Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

"Portas da Burinhosa" foram apresentadas

A notícia na edição 1058 do Região de Cister de 28 de novembro de 2013

Joaquim Coutinho duarte vai investir cerca de 300 mil euros no projeto
Empresário oferece parque de esculturas à Burinhosa

“Retribuir e agradecer a forma como as pessoas da terra contribuíram para a pessoa que sou”. É desta forma que Joaquim Coutinho Duarte, empresário natural de Burinhosa e radicado em Angola há 28 anos, justifica o investimento de cerca de 300 mil euros num parque temático de esculturas que quer oferecer à população da sua terra natal.
O projeto foi apresentado publicamente na semana passada, na Quinta da Valinha, num jantar em que o benemérito juntou empresários e representantes de associações e autarquias locais, com o objetivo também de recolher opiniões sobre a iniciativa, que está a ser concebida pelo escultor Carlos Oliveira.
“A ideia nasceu da forma como sinto a minha terra e do sentimento de gratidão que nutro pelas suas gentes. Poderá também ser uma forma de ajudar a que a localidade, que já foi ‘auto-suficiente’ em termos de emprego, volte a ter motivos de interesse que atraiam pessoas”, afirma Joaquim Coutinho Duarte. A aposta na criação de um produto de excelência no turismo é uma das vertentes da iniciativa, que procura ajudar à criação de novos postos de trabalho.
O parque irá nascer num terreno com cerca de 5 mil metros quadrados, adquirido pelo empresário numa das entradas da localidade, onde se pretende erguer “um pórtico de grandes dimensões - as ‘Portas da Burinhosa’ –, com estátuas que representem as várias fases da história da aldeia”, explicou o promotor.
O escultor Carlos Oliveira revela que o monumento irá também retratar as actividades económicas mais representativas da povoação, com destaque para a agricultura, a floresta, os moldes e o vidro. Segundo aquele artista, que foi também o autor do monumento de homenagem ao resineiro que o empresário Joaquim Coutinho Duarte inaugurou no ano passado na Burinhosa, as esculturas “oscilam entre 1,80 metros e 6 ou 7 metros de altura”.
O projeto prevê também uma área para restauração, um anfiteatro ao ar livre e um circuito de manutenção, entre outras valências.
A Quinta da Valinha, propriedade de Coutinho Duarte, já conta com um monumento ao vidreiro, arte em que Coutinho Duarte iniciou a vida profissional, e um painel de azulejos com motivos alusivos às profissões de resineiro e de vidreiro, e às paisagens de Angola. As obras podem ser visitadas gratuitamente, como quase tudo o que o benemérito faz na vila.

O sonho de ter a equipa de futsal entre os grandes
Coutinho Duarte é um apaixonado pela Burinhosa e também pelo desporto. Jogou futebol no clube da aldeia e hoje em dia é o principal impulsionador do ambicioso projeto de futsal daquela aldeia do concelho de Alcobaça. O CCRD Burinhosa é 3.º classificado na série B da 2.ª Divisão e o empresário não esconde a vontade de ajudar o clube a chegar ao escalão principal da modalidade, sendo as suas empresas um dos suportes da secção de futsal. A 1.ª Divisão já esteve mais longe.

Sem comentários:

Enviar um comentário