sexta-feira, 31 de maio de 2024
quinta-feira, 30 de maio de 2024
Nadadores Salvadores
𝐏𝐑𝐄𝐂𝐈𝐒𝐀-𝐒𝐄 𝐃𝐄 𝐍𝐀𝐃𝐀𝐃𝐎𝐑-𝐒𝐀𝐋𝐕𝐀𝐃𝐎𝐑!
𝐕𝐀𝐆𝐀𝐒 𝐃𝐈𝐒𝐏𝐎𝐍Í𝐕𝐄𝐈𝐒!
Praias não concessionadas:
👉 Pedra do Ouro
👉 Vale Furado
👉 Água de Madeiros
Época: 29 de junho a 1 de setembro
Full-Time;
Horário: das 10h às 20h;
Folga: 1 semanal;
Remuneração acima da média local;
Contrato de trabalho;
Requisitos:
👉 Certificado ISN atualizado;
👉 Responsável e com iniciativa;
Contactos:
👉 piscinas.coordenacao@ufpm.pt
O Presidente, Hermínio Rodrigues
quarta-feira, 29 de maio de 2024
terça-feira, 28 de maio de 2024
Limpeza de terrenos florestais
A notícia em:
Ministro da Agricultura acompanhou trabalhos de limpeza de terrenos florestais em Alcobaça e Nazaré
O Ministro da Agricultura José Manuel Fernandes, acompanhado do Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, e do Secretário de Estado das Florestas Rui Ladeira, esteve esta manhã (28 de maio) de visita aos concelhos de Alcobaça e Nazaré para acompanhar os trabalhos de limpeza de terrenos florestais nas Faixas de Gestão Combustíveis.
O prazo para os proprietários procederem à limpeza dos terrenos havia sido alargado até 31 de maio (esta sexta-feira), na sequência da elevada precipitação registada nos últimos meses e ao elevado teor de água ainda existente no solo.
A visita do Ministro da Agricultura demonstra, segundo o Presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues “uma particular sensibilidade para a defesa da floresta. O sr. Ministro pode constatar o empenho e a coordenação entre todas as entidades com responsabilidade em matéria de gestão florestal, nomeadamente as autarquias de Alcobaça e Nazaré, a Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, o ICNF e as autoridades fiscalizadores. Contudo, não nos podemos focar única e exclusivamente na prevenção dos incêndios. Nesta região, as florestas são tradicionalmente uma fonte de sustento para muitas famílias, o que infelizmente se foi perdendo. A valorização das nossas matas e dos seus recursos naturais como as resinas, as pinhas entre outros, deve estar igualmente na ordem do dia. Podemos e devemos rentabilizar de forma sustentável os nossos recursos naturais.”
Para o Ministro da Agricultura José Manuel Fernandes, “estar no terreno é essencial. Ouvir para melhor decidir, nomeadamente os autarcas que são essenciais no contexto da prevenção dos incêndios florestais. Mas a prevenção não é o único instrumento. Estão neste disponíveis 220 milhões de euros no âmbito do PRR para a proteção e valorização das florestas. Porém a taxa de execução destes fundos tem sido muito deficitária. A floresta tem uma dimensão económica que não podemos descartar.”
A comitiva do Governo testemunhou os trabalhos realizados em Martingança-Gare (terrenos particulares) e Valado dos Frades (terrenos públicos), que estão a ser alvo de intervenção a nível:
Diminuição da superfície percorrida por grandes incêndios, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo
Redução dos efeitos de passagem de incêndios, protegendo de forma passiva vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e formações florestais e agrícolas de valor especial
Isolamento de potenciais de potenciais focos de ignição de incêndios
Informe-se sobre a campanha de sensibilização destinada a proprietários de terrenos florestais - AQUIAQUI
segunda-feira, 27 de maio de 2024
Prova de Enduro em Pataias
A notícia em:
Tiago Sena vence prova do Campeonato Nacional de Enduro em Pataias
Tiago Sena, piloto de moto de Campo Maior, venceu este domingo, 26 de maio, em Pataias, no concelho de Alcobaça, uma das provas do Campeonato Nacional de Enduro.
O piloto de Campo Maior venceu a prova na classe “Verdes 1”, ficando em segundo lugar na classificação geral de “Verdes”.
No somatório do campeonato, Tiago Sena segue em segundo lugar, tanto em “Verdes 1”, como em “Verdes Geral”.
domingo, 26 de maio de 2024
Burinhosa em desvantagem na final do Nacional sub-19
A notícia em:
https://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/45133
Futsal - Campeonato Nacional Sub-19
Leões batem Burinhosa no primeiro jogo da final
O Sporting CP ganhou ao Burinhosa, no primeiro jogo da final do play-off do Campeonato Nacional sub-19 de futsal.
Em jogo disputado no Pavilhão João Rocha, os leões garantiram a vitória, por 7-1, numa final que será jogada à melhor de cinco jogos.
O segundo encontro da final está marcado para dia 30 de maio, no Pavilhão Gimnodesprtivo da Burinhosa.
sábado, 25 de maio de 2024
1º Circuito de Ciclismo Vila de Pataias
A notícia em:
https://jornaldascaldas.pt/2024/05/23/ciclismo-de-ribafria-vence-em-tavira-e-pataias/
Ciclismo de Ribafria vence em Tavira e Pataias
O Centro Recreativo Popular (CRP) da Ribafria participou este mês em várias competições, com vitórias em Tavira e Pataias, tendo alcançado vitórias.
O circuito Brito da Mana, no dia 11 de maio, na cidade de Tavira, com a presença de equipas maioritariamente algarvias, uma vez que se discutia o campeonato regional do Algarve, a equipa beneditense participou com apenas dois elementos, os irmãos Letras.
As elites teriam de perfazer oito voltas (72 quilómetros) e os M30 menos uma (63 quilómetros).
Na sétima volta, João Letras assumiu a cabeça do pelotão, imprimiu um ritmo forte para ajudar a chegada do seu irmão, Jorge, que cortou a meta em 3º lugar. Na chegada final, João Letras conseguiu ser o mais rápido e vencer no escalão elites.
A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic participou no dia 18 de maio no 1º circuito de ciclismo da Vila de Pataias, tendo obtido a vitória coletiva.
Tratou-se de uma prova federada, com a distância de 64 quilómetros, num circuito de 3,7 quilómetros a ser percorrido por 17 vezes.
Foram nove os ciclistas da equipa beneditense que competiram: Humberto Pereira, Hélder Loureiro, Ricardo Sequeira, Aníbal Santo, Gonçalo Santo, Jorge Marques, Paulo Simões, Jorge Letras e João Letras.
Na passagem da sétima volta deu-se uma queda, onde alguns atletas ficaram cortados, sendo um deles Ricardo Sequeira.
À passagem da nona volta deu-se uma fuga de oito atletas, onde estava Hélder Loureiro e Jorge Letras.
Na décima terceira volta tinha uma vantagem de um minuto e vinte segundos, altura em que João Letras com mais três adversários atacaram no pelotão, ganharam vantagem, mas ficaram a vinte segundos de alcançar os fugitivos.
A vitória viria a ser discutida ao sprint pelos fugitivos, com Jorge Letras a não poder discutir o sprint em virtude de uma avaria mecânica, e onde Hélder Loureiro terminou no 5º lugar e Jorge Letras no 7º. Coletivamente a equipa conquistou o 1º lugar.
No próximo domingo, pelas 14 horas, realiza-se o II circuito de ciclismo da Vila da Benedita, uma prova de ciclismo do calendário master nacional.
Terá partida e chegada na Praça Damasceno Campos. Os ciclistas vão percorrer 17 voltas num circuito de 4,5 quilómetros dentro da vila, perfazendo um total de 75 quilómetros.
A organização da prova pertence ao CRP Ribafria.
sexta-feira, 24 de maio de 2024
Limpeza da praia de Vale Furado
A notícia em:
https://www.diarioleiria.pt/noticia/133670
Voluntários recolhem 290 kg de resíduos da praia do Casal Ventoso
Cerca de 60 voluntários recolheram, ontem, 290 kg de resíduos, entre os quais cerca de 120kg de paletes e tábuas, da praia do Casal Ventoso, no Pedrógão, em Leiria.
A ação ambiental envolveu o movimento One Piece After Another, em parceria com o LeiriaShopping.
Em comunicado, o movimento One Piece After Another esclarece que aquela praia já havia sido limpa”, recentemente, pela Brigada do Mar. Ainda assim, ressalva, “apesar de aparentar estar limpo, foi possível recolher muitos pedaços de plástico, microplásticos, pellets de plástico, tampas, cotonetes, cordas e pedaços de corda, lâmpadas, etc e também muita madeira de paletes”.
“Apesar de deixarmos o areal bastante mais limpo, importa ressalvar que temos, todos, de fazer muito mais. Temos de ser agentes da Recusa, Redução, Reutilização, Reparação, Reciclagem.. senão, de alguma forma o lixo encontrará o seu caminho para o mar ou ficará eternamente na natureza”, alertou o movimento.
A próxima ação decorre no sábado, na praia do Vale Furado, no concelho de Alcobaça, às 10h30.
quinta-feira, 23 de maio de 2024
Plano Operacional Municipal - fogos florestais
A notícia em:
Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais apresenta Plano Operacional Municipal para o verão 2024
Realizou-se ontem, 21 de Maio, uma Reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, com o objetivo de apresentação e análise do Plano Operacional Municipal para o verão de 2024.
Foram também abordados outros temas de interesse, referentes à defesa da floresta contra incêndios.
A reunião contou com a presença de diversas entidades nomeadamente:
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Herminio Rodrigues,
Vereador do Pelouro da Proteção Civil, Paulo Mateus,
Coordenador Municipal de Proteção Civil, Nélio Gomes e respetivos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil
representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)
Redes Energéticas Nacionais (REN)
Corpos de Bombeiros
GNR
PSP
Infraestruturas de Portugal (IP)
Representantes das Juntas de Freguesia
Associações de Produtores Florestais
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)
outras entidades com responsabilidades na área florestal e ordenamento do território.
"A coordenação de esforços e a partilha de informação entre todas as entidades é essencial para termos um verão sem incidentes. Os desafios são diversos e complexos mas com o apoio de todos vamos estar preparados para dar uma resposta eficaz. Contamos com todos para cumprir esta missão", afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues.
quarta-feira, 22 de maio de 2024
terça-feira, 21 de maio de 2024
1º Enduro Peleke - Pataias
A notícia em:
https://www.enduroportugal.com.pt/2024/05/julien-roussaly-domina-em-alcobaca.html
Julien Roussaly domina em Alcobaça
Julien Roussaly, piloto francês ao serviço da Sherco, reforçou a sua liderança no Campeonato Nacional de Enduro – CFL 2024, ao vencer de forma categórica a 5ª ronda da competição, o ‘1º Enduro Paleke’ em Pataias, Alcobaça, que contou com a presença de 140 pilotos. Roussaly venceu todas as 11 especiais da prova, deixando o seu rival mais próximo, Luís Oliveira (Yamaha), a 1m30s. Diogo Ventura (Beta) fechou o pódio da categoria Elite, terminando a 1m43s do vencedor.
Vinda da bem-sucedida organização de provas de Enduro Sprint, a Associação Recreativa Cultural e Desportiva os Palekes estreou-se assim, em boa hora, a colocar de pé uma ronda do Nacional de Enduro, numa prova com piso quase totalmente em areia, cerca de seis dezenas de quilómetros por volta e especiais bem elaboradas, com particular destaque para a Enduro Test, que agradou bastante à generalidade dos pilotos.
Roussaly somou o triunfo na Elite 2 à vitória absoluta, com Diogo Ventura a secundá-lo na E2, ele que teve aqui a sua segunda presença da época, depois de ter alinhado apenas na sua ronda ‘de casa’ em Góis. O seu companheiro de equipa na Beta Portugal / Moto Espinha, Renato Silva, fechou o pódio em E2. Na classe Elite 1, Luís Oliveira também ampliou a sua vantagem face a Bruno Charrua (GasGas), que foi segundo da classe à frente de André Sérgio (Beta).
Na Open, Ruben Ferreira (Beta) viu a sua série invicta ser interrompida pela primeira vez este ano, devido a uma queda na segunda passagem que levou ao abandono, abrindo caminho para o triunfo de Francisco Salgado (GasGas) em Open Absoluto, a que somou a vitória em Open 1. Filipe ‘Taniko’ Oliveira (Beta) terminou a 27s do vencedor, triunfando na Open 2.
Entre os Verdes registaram-se grandes lutas entre Tomás Alves (GasGas), que haveria de desistir por falha mecânica à terceira passagem, quando liderava, Luís Pinto Jr. (KTM), que viria a vencer, Tiago Sena (KTM), Tomás Rodrigues (Yamaha) e Fábio Magalhães (Honda), terminando por esta ordem. Tiago Sena venceu a Verdes 1, Luís Pinto Jr. a Verdes 2, Joel Carvalho (Husqvarna) a Verdes 3 e Tomás Rodrigues a Youth Cup.
Na classe de Senhoras, depois da ausência por lesão na ronda anterior, Vilde Holt (Husqvarna) regressou à competição para vencer, batendo Mariana Afonso (KTM) e Francisca Henriques (Sherco). Nos Veteranos, Pedro Oliveira (GasGas) venceu pela segunda vez este ano, uma época em que as vitórias estão repartidas equitativamente entre si, Manuel Moura e Gil do Carmo, que o acompanharam ao pódio. Cláudio Belchior (KTM) voltou a ganhar em Super Veteranos e reforçou o comando do campeonato, enquanto, na Promoção, Lucas Cêpa (Fantic) se estreou a vencer esta época.
A prova de Alcobaça foi também pontuável para vários troféus monomarca, com José Silva e Tony Carvalho a vencerem o Troféu Beta (respetivamente nas classes 2T e 4T), Pedro Oliveira a triunfar no Troféu Enduro GasGas Portugal e Nuno Santos a impor-se no Troféu Sherco.
O mês de junho será palco de todas as decisões no Campeonato Nacional de Enduro – CFL, com a realização das duas últimas jornadas da competição: Tábua a 9 de junho e Souselas a 30 de junho.
segunda-feira, 20 de maio de 2024
Burinhosa luta pelo título nacional
A notícia em:
Futsal: CCRD Burinhosa faz história e vai lutar pelo título nacional de sub-19
A equipa de sub-19 do CCRD Burinhosa venceu o Benfica, por 5-4, no jogo da ‘negra’ das meias-finais, disputado este domingo, e garantiu uma inédita presença na final do campeonato nacional.
A formação de Nuno Veiga tinha entrado melhor na eliminatória, tendo ganho por 4-3 no Pavilhão da Luz. No segundo embate, os burinhosenses acabaram derrotados em casa pelos encarnados, por 3-7, tendo sido necessário recorrer ao terceiro e decisivo duelo.
Nesse embate, disputado este domingo, a equipa da aldeia do futsal levou a melhor e garantiu o passaporte para a grande final, onde vai enfrentar o Sporting, atual campeão nacional em título.
domingo, 19 de maio de 2024
Pataias: três praias Zero Poluição
A notícia em:
https://www.diarioleiria.pt/noticia/133067
Distrito de Leiria conta com sete praias Zero Poluição
A associação ambientalista ZERO reconheceu 59 praias Zero Poluição, sendo que sete delas estão no distrito de Leiria, nomeadamente nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria, Nazaré e Pombal.
As praias do distrito que mereceram o reconhecimento da ZERO são Água de Medeiros, Légua e Pedra do Ouro (Alcobaça), Praia do Mar (Caldas da Rainha), Pedrógão-Cento (Leiria), Salgado (Nazaré) e Osso da Baleia (Pombal).
Em comunicado, a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável revela que o objetivo alcançado este ano “é verdadeiramente aquilo que à escala europeia se deseja no quadro do Pacto Ecológico Europeu, em particular no âmbito do Plano de Ação para a Poluição Zero”.
Alcobaça, com três praias, está entre os concelhos líderes em número de praias Zero Poluição, de acordo com a associação.
Este ano, as praias Zero Poluição representam 9% do total das 664 águas balneares existentes, um aumento de 1%, ou seja, mais cinco praias em relação às 54 classificadas em 2023.
Todas as praias consideradas o ano passado como praias Zero Poluição estão classificadas, ao abrigo da legislação, como praias com qualidade da água “excelente”, no entanto, a ZERO alerta que “na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor-limite, deixaram de poder ser consideradas praias Zero Poluição”.
“Um outro aspeto relevante é haver pela primeira vez duas praias interiores classificadas como praias Zero Poluição – Santa Clara, em Odemira, e Devesa, no Sabugal”, lê-se na nota.
Destaque ainda para o facto de os concelhos de Leiria e de Pombal passarem também a fazer parte dos concelhos com, pelo menos, uma praia Zero Poluição.
Em termos de balanço, saíram da lista do ano passado 19 praias e entraram 24 novas, revela a ZERO.
Entre os concelhos que deixaram de estar representados está o município de Óbidos.
Uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.
Os ambientalistas salientam ser “extremamente difícil” conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas balneares interiores, “muito mais suscetíveis à poluição microbiológica”.
“À exceção de duas praias interiores, todas as restantes praias são costeiras. Este facto é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, refere a associação.
Uma praia Zero Poluição é assim denominada a partir de dados da Agência Portuguesa do Ambiente, em que são identificadas as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (no caso, 2021, 2022 e 2023), não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais).
sábado, 18 de maio de 2024
GD Martingança luta pelo título
A notícia em:
https://regiaodecister.pt/2024/05/16/futsal-gd-martinganca-volta-a-honra-e-luta-pelo-titulo/
Futsal: GD Martingança volta à Honra e luta pelo título
Uma temporada depois de ter descido ao último escalão, o GD Martingança está de volta à Divisão de Honra do futsal distrital. No passado sábado, a formação de Flávio Fernandes empatou no reduto do Dino Clube (2-2), num resultado que bastou para selar a promoção. As duas equipas entraram na derradeira ronda em igualdade pontual, todavia o confronto direto dava vantagem ao conjunto do concelho de Alcobaça, razão pela qual obrigava o Dino Clube a vencer.
sexta-feira, 17 de maio de 2024
Troféu Enduro GasGas Portugal
A notícia em:
https://motojornal.pt/trofeu-enduro-gasgas-portugal-enfrenta-a-areia-na-ronda-de-pataias/
Troféu Enduro GasGas Portugal enfrenta a areia na ronda de Pataias
O Troféu Enduro GasGas Portugal prossegue com uma ronda em Pataias onde a areia é o ‘prato principal’ no menu.
Aproveitando o regresso à ação por parte do Campeonato Nacional de Enduro, que está de volta já este fim de semana, e com uma jornada que se antevê ser particularmente arenosa, o Troféu Enduro GasGas Portugal, competição promovida pelo importador nacional da marca, a Jetmar, prossegue com mais uma ronda nesta temporada 2024.
A caravana do troféu ruma a Pataias, no concelho de Alcobaça, para no domingo dia 19 de maio integrar o programa oficial do 1º Enduro Paleke. Esta prova terá como organizador a Associação Recreativa Cultural e Desportiva Os Palekes, sendo então o sexto dia da competição este ano, um dia que promete dificuldades e muita emoção.
Em antevisão à prova de Pataias, Vítor Menezes, representante da organização do troféu, refere que “Este ano apesar de contarmos com uma menor adesão, a competitividade deste troféu tem estado ao rubro. Já tivemos mais do que um vencedor, várias trocas consecutivas nos lugares do pódio e todos os pilotos a tentarem o seu melhor em todas as jornadas. Este fim de semana vamos ter muita areia, pelo que será um novo teste aos modelos GasGas. Contamos com a vossa presença”, referiu, lançando assim o desafio ao público para que marque presença ao longo do percurso da prova em Pataias no próximo domingo.
No que diz respeito ao Troféu Enduro GasGas Portugal, a competição continua aguerrida pelos lugares do pódio. Após cinco rondas disputadas encontramos Pedro Oliveira (RaceSpec) na liderança da classificação, e com alguma vantagem, seguido de Bruno Freitas e Albano Mouta Jr., sendo que ambos são pilotos da Moto3Tempos, estando separados por apenas 10 pontos.
E ainda em:
https://www.enduroportugal.com.pt/2024/05/campeonato-nacional-de-enduro-prossegue.html
Campeonato Nacional de Enduro prossegue em Alcobaça
A quinta ronda do Campeonato Nacional de Enduro – CFL tem lugar neste próximo domingo em Pataias, concelho de Alcobaça. O ‘I Enduro Paleke’, da responsabilidade da Associação Recreativa Cultural e Desportiva os Palekes, surge numa fase do campeonato em que se aproxima a altura das decisões, ficando a faltar, após esta ronda, apenas as provas de Tábua e Souselas.
O centro nevrálgico da prova está instalado na Rua Parque Desportivo Emídio Matias Pinto (Piscinas Secil – Alva de Pataias) em Pataias.
No domingo, o primeiro piloto sai às 9h00 para um percurso de 57 km, a percorrer por três vezes e meia pelos pilotos das classes Elite e Open, com três voltas para os Verdes, Senhoras e Veteranos, e duas pelas restantes categorias.
A Cross Test (4 km) tem lugar na pista de Motocross Super Arena em Pataias Gare. Trata-se de uma Especial com piso de terra e areia que utiliza a totalidade da pista de Motocross e terrenos circundantes.
A Extreme Test (2 km) é em Pataias junto à estrada N242-4 entre Pataias e a A8, perto dos antigos Fornos da Cal e da empresa Secil, Sa. É uma Especial com piso em terra, barro e pedra, bastante diversificada nas suas características e obstáculos.
A Enduro Test (6 km) situa-se em Pataias, na Estrada de Paredes, perto dos Bombeiros Voluntários de Pataias, com piso totalmente em areia, que alterna o traçado entre um pinhal alto e terreno aberto.
O Campeonato Elite é liderado pelo francês Julien Roussaly, que dispõe de um confortável avanço de 43 pontos sobre o seu perseguidor imediato, Luís Oliveira. Ambos lideram ainda as classificações de Elite 2 e Elite 1, respetivamente, com Roussaly à frente de Renato Silva por 22 pontos na E2 e Oliveira a dispor de uma vantagem de 13 pontos sobre Bruno Charrua em E1.
Nas classes Open absoluto e Open 1, Ruben Ferreira mantém-se invicto, com mais 17 pontos que Gonçalo Jesus, enquanto, na Open 2, Filipe Oliveira lidera com mais 20 pontos que Marco Correia.
Entre as Senhoras, com a lesão de Vilde Holt, Mariana Afonso assumiu a liderança do campeonato, enquanto, nos Verdes, Fábio Magalhães comanda destacado. Tomás Rodrigues é o líder na Youth Cup, Hugo Matos lidera na Promoção com apenas mais 6 pontos que Rui Sousa, Cláudio Belchior conta com mais 9 pontos que Albano Mouta entre os Super Veteranos e, nos Veteranos, a luta está acesa entre Gil Carmo e Manuel Moura, separados por apenas 4 pontos.
quinta-feira, 16 de maio de 2024
quarta-feira, 15 de maio de 2024
À Pata Aias
Crónica no Pataias à Letra, edição nº 40, maio 2024
A ilha
“É preciso sair da ilha para ver a ilha”.
A frase está no livro “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago, que conta a história de um homem (que representa muitos) que luta contra as convenções em busca dos seus sonhos e de si próprio.
