A notícia é da Rádio Cister
Câmara de Alcobaça vai desligar alguns candeeiros da iluminação pública
A Câmara de Alcobaça vai desligar alguns candeeiros da iluminação pública para poupar na fatura mensal.
Enquanto não chega a iluminação pública através de LED aos Municípios da Região, um sistema que permitirá uma forte poupança energética, o executivo camarário de Alcobaça vai optar por desligar um em cada dois candeeiros, seguindo o exemplo de outras autarquias, como a vizinha Nazaré.
De acordo com Paulo Inácio, presidente do executivo camarário, «essa medida já está a estudada com a EDP e deverá avançar em breve».
Dentro de dois anos a Comunidade Intermunicipal do Oeste (CimOeste) estará em condições de avançar com uma candidatura ao QREN para substituir as lâmpadas atuais por um sistema a LED, que consome entre 10 a 30 vezes menos.
O projeto deverá abranger cerca de metade do território ocupado pelos municípios que integram esta comunidade oestina.
O consumo energético com a iluminação pública dos Municípios pesa, cada vez mais, na fatura das Câmaras Municipais. O anúncio recente de aumento do IVA sobre o consumo energético fez os Municípios tomarem medidas, tais como o corte de parte da iluminação.
A Câmara da Nazaré foi uma das primeiras autarquias que, na Região, optou por desligar um em cada dois candeeiros como forma de poupar nos consumos e, ao tempo, como protesto pelo aumento do IVA num serviço que considera ser obrigação da administração central suportar.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Podem desligar a que vai para o campo de tiro,(ruínas e quilos de chumbo nas areias) pegarem nesse material e colocarem-no na estrada que vai desde a escola até à lagoa...
ResponderEliminarÀrrã da Lagoa