaz Pereira, possuíam balanças de grande porte. Analisaremos estas grandes balanças que existiram em Pataias-Gare.
Das grandes balanças que existiram, a mais arcaica situava-se na Vidreira de Pataias de Roldão & Filhos, Lda, conhecida como a fábrica de cima. Era uma balança apenas para pesar os carros de bois com uma capacidade aproximada de 5 toneladas. O carro ficaria em cima da balança e os bois fora. Também a fábrica de baixo possuía uma grande balança com uma capacidade aproximada de 20 toneladas. Luís Serrano possuía igualmente uma balança, cuja capacidade deveria rondar as 5 toneladas . Através das memórias da família Serrano, sabemos que a balança se localizava junto dos fornos: “junto aos fornos de cal ficava o armazém da cal, os telheiros para a caruma, a casa da báscula e a garagem.” . Manuel Pereira, proprietário de uma Serração junto da fábrica de Vidro de cima, possuía igualmente uma balança cuja capacidade máxima se desconhece. 
Como já referido anteriormente, todas as propriedades dos Serranos seriam vendidas à Cibra a 15 de Março 1945. Contudo, sabemos que até Julho a balança continuou a ser utilizada por Luís Serrano, como provam alguns talões de pesagem. A Cibra acabaria também por construir uma balança, junto da entrada da fábrica, no final dos anos 40 ou já no inicio da década de 50 sendo a maior balança existente. Também Joaquim Vaz Pereira adquire, na década de 50, uma grande balança que acabaria por ser substituída por uma de maior capacidade na década de 60. É a única balança tradicional ainda existente em Pataias-Gare, uma vez que as da Cibra são actualmente digitais.
Relativo a esta balança ainda existente, sabemos que a capacidade máxima é de 30 toneladas e foi fabricada em 1965.

sábado, 1 de setembro de 2018

Espaço cidadão chega a S. Martinho do Porto

A notícia em:
https://regiaodanazare.com/Espaco_Cidadao_entra_em_funcionamento_em_Sao_Martinho_do_Porto

Espaço Cidadão entra em funcionamento em São Martinho do Porto
A vila de São Martinho do Porto foi a primeira localidade do concelho de Alcobaça a receber o espaço do cidadão, o serviço abriu no final do mês passado no edifício do centro de Saúde.

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. No Espaço Cidadão tem acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.
Existem centenas de espaços em Portugal, instalados em Lojas de Cidadão, pontos de atendimento da administração local e balcões dos CTT, numa rede em constante expansão.
Neste novo balcão o munícipe pode tratar da Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros assuntos.
Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.
Benedita, Pataias-Martingança-e Aljubarrota vão também acolher o espaço do cidadão enquanto Alcobaça irá receber a loja do cidadão.