A notícia em:
http://www.marinha.pt/pt-pt/media-center/noticias-destaques/Paginas/Mergulhadores-da-Marinha-inativam-engenho-explosivo-na-praia-da-Parede-da-Vitoria-Alcobaca.aspx
MERGULHADORES DA MARINHA INATIVAM ENGENHO EXPLOSIVO NA PRAIA DA PAREDE DA VITÓRIA - ALCOBAÇA
No dia 8 de janeiro, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) recebeu um alerta da existência de um engenho explosivo na praia da Vitória, em Alcobaça, de imediato foi ativada a equipa de prontidão de Inativação de Engenhos Explosivos (IEE) do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº1 (DMS1) da Marinha Portuguesa.
No local, em coordenação com a Capitania do Porto da Nazaré, o DMS1 identificou e neutralizou um “MARINE MARKER” - engenho explosivo utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse.
Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa Portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso. Na sua composição, contém fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contato com a pele.
Sempre que for encontrado um engenho deste tipo, NÃO DEVERÁ SER REMOVIDO, e a Autoridade Marítima Local deverá ser de imediato alertada através de contato direto ou do número nacional de emergência 112.
A notícia no Jornal de Notícias
http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Leiria&Concelho=Alcoba%E7a&Option=Interior&content_id=3625911&page=-1
Engenho explosivo detonado pela Marinha em praia de Alcobaça
Um engenho explosivo usado para sinalização no mar foi na quarta-feira detonado por mergulhadores da Marinha na praia de Paredes da Vitória, no concelho de Alcobaça, onde deu à costa.
"O engenho foi encontrado na praia durante a manhã, foi estabelecido um perímetro de segurança e determinada a presença de elementos da Polícia Marítima para evitar qualquer perigo até à chegada da equipa de inativação de explosivos", disse à Lusa Loureço Gorricho, comandante da Capitania do Porto da Nazaré.
O engenho explosivo, denominado "Marine Marker", que é utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse, deverá "ter sido trazido para a costa pela forte ondulação dos últimos dias e, apesar de se encontrar inativo, foi detonado por questões de segurança", adiantou ainda o responsável.
O engenho foi detonado cerca das 15.30 horas de quarta-feira pela equipa de Inativação de Engenhos Explosivos dos destacamentos de Mergulhadores Sapadores 1.
De acordo com um comunicado da Marinha divulgado esta sexta-feira, a confluência de rotas marítimas e aéreas faz com este tipo de engenho seja "encontrado com alguma frequência na costa portuguesa".
O "Marine Marker" requer "precauções no seu manuseamento", uma vez que pode ser "extremamente perigoso" por conter na sua composição "fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra, podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele", refere o comunicado.
A Marinha alerta assim para que sempre que sejam encontrados engenhos similares não sejam removidos, devendo ser avisada a autoridade marítima local.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário