Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 5 de outubro de 2013

A Capela da Senhora da Vitória, nas Paredes

Mais um texto do incansável Tiago Inácio

Sobre a antiga Capela das Paredes

Não se conhece com exatidão a data de construção da Capela das Paredes da Vitória, embora tudo indique que deverá ter sido erguia durante o reinado de D. Dinis que concede, à localidade, o seu primeiro foral que data de 17 de Dezembro de 1282. Para a fundação de uma povoação, pressupõe-se da construção ou já existência de uma capela de culto e oração. Paredes contou ainda com mais dois forais, um outro por D. Dinis datado de 29 de Setembro de 1286 e outro por D. Manuel a 1 de Outubro de 1514, sendo este uma tradução do Galaico-português de D. Dinis para o Português de D. Manuel. Com o despovoamento das paredes da Vitória, a Paróquia é transferida para Pataias em 1542. 
Nas memórias Paroquiais de 1758, encontramos uma interessante caracterização da localidade: “Tem mais esta freguesia uma capela anexa, de inovação a Nossa Senhora da Vitória muy antiga sujeita ao reverendíssimo cabido da Sé da cidade de Leiria com frequência de romaria e se faz esta festividade em Setembro; a qual a capela se conserva desde a destruição da Vila das Paredes onde está situada, que em outro tempo foi muy populosa…”
Ainda durante o Séc. XVIII ou já durante o séc. XIX, a capela é adornada com azulejos da real Fábrica do Juncal. É sobretudo durante o séc. XX que a Capela sofre grandes transformações. Num Periódico datado de Junho 1909 é publicada a seguinte noticia: “Na noite de 17 para 18 do corrente manifestou-se um violento incêndio na capela da Senhora da Vitória (…) a qual ficou completamente destruída. Esta capela possuía diversos objectos de valor, assim considerados pela sua antiguidade. (…) o fogo se deve ao descuido de três mulheres do Sitio da Nazareth, que ali foram ficar no dia 17 (…)” Com este incêndio a Capela sofre a sua maior transformação com a destruição das suas “abas” laterais. Outras obras vão sendo efetuadas ao longo do séc. XX. Actualmente no seu interior podemos observar, para além da imagem da Padroeira Nossa Senhora da Vitória, um pequeno painel de azulejos recuperados, da antiga Real Fábrica do Juncal. 

Aspeto da capela em meados do séc. XIX

Capela, em 2012

Interior da Capela, em 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário