A notícia na página web da Rádio Cister
http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/cirio-de-nossa-senhora-da-vitoria
Círio de Nossa Senhora da Vitória
Realizou-se na quinta-feira da Ascensão, 17 de maio, na Nazaré, o tradicional Círio de Nossa Senhora da Vitória, uma romaria equestre entre a Nazaré e a Praia das Paredes (Pataias, Alcobaça).
O Círio partiu do centro da vila, junto ao Centro Cultural da Nazaré, seguindo em direção ao Sítio, onde os romeiros e os seus cavalos deram as tradicionais três voltas ao Santuário de N. Sra. da Nazaré e assistiram ao “Canto das Loas”.
Após este cerimonial, o Círio prosseguiu, ao longo da costa, até à Capela da Senhora da Vitória, na praia das Paredes, onde decorreram as celebrações religiosas. Paralelamente, os romeiros juntaram-se na envolvente da pequena igreja em ambiente de arraial, num convívio que se prolongou até meio da tarde, quando o Círio se reuniu para regressar ao Sítio da Nazaré, onde os romeiros e os seus cavalos voltaram a dar três voltas ao Santuário.
Esta celebração remonta ao século XV, quando a decadência de Paredes, na atual freguesia de Pataias, obrigou a povoação a migrar para a Pederneira, trazendo, para além dos privilégios régios concedidos àquela povoação, o culto de nossa senhora da vitória, tida como protetora dos navegantes.
O colorido dos trajes, a imponência dos cavalos, a genuinidade das loas, os acampamentos e os piqueniques no areal, tornam o círio de nossa senhora da vitória numa das mais características manifestações da cultura popular nazarena, que continua a atrair centenas de pessoas.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário