Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Litoral de Pataias sem Bandeiras Azuis

Já são conhecidas as Bandeiras Azuis de 2010.
O litoral de Pataias (Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira, Paredes da Vitória, Vale Furado, Légua), assim como S. Martinho do Porto, ficaram, uma vez mais, de fora deste galardão.
Começa a ser tempo de questionar se é desta forma que a Câmara Municipal pretende promover o município e o seu turismo.
Recordo ainda, que no final do Verão passado, o vereador responsável pelo pelouro, Hermínio Rodrigues, prometeu em reunião com os moradores, que a praia das Paredes da Vitória teria Bandeira Azul no ano de 2010.
Porque não cumpriu a promessa?
Ainda no mesmo âmbito, a três semanas do início da época balnear, o mais importante destino turístico do norte do concelho continua com o aspecto de quem acabou de ser bombardeado pela aviação americana, num ataque feroz contra os talibãs.

Os prémios da Bandeira Azul aqui.

A notícia do Jornal de Notícias de hoje:

Bandeira Azul em 240 praias, mais 14 do que no ano passado

Catorze novas praias vão hastear a Bandeira Azul este ano, num total de 240 zonas balneares abrangidas em todo o país. Conheça todas as praias galardoadas.

"Temos este ano um número recorde de 240 praias, mais 14 do que no ano passado, o que é muito significativo. Depois do Inverno que tivemos e depois de tudo o que aconteceu na Madeira conseguimos manter este número recorde", disse o presidente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), José Archer.

Para o responsável, este número recorde de praias com Bandeira Azul deve-se à preocupação de todos os portugueses em preservar a orla costeira.

"Há uma preocupação das entidades no investimento e nas infra-estruturas que colocam nas praias, dos concessionários na forma como gerem as praias e das pessoas na forma como as utilizam", afirmou.

José Archer lembrou que a atribuição da Bandeira Azul é também um "programa de educação ambiental" e sublinhou que "ao fim de 20 anos o comportamento mais adequado está intrinsecamente em cada pessoa".

O presidente da ABAE defendeu que ainda é possível melhorar, mas considerou o número alcançado este ano de praias com Bandeira Azul é muito satisfatório.

"Estamos acima dos 50% de praias com Bandeira Azul, o que é uma percentagem muito boa. É de longe, dos países do sul da Europa, o que tem a maior percentagem de praias com Bandeira Azul", disse.

Este ano, a Região Norte vai hastear 56 Bandeiras Azuis (mais 13 do que em 2009).

O aumento deve-se à candidatura de sete novas praias

(Silvade, Fraga da Pegada, Angeiras Norte, Pedras Brancas, Azul, Leça da Palmeira e Gondarém), sendo ainda de registar sete regressos (Vila Praia de Âncora, Frente Azul, Rua 37, Paramos, Suave Mar, Fão-Ofir e Valadares Sul) e uma saída (Congida).

O Centro terá 19 bandeiras, mais uma do que em 2009, devido à reentrada da praia de Esmoriz.

A região do Tejo registou a maior descida, com menos 11 bandeiras atribuídas em relação ao ano passado, devido à saída de três concelhos: Sintra, Cascais e Figueiró dos Vinhos.

No Alentejo foram galardoadas 23 praias, mais duas do que em 2009, devido à reentrada da Fonte do Cortiço e Califórnia.

O Algarve continua a ser a região com maior número de Bandeiras Azuis, tendo sido contempladas 69 praias, e é também a região que mais aumentou o número de praias galardoadas (mais 15 do que em 2009).

No sul do país há três novas praias com Bandeira Azul (Galé Oeste, Arrifes e Batata), a saída de duas (Pego Fundo e Faro Ria) e a reentrada de 13 distribuídas pelos municípios de Vila do Bispo (oito praias) e Silves (duas) e ainda Fuseta-Mar, Salgados e S. Rafael.

Na Madeira, apesar dos danos causados pelas derrocadas, o número de Bandeiras Azuis diminuiu em cinco nas praias e uma em marinas, tendo um total de 16 praias contempladas.

Os Açores foram a única região que manteve o número de praias galardoadas com 28 Bandeiras Azuis, resultado de duas saídas (Escaleiras e S. Lourenço), uma reentrada (Fogo) e uma nova (Baía do Refugo).

Irão ainda hastear a Bandeira Azul 14 marinas, menos uma do que em 2009, oito das quais no continente: Porto de Recreio de Oeiras e Parque das Nações (Lisboa e Vale do Tejo), Tróia e Porto de Recreio de Sines (Alentejo) e quatro no Algarve.

Mantém-se cinco marinas nos Açores e uma na Madeira.

As Bandeiras Azuis são atribuídas anualmente a praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, informação e sensibilização ambiental.

1 comentário: