Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 6 de junho de 2009

Alcobaça - Praias de Ouro?

A notícia, vem uma vez mais na Rádio Cister

Já são conhecidas as praias de Ouro portuguesas

Alcobaça, apesar de ter ficado, este ano, sem qualquer Bandeira Azul, símbolo máximo da qualidade das praias, manteve-se na restrita lista das zonas balneares com praia intactas da intervenção humana, sendo, por isso, consideradas "qualidade de Ouro".

Segundo a Quercus, no distrito de Leiria, apenas a praia da Nazaré não está contemplada com o galardão "qualidade de ouro", que distingue a qualidade da água, ao contrário das praias dos concelhos de Leiria, Alcobaça, Peniche, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Pombal.

O não hastear de bandeiras azuis no concelho de Alcobaça está relacionado, segundo o vereador responsável, Hermínio Rodrigues, com as questões dos apoios de praia. Para evitar situações como aconteceram no passado, em que as Bandeiras foram retiradas por esses pormenores, a Câmara decidiu, apesar de ter entregado todos os processos de candidatura da Bandeira Azul, não concluir o processo por reconhecer que faltam algumas garantias exigidas pelo programa.

Comentário

Já mais que uma vez me pronunciei sobre a situação no litoral norte do Concelho de Alcobaça. Quanto a esta notícia, há dois aspectos a considerar.
O primeiro refere-se à responsabilidade que a Câmara tem no atraso de conclusões de obras como, por exemplo, a requalificação da praia das Paredes, que já vai em dois anos e o próprio vereador Hermínio Rodrigues me afirmou apenas recomeçarem dia 15 de Setembro de 2009.
O segundo, está relacionado com o PDM e o modelo de desenvolvimento que se pretende para o litoral da freguesia de Pataias. O facto de se considerar como praias de ouro "as praias intactas da intervenção humana" atira-nos para a faixa litoral entre Vale Furado e Légua e até mesmo Polvoeira.
Parece-me a mim, que no caso da Câmara de Alcobaça, a existência destas "praias de ouro" se deve mais à falta de oportunidade de aprovar urbanizações que a uma estratégia definida de ordenamento do território, de política ambiental sustentável e política de turismo de qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário