Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Projecto pedagógico na EB2,3 Pataias

A notícia é do Região de Cister nº898 de 4 de Novembro de 2010

Alimentos produzidos por mais de 140 estudantes são utilizados na cantina da escola
Alunos promovem agricultura biológica em Pataias

Incentivar o consumo de produtos naturais e demonstrar os os seus benefícios são alguns dos objectivos da agricultura biológica que está a ser promovida pela Escola Básica de Pataias.
Quem o diz é Emílio Romãozinho, coordenador da iniciativa. “Comecei a interessar-me pela área depois de um problema de saúde”, confessa o docente, que destaca a “não utilização de produtos químicos e a preservação do meio ambiente” como principais vantagens desta género de produção.
Constituída por uma estufa, espaço para plantas aromáticas, uma ‘Hortinha’ e vários jardins, a agricultura biológica envolve mais de 140 alunos da instituição, desde o 6º ao 8º ano de escolaridade.
A actividade tem agradado, aos mais novos, como confessa Henrique Vinagre. “Apesar de estar aqui apenas uma vez por semana tenho gostado bastante”, testemunha o estudante do 8º ano, elegendo a “plantação” como a tarefa preferida.
Contudo, a agricultura biológica não traz apenas benefícios: o crescimento das plantas é mais demorado e os preços de venda no mercado acabam por ser mais caros.
“Nós aqui apenas temos o objectivo de ceder alguns alimentos para a cantina da escola ou vender a alguns funcionários”, explica Emílio Romãozinho, que agradece “todo o apoio prestado pelo conselho executivo”, que tem ajudado a manter esta actividade, por si só “bastante dispendiosa”.
No final, o professor aproveita para lamentar “a falta de continuação deste género de actividades” que “acaba por desaparecer quando os alunos seguem para o 9º ano”.

1 comentário:

  1. Henrique a trabalhar po bronze (:

    xD

    Esta muito fixe esta photoo

    Bj

    ResponderEliminar