Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Transportes Escolares – o problema continua

Em Outubro/Novembro passado foi levantada a questão relativa aos transportes escolares e à falta de oferta dos mesmos relativamente aos alunos de Pataias e Martingança. Entretanto, por essa altura, foi aprovada pela Câmara a medida de apenas subsidiar o transporte dos alunos que usem as escolas do concelho.
 
Perante a desigualdade evidente dos jovens das freguesias de Pataias e Martingança no acesso às escolas da sede do concelho, a nova vereadora da Educação afirmou que iria estudar o assunto e trazer soluções.
 
Estamos em Maio. Daqui a um mês terminam as aulas do 9º ano e os pais e alunos do norte do concelho têm de decidir a sua vida. Não há, até ao momento, qualquer notícia da vereadora. Que solução apresenta para os transportes escolares no norte do concelho?
 
A verdade é que nenhum pai vai sujeitar os seus filhos a mais de 2 horas de viagem de autocarros em horários desfasados para Alcobaça quando tem a Marinha Grande (ou a Nazaré ou o Juncal) aqui “mesmo ao lado”.
 
A informação sobre os transportes escolares (horário, percurso) é provavelmente o que mais pesa na decisão de colocar os filhos “nesta” ou “naquela” escola. E essa decisão não será tomada “de repente”. Há a tradição, os amigos, os desejos dos jovens. E Alcobaça continua a ser um lugar distante. Demasiado distante.
 
Ou seja, mesmo que a solução surja hoje, provavelmente já há decisões tomadas, expectativas criadas. Em termos práticos, no ano lectivo 2010/2011 não teremos alunos de Pataias em Alcobaça. Uma vez mais.
 
Em Setembro, estaremos novamente a discutir os transportes escolares e os autarcas de Alcobaça a discutir a Carta Educativa e o afastamento de Pataias da sede do município. Em Setembro, teremos as escolas da Marinha Grande, da Nazaré (e possivelmente o Juncal e até Leiria) com alunos de Pataias, que não fazem sentir a sua presença na sede do concelho.
 
E por esse facto haverá responsáveis: Mónica Baptista, vereadora da Educação e o executivo PSD que há mais de 12 anos não resolve o problema. Mas que quer que todos os alunos do município frequentem o ensino secundário nas escolas do concelho. Mesmo que para isso, demorem mais tempo num dia em viagens de ida e volta para as escolas de Alcobaça, do que numa semana inteira para a Nazaré ou Marinha Grande.

1 comentário:

  1. E mais um ano passou. Ficamos à espera que a camara continue (no minimo) a subsidiar os transportes em 50% como até à data. No entanto quando os pais forem meter o requirimento para o pedido do respectivo subsidio, não fiquem um mês à espera do deferimento, porque o funcionário não está, ou porque foi de férias, ou porque se está à espera da reunião da camara...ou será porque somos de Pataias?

    ResponderEliminar