Isto vem a propósito de há alguns dias, pelo meio das notícias, uma reportagem sobre a “Prescrição Social” e os seus benefícios. E o que é a prescrição social? De uma forma simplista, os profissionais de saúde compreenderam que alguns dos estados de saúde física e emocional dos seus doentes não necessitam de medicamentos, mas de convivência social e em vez de receitarem comprimidos, aconselham atividades ao ar livre, frequência de espaços, novas aprendizagens e convívio social. Em resumo, retiram as pessoas de casa e colocam-nas em contacto com outras. Com consequências benéficas no bem-estar das pessoas.
Está a fazer 10 anos que alguém decidiu propor a criação de uma Universidade Sénior em Pataias. A grande conquista deste espaço nesta década de existência foram as pessoas que a frequentam. Não porque são mais de uma centena de alunos ou três dezenas de professores.
A conquista são as próprias pessoas. Para quem ali está desde há muito, sabe que muitos dos alunos apresentam-se como os mesmos, apenas com mais alguns anos. Mas são outras pessoas, porque saíram do isolamento social e familiar em que se encontravam, porque as suas mazelas de saúde e problemas familiares – continuando a existir – não ocupam permanentemente o seu pensamento, porque descobriram que são capazes de fazer e aprender coisas novas, porque quando começaram a pensar no fim da sua vida descobriram mundos novos, viram reconhecidos os seus conhecimentos e experiência de vida e, pasme-se (!), até descobriram novas formas de pensar. E capacidade de se integrarem e interagirem na sociedade de hoje.
Como alguém por ali diz “Pessoas felizes fazem famílias felizes”. É essa a grande conquista da Universidade Sénior. Quando agora se fala da Prescrição Social e dos seus efeitos, esta é uma realidade que se observa há bem mais de meia década aqui em Pataias. São vários os exemplos de pessoas ou dos seus familiares que procuram a Universidade Sénior como forma, como terapia, de alívio das mazelas da vida. Este é o grande impacto da instituição que de tão grande (como o céu), passa despercebido.
Mas há onze anos uma outra iniciativa também foi (quase) pioneira: a biblioteca de verão, na praia de Paredes da Vitória. Nos seus onze anos de funcionamento este espaço transformou-se uma referência da praia, não só para os veraneantes como para profissionais que por ali passam e que voltando no ano a seguir, confessam ter copiado “uma ideia ou duas” do que ali se faz. Repetidamente. Especialmente tendo em consideração os recursos (in)existentes.
A sensação que tenho é que por ser cultura, social e para idosos, nem sempre se reconhece o que é feito. O que noutros locais é apontado inovação e exemplo, na Universidade Sénior e na Biblioteca de Pataias é (há muito tempo) só mais um dia de trabalho.
Isto a propósito de Saramago: “É preciso sair da ilha para ver a ilha”. Ou vir da Letónia.
terça-feira, 14 de maio de 2024
Pataias - Área de Reabilitação Urbana
A informação em:
https://www.cm-alcobaca.pt/pt/pt/menu/3039/arus.aspx
Áreas de Reabilitação Urbana
A Câmara Municipal de Alcobaça disponibiliza um conjunto de instrumentos de apoio e de incentivo à reabilitação urbana.
As medidas beneficiam os proprietários das seguintes 10 Áreas de Localização Urbana (ARU'S):
Alcobaça; Alfeizerão; Aljubarrota; Benedita
Coz; Évora de Alcobaça; Maiorga; Pataias; Póvoa; São Martinho do Porto
MEDIDAS DE APOIO
Via Verde no licenciamento - Gabinete municipal exclusivamente dedicado ao licenciamento de projetos de reabilitação urbana dentro das Aru’s.; Celeridade na análise dos projetos.
Isenção de IMI - Por um período de 3 anos, a contar do ano, inclusive, da conclusão das obras de reabilitação.
Isenção de IMT - Concedida nas aquisições dos prédios urbanos ou frações autónomas, destinados a habitação própria e permanente, cujas obras se iniciem no prazo máximo de 3 anos após a sua aquisição.
Redução do IVA para 6% - Aplicável a empreitadas de reabilitação urbana de prédios urbanos ou frações autónomas.
IRS - Dedução à coleta, até ao limite de 500€, de 30% dos encargos suportados pelo proprietário relacionados com a reabilitação de imóveis.
Mais-valias - Tributação à taxa autónoma de 5%, quando estas sejam inteiramente decorrentes da alienação, de imoveis reabilitados e recuperados nos termos da estratégia da reabilitação urbana.
Rendimentos Prediais - Tributação à taxa de 5%, quando os rendimentos sejam inteiramente decorrentes do arrendamento de imóveis recuperados nos termos das respetivas estratégias de reabilitação.
Consulte toda a informação referentes às Áreas de Reabilitação Urbana no Portal do Munícipe
Para mais esclarecimentos poderá fazer o seu agendamento através do email reabilitacao.urbana@cm-alcobaca.pt ou do 964 440 938
segunda-feira, 13 de maio de 2024
Praias "Qualidade de Ouro"
A notícia em:
https://www.regiaodeleiria.pt/2024/05/quercus-distingue-23-praias-da-regiao-com-qualidade-de-ouro/
Quercus distingue 29 praias da região com “Qualidade de Ouro”
A região perdeu quatro bandeiras “douradas” e ganhou duas, segundo a lista divulgada esta segunda-feira pela associação ambientalista, após correção da informação avançada na sexta-feira.
São 29 as bandeiras de “ouro” que a associação ambientalista Quercus atribuiu este ano às praias da região, menos duas do que no ano passado.
A lista, divulgada esta segunda-feira, inclui 26 distinções para praias costeiras e três para praias interiores.
Em comparação com 2023, saíram da lista as praias de S. Martinho do Porto (Alcobaça), Cova de Alfarroba, Gamboa e Peniche de Cima (Peniche).
Em contrapartida, entraram as praias de Paredes da Vitória (Alcobaça) e Fragas de S. Simão (Figueiró dos Vinhos).
Praias da região com “Qualidade de Ouro” em 2024
Leiria: Pedrógão Sul, Pedrógão Centro;
Alcobaça: Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro, Paredes da Vitória e Polvoeira;
Caldas da Rainha: Foz do Arelho – Lagoa, Praia do Mar;
Figueiró dos Vinhos: Fragas de S. Simão;
Marinha Grande: Pedras Negras, Praia Velha e S. Pedro de Moel;
Nazaré: Salgado, Nazaré;
Óbidos: Bom Sucesso, Vale de Janelas (ex-Praia d’El Rei), Rei do Cortiço;
Ourém: Agroal;
Pedrógão Grande: Cabril;
Peniche: Baleal Norte, Baleal Sul, Baleal-Campismo, Consolação, Consolação Norte, Medão-Supertubos, Porto da Areia Sul, S. Bernardino;
Pombal: Osso da Baleia.
Já a nível nacional, a Quercus classificou este ano 420 praias com “Qualidade de Ouro” (e não 356 como divulgou na passada semana*), mais 26 do que na época balnear de 2023, sendo 349 costeiras (83%), 61 interiores (15%) e 10 de transição (2%).
Segundo a Quercus, há este ano registo de nove zonas balneares estreantes, galardoadas pela primeira vez com “Qualidade de Ouro”, das quais cinco são interiores e quatro costeiras.
Na nota, a associação destaca ainda o lançamento de um mapa interativo das praias galardoadas com “Qualidade de Ouro”.
O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.
Por outro lado, deixam de ser consideradas praias douradas as que, na última época balnear (2023), tenham registado algum tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
*Notícia corrigida às 20h20 depois de uma retificação feita pela Quercus à informação divulgada na passada sexta-feira, dia 10. A associação explica o erro com o registo de “uma anomalia informática na extração dos dados”. Nessa primeira versão, teriam sido atribuídas apenas 23 bandeiras “Qualidade de Ouro” na região e 356 em todo o país.
sexta-feira, 10 de maio de 2024
Paredes da Vitória é (novamente) Bandeira Azul
A notícia em:
São Martinho do Porto e Paredes da Vitória com Bandeira Azul em 2024
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), divulgou recentemente a lista de praias galardoadas com a Bandeira Azul, que contempla uma vez mais as praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória.
Trata-se da 8ª bandeira azul consecutiva para São Martinho do Porto (total de 21 atribuições desde 1988) e do 14º galardão consecutivo para Paredes da Vitória (total de 25 atribuições desde 1989).
Para o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, “este é um trabalho de continuidade por parte da Câmara Municipal de Alcobaça no cumprimento rigoroso dos critérios e nos sucessivos investimentos realizados a nível das acessibilidades e apoios de praia. Tudo isto tem vindo a reforçar o prestígio e a confiança dos utentes nestas duas magníficas praias do concelho.
A atribuição da Bandeira Azul é feita consoante o melhor desempenho no cumprimento de um conjunto de critérios relacionados com:
Informação e Educação Ambiental
Qualidade de Água
Gestão ambiental e equipamentos
Segurança e Serviços
O tema deste ano, “O Mar Precisa de Líderes”, irá envolver todos aqueles que através das suas ideias e ações, fazem a diferença todos os dias: são os moradores que organizam, por sua iniciativa, a limpeza das margens de um rio; o artista que dá forma às suas obras com plástico que deu à costa; o professor de uma aldeia que promove a educação ambiental. Estas pessoas são exemplos e a campanha deste ano pretende inspirar as suas ações locais.
É possível ser um Líder pelo Ambiente com impacto global!
Confira as datas da época balnear que se avizinha.
PAREDES DA VITÓRIA E SÃO MARTINHO DO PORTO
15 de junho a 15 de setembro
ÁGUA DE MADEIROS, PEDRA DO OURO, POLVOEIRA, LÉGUA
29 de junho a 1 de setembro
quinta-feira, 9 de maio de 2024
5 milhões de euros para a EB2,3 Pataias
A notícia em:
https://regiaodecister.pt/2024/05/09/obra-da-escola-frei-estevao-martins-financiada-a-100-pelo-prr/
Obra da Escola Frei Estêvão Martins financiada a 100% pelo PRR
A Escola Básica 2/3 de Frei Estevão Martins, de Alcobaça, é uma das escolas contempladas nos contratos de financiamento para a construção e reabilitação de escolas em 12 municípios da Região de Lisboa e Vale do Tejo. A cerimónia realizou-se, no passado dia 7, na sede da CCDR-LVT.
Com assinatura deste contrato, a empreitada de requalificação daquela escola do Agrupamento de Escolas de Cister, iniciada no verão do ano passado, a expensas do orçamento municipal, garante financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência a 100%, no valor de 2,8 milhões de euros.
“A requalificação da EB 2,3 Frei Estevão Martins é mais um passo na garantia de melhores condições nas infraestruturas escolares para os nossos alunos”, salienta o presidente da Câmara de Alcobaça, adiantando que na semana passada a autarquia também recebeu o visto do Tribunal de Contas para a construção do novo Centro Escolar de Pataias, uma obra de 5 milhões de euros. O investimento na educação é prioridade absoluta deste executivo que irá dar continuidade à concretização da carta educativa”, nota Hermínio Rodrigues.
quarta-feira, 8 de maio de 2024
Martingança - Campeonato Nacional de Inline Freestyle
A informação em:
https://fpp.pt/inscricoes-abertas-para-o-campeonato-nacional-de-inline-freestyle-100-anos-fpp/
Inscrições abertas para o Campeonato nacional de Inline Freestyle 100 Anos FPP
O Campeonato Nacional de Inline Freestyle 100 Anos FPP vai decorrer nos dias 1 e de 2 junho, no Pavilhão da Martingança, e as inscrições já estão abertas.
Na prova, organizada pela Federação de Patinagem de Portugal em parceria com o Grupo Desportivo da Martingança, podem participar todos os atletas – desde que devidamente federados – de todos os escalões etários.
Durante esta etapa vão ser realizadas provas de Speed, Battle e Classic Slalom, Slides, Salto e Roller Cross.
As inscrições são obrigatórias, têm um custo de 15€, e devem ser efetuadas até às 24 horas do dia 14 de maio aqui.
As músicas para o Classic Slalom devem ser enviadas para inline.freestyle@fpp.pt, devidamente identificadas com: o nome, apelido e clube do atleta, em formato mp3, até ao dia 25 de maio.
Pode consultar o Protocolo da Prova aqui: https://fpp.pt/wp-content/uploads/2024_CNIF_Protocolo.pdf
segunda-feira, 6 de maio de 2024
Contas da Câmara com saldo negativo
A notícia em:
Câmara de Alcobaça fecha 2023 com resultado negativo de 789 mil euros
O relatório de contas foi aprovado pela maioria PSD, com os votos contra do PS.
A Câmara de Alcobaça terminou 2023 com um resultado líquido negativo de 789 mil euros, o que representa uma diminuição de 1,9 milhões de euros face ao ano anterior, segundo o relatório de gestão aprovado no final de abril.
O documento submetido à Assembleia Municipal justifica esta diminuição “essencialmente com o aumento das transferências e subsídios concedidos e do acréscimo dos valores relacionados com o consumo de gás”.
Em 2023 os rendimentos do município do distrito de Leiria ascenderam a 43,9 milhões de euros (ME), mais 6,4% do que em 2022, enquanto as despesas totalizaram 44,7 ME, ou seja, mais 11,4% do que os 40,1 ME gastos no ano anterior.
Os fornecimentos e serviços externos (14,2 ME) foram a rubrica com maior peso na despesa, seguida das despesas com pessoal (13,2ME) e das transferências e subsídios, que ascenderam a 10,2 ME.
Comparativamente a 2022 as transferências tiveram um aumento de 3,1 ME, os gastos com pessoal aumentaram 1,2 ME e os fornecimentos e serviços externos subiram um milhão de euros.
Na receita 46% das entradas foram relativas a rendimentos operacionais (20,4ME), 41% resultaram de transferências (17,9ME) e 10% foram provenientes de outros rendimentos que totalizaram 4,3ME.
No que respeita às Grandes Opções do Plano (GOP) a despesa realizada totalizou 32,8 ME (51,6% de execução), tendo ficado por executar 30,6 ME. Das despesas pagas 48% foram referentes às funções socais, refere o documento.
O relatório de contas foi aprovado pela maioria PSD, com os votos contra do PS que criticou as opções de gestão do executivo e a falta de obras estruturantes.