Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 10 de maio de 2016

Paredes da Vitória é Bandeira Azul

A praia de Paredes da Vitória voltou a receber o galardão da Bandeira Azul, símbolo de qualidade das águas balneares e dos areais. Na proximidade, receberam também o galardão as praias do Pedrógão, Nazaré e S. Martinho do Porto.
A praia de Paredes da Vitória recebeu viu reconhecida já por 19 vezes a qualidade das suas águas e areais.
A primeira atribuição da Bandeira Azul ocorreu em 1989, apenas dois anos após o início do galardão. Sucessivamente até 2001, a praia viu reconhecidos os seus méritos, embora não sem problemas. Em 1992 e 2001 viu arraiada a Bandeira por falta de qualidade das águas. No caso de 2001, a situação era tão grave que a Câmara decidiu pela não candidatura ao galardão enquanto não fosse resolvido o problema da falta de saneamento básico nos aglomerados de Paredes e Mina do Azeche. Com a requalificação urbana do lugar e a construção da ETAR, Paredes da Vitória voltou a receber a Bandeira Azul, de forma ininterrupta desde 2010. Em 2015, a Bandeira foi arraiada temporariamente durante dois dias pela avaria das condutas de saneamento o que levou a que as águas decorrentes da limpeza da via pública tivessem entrado (naturalmente) nas condutas de escoamento das águas pluviais e, consequentemente, tivessem chegado até ao rio.
Também desde 2011 a praia de Paredes da Vitória tem recebido o galardão de "Praia Acessível".
As praias de Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira e Légua são reconhecidas desde 2006 como "Praias de Ouro" pelas consecutivas excelentes análises das suas águas balneares.
Mais informações em: http://bandeiraazul.abae.pt/galardoados/

Sem comentários:

Enviar um comentário