Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Pedra do Ouro sem nadador-salvador

A notícia no Região de Cister edição 1092 de 24 de julho de 2014

Pataias - concessionário recebe alertas da polícia marítima
Praia da Pedra do Ouro está sem nadador-salvador

De três passou para um, o número de nadadores salvadores na praia da Pedra do Ouro. A falta destes elementos tem provocado, junto do concessionário, várias chamadas de atenção por parte da Polícia Marítima.
Em declarações à SIC, Manuela Ribeira, concessionária do apoio de praia, referiu que a Polícia Marítima exige a presença de dois nadadores salvadores, por questões de segurança. A responsável adiantou que tem “tentado de tudo, por todos os meios” e não tem conseguido.
Ao REGIÃO DE CISTER o presidente da Associação de Nadadores Salvadores de Pataias que garantiu que, até ao momento, não foi contactado pelo concessionário da Pedra do Ouro. “Antes da época balnear falamos com todos os concessionários, o da Pedra do Ouro foi o único que negou os nossos serviços”, afirmou Edgar Ministro, acrescentando a “falta de nadadores deverá estar relacionada com salários precários”.
Até ao fecho desta edição, não foi possível ouvir a proprietária do concessionário da praia.

domingo, 27 de julho de 2014

Exposição na Biblioteca de Praia de Paredes da Vitória

A notícia na edição 1092 do Região de Cister de 24 de julho de 2014

Biblioteca de verão recebe mostra sobre Fernando Pessoa

A ‘Biblioteca de verão’ das Paredes da Vitória, da Biblioteca e Espaço Cultural da União de Freguesias de Pataias e Martingança, apresenta a exposição ‘O dia triunfal’. O protagonista desta mostra, elaborada pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, é Fernando Pessoa. A mostra pode ser apreciada diariamente, entre as 10 e as 13 horas e as 13:30 e as 18:30 horas.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Visita guiada aos moinhos das Paredes "Esgotada"


Foram preenchidas já todas as vagas disponíveis para a visita guiada aos moinhos do vale das Paredes.
Por motivos de segurança e por ser uma visita guiada e não uma caminhada "tradicional", havia um limite de vagas que já foram atingidas.

Observação astronómica na Biblioteca de Praia de Paredes da Vitória

A notícia na edição 1092 do Região de Cister de 24 de julho

Paredes da Vitória
Ciência Viva convida [hoje e amanhã] à ‘Obervação astronómica’

O programa Ciência Viva no verão, em colaboração com a Biblioteca de Verão do Espaço Cultural/Biblioteca de Pataias, apresenta, amanhã e sábado, a atividade ‘Observação astronómica’, nas Paredes da Vitória. A ação decorre, a partir das 21 horas, no terraço da ETAR. A mesma iniciativa repete-se nos dias 5 e 6 de setembro. Serão observados os planetas Saturno e Júpiter e a Lua.

Encontro Nacional de Bicicletas Antigas

A notícia na edição 1092 do Região de Cister de 24 de julho



Burinhosa encontro nacional
Bicicletas desfilam sábado no norte do concelho

Se no próximo sábado der um pulo até à Burinhosa, os seus olhos vão regalar-se com tantas bicicletas antigas, como quem diz pasteleiras. Mais uma vez, o Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, na sua XI edição, promete reunir no norte do concelho de Alcobaça várias centenas de pessoas, vestidos com trajes de outros tempos. O secretariado abre pelas 8:30 horas e o passeio tem início às 10:30 horas.
Rui Rodrigues, do grupo Men In Bike, disse ao REGIÃO DE CISTER que os últimos dias que antecedem o evento “são intensos e sempre de grande ansiedade”.
Pela Burinhosa e Estrada Atlântica, vão passear cerca de 850 participantes, nas suas pasteleiras. Prevê-se também 2.500 visitantes.
Após o passeio, haverá o almoço e a abertura das exposições, seguida de convívio.
Os participantes e visitantes têm a oportunidade de visitar a ‘Bicimobilia’ (feira de bicicletas antigas e respetivos componentes), e as exposições de bicicletas antigas, que foram recolhidas um pouco por todo o País. Além disso, pode apreciar um exemplar único que continua recordado no ‘Guiness book’.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Tertúlia “O litoral”

Realizou-se no passado dia 22 a última tertúlia da 1ª série de tertúlias “Saber à terça”, do Espaço Cultural/ Biblioteca de Pataias. Dedicada ao tema do “Litoral”, decorreu no Café Agroeira, em Paredes da Vitória, integrada nas atividades da Biblioteca de Verão. A tertúlia contou com as presenças de Paulo Grilo e de António Mota.
Paulo Grilo enquadrou a orla costeira de Pataias no litoral do país, destacando a sua singularidade como caso de estudo. Salientando a diversidade da riqueza patrimonial deste território, fez o enquadramento em termos de evolução populacional e da ocupação urbana, com destaque para as situações de Vale Furado, Pedra do Ouro e Paredes da Vitória (três casos distintos na forma e no tempo de ocupação do litoral).
Referiu ainda os diversos planos de ordenamento do território existentes para o litoral com influência na gestão do território de Alcobaça, destacando as ações previstas nos mesmos, nomeadamente quanto à contenção à construção e definição de perímetros urbanos, à baixa densidade das edificações, à proteção e conservação de habitats e à restrição de ocupação em faixas de risco, apresentando de seguida diversos exemplos (muitos) do que de mau e em contradição com estas orientações existe no litoral de Pataias, mas também alguns (raros) bons exemplos de gestão do território existentes. Terminou a sua intervenção abordando o uso balnear e enunciando um conjunto de condicionantes (externos e internos, positivos e negativos) para o desenvolvimento do litoral de Pataias.
O mestre António Mota falou da importância do litoral como fator de desenvolvimento económico, especialmente na vertente do turismo. António Mota traçou as caraterísticas da oferta turística no litoral de Pataias, focando a sua atenção nas questões da sazonalidade e nas formas como esta pode ser atenuada, assim como o papel interventivo dos diversos agentes estatais e privados presentes no território.
No período aberto ao público, Ana Malhado, bióloga, fez uma breve abordagem relacionada com a fauna, a flora e o coberto vegetal existente, chamando a atenção não só para alguns endemismos locais como para os problemas relacionados com as “exóticas infestantes”, nomeadamente a acácia e o chorão das areias (bálsamo).
Carlos Mendonça salientou o vale de Paredes como local e habitat de espécies únicas como a rã ibérica e a víbora cornuda, chamando a atenção para a falta de um núcleo/ centro museológico a nível municipal que servisse não só como expositor mas também como local que recolhesse exemplares e peças únicas do património natural e cultural do concelho, que se encontra espalhado e em sério risco de desaparecimento. A este propósito, Valter Ribeiro, presidente da Junta, informou que as tempestades de inverno deixaram expostos nas arribas de Água de Madeiros alguns fósseis únicos e de grande qualidade, que foram retirados para serem estudados na Universidade de Lisboa, com o compromisso de regressarem a Pataias.
As restantes intervenções abordaram questões relacionadas com a erosão registada nas arribas (com elevado risco para as habitações em Pedra do Ouro), a eminente derrocada e eventual desaparecimento do “Castelo”, a substituição do pinheiro bravo pelo eucalipto e a necessidade de repensar o investimento em equipamentos e infraestruturas na orla costeira, e a forma como o mesmo é feito, tendo em consideração o panorama das alterações climáticas.
Armanda Balinha (moderadora) e Sofia Quaresma (oradora), cancelaram a sua participação na tertúlia na tarde do próprio dia, o que impediu a sua substituição em tempo útil.
As fotografias são do José Castro.






Paredes da Vitória - Feira de Artes


segunda-feira, 21 de julho de 2014

Exposição na Biblioteca de Praia de Paredes da Vitória

Exposição sobre Fernando Pessoa, dos alunos da Escola Secundária de Porto de Mós.
Patente todos os dias, das 10h às 18h30, na Biblioteca de Praia em Paredes da Vitória.

domingo, 20 de julho de 2014

Inscrições abertas para bombeiros voluntários

A notícia na edição 1091 do Região de Cister

Pataias
Bombeiros Voluntários têm inscrições abertas para novos elementos

‘Dá a cara pela grande causa...’ é o mote para aproximar e cativar a população a inscrever-se nos Bombeiros Voluntários de Pataias. Por isso, se tem entre os 17 e os 45 anos, pode dirigir-se à corporação e alistar-se. Pode também usar o telefone 244 587 240 ou o email comando@bvpataias.pt. Os bombeiros ficam isentos do pagamento de água e rede de esgotos, de propinas no ensino superior e de taxas moderadoras (Centro de Saúde). Além disso, os bombeiros têm bonificação de pensões.

sábado, 19 de julho de 2014

Burinhosa - Exposição de bicicletas antigas

A notícia na edição 1091 do Região de Cister de 17 de julho

Burinhosa exposição fotográfica patente no Leiriashopping
Bicicletas antigas e mostra na Fnac a 10 dias do encontro

O mundo das bicicletas antigas continua a ser, e bem, homenageado no Encontro Nacional das Bicicletas Antigas (ENBA), que este ano ‘pedala 
para a sua XI edição, já no próximo dia 27, na aldeia da Burinhosa. Ontem à noite, a FNA C do LeiriaShopping inaugurou a exposição fotográfica comemorativa do XI ENBA.
O Grupo Men In Bike, da Burinhosa, tem percorrido vários quilómetros pelas estradas do País, com o objetivo de divulgar o evento e apresentar o trabalho da associação. Além do tradicional passeio, haverá as exposições, a ‘Bicimobilia’ e o ‘Mercado do particular’.
As inscrições continuam abertas, num momento em que a organização conta com mais de 750 participantes, assim como cerca de 2.500 visitantes.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Paredes da Vitória - Tertúlia "O litoral"

A notícia na edição 1091 do Região de Cister de 17 de julho de 2014

Paredes da Vitória
Espaço Cultura apresenta na próxima terça-feira ‘O litoral’ no Café Agroeira

A 1.ª série da tertúlia ‘Saber à terça’ chega ao fim na próxima terça-feira (dia 22), com o tema ‘O litoral’. A iniciativa, que decorre pelas 21:30 horas, no Café Agroeira, em Paredes da Vitória, junta os convidados Paulo Grilo, Sofia Quaresma e António Mota. A tertúlia é dinamizada pelo Espaço Cultural/ Biblioteca de Pataias.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Filarmónica de Pataias - Concerto de Aniversário

A Filarmónica de Pataias fará amanhã à noite, um concerto de aniversário (137º aniversário).
O concerto está previsto para o Coreto do Largo Comendador Joaquim Matias, em Pataias, por volta das 21h30.

Comentário

Em primeiro lugar os parabéns à Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense pelo seu 137º aniversário.
Em segundo, o assinalar da ENORME falta de divulgação do evento.
Em terceiro, não seria muito melhor fazer o concerto na praia das Paredes? Até porque amanhã a quantidade de pessoas que estarão nas Paredes, devido ao festival, vão esvaziar quase por completo Pataias. 
Não seria um concerto muito mais bonito e entusiamante num local cheio de pessoas e onde se iniciará uma verdadeira festa da música? Até porque os jovens músicos (e não só) estarão a tocar em Pataias a pensar na música das Paredes...

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Observação astronómica na praia de Paredes da Vitória

Ciência viva na Praia de Paredes da Vitória



O programa Ciência Viva no Verão terá atividades em dois fins-de-semana na praia de Paredes da Vitória, com observação astronómica.
As sessões irão decorrer nos dias 25 e 26 de julho e 5 e 6 de setembro, sempre após as 21 horas, no terraço da ETAR.
A observação astronómica nestes dois fins-de-semana é uma iniciativa conjunta da Biblioteca de Verão do Espaço Cultural/ Biblioteca de Pataias e do programa Ciência Viva.
Mais informações em: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/comum/2014/actividadeshoje.asp?accao=showaccao&id_accao=4839

Observação na Praia das Paredes
(Ad-Astra)
Data: 25-07-2014
Hora de Início: 21:00
  Inscrição Obrigatória (191 vagas)
Descrição:
Observação dos planetas Saturno (o «Senhor dos Anéis») e Júpiter («O Gigante Gasoso») e da Lua («a Imaculada»), quando visíveis, das estrelas duplas mais famosas, e de objectos de céu profundo como galáxias, enxames estelares e as nebulosas mais brilhantes.
Ponto de encontro:
Jardim Terraço, junto à praia
Como Chegar:
Na localidade, seguir pela avenida principal até chegar ao Jardim Terraço que fica junto à praia.
Coordenadas GPS:
39.70062655636385 N, -9.049078524112701 O
Ver no mapa
Idade mínima:
0 anos
Localidade:
Praia das Paredes / ALCOBAÇA / LEIRIA
Duração:
3,3 h
Responsável pela acção:
Joao Clerigo
Equipa:
Carlos Reis Anabela Santos João Clerigo
URL:
http://www.ad-astra.pt/
Nota:
Sessões nocturnas - aconselha-se vestuário adequado ao frio, se for o caso.
Junto ao local existem vários restaurantes, bares e muita animação nocturna.

Observação na Praia das Paredes
(Ad-Astra)
Data: 26-07-2014
Hora de Início: 21:00
  Inscrição Obrigatória (200 vagas)
Descrição:
Observação dos planetas Saturno (o «Senhor dos Anéis») e Júpiter («O Gigante Gasoso») e da Lua («a Imaculada»), quando visíveis, das estrelas duplas mais famosas, e de objectos de céu profundo como galáxias, enxames estelares e as nebulosas mais brilhantes.
Ponto de encontro:
Jardim Terraço, junto à praia
Como Chegar:
Na localidade, seguir pela avenida principal até chegar ao Jardim Terraço que fica junto à praia.
Coordenadas GPS:
39.70062655636385 N, -9.049078524112701 O
Ver no mapa
Idade mínima:
0 anos
Localidade:
Praia das Paredes / ALCOBAÇA / LEIRIA
Duração:
3,3 h
Responsável pela acção:
Joao Clerigo
Equipa:
Carlos Reis Anabela Santos João Clerigo
URL:
http://www.ad-astra.pt/
Nota:
Sessões nocturnas - aconselha-se vestuário adequado ao frio, se for o caso.
Junto ao local existem vários restaurantes, bares e muita animação nocturna.

Observação na Praia das Paredes
(Ad-Astra)
Data: 05-09-2014
Hora de Início: 21:00
  Inscrição Obrigatória (199 vagas)
Descrição:
Observação dos planetas Saturno (o «Senhor dos Anéis») e Júpiter («O Gigante Gasoso») e da Lua («a Imaculada»), quando visíveis, das estrelas duplas mais famosas, e de objectos de céu profundo como galáxias, enxames estelares e as nebulosas mais brilhantes.
Ponto de encontro:
Jardim Terraço, junto à praia
Como Chegar:
Na localidade, seguir pela avenida principal até chegar ao Jardim Terraço que fica junto à praia.
Coordenadas GPS:
39.70062655636385 N, -9.049078524112701 O
Ver no mapa
Idade mínima:
0 anos
Localidade:
Praia das Paredes / ALCOBAÇA / LEIRIA
Duração:
3,3 h
Responsável pela acção:
Joao Clerigo
Equipa:
Carlos Reis Anabela Santos João Clerigo
URL:
http://www.ad-astra.pt/
Nota:
Sessões nocturnas - aconselha-se vestuário adequado ao frio, se for o caso.
Junto ao local existem vários restaurantes, bares e muita animação nocturna.

Observação na Praia das Paredes
(Ad-Astra)
Data: 06-09-2014
Hora de Início: 21:00
  Inscrição Obrigatória (200 vagas)
Descrição:
Observação dos planetas Saturno (o «Senhor dos Anéis») e Júpiter («O Gigante Gasoso») e da Lua («a Imaculada»), quando visíveis, das estrelas duplas mais famosas, e de objectos de céu profundo como galáxias, enxames estelares e as nebulosas mais brilhantes.
Ponto de encontro:
Jardim Terraço, junto à praia
Como Chegar:
Na localidade, seguir pela avenida principal até chegar ao Jardim Terraço que fica junto à praia.
Coordenadas GPS:
39.70062655636385 N, -9.049078524112701 O
Ver no mapa
Idade mínima:
0 anos
Localidade:
Praia das Paredes / ALCOBAÇA / LEIRIA
Duração:
3,3 h
Responsável pela acção:
Joao Clerigo
Equipa:
Carlos Reis Anabela Santos João Clerigo
URL:
http://www.ad-astra.pt/
Nota:
Sessões nocturnas - aconselha-se vestuário adequado ao frio, se for o caso.
Junto ao local existem vários restaurantes, bares e muita animação nocturna.

Comentário: 

Entretanto, a Câmara Municipal de Alcobaça propôs e desenvolve também atividades relacionadas com o programa Ciência Viva no Verão, mas apenas para Alcobaça e S. Martinho do Porto.

A notícia no jornal on-line Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=5fd2935d-ab6e-46bf-8d60-7b19fe477efc&edition=165

Iniciativa decorre de 15 de julho a 15 de setembro
Programa Ciência Viva no Verão em Alcobaça com inscrições abertas

Desde 2004 que o Pelouro do Ambiente do Município de Alcobaça participa no Programa Ciência Viva no Verão, com atividades de divulgação e sensibilização ambiental centradas no património natural concelhio. Esta iniciativa, que decorre de 15 de julho a 15 de setembro, tem como missão a promoção da cultura científica e tecnológica, área em que o Programa Ciência Viva tem centrado a sua atividade, permitindo conhecer de perto vários domínios da ciência e seu impacto na
vida quotidiana.

 O Município de Alcobaça associa-se a este projeto com duas atividades distintas:

“Património Autóctone Local - da Floresta à Fruta” - 5 de agosto e 2 de setembro
Descrição: No centro da cidade e a escassa distância, existem duas instituições que têm dado especial atenção às espécies autóctones
(florestais e frutícolas).Visitamos um viveiro, uma mata e seguimos para conhecer fruteiras locais.
Ponto de encontro: Rotunda de acesso à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister.

“Conhecer melhor o litoral de Alcobaça” - 27 de julho, 3 e 10 de agosto
Descrição: Após briefieng sobre biodiversidade marinha, lixo Marinho e importância do litoral para o Homem, partimos para a prospeção! Vamos, conhecer melhor o litoral de Alcobaça, um pontinho minúsculo do oceano onde todos, direta ou indiretamente,
intervimos.
Ponto de encontro: Cais de São Martinho do Porto


   A participação nas ações é gratuita. As inscrições estarão abertas a partir das 15 horas de Portugal continental do dia 8 de julho de 2014. Inscrição online em www.cienciaviva.pt ou através da Linha Verão 21 898 50 50 (das 9h00 às 18h00).

Biblioteca de verão promove workshop


terça-feira, 15 de julho de 2014

Concerto em Pataias - CisterMúsica 2014

Na próxima 5ª feira, dia 17 de julho, pelas 21h30 na Igreja Matriz de Pataias, um concerto integrado no CisterMúsica2014.



IncertusTrio*
Trio de Flautas

Programa

Shin’ya Takahashi · Sete Peças para Trio de Flautas
Friedrich Kuhlau · Grande Trio em si menor, op. 90
I. Allegro non tanto
II. Scherzo
III. Adagio
IV. Finale
Gordon Jacob · Introduction and Fugue
Ana Rita Oliveira, flauta
Beatriz Baião, flauta
Inês Pinto, flauta
Apoios: Paróquia e Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça; Paróquia e Junta de Freguesia de Pataias
Parceria: Município da Nazaré
*1º Prémio da Categoria Júnior do III Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA)

Entrada: Livre

Lançada empreitada para saneamento na Pedra do Ouro

Recebido via e-mail
EMPREITADA DE EXECUÇÃO DO SISTEMA ELEVATÓRIO E EMISSÁRIO DE PEDRA DO OURO
https://dre.pt/pdfgratiscp/2014/07/129/407945423.pdf

DATA: 2014-07-08
ACTO: Anúncio de procedimento n.º 3763/2014
D.R. n.º 129 Série II
EMISSOR: Águas do Oeste, S. A.

MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO

1 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE
NIF e designação da entidade adjudicante: 
505311593 - Águas do Oeste, S. A.
Serviço/Órgão/Pessoa de contacto: Direção De Infraestruturas
Endereço: Convento São Miguel das Gaeiras
Código postal: 2500 718
Localidade: Gaeiras
Telefone: 00351 262955200
Fax: 00351 262955201
Endereço Eletrónico: geral@aguasdooeste.com

2 - OBJETO DO CONTRATO
Designação do contrato: EMPREITADA DE EXECUÇÃO DO SISTEMA ELEVATÓRIO E EMISSÁRIO DE PEDRA DO OURO
Descrição sucinta do objeto do contrato: Execução de Estação Elevatória com capacidade de 10 l/s, onde se realizará o pré-tratamento do efluente. Execução da respetiva conduta elevatória com cerca de 1671m, seguida de emissário com cerca de 1406m. Preconiza-se ainda a execução de 2 travessias em estrada. Ligação à ETAR de Vale Paredes.
Tipo de Contrato: Empreitada de Obras Públicas
Valor do preço base do procedimento 670000.00 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário principal: 45232400

3 - INDICAÇÕES ADICIONAIS
O concurso destina-se à celebração de um acordo quadro: Não
O concurso destina-se à instituição de um sistema de aquisição dinâmico: Não
É utilizado um leilão eletrónico: Não
É adotada uma fase de negociação: Não

4 - ADMISSIBILIDADE DA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VARIANTES: Não

6 - LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO
Pedra Do Ouro
País: PORTUGAL
Distrito: Leiria
Concelho: Alcobaça
Código NUTS: PT16B

7 - PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO
Empreitadas de obras públicas
Prazo contratual de 240 dias contados nos termos do disposto no nº 1 do artigo 362º do CCP

8 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO, NOS TERMOS DO N.º 6 DO ARTIGO 81.º DO CCP
12.1 O Adjudicatário deve apresentar os seguintes documentos de habilitação:
a) os previstos no n.º 1 artigo 81.º do CCP;
b) Declaração de titularidade de alvará e exibição do original do mesmo, contendo as seguintes habilitações: 
i) 1ª subcategoria da 1ª categoria e da classe correspondente ao valor global da proposta;
ii) 4ª subcategoria da 1ª categoria, da classe correspondente ao valor dos trabalhos especializados que lhe respeite, consoante a parte que a esses trabalhos cabe na proposta;
iii) 1ª, 6ª, 8ª, 9ª e 11ª subcategorias da 2ª categoria, da classe correspondente ao valor dos trabalhos especializados que lhe respeite, consoante a parte que a esses trabalhos cabe na proposta;
iv) 1ª, 3ª, 4ª, 7ª, 10ª, 11ª e 15ª subcategoria da 4ª categoria, da classe correspondente ao valor dos trabalhos especializados que lhe respeite, consoante a parte que a esses trabalhos cabe na proposta;
v) 2ª, 3ª, 6ª, 7ª, 9ª, 10ª e 11ª subcategoria da 5ª categoria, da classe correspondente ao valor dos trabalhos especializados que lhe respeite, consoante a parte que a esses trabalhos cabe na proposta;


9 - ACESSO ÀS PEÇAS DO CONCURSO E APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
9.1 - Consulta das peças do concurso
Designação do serviço da entidade adjudicante onde se encontram disponíveis as peças do concurso para consulta dos interessados: Direção De Infraestruturas
Endereço desse serviço: Convento São Miguel das Gaeiras
Código postal: 2500 718
Localidade: Gaeiras
Telefone: 00351 262955200
Fax: 00351 262955201
Endereço Eletrónico: geral@aguasdooeste.com
9.2 - Meio eletrónico de fornecimento das peças do concurso e de apresentação das propostas
Plataforma eletrónica utilizada pela entidade adjudicante: www.vortalgov.pt

10 - PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS OU DAS VERSÕES INICIAIS DAS PROPOSTAS SEMPRE QUE SE TRATE DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DINÂMICO 
Até às 17 : 00 do 50 º dia a contar da data de envio do presente anúncio

11 - PRAZO DURANTE O QUAL OS CONCORRENTES SÃO OBRIGADOS A MANTER AS RESPETIVAS PROPOSTAS
90 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas

12 - CRITÉRIO DE ADJUDICAÇÃO
Proposta economicamente mais vantajosa
Fatores e eventuais subfatores acompanhados dos respetivos coeficientes de ponderação: 1) Preço 80%
2) Valia Técnica da Proposta 20%

13 - DISPENSA DE PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO: Não

14 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DO ÓRGÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO
Designação: Direção De Infraestruturas
Endereço: Convento São Miguel das Gaeiras
Código postal: 2500 718
Localidade: Gaeiras
Telefone: 00351 262955200
Fax: 00351 262955201
Endereço Eletrónico: geral@aguasdooeste.com

15 - DATA DE ENVIO DO ANÚNCIO PARA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA
2014/07/08

16 - O PROCEDIMENTO A QUE ESTE ANÚNCIO DIZ RESPEITO TAMBÉM É PUBLICITADO NO JORNAL OFICIAL DA UNIÃO EUROPEIA: Sim

17 - OUTRAS INFORMAÇÕES
Regime de contratação: DL nº 18/2008, de 29.01

18 - IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO
Nome: Arménio de Figueiredo
Cargo: Administrador Delegado

Inscrições abertas para a Universidade Sénior de Pataias



sábado, 12 de julho de 2014

Campo de férias para diabéticos

A notícia em: http://maiortv.com.pt/jovens-diabeticos-com-semana-radical-em-pataias/

Jovens diabéticos com semana radical em Pataias

Jovens diabéticos participam entre hoje e domingo num fim de semana radical, na Land´s Hause, em Pataias, no concelho de Alcobaça
Dezena e meia de jovens diabéticos, com idades entre os 13 e os 18 anos, participam entre hoje e domingo num fim de semana radical, na Land´s Hause, em Pataias, no concelho de Alcobaça.
Iniciação ao surf na Praia de Paredes da Vitória, desportos radicais e orientação pedestre são algumas as atividades que os jovens irão desenvolver, algumas das quais serão abertas à participação de pais e familiares.
Trata-se de uma iniciativa do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), com a supervisão médica de sete técnicos do CHL, entre pediatras, enfermeiras, internos de pediatria e dietista.
“Estamos convictos de que este tipo de atividades em conjunto com os ensinos oportunos sobre alimentação, exercício físico e os ajustes de insulina são importantes para a consolidação de conhecimentos e adesão ao tratamento dos diabéticos adolescentes e para melhoria da sua qualidade de vida”, refere Ester Gama, pediatra do CHL, numa nota enviada à imprensa.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Tribunal anula licenciamentos urbanísticos na Mina do Azeche

A notícia e a fotografia na edição 1090 do Região de Cister de 10 de julho de 2014

Pataias - projeto foi aprovado pela Câmara em 2004
Tribunal Central anula licenciamento na Mina


O Tribunal Central Administrativo (TCA) do Sul acaba de confirmar a nulidade do licenciamento de um bloco de apartamentos construído em cima de uma arriba na Praia da Mina, Pataias. No acórdão, datado de maio último, o TCA do Sul considera que a aprovação dos projetos de arquitetura e de especialidades feita em 2004 pela Câmara de Alcobaça, através de deferimento tácito, violou o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), por permitir a construção em terrenos incluídos em faixa de risco ou em área de REN (Reserva Ecológica Nacional). Este acórdão confirma a sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria, que, em 2011, já tinha declarado a nulidade do licenciamento.
O caso remonta ao ano 2000, quando entrou na Câmara um pedido de informação prévia, que viria a ser deferido de forma condicionada. Um ano depois, a autarquia deliberou chumbar o projeto de arquitetura, alegando que o mesmo desrespeitava o PDM, ocupando espaço maioritariamente afeto a “faixa de risco em sede de POOC, o que não permite qualquer tipo de construção”.
O promotor recorreu da deliberação da Câmara para o à data Tribunal Administrativo de Circulo de Coimbra. No decorrer deste processo, o município recuou na sua posição, alegando que tinha incorrido num erro e que, afinal, não havia violação do PDM. Com base nesta informação, o tribunal viria a dar razão ao promotor.
Em janeiro de 2004, por maioria e com voto contra do vereador Rogério Raimundo (CDU), a câmara deliberou reconhecer o deferimento tácito dos projetos de arquitetura e de especialidades. A obra, que segundo o acórdão do TCA do Sul se localiza “a menos de 200 metros da base da arriba” e em cima de um sistema dunar, avançou, levando alguns moradores da zona a interpor uma ação em tribunal, pedindo que fosse declarada a nulidade do licenciamento. Essa nulidade foi reconhecida pelo TAF de Leiria no acórdão de março de 2011. Nessa sentença, agora confirmada agora pelo TCA do Sul, ficou provado que parte da área de implantação do edifício estava fora da área urbana e em faixa de risco ou em REN, onde, de acordo com o POOC Alcobaça-Mafra, é proibido realizar “obras de construção”.

Tertúlia "O litoral", em Paredes da Vitória

A última tertúlia da I Série "Saber à terça", dinamizada pelo Espaço Cultural/ Biblioteca de Pataias, terá lugar no próximo dia 22 de julho, pelas 21h30, no Café Agroeira, em Paredes da Vitória.
Presentes como como oradores estarão Sofia Quaresma, bióloga, que abordará as questões ambientais, os lixos marinhos e a flora do litoral de Pataias; Paulo Grilo, que falará das temáticas relacionadas com o ordenamento do território, a ocupação humana e urbana do litoral da freguesia e o mestre em Gestão Turística António Mota que abordará o investimento e o desenvolvimento turístico nesta faixa do território.


A Ciência vai a banhos na praia das Paredes

Iniciativa da Biblioteca de Verão, em Paredes da Vitória.
Atividade gratuita mas de inscrição obrigatória.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Murais nas escolas primárias



Este mural foi pintado na escola primária da ... Ordem, na Marinha Grande.
A concretização deste projeto partiu da colaboração entre as escolas do Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Oeste (com sede na Escola Secundária Engº Calazans Duarte), sendo os trabalhos executados pelos alunos do 12º ano do curso de Artes Visuais.
Só mais duas notas:
Em setembro de 2013, a Biblioteca/ Espaço Cultural de Pataias propôs um projeto semelhante à EB 2,3 de Pataias, com o objetivo de decorar a sala das crianças daquele espaço. Em junho último, as paredes continuavam em branco.
Pedro Grilo, 18 anos, natural de Pataias, foi um dos três responsáveis pela execução deste mural. 

Serão literário em Paredes da Vitória


domingo, 6 de julho de 2014

Abertas as inscrições para a Universidade Sénior

A notícia na edição 1089 do Região de Cister de 3 de julho de 2014

Universidade Sénior tem inscrições abertas para próximo ano letivo

Já estão abertas as inscrições para os alunos que queiram integrar a Universidade Sénior de Pataias, que tem início a partir do próximo mês de setembro. As aulas vão decorrer na Biblioteca e Espaço Cultural da União das Freguesias de Pataias e Martingança.

sábado, 5 de julho de 2014

Biblioteca de verão

A notícia na edição 1089 do Região de Cister de 3 de julho de 2014

Pataias - literatura, wireless e jogos infantis disponíveis
Biblioteca ‘muda-se’ para a praia das Paredes da Vitória

Durante este mês e o próximo, o Espaço Cultural/Biblioteca das Freguesias de Pataias e Martingança, que funciona no antigo edifício do quartel dos Bombeiros, vai estar fechado. Durante este período, a biblioteca ‘muda-se’ para a praia das Paredes da Vitória, para o edifício da ETAR.
Naquele espaço, os leitores têm acesso aos serviços de wireless, empréstimo domiciliário e de literatura (geral, infantil e juvenil). São também disponibilizados, para leitura, os jornais. Há também ateliês dedicados às crianças, bem como a prática de jogos infantis e juvenis.
A ‘Biblioteca de verão’ está aberta diariamente, entre as 10 e as 13 horas e as 13:30 e as 18:30 horas.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Atividades da Bandeira Azul na praia das Paredes

A informação em: http://www.cm-alcobaca.pt/resources/8c49e53321e312b746de81d98c30a426/BANDEIRA%20AZUL.pdf

Atividades de Educação Ambiental
BANDEIRA AZUL VERÃO 2014



A candidatura à Bandeira Azul em cada época balnear integra um programa de atividades de Educação Ambiental da responsabilidade do Município de Alcobaça. Subordinada ao tema “Poluição dos Oceanos”, a maioria das atividades programadas acontece durante a época balnear nas praias galardoadas: São Martinho do Porto e Paredes de Vitória, e destinam-se a miúdos e graúdos!

Atividades dinamizadas pelo Município de Alcobaça
“Vamos conservar os oceanos” tem como objetivos promover o interesse pela preservação dos oceanos e sensibilizar para a sua melhoria, destacando o tempo de degradação do lixo nos oceanos.
“O peixe, um alimento de excelência” pretende-se sensibilizar a população para a importância do consumo de peixe numa alimentação equilibrada bem como as suas propriedades nutricionais. Alertar para os eventuais riscos que poderão ocorrer no caso de ingestão de peixe contaminado.

Atividade dinamizada pelas Águas do Oeste
“A Água é um mundo fantástico” visa sensibilizar os veraneantes, nomeadamente a população mais jovem (infanto-juvenil), para a importância da preservação do recurso escasso e essencial à vida, que é a ÁGUA através da dinamização de um jogo didático.

Atividades dinamizadas pela SUMA
“Seja qual for a sua “onda”, esta é a sua praia”, aborda os procedimentos de acondicionamento e deposição de resíduos, nomeadamente os pequenos lixos (caroços e cascas de fruta, papéis, embalagens de sumo e gelados, beatas de cigarro) e procura ainda sensibilizar os veraneantes para a importância da prática da Cidadania Ativa.

“Cidadómetro”, traduz-se num espaço interativo, composto por atividades de exploração sensorial, cujas temáticas incidem sobre as políticas de Redução, Reutilização, Reciclagem, Cidadania Ativa e Limpeza Urbana (ligada à remoção dos dejetos caninos e ao acondicionamentos dos pequenos lixos). 


Exposição “Vamos cuidar dos oceanos”
O Município de Alcobaça lançou um concurso: “Vamos cuidar dos oceanos” que consistiu na elaboração de mensagens de sensibilização ilustradas alusivas ao tema “Poluição dos Oceanos”, para promover os comportamentos de cidadania. Dirigiu-se a todos os estabelecimentos de ensino do concelho. Participaram alunos desde o pré-escolar ao 3º ciclo de ensino básico, totalizando a entrega de 36 trabalhos. O júri, constituído por seis pessoas, considerou como critérios a criatividade e o aspeto estético e votaram nos sete melhores trabalhos. De acordo com o regulamento serão atribuídos brindes relacionados com o ambiente e um certificado aos sete melhores trabalhos. 
Os trabalhos premiados estarão expostos na Feira do Livro de São Martinho do Porto, de 15 de julho a 1 de setembro. Parabéns a todos os alunos e professores participantes!

CALENDÁRIO

São Martinho do Porto

2 JULHO - 10h-12h 
» “Vamos conservar os oceanos"
» “O peixe, um alimento de excelência”
7 JULHO - 10h-12h 
» “A Água é um mundo fantástico”
16 JULHO - 10h-12h 
» “Vamos conservar os oceanos “ 
» “O peixe, um alimento de excelência”
21 JULHO - 10h-12h 
» “Seja qual for a sua “onda”, esta é a sua praia”
26 JULHO - 10h-18h 
» Cidadómetro

1 AGOSTO - 10h-12h 
» “Vamos conservar os oceanos" 
» “O peixe, um alimento de excelência”
8  AGOSTO - 10h-12h 
» “Seja qual for a sua “onda”, esta é a sua praia”
9  AGOSTO - 10h-18h 
» Cidadómetro
11 AGOSTO - 10h-12h 
» “A Água é um mundo fantástico”

Exposição “Vamos cuidar dos oceanos” 
Feira do Livro de São Martinho do Porto
15 de julho a 1 de setembro

Praia de Paredes da Vitória

4 JULHO - 10h-12h 
» “Vamos conservar os oceanos”
» “O peixe, um alimento de excelência”
11 JULHO - 10h-12h 
» “A Água é um mundo fantástico”
15 JULHO - 10h-12h 
» “Seja qual for a sua “onda”, esta é a sua praia”
30 JULHO - 10h-12h 
» “Vamos conservar os oceanos”
» “O peixe, um alimento de excelência”

4 AGOSTO - 10h-12h 
» “Vamos conservar os oceanos “ 
» “O peixe, um alimento de excelência”
8 AGOSTO - 10h-12h 
» “A Água é um mundo fantástico”
10 AGOSTO - 10h-18h 
» Cidadómetro
14 AGOSTO - 10h-12h 
» “Seja qual for a sua “onda”, esta é a sua praia” 

Bandeira azul foi hasteada em Paredes da Vitória

A notícia na edição 1089do Região de Cister de 3 de julho de 2014

Alcobaça - São Martinho e Paredes com qualidade
Bandeiras azuis do concelhoforam hasteadas esta semana

As cerimónias oficiais do hastear das Bandeiras Azuis e de “Praia acessível, Praia para todos” nas praias de Paredes de Vitória e de São Martinho do Porto foram realizadas, durante a manhã da passada terça-feira.
“Este é mais um momento alto para o concelho”, referiu, na ocasião, Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça. “Sempre considerei que esta conquista fosse possível, apesar da dúvida de alguns”, acrescentou o autarca.
A atribuição da Bandeira Azul à Praia de Paredes de Vitória, da freguesia de Pataias, esteve em vias de ser condicionada, devido aos estragos na zona balnear causados pelo mau tempo que assolou a região no início do ano.

Burinhosa -música ao vivo


quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pedra do Ouro é zona balnear

Recebido via e-mail

Boa noite,
Acabei de ler a notícia do blogue Sapinho Gelásio publicada por Paulo Grilo,
http://sapinhogelasio.blogspot.pt/2014/06/praias-de-ouro-em-pataias.html

Foi com espanto que percebi que para a Quercus a Pedra do Ouro é uma localidade balnear cuja a água tem vindo a ser classificada com água com qualidade de ouro nos últimos 5 anos.
O meu espanto não se prende com o galardão e classificação atribuída à qualidade da água... Prende sim com dois aspectos distintos:
1º - A falta da divulgação do facto da qualidade da água ser de ouro, tanto junto dos moradores como dos utilizadores / frequentadores da praia.
Estou tentada a afirmar que parece que existe algum interesse em não tornar algumas coisas públicas, em tudo contribuindo para deixar morrer a localidade Pedra do Ouro, que há muito parece ter sido esquecida pelo município.
2º - O facto da localidade ser considerada pela Quercus como localidade balnear... porque ao que parece no município esta classificação não é a mesma... Foi comunicado na Câmara Municipal de Alcobaça que a localidade Pedro do Ouro não é balnear, segundo informação fornecida pelos serviços!
Como é do conhecimento público um dos problemas da Pedra do Ouro, que parece não ter fim à vista, é o saneamento...
A não existência de uma rede de recolha de águas pluviais nem de recolha de esgotos domésticos é um cancro para desenvolvimento socioeconómico da localidade.
O facto de a localidade em termos municipais não ser considerada balnear, quando todos os anos assistimos de forma impotente À queda das arribas colocando em risco os bens patrimoniais públicos e privados da localidade, apetece-me solicitar ao município uma explicação pública sobre o facto de não ser uma localidade balnear...
Não sendo uma localidade balnear uma vez que é banhada pelo mar, está na domínio da Orla Marítima e da Capitania da Nazaré, então qual a classificação atribuída à localidade???
Deverá ser uma localidade termal? Dado que existe uma classificação da qualidade da água como sendo de ouro...
Este meu desabafo prende-se com a desconsideração do município para um conjunto de residentes, uns permanentes e outros temporários, que pagam os impostos e todas as taxa requeridas sem contestação... para depois ser considerados quase como terra de ninguém...
Gostava que investigassem sobre a verdade desta situação e a tornassem pública no vosso blogue.

Atenciosamente,
cmba cmba

Comentário

A identificação das zonas balneares de 2014 via link enviado por jmalves
http://dre.pt/pdf1sdip/2014/06/12300/0354003553.pdf