Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 21 de maio de 2024

1º Enduro Peleke - Pataias

 A notícia em:

https://www.enduroportugal.com.pt/2024/05/julien-roussaly-domina-em-alcobaca.html


Julien Roussaly domina em Alcobaça


Julien Roussaly, piloto francês ao serviço da Sherco, reforçou a sua liderança no Campeonato Nacional de Enduro – CFL 2024, ao vencer de forma categórica a 5ª ronda da competição, o ‘1º Enduro Paleke’ em Pataias, Alcobaça, que contou com a presença de 140 pilotos. Roussaly venceu todas as 11 especiais da prova, deixando o seu rival mais próximo, Luís Oliveira (Yamaha), a 1m30s. Diogo Ventura (Beta) fechou o pódio da categoria Elite, terminando a 1m43s do vencedor.

Vinda da bem-sucedida organização de provas de Enduro Sprint, a Associação Recreativa Cultural e Desportiva os Palekes estreou-se assim, em boa hora, a colocar de pé uma ronda do Nacional de Enduro, numa prova com piso quase totalmente em areia, cerca de seis dezenas de quilómetros por volta e especiais bem elaboradas, com particular destaque para a Enduro Test, que agradou bastante à generalidade dos pilotos.

Roussaly somou o triunfo na Elite 2 à vitória absoluta, com Diogo Ventura a secundá-lo na E2, ele que teve aqui a sua segunda presença da época, depois de ter alinhado apenas na sua ronda ‘de casa’ em Góis. O seu companheiro de equipa na Beta Portugal / Moto Espinha, Renato Silva, fechou o pódio em E2. Na classe Elite 1, Luís Oliveira também ampliou a sua vantagem face a Bruno Charrua (GasGas), que foi segundo da classe à frente de André Sérgio (Beta).

Na Open, Ruben Ferreira (Beta) viu a sua série invicta ser interrompida pela primeira vez este ano, devido a uma queda na segunda passagem que levou ao abandono, abrindo caminho para o triunfo de Francisco Salgado (GasGas) em Open Absoluto, a que somou a vitória em Open 1. Filipe ‘Taniko’ Oliveira (Beta) terminou a 27s do vencedor, triunfando na Open 2.

Entre os Verdes registaram-se grandes lutas entre Tomás Alves (GasGas), que haveria de desistir por falha mecânica à terceira passagem, quando liderava, Luís Pinto Jr. (KTM), que viria a vencer, Tiago Sena (KTM), Tomás Rodrigues (Yamaha) e Fábio Magalhães (Honda), terminando por esta ordem. Tiago Sena venceu a Verdes 1, Luís Pinto Jr. a Verdes 2, Joel Carvalho (Husqvarna) a Verdes 3 e Tomás Rodrigues a Youth Cup.

Na classe de Senhoras, depois da ausência por lesão na ronda anterior, Vilde Holt (Husqvarna) regressou à competição para vencer, batendo Mariana Afonso (KTM) e Francisca Henriques (Sherco). Nos Veteranos, Pedro Oliveira (GasGas) venceu pela segunda vez este ano, uma época em que as vitórias estão repartidas equitativamente entre si, Manuel Moura e Gil do Carmo, que o acompanharam ao pódio. Cláudio Belchior (KTM) voltou a ganhar em Super Veteranos e reforçou o comando do campeonato, enquanto, na Promoção, Lucas Cêpa (Fantic) se estreou a vencer esta época.

A prova de Alcobaça foi também pontuável para vários troféus monomarca, com José Silva e Tony Carvalho a vencerem o Troféu Beta (respetivamente nas classes 2T e 4T), Pedro Oliveira a triunfar no Troféu Enduro GasGas Portugal e Nuno Santos a impor-se no Troféu Sherco.

O mês de junho será palco de todas as decisões no Campeonato Nacional de Enduro – CFL, com a realização das duas últimas jornadas da competição: Tábua a 9 de junho e Souselas a 30 de junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário