Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Besta Challenge ‘Pit Bike’ a 7 de Novembro de 2010

Do site Foz Motor

Besta Challenge ‘Pit Bike’ a 7 de Novembro de 2010


 APRESENTAÇÃO

O Besta Challenge é um conceito alternativo e original em torno das pitbike (definição mais abaixo) que surgiu com a intenção de divulgar e evoluir a modalidade enquanto passamos bons momentos de diversão, companheirismo e espírito de equipa entre todos os praticantes da modalidade e possíveis interessados.

Este evento tem a sua primeira edição a dia 7 de Novembro do corrente ano de 2010, no Complexo Offroad da Favia Motorsport (em Pataias-Gare), local com perfeitas condições para a prática da modalidade e que prontamente se juntou à ideia. O objectivo será repetir esta festa muito mais vezes, em sítios e datas diferentes, com novos desafios, mais apoios e é claro que para tudo isso precisamos de todos!

Começando já a marcar pela diferença, estão agendadas massagens (grátis para pilotos), pitbabes e muita animação como será o caso da Bestafeta, sem esquecer a própria corrida de pitbikes.

DEFINIÇÕES:

Pitbike

As pitbikes sempre estiveram presentes no mundo da competição e foram evoluindo até aquilo que agora vemos , tendo a sua origem nos Estados Unidos da América. A necessidade dos pilotos e equipas se deslocarem mais rápida e comodamente pelas pits (boxes, paddock ou parque de pilotos, local onde se instalam as equipas para assistência e preparação numa corrida), levou mesmo a que utilizassem bicicletas desde os anos 60 mas foi com a chegada da Honda Z50 Mini Trail (também conhecida como “Monkey”) que tudo começou. Era a primeira mini Honda preparada para andar “fora-de-estrada” e cabia perfeitamente em qualquer canto duma carrinha ou atrelado.

No final dos anos 90 começaram a aparecer as XR50F e as CRF50 e, assim como serviam para os mais novos começarem a dar os primeiros passos no Motocross, foi também com elas que começaram as primeiras corridas. Poucos anos depois surge a resposta da Kawasaki com a KLX110 (em tudo igual à Suzuki DRZ110, fruto de uma “parceria” entre estas duas marcas na altura) e da Yamaha com a TTR90 ou a mais recente TTR110. Com toda estas ofertas nascem também os preparadores especializados, os acessórios específicos, os extras a todo o nível e sem dúvida as “cópias” MADE IN CHINA.

Neste momento estamos com um nível de competição muito elevado e as Pitbikes estão com cada vez mais qualidade, mais conforto, maneabilidade e potência para responder a qualquer ataque em competição, sejam preparações nas máquinas Nipónicas ou nas suas réplicas Chinesas. É em eventos como o Minimoto SX de Las Vegas, o Euro Cup Minibike SX ou mesmo o Campeonato Francês de Pitbikes que podemos ver e comprovar a evolução da modalidade, cada vez mais competitiva e brilhante, tirando assim a ideia de que estas pequenas motas são apenas para os miúdos, podendo dar muito prazer aos adultos,tanto em corrida como simplesmente desfrutando um passeio ao fim de semana no meio da natureza.

Em Portugal já estamos no caminho certo e a evoluir passo a passo. Depois de alguns anos sem as condições devidas em provas federadas, foi criada em 2010 a ASPIT (Associação Portuguesa de Pitbikes) e, em conjunto com a Federação de Motociclismo de Portugal, trouxeram até nós o que era necessário, desde pistas adequadas à modalidade, a prémios aliciantes e toda uma envolvência, divulgação e organização dignas de louvor. Esperamos que a experiência adquirida até agora entre todos, sejam eles organizadores, patrocinadores, pilotos, equipas e mesmo o próprio público tragam cada vez melhores atributos à modalidade. Temos a certeza que este é um desporto saudável, divertido e menos dispendioso que muitos outros desportos motorizados, podendo mesmo ser um primeiro degrau ou uma porta para iniciação ao motocross, como já temos vindo a assistir.

Numa especificação mais técnica, uma pitbike é uma pequena mota de cross, com motor horizontal a 4tempos, de cilindradas que vão desde os 50cc e quase até aos 200cc (conforme as preparações) e um tamanho de rodas que oscila entre as 10” e as 14” polegadas.

Corrida

Como não podia deixar de ser, temos corrida de pitbikes neste dia, com prémios monetários até ao 10º lugar na final Pro, troféus para os 3 primeiros de cada final e troféu para o penúltimo de cada final e com lembranças para todos os inscritos. O regulamento a seguir é o do Troféu Nacional de Pitbikes mas não é necessária licença desportiva, pelo que não é uma prova federada. Qualquer alteração que seja efectuada será da responsabilidade da organização em transmiti-lo aos participantes.

Bestafeta

Pensando na diversão e espírito de equipa, foi idealizada uma corrida de estafetas em pitbike. Disfarçados ou não, defrontam-se 2 equipas em simultâneo dando boleia a um peluche enorme. Como o nome indica, o testemunho é trocado a cada vez que um piloto acaba o percurso, passeando assim 4 vezes no total. A equipa que terminar em primeiro sem qualquer irregularidade passa à fase seguinte até se apurar a equipa vencedora. O Melhor Disfarce já será eleito através de votações!

REGRAS GERAIS

1. Pilotos: formando equipas de 2, 3 ou 4 elementos, terão que fazer o percurso marcado à vez e entregar o testemunho ao colega no final para que possa repetir o trajecto.

2. Percurso: Cada equipa tem que fazer o percurso 4 vezes, independentemente do número de elementos na equipa, tendo sempre em conta que o mesmo piloto e/ou mota não pode fazer o percurso 2 vezes seguidas, obrigando nesse caso a uma troca de pilotos e motas no final de cada volta e a respectiva entrega do testemunho.

3. O testemunho:

3.1 Será um peluche gigante providenciado pela organização e é atribuído às equipas aleatoriamente. Cada equipa retira uma ficha/cartão de um recipiente para saber qual o tipo de peluche que lhe calhou.

3.2 Este deve ser preservado até ao final da bestafeta em boas condições sob pena da equipa ser desclassificada por isso é aconselhável que venham preparados com um bom sistema para o agarrar, quer seja ao piloto ou à mota.

3.3 Se cair durante o percurso têm que voltar a apanhá-lo não podendo usufruir do sítio onde cai. Caso isso aconteça devem parar a mota de imediato e ir apanhar o peluche a pé para evitar cortes de pista ou circulação em sentido contrário. Se o piloto precisar de ajuda para voltar a agarrar o testemunho tem que ser prestada apenas por um colega de equipa.

3.4 A troca do testemunho será sempre feita dentro da zona de troca de cada equipa delineada pela organização e as motas devem estar desligadas enquanto o fazem.

3.5 O testemunho tem que ser sempre entregue em mãos, não podendo nunca ser atirado, nem mesmo dentro da zona de troca.

Ao desrespeitar os pontos 3.3, 3.4 e 3.5 têm que cumprir um “Stop&Go” no local definido pela organização.

4. Disfarce: Será eleita a equipa mais original através de votos entre organização e pilotos. O disfarce não deve colocar ninguém em perigo, nem mesmo o próprio piloto. Exemplo disso são fitas longas que possam enrolar nas rodas, objectos pontiagudos rígidos ou fatos muito curtos/justos que possam dificultar os movimentos do piloto ou expô-lo a outros tipos de perigos. À parte do disfarce têm que utilizar sempre capacete, botas e colete.

Massagens

Estarão no local duas massagistas à disposição para os pilotos poderem relaxar e/ou aquecer os músculos durante o dia. Cada piloto tem direito a uma sessão, sendo as restantes pagas pelo valor a confirmar no local. O Público pode também usufruir deste serviço desde que as massagistas estejam disponíveis uma vez que é um serviço prioritário para os pilotos.

Pitbabes

Assim como assistimos em muitas corridas, nomeadamente o Troféu Nacional de Pitbikes com a já conhecida “menina da placa”, vão estar presentes algumas caras bonitas para dar ainda mais brilho ao evento, seja passeando pelo paddock, tirando fotos com os pilotos ou público, mostrando a placa dos 15” segundos ou até na entrega de prémios.

Animação

Contando já com a diversão que vai ser na Bestafeta, estará também presente o Speaker oficial do Troféu Nacional de Pitbikes Márcio Antunes para animar o dia inteiro, dentro e fora da pista, assim como muitas outras coisas ainda a confirmar. Na noite anterior à corrida vai também haver uma festa no Trivial Caffé, em parceria com o Team X-plosiv, uma das equipas do panorama nacional das pitbikes.

Sem comentários:

Enviar um comentário