Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ainda não há acordo para o novo executivo camarário

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/falhou-acordo-de-coligacao-entre-psd-cdu-para-camara-de-alcobaca

 

Falhou acordo de coligação entre PSD e CDU para a Câmara de Alcobaça

O Partido Socialista de Alcobaça afastou qualquer possibilidade de entendimento com o PSD para uma futura coligação que governe a Câmara de Alcobaça, com estabilidade, durante os próximos 4 anos.
José Canha, eleito no passado dia 29 de setembro como vereador do PS na autarquia, promete defender os interesses dos alcobacenses, mas enquanto eleito para a oposição.
“Não faremos uma oposição sistemática. Estaremos na Câmara, como antes, para ouvir as propostas de quem for poder, votando a favor se forem boas, e contra se forem más”, disse, adiantando “não iremos bloquear a gestão da Câmara porque o que está em causa são os alcobacenses”.
Sobre a rejeição de uma coligação, José Canha refere que o “PS não ganhou as eleições” e que “o PSD, que ganhou, terá que governar como achar melhor”.

Carlos Bonifácio, eleito como vereador do CDS-PP para a Câmara de Alcobaça, não fechou a porta a um possível entendimento, mas deixou claro que a pergunta sobre esse acordo deveria ser colocada à maioria social-democrata.

Ao contrário destes dois partidos, Vanda Marques, eleita pela CDU para a vereação da Câmara, manifestou, em conferência de imprensa da coligação, realizada logo a seguir às eleições, abertura para uma possível coligação com o PSD.
Contudo, o acordo de coligação, que esteve a ser negociado numa reunião decorrida entre a historiadora e o futuro presidente da autarquia, Paulo Inácio, não ficou fechado.
Paulo Inácio terá oferecido à vereadora da CDU pelouros relevantes, tais como a edução e a cultura, duas áreas em que Vanda Marques se sente mais confortável, por ser professora, escritora e estar ligada à realização de eventos culturais, mas determinações partidárias terão impedido o fecho do acordo.
As reuniões entre os dois eleitos terão corrido bem, mas, e segundo algumas fontes próximas a este processo negocial, terá sido o PCP/CDU a inviabilizar um acordo.
Até à data não foi possível obter reações de qualquer uma das partes.

Paulo Inácio toma posse como presidente da Câmara Municipal esta quarta-feira, dia 23 de outubro, pelas 21 horas, no Refeitório do Mosteiro de Alcobaça.
O PSD venceu as eleições para a Câmara Municipal de Alcobaça com 36,1%, mas perdeu a maioria absoluta passando de quatro para três vereadores. O PS obteve 19,8%, mantendo os seus dois vereadores, seguido do CDS com 17,5%, que assim consegue obter representação no Executivo. A CDU obteve 12% dos votos e manteve o seu vereador no Executivo. Paulo Inácio foi reeleito presidente da Câmara Municipal.

2 comentários:

  1. COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA – PCP/ PEV



    A CDU – Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV, decidiu não assumir nenhum compromisso com o PSD, não aceitando por isso, pelouros nem funções em regime de permanência.
    Exerceremos o nosso mandato, conforme nos foi confiado pelo eleitorado, no respeito pelos compromissos que assumimos na campanha eleitoral.

    Desde que a CDU tem um eleito na Câmara, nunca o PSD se disponibilizou para entregar qualquer pelouro à CDU. Os pelouros, e responsabilidades, agora oferecidos, em troca de um acordo, foram: 2 museus, a habitação social, roteiros turísticos, ambiente, taxas e licenças e um lugar de vogal nos serviços municipalizados.

    Neste quadro político nacional e local, seremos oposição responsável, como até agora, intervindo e fazendo propostas concretas para a defesa da melhoria das condições de vida do povo alcobacense.

    Como sempre daremos à população conta da nossa intervenção no Executivo da Câmara, na Assembleia Municipal e nas freguesias.

    Votaremos favoravelmente tudo o que for do interesse do concelho, mantendo uma oposição interventiva crítica e construtiva.

    Alcobaça, 23 de outubro de 2013

    Pel’ A Coligação Democrática Unitária

    Vanda Furtado Marques
    João Paulo Raimundo

    ResponderEliminar
  2. O PS continua a fugir, assim não são alternativa na próxima década (entendão-se).
    O CDS/PP ou seja o Carlos Bonifacio como pode vir a trabalhar com quem não se entendeu no passado?
    A CDU quando vi caras novas (e uma bonita por sinal) pensei que a perestroica tinha chegado, mas a velha cacete predomina.
    Quanto a este comunicado assinado só por dois dos três deputados porque é que o Rui Coutinho não assinou???


    Àrrã da Lagoa

    ResponderEliminar