Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 16 de março de 2018

Doação de livros à Biblioteca de Pataias

A notícia em:
http://regiaodecister.pt/noticias/filha-doa-mil-livros-do-pai-biblioteca-de-pataias

Filha doa mil livros do pai à biblioteca de Pataias

O martingancense Severino da Silva tinha várias paixões na vida. Uma delas era a terra natal e a outra eram os livros. Depois do seu falecimento, no ano passado, a filha decidiu doar cerca de um milhar de livros do pai, antigo professor primário, à Biblioteca de Pataias.

A União de Freguesias de Pataias e Martingança organizou uma sessão de homenagem ao antigo professor na passada sexta-feira, na qual fez questão de agradecer o gesto de Severino da Silva e da sua filha, emigrada na Suíça. “Por razões familiares, a filha do benemérito não pôde estar presente. No seu lugar esteve um antigo amigo de Severino da Silva que presenciou a homenagem simbólica” que a União de Freguesias de Pataias e Martingança “fez questão de organizar em honra do doador”, explica o autarca Valter Ribeiro.

Severino da Silva esteve emigrado em Angola e, depois do 25 de Abril, regressou a Portugal para dar aulas de instrução primária em Vila Nova de Gaia. Durante a carreira de professor, desenvolveu um gosto especial pela história do Ultramar.

Os mil livros que faziam parte da biblioteca pessoal de Severino da Silva são, naturalmente, muito diversos. Mas os romances e os livros sobre História e, em particular, sobre a história das colónias portuguesas. “Trata-se de uma doação que vem enriquecer significativamente o espólio da biblioteca”, defende Valter Ribeiro. O presidente da União de Freguesias de Pataias e Martingança avança, aliás, que “devido ao grande número de volumes doados”, a Biblioteca de Pataias pode muito bem ser a “biblioteca do País com maior riqueza bibliográfica no que toca à História do Ultramar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário