Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Ação de limpeza da praia das Paredes

A notícia em:

https://www.regiaodeleiria.pt/2023/11/mais-de-uma-tonelada-de-lixo-recolhido-na-praia-das-paredes-da-vitoria/


AMBIENTE

Mais de uma tonelada de lixo recolhido na Praia das Paredes da Vitória

Os 1.137 quilos de lixo recolhido representam um recorde nas ações da One Piece After Another.


Setenta e cinco voluntários juntaram-se ontem, domingo, na Praia de Paredes da Vitória, no concelho de Alcobaça, para mais uma recolha de lixo do movimento One Piece After Another.

Desta vez, em cerca de duas horas, foram recolhidos 1.137 quilos de resíduos e os “suspeitos” são os do costume: “Uma quantidade astronómica de microplástico e plástico de pequenas dimensões, cordas e redes de pesca, alcatruzes, garrafas e imensas tampas, cotonetes e lâmpadas”, afirma a organização.

De acordo com a informação enviada pela One Piece After Another, o valor representa o recorde de quantidade de lixo recolhido numa ação. “Ao mesmo tempo, chegámos às 10 toneladas de lixo recolhido desde o início do movimento”, acrescenta.

Durante a ação, que decorreu em colaboração com o Vitória Surf Challenge, o grupo encontrou uma chaves e uns óculos que foram entregues ao café Nostalgia.

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Obras nas arribas da Pedra do Ouro

 A notícia em:

https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/providencia-cautelar-tenta-travar-obra-em-arriba-na-pedra-do-ouro


Providência cautelar tenta travar obra em arriba na Pedra do Ouro

Após o Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Leiria ter dado luz verde à obra, um dos moradores intentou uma providência cautelar para tentar parar os trabalhos.

Há um novo capítulo na contestação popular que, nas últimas décadas, travou a construção de um empreendimento a cerca de 50 metros da falésia da praia da Pedra do Ouro, em Alcobaça.

Depois de a câmara ter prolongado a licença de construção, na sequência de uma decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Leiria a dar luz verde à obra, um dos moradores intentou uma providência cautelar para tentar parar os trabalhos entretanto iniciados.


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Pedra do Ouro - obras sobre as arribas

 A notícia em:

https://www.regiaodeleiria.pt/2023/10/obra-de-empreendimento-na-pedra-do-ouro-retomada-apos-20-anos/


Obra de empreendimento na Pedra do Ouro retomada após 20 anos


Morador fala em “crime ambiental tremendo” e “vergonha nacional”. Proprietário do terreno diz que arranque das obras, para construção de 32 apartamentos, é “uma decisão do Tribunal”.

A contestação popular travou, nas últimas duas décadas, a construção de uma urbanização a cerca de 60 metros da falésia da praia da Pedra do Ouro, licenciada pela Câmara de Alcobaça. No entanto, após várias ações interpostas por moradores, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria deu recentemente luz verde para que a obra avançasse, o que resultou no prolongamento da licença de construção até outubro do próximo ano e reacendeu a indignação de um grupo de cidadãos.

sábado, 2 de setembro de 2023

Pentatlo nos campeonatos do mundo

 A notícia em:

https://regiaodecister.pt/2023/08/31/mateus-vinagre-alcanca-o-13-o-posto-no-campeonato-do-mundo/


Mateus Vinagre alcança o 13.º posto no Campeonato do Mundo



Mateus Vinagre (Pentatlo Moderno de Pataias) esteve em plano de destaque ao arrecadar o 13.º lugar nos campeonatos do Mundo de laser run, que decorreram nos passados dias 19 e 20, em Bath, no Reino Unido.

O jovem atleta do emblema pataiense já se tinha evidenciado ao garantir a qualificação para a final da competição, no escalão de sub-15, na qual viria a confirmar o estatuto de jovem promessa.

Além dele, também Carolina Sousa esteve em competição no Reino Unido, no entanto, a jovem não logrou alcançar a final da prova. Ainda assim, fica a excelente imagem deixada pelos talentosos do Pentatlo Moderno de Pataias.

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Incêndio nos Pisões

 A notícia em:

https://regiaodecister.pt/2023/08/31/incendios-mobilizam-centenas-de-bombeiros-no-concelho/


Incêndios mobilizam centenas de bombeiros no concelho


Cinco meios aéreos juntaram-se ao esforço de combate às chamas, no passado sábado, nos Pisões, na União de Freguesias de Pataias e Martingança, onde arderam quatro hectares de povoamento florestal. A esse incêndio juntaram-se, nos últimos dias, as ocorrências na Ribafria e junto à VCI, em Alcobaça, incêndios que as altas temperaturas ajudaram a propagar.

[...]

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Paredes da Vitória - "Vinhos à praia"

 A notícia em:

https://regiaodecister.pt/2023/08/31/tarde-de-vinhos-a-praia-rende-milhares-de-euros-para-os-bombeiros/


Tarde de “Vinhos à Praia” rende milhares de euros para os bombeiros


As contas não estão totalmente apuradas, mas é certo que se traduz em “milhares de euros” a receita apurada pela organização do “Vinhos à Praia”, uma prova de vinhos com showcooking promovida no passado sábado na praia das Paredes pela Victoria Wine Shop, pelo Restaurante Marisqueira O Tonico e pela Associação de Moradores e Amigos de Paredes da Vitória, a reverter para os Bombeiros Voluntários de Pataias.

“Tudo começou com uma conversa entre mim e o João Masterchef em que falávamos ser giro juntar os nossos projetos ( vinho e comida) na nossa freguesia”, conta Maria Inês Raimundo, proprietária das duas empresas envolvidas, referindo-se a João Ribeiro, da Martingança, antigo concorrente do programa Masterchef.

O resultado foram vários produtores de vinho de região juntos em frente ao mar, onde três chefs mostraram as suas habilidades ao vivo. A João Ribeiro juntou-se o pataiense Filipe Neves, chef do Hotel Mar & Sol, em São Pedro de Moel, e o chef Rodrigo Castelo, de Santarém.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Polvoeira - homem socorrido

A notícia em: 

https://ionline.sapo.pt/artigo/805585/homem-socorrido-na-praia-da-polvoeira-apos-apresentar-sinais-de-hipotermia?seccao=Portugal_i


Homem foi transportado para uma unidade hospitalar.  


Um homem, de 60 anos, foi salvo na tarde de sábado na praia da Polvoeira, no concelho de Alcobaça, por apresentar sinais de hipotermia. 

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) refere que a vítima estaria a sentir-se mal, tendo o alerta sido dado pelas 17h00.  

Assim, os elementos do projeto 'SeaWatch' “deslocaram-se de imediato para o local [e] constataram que o homem sofria de hipertensão e apresentava sinais de hipotermia”.  

Depois de efetuados os primeiros socorros, até à chegada dos Bombeiros Voluntários de Pataias", o homem foi transportado para uma unidade hospitalar. 

domingo, 27 de agosto de 2023

Assalto à igreja de Pataias

 A notícia em:

https://regiaodecister.pt/2023/08/24/suspeito-de-assaltos-a-igrejas-detido-em-flagrante-em-pataias/


Suspeito de assaltos a igrejas detido em flagrante em Pataias


Um homem, de 53 anos, foi detido, em flagrante delito, pela GNR, na madrugada da passada sexta-feira, enquanto assaltava a igreja de Pataias. Outros dois suspeitos colocaram-se em fuga. O homem já foi presente a juiz, que decretou a sua libertação e a obrigação de se apresentar semanalmente no posto da GNR mais próximo da sua residência [...]

sábado, 26 de agosto de 2023

II Vitória Surf Challenge

 A notícia em: 

https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/vitoria-surf-challenge-esta-de-regresso


Vitória Surf Challenge está de regresso


A 2.ª edição do evento desportivo acontece na praia Paredes da Vitória, em Alcobaça, nos próximos dias 1, 2 e 3 de Setembro

Após a primeira edição ter “superado todas as expectativas”, o Vitória Surf Challenge está de regresso à praia Paredes da Vitória, em Alcobaça, nos dias 1, 2 e 3 de Setembro, anunciou a organização.

O campeonato amador anual reúne os surfistas da região com o objectivo de proporcionar um ambiente desportivo amigável, com as categorias masculina e feminina nas modalidades de surf, bodyboard, longboard e skimboard, onde os atletas têm a oportunidade de mostrar o seu talento nas ondas.

O evento conta ainda com música ao vivo com bandas locais, street food e o Flea Market, uma feira ao ar livre com distintas bancas com produtos relacionados ao surf, moda de praia, arte local e artesanato.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Troféu Engº Coutinho Duarte

A  notícia em: 

https://regiaodecister.pt/2023/08/24/burinhosa-organiza-trofeu-de-homenagem-a-coutinho-duarte/


Burinhosa organiza troféu de homenagem a Coutinho Duarte


Joaquim Coutinho Duarte vai ser homenageado pela Burinhosa no próximo dia 2 de setembro.

Em causa estará o “Troféu Eng. Coutinho Duarte”, que vai colocar frente a frente a Burinhosa e o Paços de Ferreira (16 horas) e que servirá também para apresentar aos sócios o plantel do emblema da aldeia do futsal para 2023/2024.

Coutinho Duarte, um dos principais investidores do clube e responsável pela atual reorganização e reestruturação da secção de futsal, regressou ao emblema de Pataias no início deste ano e prepara-se também para, no próximo dia 2 de setembro, apresentar o “Projeto do futsal da Burinhosa 2023/2030”, que vai ser revelado a partir das 10 horas.

O evento, que promete juntar centenas de sócios e adeptos do histórico clube da aldeia do futsal, vai realizar-se no Pavilhão Gimnodesportivo da Burinhosa, sendo que, para as 12 horas, está agendado um almoço-convívio. A abertura do “Dia da Burinhosa” será às 14 horas, seguindo-se, duas horas mais tarde, o duelo diante do Paços de Ferreira.

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Nova vereadora na Câmara Municipal

 A notícia em:

https://regiaodanazare.pt/2023/08/24/vereadora-ana-soares-toma-posse-no-executivo-municipal/


Vereadora Ana Soares toma posse no executivo municipal


Ana Soares formalizou a sua integração no executivo municipal de Alcobaça, assumindo o cargo de vereadora sem pelouros atribuídos, na reunião de câmara realizada no passado dia 8 de agosto.

Natural de Évora de Alcobaça, Ana Soares tem 23 anos e é estudante de medicina.

“Aceito este desafio para contribuir para o desenvolvimento da terra que me viu nascer. Valorizo muito o trabalho em equipa e acredito que podemos partilhar ideias boas e profícuas para o concelho”, disse a vereadora na tomada de posse.

O Presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues, vê em Ana Soares “a promessa de um futuro brilhante para o concelho de Alcobaça. Estamos a apostar numa jovem vereadora, muito dinâmica e conhecedora do seu território e das suas raízes. Será uma digna e proactiva representante do povo alcobacense.”

Os pelouros da Educação e Investigação, Cultura e Juventude, anteriormente a cargo da ex-Vice-Presidente, Inês Silva, ficam, provisoriamente, na posse do Presidente, estando a sua redistribuição sujeita a próximas conversações no seio do executivo municipal. O atual Vice-Presidente, Paulo Mateus, assume a pasta das Infraestruturas.

Recorde-se que Inês Silva pediu a demissão do cargo vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, no passado dia 15 de julho, através de uma carta endereçada ao presidente Hermínio Rodrigues, justificando-a com o facto de “não se rever na governação do atual executivo”.

sábado, 15 de abril de 2023

À Pata Aias

Crónica no Pataias à Letra, edição nº 25, abril 2023 


O futuro deveria ser hoje


Em meados do mês de Março o Região de Cister lançou um suplemento especial sobre a União de Freguesias de Pataias e Martingança. Há sempre nestes trabalhos o efeito do “copo meio vazio/ meio cheio”, a perspetiva pessoal de quem faz o trabalho ou a limitação de espaço para colocar tudo o que se pode.

O crescimento populacional referido é uma análise redutora da realidade demográfica. O forte envelhecimento da população e a queda drástica de população jovem serão os aspetos mais significativos desta evolução demográfica. Do mesmo modo, a melhoria das qualificações académicas registadas ao longo das últimas duas décadas aproxima finalmente a freguesia aos valores registados na região.

Quando se apontam as perspetivas de investimento público, trinta anos depois continua-se a falar do crescimento da zona industrial, da reabilitação da EN242 e do saneamento básico na Mélvoa e Pisões. Já para não falar do largo da Martingança. Esta realidade dá-nos a permanente sensação de que nada é/foi feito na freguesia. Se a esta realidade se juntar o centro escolar somos obrigados a concluir pelo adiamento permanente do que poderíamos, e deveríamos ser.

Se por um lado pensamos ter alguma dinâmica industrial, ter apenas 26 indústrias entre as 250 maiores empresas na «chamada região de Cister» deve levar a uma reflexão coletiva (pública e privada, política e empresarial) sobre a verdadeira realidade do nosso tecido empresarial. Só dessa forma será possível definir um plano de ação capaz de assegurar o crescimento económico, diversidade de emprego, salários justos e bem-estar social da população.

Quanto aos apoios sociais a idosos e jovens, há uma omissão relativa à entidade que apoia cerca de uma centena de cidadãos séniores na freguesia: a Universidade Sénior. Num papel e ação diferentes do Centro Paroquial ou das Associações de Bem-Estar e Tempos Livres de Pataias e Martingança, a Universidade Sénior contribui de forma definitiva para a saúde mental e valorização pessoal de uma população cada vez mais idosa e cada vez mais em maior número e que ainda se encontra autónoma, ativa e independente. Mas como sempre, o que está bem e funciona não dá nas vistas (e não vê reconhecida a sua importância).

Quanto ao desporto, não retirando mérito ao bom trabalho do pentatlo ou à tradição do Pataiense, notas de rodapé sobre o papel do Burinhosa no futsal (esquecendo a formação) ou ignorando por completo uma modalidade muito querida entre os mais jovens e com resultados de relevo a nível regional/nacional (o voleibol) são limitadoras da realidade da freguesia.

Em suma, o trabalho feito faz-me lembrar o copo meio vazio ao som de uma cassete velha e gasta de tanto ouvida (zona industrial, saneamento, avenida…).

O que continua a faltar à União de Freguesias é uma ideia de futuro. Uma autarquia não pode limitar-se a seguir “a corrente”, a apagar fogos, a ser uma central de eventos. Há que promover em tempo útil oportunidades para o desenvolvimento de atividades económicas que diversifiquem a criação de emprego (em Pataias onde há espaço para uma incubadora de ideias e estabelecimento de micro-empresas lideradas por jovens?), a formação da população (centro escolar, espaço cultural) e o bem-estar social.

Até lá, lendo o suplemento, Pataias parece continuar com o futuro adiado. 


quinta-feira, 13 de abril de 2023

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

 A informação em:

https://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/38791/dia-internacional-dos-monumentos-e-sitios---15-16-e-18-de-abril.aspx


DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS - 15, 16 e 18 de abril


11 de abril 2023

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado a 18 de abril. A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

O Município de Alcobaça associa-se à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, na comemoração deste dia com a finalidade de promover uma abordagem crítica ao universo do património cultural.

 

15 ABR

09h00

ROTEIRO TEMÁTICO [GRATUITO]

ROTEIRO DA ARTE PÚBLICA DE JOSÉ AURÉLIO

ALCOBAÇA – ALJUBARROTA – PORTO DE MÓS – BENEDITA – CELA

Percurso orientado à arte pública monumental do escultor José Aurélio. O escultor alcobacense possui um vasto conjunto de esculturas no espaço público em diferentes cidades de Portugal, sendo este roteiro temático dedicado à sua arte pública inserida na paisagem, seja ela urbana ou periurbana, do território alcobacense e do concelho vizinho de Porto de Mós. Trabalhando com materiais como a madeira, a pedra, o bronze, o arame, o vidro ou o betão, e sobretudo com o ferro pintado e com o aço, o escultor cria estruturas baseadas numa estética minimalista, com formas e volumes normalmente geométricos e organizados espacialmente segundo uma rigorosa disciplina que tem sempre como objetivo a relação da escultura ora com o espaço onde se vai inserir, ora com o espetador que com ela é convidado a interagir.

Bio: José Aurélio nasceu em Alcobaça, Portugal, em 1938, e frequentou o curso de escultura na Escola de Belas Artes de Lisboa. Em 1970 criou a Galeria Ogiva, em Óbidos, que dirigiu até 1974, e em 1980 mudou-se para Alcobaça, onde atualmente vive e trabalha, e onde desde 2007 dirige o Armazém das Artes – Fundação Cultural. O seu trabalho, inspirado em temas muitas vezes retirados da Poesia e da Literatura, centra-se sobretudo na escultura e na medalhística, no âmbito da qual tem vindo a desenvolver, desde 1966, novas formas de expressão.

Orientação: José Aurélio e Alberto Guerreiro

9h00: Ponto de encontro: Alcobaça (Paços do Concelho)

9h30 – 13h00: Aljubarrota » Alcobaça

13h00 – 14h15: Almoço livre

14h15: Ponto de retorno: Parque do Mosteiro

14h30 às 18h00: Alcobaça » Porto de Mós » Benedita » Cela Velha

19h00: Chegada a Alcobaça

Deslocação em autocarro municipal - Número limite: 40 pessoas

Mediante inscrição prévia (até 14 abril)

museus@cm-alcobaca.pt

 :::::

 OFICINAS TEMÁTICAS [GRATUITO]

 

16 ABR

14h30-17h30

OFICINA DE COLAGEM

MUSEU DO VINHO - ADEGA DOS BALSEIROS

Oficina temática, decorrente da exposição Mãos Que Dançam Entre Colagens e Telas de Ana Marques Silva onde será divulgada a arte das colagens manuais e digitais, com o apoio de uma apresentação que visa demonstrar a história dessa arte, bem como referências e técnicas onde participante poderá vir a implementar. Os participantes vão aprender noção de espaço, organização, conceito, estética e treinar destreza manual.

Orientação: Ana Marques Silva

Duração: 3 horas

Material necessário: cada pessoa deve trazer uma tesoura e uma revista

(facultativo) com imagens interessantes.

Número limite: 20 pessoas (maiores de 12 anos)

Mediante inscrição prévia (até 14 abril)

museus@cm-alcobaca.pt

 :::::

 18 ABR

09h00 às 18h00

OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO DE ARTIGOS DE JUNCO

MOSTEIRO DE COZ - ADEGA DAS MONJAS

Apresentação e revitalização de uma arte centenária com uma oficina de experimentação na área da cestaria de junco.

9h30 às 12h00 e 14h00 às 18h00

 :::::

 18 ABR

DIA ABERTO NOS MONUMENTOS E MUSEUS [GRATUITO]


MOSTEIRO DE COZ | MONUMENTO NACIONAL

Visita temática ao Mosteiro de Coz, uma das relíquias nacionais do património cisterciense em contexto rural. Vale a pena descobrir um património enquadrado numa atmosfera imemorial que sobrevive no bucolismo da paisagem rural envolvente.

9h30 às 12h00 e 14h00 às 18h00

 

CENTRAL DA CONFLUÊNCIA DOS RIOS ALCOA E BAÇA | SÍTIO INDUSTRIAL

Visita à exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça cujo espaço está intimamente ligado ao surgimento e expansão da electricidade na cidade e que viria a marcar a paisagem da então vila alcobacense, eminentemente rural.

14h00 às 17h00

 

MUSEU DO VINHO DE ALCOBAÇA | MUSEU

Visita temática ao maior e mais completo Museu do Vinho português, com incidência na dimensão nacional da coleção.

10h00 -11h00 – 12h00 – 14h00 – 15h00 – 16h00 – 17h00

 

MUSEU RAUL DA BERNARDA | MUSEU

Visita temática à exposição permanente da coleção da antiga fábrica Raul da Bernarda, reportando à louça artística de Alcobaça de finais do século XIX aos anos 50 do século XX.

10h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00

quarta-feira, 12 de abril de 2023

PS pede demissão do vereador do desporto

 A notícia em:

https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/ps-alcobaca-pede-a-demissao-do-vereador-do-desporto


PS Alcobaça pede a demissão do vereador do Desporto

Socialistas entendem que a actuação do autarca "está a prejudicar severamente os clubes"


O PS Alcobaça pede a demissão do vereador do pelouro do Desporto, João Santos (PSD), "depois de ter tido conhecimento de um email enviado por ele sobre a atribuição dos incentivos ao desporto".

Segundo a exposição do PS, emitida num comunicado enviado à imprensa, "o vereador tinha prometido rever os critérios de atribuição de incentivos em 2023, mas até à data isso não aconteceu".

Os vereadores do Partido Socialista "visitaram a grande maioria dos clubes e associações do município e concluíram que os critérios aplicados estavam desajustados, eram discricionários e careciam de revisão. Durante o ano de 2022, alertaram o vereador do Desporto para a necessidade de revisão dos critérios e do processo de Programa de Incentivo ao Desporto (PID)".

"Na reunião de 23 de Janeiro de 2023, o pagamento aos clubes dos apoios referentes aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2023 foi aprovado, mas não foram pagos por decisão unilateral do vereador do Desporto, sem que os vereadores do PS conheçam a razão para tal", prossegue a oposição no mesmo comunicado.

"Na reunião de 13 de Março de 2023, o vereador do Desporto apresentou dois documentos diferentes: um de abertura de procedimento para as modalidades individuais e outro de apoio a um dos clubes. O PS questionou a legalidade de um apoio baseado em critérios desconhecidos e a ausência dos devidos procedimentos legais subjacentes a este assunto. Perante esta situação, o presidente da câmara decidiu retirar da votação os documentos apresentados pelo vereador do Desporto", relatam os socialistas.

"O PS propôs que fosse apresentada de imediato uma proposta legal para a atribuição de apoios, mas o vereador do Desporto não aceitou", referem ainda.

Nessa medida, "os vereadores do PS consideram que a actuação do vereador do Desporto está a prejudicar severamente os clubes e apelam à sua demissão.”

Contactado pelo JORNAL DE LEIRIA, João Santos prefere "nem comentar nem valorizar" o comunicado dos vereadores do PS.

terça-feira, 11 de abril de 2023

Visitas gratuitas no concelho de Alcobaça

 A notícia em:

https://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/38782/visitas-gratuitas---descubra-este-territorio-apaixonante.aspx


Visitas Gratuitas - Descubra este território apaixonante!


Entre abril e junho, descubra o território apaixonante do concelho de Alcobaça, através das Visitas Gratuitas ao Percurso Camoniano em Cerâmica de Alcobaça, São Martinho do Porto, Parque Verde, Mosteiro de Coz, Aljubarrota e a Estação Arqueológica de Parreitas (Bárrio). Ao todo são 6 propostas para (re)descobrir o património cultural e histórico do concelho de Alcobaça! Aceite o convite para percorrer locais e recantos que narram histórias de todos os tempos.


12 ABRIL. 22 MAIO. 14 JUNHO

PERCURSO CAMONIANO: PEDRO E INÊS EM CERÂMICA DE ALCOBACA

Visita animada ao percurso constituído por 10 instalações, a partir de peças de cerâmica de 10 fábricas da região.


13 ABRIL. 25 MAIO. 20 JUNHO

SÃO MARTINHO DO PORTO: PARA LÁ DA PRAIA

Visita guiada ao centro histórico da vila.


14 ABRIL. 29 MAIO. 22 JUNHO

PARQUE VERDE DE ALCOBAÇA

Visita acompanhada ao percurso pedestre do Parque Verde, que preserva os antigos caminhos de água para o Mosteiro.


21 ABRIL. 2 JUNHO

COZ, O ENCANTO DE UM ANTIGO MOSTEIRO FEMININO

Visita animada ao Mosteiro de Santa Maria de Coz


12 MAIO. 7 JUNHO

POR ALJUBARROTA, COM BRITES DE ALMEIDA

Visita animada que evoca a figura lendária da Padeira de Aljubarrota, a Batalha, numa viagem ao longo da história.


19 MAIO . 13 JUNHO

OS ROMANOS EM ALCOBAÇA PARREITAS - BARRIO

Visita animada ao Museu Monográfico do Bárrio e à Estação Arqueológica de Parreitas.


VISITAS GRATUITAS mediante inscrição prévia

MARCAÇÕES PRÉVIAS E INFORMAÇÕES: servico.educativo@cm-alcobaca.pt | Tlf. 262 580 857

Horário: 10h00  | duração média: 1h30

segunda-feira, 10 de abril de 2023

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Universidade Sénior - ensino de Português a estrangeiros

 A notícia em:

https://regiaodecister.pt/2023/04/06/estrangeiros-de-nove-paises-aprendem-portugues-em-pataias/


Estrangeiros de nove países aprendem português em Pataias


Espanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Itália, Estados Unidos da América, Canadá e África do Sul são os países de origem dos alunos que frequentam as aulas de português da Universidade Sénior de Pataias (USP). Se a estas nove nacionalidades juntarmos os alunos oriundos do Brasil e os portugueses, que representam a maioria, são 11 os países de origem dos alunos daquela instituição.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Futsal - GDR Martingança derrotado

 A notícia em:

https://www.rtvon.pt/2023/04/03/gaeirense-vence-em-casa-e-mantem-a-lideranca/


Gaeirense vence em casa e mantém a liderança


O Gaeirense continua a liderar o Campeonato da Divisão de Honra de Futsal – Leiria. No passado sábado, dia 1 de Abril, ganhou por 4-0 em casa diante do Chãs numa partida a contar para a 21ª jornada da competição. Com este resultado, mantém um ponto de vantagem em relação ao segundo classificado, o Casal Velho.


Os golos do Gaeirense foram apontados por Dino (hat-trick) e Tomás.


Após 21 jornadas disputadas, o clube da vila das Gaeiras continua líder do campeonato. A equipa do concelho de Óbidos soma, agora, 50 pontos. Tem 16 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Marcou 81 golos e sofreu 43.


A 22ª jornada está marcada para 14/15 de Abril*, com o Gaeirense a jogar fora diante da Pocariça, equipa que se encontra atualmente na 8ª posição da tabela classificativa. Quanto ao Casal Velho, 2º classificado, recebe a Martingança, penúltimo da classificação.


Resultados da 21ª jornada:

Martingança (2-5) São Bento

União da Serra (2-6) Amarense B

Casal Velho (11-1) CCR Telheiro

Santiago da Guarda (2-2) Alvorninha

Juncalense (1-0) CS Évora de Alcobaça

Gaeirense (4-0) Chãs

Ribafria (5-5) Pocariça


Classificação:

1- Gaeirense – 50 pontos

2- Casal Velho – 49p

3- Santiago da Guarda – 44p

4- Chãs – 38p

5- União da Serra – 33p

6- Alvorninha – 31p

7- Ribafria -31p

8- Pocariça -26p

9 – Juncalense – 23p

10 – CS Évora de Alcobaça – 22p

11- Amarense B – 20p

12- São Bento – 20p

13- Martingança -15p

14- CCR Telheiro – 14p


Próxima jornada (22ª) a 14/15 de Abril

Pocariça x Gaeirense

Amarense B x Ribafria

Chãs x Juncalense

Casal Velho x Martingança

Alvorninha x União da Serra

CCR Telheiro x Santiago da Guarda

CS Évora de Alcobaça x São Bento

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Plano de incentivos ao desporto 2022/2023

 A informação aqui:

https://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/38764/incentivos-ao-desporto--2022-2023.aspx


Plano de Incentivos ao Desporto 2022-2023


Informam-se os atletas e as associações desportivas do concelho de Alcobaça que se encontra a decorrer o período de entrega de candidaturas ao Plano de Incentivos ao Desporto (PID) 2022-2023. Este programa de apoio financeiro compreende um investimento global de 300 mil euros destinados a entidades coletivas e individuais.

O prazo de candidatura termina no dia 24 de abril de 2023.

Consulte toda a informação em:

https://portaldomunicipe.cm-alcobaca.pt/menu/588/plano-de-incentivos-ao-desporto-2022-2023.aspx

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Futsal - Martingança empata

 A notícia em:

https://www.rtvon.pt/2023/03/31/gaeirense-lidera-campeonato-da-divisao-de-honra/


Gaeirense lidera Campeonato da Divisão de Honra


O Gaeirense é líder do Campeonato da Divisão de Honra de Futsal – Leiria. Ganhou por 4-2 no recinto do CS Évora de Alcobaça e beneficiou da derrota do então primeiro classificado, Casal Velho. O encontro da formação das Gaeiras foi disputado no passado sábado, dia 25 de Março. Uma partida a contar para a 20ª jornada da competição.


Após 20 jornadas disputadas, o clube da vila das Gaeiras é líder do campeonato. Tem mais 1 ponto que o Casal Velho (2º classificado). A equipa do concelho de Óbidos soma, agora, 47 pontos. Tem 15 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Marcou 77 golos e sofreu 43.


A 21ª jornada está marcada para 31 de Março e 1 de Abril, com o Gaeirense a jogar em casa, diante do Chãs, equipa que se encontra atualmente na 4ª posição da tabela classificativa. Já o Casal Velho, segundo classificado, recebe o ‘lanterna vermelha’: CCR Telheiro.


Resultados da 20ª jornada:

Pocariça (5-2) União da Serra – realizado a 25 de Novembro de 2022

Amarense B (2-9) Santiago da Guarda

Chãs (3-3) Ribafria

São Bento (5-3) Juncalense

CCR Telheiro (3-3) Martingança

Alvorninha (4-3) Casal Velho

CS Évora de Alcobaça (2-4) Gaeirense


Classificação:

1- Gaeirense – 47 pontos

2- Casal Velho – 46p

3- Santiago da Guarda – 43p

4- Chãs – 38p

5- União da Serra – 33p

6- Alvorninha – 30p

7- Ribafria -30p

8- Pocariça -25p

9- CS Évora de Alcobaça – 22p

10- Juncalense – 20p

11- Amarense B – 17p

12- São Bento – 17p

13- Martingança -15p

14- CCR Telheiro – 14p


Próxima jornada (21ª) a 31 de Março e/ou 1 de Abril

Martingança x São Bento

União da Serra x Amarense B

Casal Velho x CCR Telheiro

Santiago da Guarda x Alvorninha

Juncalense x CS Évora de Alcobaça

Gaeirense x Chãs

Ribafria x Pocariça

sábado, 1 de abril de 2023

Uma ideia para a Enchurreira

Há ideias assim. Proposta académica de reabilitação e requalificação urbana e do edifício da antiga escola primária no Largo da Enchurreira.

Mais aqui.

quinta-feira, 30 de março de 2023

Concurso de Ovos de Páscoa

 A AMA P,aredes da Vitória promoveu a realização de um concurso de ovos de Páscoa entre as associações e coletividades da freguesia (e concelho).

O objetivo era a sua exposição na aldeia durante a quadra pascal.

O único concorrente foi o projeto da Associação de Bem-Estar e Tempos Livres da Martingança.






Futsal - Martingança empata no Telheiro

 A notícia em:

https://jornaldascaldas.pt/2023/03/28/gaeirense-lidera-campeonato-da-divisao-de-honra-em-futsal/


Gaeirense lidera Campeonato da Divisão de Honra em futsal


O Gaeirense é líder do Campeonato da Divisão de Honra de Futsal – Leiria. Ganhou por 4-2 no recinto do CS Évora de

Alcobaça e beneficiou da derrota do então primeiro classificado, Casal Velho. O encontro foi disputado no passado sábado.

Após 20 jornadas disputadas, o clube da vila das Gaeiras está na frente da competição com mais um ponto do que o Casal

Velho.


Resultados:

Pocariça (5-2) União da Serra

Amarense B (2-9) Santiago da Guarda

Chãs (3-3) Ribafria

São Bento (5-3) Juncalense

CCR Telheiro (3-3) Martingança

Alvorninha (4-3) Casal Velho

CS Évora de Alcobaça (2-4) Gaeirense


Classificação:

1o- Gaeirense – 47p

2o- Casal Velho – 46p

3o- Santiago da Guarda – 43p

4o- Chãs – 38p

5o- União da Serra – 33p

6o- Alvorninha – 30p

7o- Ribafria -30p

8o- Pocariça -25p

9o- CS Évora de Alcobaça – 22p

10o- Juncalense – 20p

11o- Amarense B – 17p

12o- São Bento – 17p

13o- Martingança -15p

14o- CCR Telheiro – 14p


Próxima jornada:

Martingança x São Bento

União da Serra x Amarense B

Casal Velho x CCR Telheiro

Santiago da Guarda x Alvorninha

Juncalense x CS Évora de Alcobaça

Gaeirense x Chãs

Ribafria x Pocariça

quarta-feira, 29 de março de 2023

Anjos - Concerto de Verão em Pataias

 


Concerto de verão na Praça Comendador Joaquim Matias, dia 26 de Agosto de 2023.

Mais informações aqui.

Novo pavilhão multiusos de Alcobaça

 A notícia em:

https://www.diarioleiria.pt/noticia/96983


Pavilhão Multiusos de Alcobaça deverá ficar concluído em setembro


A obra do Pavilhão Multiusos de Alcobaça está a “decorrer a bom ritmo” e deverá ficar concluída já em setembro deste ano. Este é um projeto ambicioso e há muito desejado pela comunidade e pelo executivo alcobacence, uma vez que a nova infraestrutura vai dar diversas respostas ao concelho - a requalificação do MercoAlcobaça (onde normalmente se realiza a Feira de S. Bernardo) e tranformá-lo num um espaço multifuncional que permita a realização de espetáculos, congressos, encontros, conferências, jogos, feiras e exposições, apresentações comerciais, entre outras iniciativas.

Em declarações ao nosso jornal, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, esclareceu que esta obra “foi pensada de raiz para alavancar a capacidade do concelho de acolher eventos de grande prestígio e notoriedade”, tratando-se, pois, de uma infraestrutura com caraterísticas “únicas na região”.

terça-feira, 28 de março de 2023

Burinhosa - atleta convocado para a seleção de futsal Sub-19

 A notícia em:

https://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/39088


Daniel Osuji: "uma equipa bastante unida"


Futsal - Sub-19

Seleção prepara a Ronda de Elite. Daniel Osuji lembra que a equipa tem de pensar jogo a jogo.

Os trabalhos da Seleção Nacional de Futsal sub-19 continuaram, esta terça-feira, em Fafe, com vista à preparação da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa.

A equipa das Quinas defronta as congéneres da Bielorrússia (23 de março, 19h00), Kosovo (24 de março, 19h00) e Eslováquia (26 de março, 17h00) no Grupo 3. Os jogos serão disputados no Pavilhão Multiusos de Fafe. Apenas os vencedores dos grupos marcarão presença na fase final, que será disputada entre 3 e 10 de setembro na Croácia, na cidade de Poreč.

Em declarações ao fpf.pt, Daniel Osuji, jogador da seleção sub-19 de futsal, traça os objetivos da equipa e realça o espírito que se vive dentro do grupo de trabalho: "somos uma equipa muito trabalhadora, bastante unida e focada no objetivo, que é levar a bandeira de Portugal ao mais alto patamar possível. Temos todos uma boa relação uns com os outros o que depois se reflete no nosso jogo e tentamos nos preparar ao máximo o melhor possível para estarmos prontos agora para os jogos da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa. Os objetivos são pensados jogo a jogo, primeiramente ganhar o nosso primeiro adversário que é a Bielorrússia e depois pensamos no resto".

Sobre o sentimento de voltar a vestir a camisola da Equipa das Quinas, o guarda-redes não esconde a alegria:  "representar o nosso país é o maior orgulho que existe, ainda para mais com estes colegas fantásticos, é um sentimento inexplicável. Quero continuar a trabalhar no meu clube para poder voltar a este espaço mais vezes".

O treinador nacional, José Luís Mendes, conta com 12 jogadores ao seu dispor para estes jogos de qualificação.


Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Guilherme Cintra (Sporting CP) e Daniel Osuji (SL Benfica);

Fixo: Bruno Maior (Sporting CP)

Fixo/ala: Duarte Correia (Sporting CP)

Universal: Manuel Campos (ADCR Caxinas Poça Barca)

Alas: Lúcio Rocha (SL Benfica), Tomás Colaço (AD Fundão), Pedro Marques (SL Benfica), Tiago Macedo (Sporting CP), Diogo Silva (Sporting CP);

Pivôs: Pedro Santos (Sporting CP) e Andriy Dzyalochynskyy (CCRD Burinhosa);


 


Programa da Seleção

22 de março de 2023 | quarta-feira

18h30: treino no Pavilhão Multiusos de Fafe

23 de março de 2023 | quinta-feira

19h00: JOGO - BIELORRÚSSIA x PORTUGAL (Pavilhão Multiusos de Fafe)

24 de março de 2023 | sexta-feira

19h00: JOGO - PORTUGAL x KOSOVO (Pavilhão Multiusos de Fafe)

25 de março de 2023 | sábado

18h30: treino no Pavilhão Multiusos de Fafe

26 de março de 2023 | domingo

17h00: JOGO - PORTUGAL x ESLOVÁQUIA (Pavilhão Multiusos de Fafe)

quinta-feira, 23 de março de 2023

Subsídios às coletividades em atraso

 A notícia em:

https://www.rtvon.pt/2023/03/20/vereadores-do-ps-de-alcobaca-lamentam-atraso-no-pagamento-aos-clubes-e-associacoes/


Vereadores do PS de Alcobaça lamentam atraso no pagamento aos clubes e associações


Os três vereadores do Partido Socialista (PS) na Câmara Municipal de Alcobaça, lamentam a forma discriminatória e o atraso no pagamento aos clubes e associações do concelho, das verbas do Programa de Iniciação Desportiva (PID) referentes ao primeiro trimestre deste ano.

“Esta decisão unilateral do vereador do Desporto João Santos (PSD), num claro incumprimento da deliberação aprovada pelo executivo no passado mês de janeiro, está a prejudicar deliberadamente a atividade normal dos clubes, associada à tentativa de desculpar a incapacidade de rever atempadamente um documento desatualizado e que não responde aos desafios atuais”, salientam os socialistas num comunicado emitido nas redes sociais.

“Consideramos lamentável a atitude do senhor vereador João Santos, o qual de forma inqualificável tenta colocar nos vereadores do PS a responsabilidade por um erro grosseiro do seu pelouro. Reiteramos a nossa total disponibilidade, aliás, como demonstrámos na reunião de câmara onde se discutiu este assunto, para de imediato encontrar uma solução que mitigue a perda de controlo desta maioria PSD, na gestão destas matérias”, justificam os vereadores do PS.

Perante as sucessivas e regulares decisões unilaterais e aleatórios tomadas pelo executivo social-democrata desde o início do mandato, sobretudo na área desportiva (clara falta de estratégia) no dia 23 de Maio 2022, aquando da aprovação do PID 2022, o PS referiu que muitos dos critérios aplicados estavam desajustados, eram discricionários e careciam de revisão. Foi prometido pelo vereador do Desporto João Santos que iria proceder à sua revisão para 2023, o que ainda não aconteceu”, acrescentam

Durante o ano passado, os vereadores do PS visitaram a grande maioria dos clubes e associações do concelho para “aferir da justeza e da aplicabilidade dos critérios e a conclusão é a de que os responsáveis associativos transmitiram a necessidade de uma revisão da atribuição de verbas, mas essencialmente, uma definição de políticas desportivas do município”.

O grupo dos vereadores do PS, António José Henriques, Carlos Guerra e Liliana Vitorino, lamentam que “durante o ano de 2022 tenham chamado à atenção do vereador do Desporto para a necessidade de revisão dos critérios e de todo o processo do PID e para alem de fazer tábua rasa disso, agora também não cumpra a deliberação camarária”.

Para os vereadores do PS “é claro que a proposta que apresentámos visa colocar transparência e aumentar os apoios aos clubes e, perante estes fatos, só nos resta reconhecer que os clubes estão a ser severamente prejudicados pela atuação do vereador do Desporto”.

Os socialistas lembram que “numa reunião com o vereador do Desporto no passado dia 15 de fevereiro, apresentaram uma proposta concreta para discussão, acerca da visão do programa de apoio ao desporto, por entenderem ser difícil a sua aplicabilidade já em 2023, mas sem sucesso. O vereador João Santos (PSD) afirmou, nessa mesma reunião, que o procedimento iria ser feito como em 2022 com alguns ajustes e com a separação de modalidades individuais e coletivas”.

“Já na reunião do dia 13 deste mês, o vereador do Desporto apresentou dois documentos diferentes: um de abertura de procedimento para as modalidades individuais, outro de apoio a um dos clubes”, realçam.

Os vereadores do PS questionaram o executivo sobre a legalidade de um apoio baseado em critérios que ninguém conhece e sobre a ausência dos devidos procedimentos legais subjacentes ao assunto.

“O presidente do executivo, Hermínio Rodrigues, decidiu retirar da votação os documentos apresentados pelo vereador do Desporto. Uma clara e inequívoca desautorização ao membro do seu executivo”, concluiem.

quarta-feira, 22 de março de 2023

Câmara Municipal - encerramento temporário de serviços

 A notícia em:

https://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/38699/encerramento-do-atendimento-presencial-dos-servicos-tecnicos-municipais-e-dos-servicos-online.aspx


Encerramento do Atendimento Presencial dos Serviços Técnicos Municipais e dos Serviços Online


Informa-se que, devido à manutenção dos sistemas informáticos, durante todo o dia 23 de março, o atendimento presencial nos serviços técnicos estará encerrado.

Pela mesma razão, os serviços online também estarão indisponíveis.

Estamos a melhorar os nossos serviços, pedimos a vossa compreensão.

segunda-feira, 20 de março de 2023

Controle e erradicação da vespa asiática

 A notícia em:

https://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/38698/aviso---estrategia-de-prevencao-controlo-e-erradicacao-da-vespa-velutina-na-regiao-oeste.aspx


AVISO - ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO, CONTROLO E ERRADICAÇÃO DA VESPA VELUTINA NA REGIÃO OESTE


Informam-se os proprietários de terrenos que no âmbito de uma candidatura comunitária da OesteCIM para promover medidas de Prevenção, Controlo e Erradicação da Vespa Velutina, no território do Oeste e, através de um Protocolo de Colaboração com os doze municípios, foram atribuídas ao município de Alcobaça armadilhas e atrativos para a captura de fundadoras desta espécie exótica, com vista à redução da sua invasão no território.

Devido à dificuldade de promover o aviso dos proprietários de todos os terrenos visados uma vez que a rede de armadilhas irá ser colocada no território na razão de 1 armadilha por km2 em espaço urbano, e na razão de 1 armadilha por cada 4 km2 em espaço rural, informam-se todos os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer titulo, detenham terrenos visados para o efeito, de que, a permanência desta armadilha nos respetivos terrenos deverá ser apenas no período de fevereiro a abril, devendo ser no seu final retirada pelos serviços do município.

Consulte o edital com toda a informação sobre a implementação no concelho de Alcobaça da Estratégia de Prevenção, Controlo e Erradicação da Vespa Velutina na Região Oeste - AQUI 

quinta-feira, 16 de março de 2023

Consulta Pública

Consulta Pública para linha de média tensão em Paredes da Vitória


A informação em:

https://cms.cm-alcobaca.pt//upload_files/client_id_1/website_id_2/Autarquia/Camara_Municipal/Editais/2023/edito%201485.pdf


Édito 1485 - Instalação Linha Aérea - União Freguesias Pataias e Martingança

13 de março 2023

Informação aos municipes

Informam-se os munícipes que se encontra disponível para consulta, na Direção-Geral de Energia e Geologia e na Câmara Municipal de Alcobaça, o projeto da E-Redes para Linha Aérea a 30 kV de MT para o PTC ACB 0101C - Serviços Municipalizados de Alcobaça e Término no PTD ACB 0662 - Paredes da Vitória III, em Rua Dom Dinis, união de freguesias de Pataias e Martingança.

quarta-feira, 15 de março de 2023

À pata aias

 Crónica no Pataias à Letra, edição nº 24, março 2023


Queres? Vai ao Totta. Ah!, já não podes…

Quarenta anos depois, fechou o balcão do Totta.

Não foi o primeiro, não foi o segundo, foi já o terceiro banco a fechar portas depois de se ter instalado em Pataias.

Pessoalmente, nunca tive grandes relações com o banco e as que tive deram, quase sempre, boas estórias de como um cliente não gosta ser tratado/ atendido. Mas isso são contas de outros rosários.

O encerramento do balcão pode ser sempre visto como fazendo parte de uma política mais abrangente da banca, de encerramento de balcões (a pretexto de reduzir custos), com a crescente digitalização e a desmaterialização do dinheiro.

Por outro lado, se há 10/15 anos assistíamos a um encerramento das empresas locais e a uma atividade terciária limitada a cafés e alguns restaurantes, hoje já não se verifica isso. Longe de sermos uma referência no comércio e serviços regionais, o que é certo é que encontramos quase tudo em Pataias. Uma caminhada mais atenta pela avenida, desculpem, pelos passeios EN242, mostram-nos uma quantidade inaudita de serviços, que em alguns casos, se estendem já ao segundo piso dos edifícios. Ao nosso redor, o número de empresas tem aumentado e atualmente voltamos a viver aquela que é a realidade mais comum da nossa freguesia: na prática, o pleno emprego.

Parecem assim antagónicos estes dois movimentos: por um lado cresce a população, aumenta a procura por casa para se viver em Pataias, aumentam o número de estabelecimentos comercias e de serviços, aumenta a indústria e reduz-se a presença dos bancos.

Na verdade, não há muito que possamos fazer para reverter esta situação. Mesmo coletivamente, e com grande dependência dos bancos, cada um de nós tem uma relação comercial com bancos distintos e, com exceção do Totta e da Caixa Agrícola já nenhum está em Pataias.

Parte da questão que se coloca agora é: o que fazer? A verdade é que, como já referi, grande parte dos serviços da banca estão a ser atirados para o digital e para o on-line. O homebanking e as app’s, que tanto jeito nos dão, são os verdadeiros “culpados” deste encerramento de balcões. Mas uma vez mais, os mais idosos, mais desprotegidos e os menos preparados para o mundo digital são os que mais perdem.

Temos ainda o crescimento de serviços públicos de que são exemplo a Loja do Cidadão. Por outro, tudo o que é privado, ou melhor, tudo o que foi privatizado encerra ou ameaça encerrar. Outro exemplo foi a rocambolesca história dos CTT, do fecha não fecha, da compra do edifício e o assegurar dos serviços pela Junta de Freguesia que, depois, afinal, já não era e ficou tudo na mesma. Até à próxima.

O encerramento do balcão do Santander-Totta é assim, infelizmente, um sinal dos tempos. Antigamente, pelo interior despovoado e envelhecido, foram-se fechando serviços atrás de serviços até que a pouca população acabou por sair porque não tinha… serviços. Hoje, as novas tecnologias vão esvaziando a necessidade do atendimento presencial e mesmo em locais com alguma dinâmica demográfica e económica, os serviços vão fechando a bem dos lucros, transformado as pessoas apenas numa fonte de extorsão financeira.


domingo, 12 de março de 2023

Dias + verdes

A notícia em:

https://www.cm-alcobaca.pt/pt/destaques/38679/alcobaca-promove-dias-verdes.aspx


Alcobaça promove Dias+Verdes

De 19 a 22 de março, a autarquia comemora o Dia Mundial da Árvore e da Água 2023 com a atividade DIAS+VERDES, trazendo ao coração de Alcobaça temáticas ambientais para a comunidade geral e para o público escolar. São dias para pensarmos no ambiente, na natureza, na água, nos animais, na reciclagem e para refletirmos sobre as nossas ações que podem condicionar o futuro do planeta.

Tudo começa no domingo, dia 19 de março, com uma Caminhada - Do Vale da Ribeira do Mogo ao Parque Verde - em parceria com a ADEPA. Este percurso interpretativo tem também como objetivo celebrar o Dia do Pai, juntando pais e filhos a acompanhar o curso de uma ribeira temporária, afluente do rio Alcoa, até ao Parque Verde.

Destaca-se a campanha de “Troca de Papel Velho por Plantas”, nos dias 21 e 22 de março, onde poderá trocar papel velho por plantas ornamentais e / ou plantas hortícolas, junto à Estufa Pequena do Parque Verde. Esta iniciativa, que é já uma tradição da autarquia, pretende difundir as boas práticas ambientais, a reciclagem, a importância de valorizar o ambiente e a floresta e os benefícios que dela advêm. A campanha também será alargada às Juntas de Freguesia aderentes, no dia 21 de março.

A Câmara Municipal, em parceria com o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra (Centro de Interpretação e Educação Ambiental do concelho de Alcobaça), preparou também, para estes dias, um conjunto de iniciativas dirigidas ao público escolar que pretendem sensibilizar os mais novos para a necessidade de mudar comportamentos em relação ao ambiente, ensinando valores como a sustentabilidade, a conservação da natureza e a proteção animal, aliadas à saúde e ao bem-estar.


sábado, 11 de março de 2023

Festival da Terra

 A notícia em:

https://regiaodecister.pt/2023/03/09/uniao-de-freguesias-de-pataias-e-martinganca-inova-com-festival-da-terra-na-lagoa-durante-tres-dias/


União de Freguesias de Pataias e Martingança inova com Festival da Terra na Lagoa


O Festival da Terra é a mais recente iniciativa que a União de Freguesias de Pataias e Martingança está a preparar para a Lagoa de Pataias entre 16 e 18 de junho.

Sob o lema “Mindfulness, sustentabilidade, comunidade”, o evento pretende reunir iniciativas que respeitem aquele que é o habitat de centenas de espécies. No programa estão previstas exposições e arte, yoga e caminhadas, bem como concertos, palestras, workshops, ateliês para adultos e crianças, terapias e comida saudável.

Depois do Dia da Criança no ano passado, o Festival da Terra é o segundo evento que a UFPM programa para a Lagoa nos últimos anos.

Espaço único pela sua biodiversidade, a Lagoa de Pataias mereceu a edição, pela Câmara de Alcobaça, do “Mini-Guia de Aves da Lagoa de Pataias”, bem como de um vídeo elaborado pelo Serviço Educativo do município.

terça-feira, 7 de março de 2023

Localização do novo Hospital do Oeste

 A notícia em:

https://regiaodecister.pt/2023/03/02/localizacao-do-novo-hospital-causa-discordia-na-assembleia-municipal-de-alcobaca/


Localização do novo hospital causa discórdia na Assembleia Municipal de Alcobaça

O presidente da Câmara de Alcobaça parece estar isolado na decisão de apontar a localização do novo hospital do Oeste em Alfeizerão, sinalizando o terreno da Quinta do Vale da Cela. Na última sessão da Assembleia Municipal, que decorreu na passada sexta-feira, as bancadas do PS, Nós, Cidadãos! e Chega manifestaram-se a favor da localização de Caldas da Rainha, associando-se aos autarcas de Caldas da Rainha, Óbidos e Rio Maior e criticando a posição de Hermínio Rodrigues.

segunda-feira, 6 de março de 2023

Câmara Municipal - sentença adiada

 A notícia em:

https://ointerior.pt/sociedade/adiada-leitura-da-sentenca-do-caso-das-parcerias-publico-privadas-entre-a-empresa-mrg-e-autarquias-da-regiao/


Adiada leitura da sentença do caso das parcerias público-privadas entre a empresa MRG e autarquias da região

Foi adiada para 27 de abril a leitura da sentença do caso das parcerias público-privadas que envolve a empresa MRG, as autarquias de Gouveia, Trancoso e Alcobaça, bem como uma consultora.

O acórdão do coletivo de juízes deveria ter sido revelado esta sexta-feira no Tribunal da Guarda, mas o juiz-presidente apresentou esta manhã «alterações não substanciais» de alguns dos factos constantes da acusação, pelo que os advogados de defesa requereram «um prazo não inferior a 20 dias» para se pronunciarem e apresentarem defesa sobre a alteração comunicada, como sintetizou Castanheira Neves, advogado da construtora.

Esta manhã, marcaram presença no tribunal Júlio Sarmento, ex-autarca de Trancoso; Álvaro Amaro, antigo autarca de Gouveia; Luís Tadeu, vice-presidente do município gouveense à data dos factos; o empresário Fernando Gouveia (na foto) e a sua empresa, a MRG; mas também o atual vice-presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues; o deputado municipal Eduardo Nogueira, chefe de gabinete do então autarca daquela cidade. Josefina Torres, empresária e sogra de Júlio Sarmento, e o consultor Marco Carreiro, estiveram ausentes por motivos de saúde.

Todos são suspeitos de participar num esquema de parcerias público-privadas (PPP) com a construtora que, alegadamente, lesou as contas dos municípios de Trancoso, Alcobaça e Gouveia, entre 2007 e 2011. O Ministério Público (MP) deduziu acusação pelos crimes de corrupção, prevaricação de titular de cargo político, branqueamento de capitais e participação económica em negócio.

domingo, 5 de março de 2023

Festival da Canção

 A notícia em:

https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/artistas-de-leiria-e-peniche-hoje-no-palco-do-festival-da-cancao


Artistas de Leiria e Peniche hoje no palco do Festival da Canção


Inês Apenas e Dapunksportif competem esta noite na segunda semifinal do Festival da Canção 2023.

A cantora e compositora de Leiria, apurada para o concurso entre centenas de candidatos, através do mecanismo de livre submissão de canções, vai interpretar o tema “Fim do Mundo”.

Já a banda de Peniche, convidada pela produção para integrar a lista de autores do programa nesta edição de 2023, apresentará “World Needs Therapy”.

Outros artistas presentes na segunda semifinal, que é transmitida neste sábado, 4 de Março, são Edmundo Inácio, The Happy Mess, Teresinha Landeiro, Bandua, Bárbara Tinoco, Ivandro, Lara Li e Voodoo Marmalade.

Na primeira semifinal, realizada no fim-de-semana passado, Churky, cantor e compositor de Alcobaça, apurou-se com “Encruzilhada”.

A final do Festival da Canção 2023 acontece a 11 de Março.

Em cada semifinal estão a concurso dez canções, sendo cinco apuradas pelo sistema de votação em que metade da pontuação é atribuída por um júri profissional e a outra metade pelo voto do público.

Depois dos cinco finalistas escolhidos, o público pode salvar um sexto concorrente. Antes de terminar cada semifinal, o televoto abre novamente por um curto período para os telespectadores poderem votar e escolher mais uma música.

Serão, assim, 12 canções na final.