Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Lançada a 1ª Pedra do Lar de Pataias

A reportagem na edição escrita nº 914 do Região de Cister

Câmara cedeu terreno para projecto de um milhão de euros que não tem financiamento
Pataias dá primeiro passo para construção de lar


Vinte e quatro anos após o primeiro projecto arquitectónico e depois de uma mãocheia de candidaturas indeferidas, a Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias (ABEOTLP) decidiu avançar, no passado sábado, para a construção de um lar de idosos, mesmo sem qualquer financiamento.
“Estes factos não nos retiraram coragem”, assegurou o presidente da Direcção, António Caseiro, no lançamento da primeira pedra, uma cerimónia simbólica onde estiveram mais de duas centenas de pessoas.
Com 27 anos de existência a ABEOTLP presta apoio a 117 utentes nas mais variadas valências, um trabalho que deu aos dirigentes da instituição “uma maior consciência da necessidade de apoio permanente aos utentes”, como explicou António Caseiro.
O passo assumido pela Direcção da Associação foi elogiado nos discursos dos convidados: “Parabéns pela coragem em avançar para uma obra destas sem garantia de financiamento”, salientou o presidente da Junta, Valter Ribeiro, que deixou garantias de alguma “pouca” ajuda financeira e também de apoio “para chegar a outros organismos” aos quais a Associação poderá recorrer.
“Era uma vergonha o Norte do concelho não ter um lar de idosos”, considerou Paulo Inácio, presidente da Câmara, que cedeu o terreno. O autarca pediu “alegria e determinação” na concretização do antigo sonho de Pataias. “Não há crise que nos faça parar”, disse ainda Paulo Inácio.
Sublinhando a importância de “valorizar as pessoas com mais idade”, o adjunto do governador civil, Jorge Sobral, acredita num bom contributo da Segurança Social, apesar de terem sido reprovadas as candidaturas daquela Associação para a comparticipação no financiamento da obra.
Fernando Gonçalves, director do Centro Regional de Segurança Social, admitiu a injustiça das estatísticas, que dão uma cobertura próxima dos 100% em termos de lares ao concelho de Alcobaça, apesar de a norte da cidade não existir qualquer cama. “A Segurança Social tenta inverter esta situação, apoiando como pode”, revelou Fernando Gonçalves, que todos os meses transfere 30 mil euros para a ABEOTLP.
“É neste momentos difíceis que a solidariedade mais importa”, considerou o dirigente, indo ao encontro dos apelos da Direcção da Associação, que pede apoio às populações e empresas do Norte do concelho de Alcobaça.
O lar de Pataias, que deverá ser uma realidade no próximo ano, criará 15 novos postos de trabalho, a juntar aos 42 já existentes.

Capacidade para 35 utentes

A Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias tem 117 utentes a seu cargo, entre as valências de Centro de Dia, Apoio Domiciliário e residência autónoma. Recentemente, a instituição alargou o apoio domiciliário para os fins-de-semana, garantindo uma cobertura diária daquele serviço, que permite que os idosos sejam auxiliados nas suas próprias casas. O lar agora iniciado, que será erguido junto ao edifício já existente, terá lugar para 35 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário