A questão foi levantada por mim na Assembleia de Freguesia de 30 de abril e o António Calaxa voltou a colocá-la na Assembleia de Freguesia de 29 de junho:
«A ETAR de Paredes da Vitória tem capacidade para receber e tratar os efluentes da Pedra do Ouro?» Das duas vezes, a resposta de Valter Ribeiro foi a mesma: “De acordo com as informações dos técnicos, a ETAR das Paredes tem capacidade para receber e tratar os efluentes da Pedra do Ouro”.
Recordando o histórico:
Desde sempre esteve prevista a construção de uma ETAR na Pedra do Ouro.
A 27 de janeiro de 2010, era postado aqui no Sapinho, a informação relativa à rede de saneamento básico das Águas do Oeste.
O Sistema de saneamento da Pedra do Ouro, previsto para 2009, era constituído por duas estações elevatórias e uma nova ETAR com capacidade para o equivalente a 4600 habitantes.
O sistema de saneamento de Paredes da Vitória, também ele constituído por duas estações elevatórias e uma ETAR, teria de servir uma população equivalente a 3700 habitantes.
Ou seja, no seu conjunto, duas ETAR’s, para uma população equivalente de 8300 habitantes.
A informação aqui:
(entretanto, as páginas originais no site da “Águas do Oeste” desapareceram)
Em fevereiro de 2010, a Águas do Oeste lança o concurso para construção da ETAR da Pedra do Ouro (em conjunto com a ETAR de Paço - Peniche). O concurso tem um valor de 4,2 milhões de euros e a ETAR da Pedra do Ouro pretende servir uma população de 4580 habitantes. O prazo de execução era de 270 dias.
O prazo acabaria por ser prorrogado, em março de 2010.
Recorde-se ainda, que os efluentes já tratados desta ETAR da Pedra do Ouro eram para serem reutilizados pelo Campo de Golfe, ou em última análise, conduzidos até às Paredes, sendo expelidos pelo emissário da ETAR das Paredes. Mas apenas os efluentes já tratados e não o tratamento per se.
Em julho de 2014 foi finalmente lançada a empreitada para o saneamento na Pedra do Ouro. Constituída por conduta elevatória de 1671 metros e emissário de 1406 metros, com duas travessias de estrada, até às Paredes da Vitória.
Uma empreitada com um preço base de 670.000 euros e um prazo de execução de 240 dias.
A obra encontra-se atualmente em execução.
Em junho de 2015 foi lançado o concurso para a construção da rede de saneamento e águas pluviais da Pedra do Ouro. A obra, responsabilidade dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, tem um orçamento de 437.766 euros e um prazo de execução de 12 meses.
Resumindo
É evidente que houve uma reavaliação das condições e um reajustar do projeto.
No entanto não deixa de ser um facto que houve uma redução de duas ETAR’s para uma e fundamentalmente, “eclipsaram-se” cerca de 4600 habitantes no processo.
A dúvida, legítima, continua:
Tem a ETAR das Paredes da Vitória, com uma capacidade para tratar os efluentes de 3700 habitantes, capacidade de resposta? Paredes da Vitória no Verão, mais Parque de Campismo, mais Mina do Azeche, mais Pedra do Ouro... A Águas do Oeste diz que sim…
Mas é preciso não deixar esquecer que Paredes da Vitória é a ÚNICA praia de Bandeira Azul no concelho de 2015 e, curiosamente, a ÚNICA na freguesia de Pataias que não é Praia Dourada.
Qual das duas é a situação que pretendemos manter em 2016? Queremos perder a Bandeira Azul ou ganhar a Praia Dourada?