Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Lagoa de Pataias vai ser requalificada

A notícia na edição 1016 do Região de Cister de 7 de fevereiro.

Comitiva camarária visitou “ex-libris” de pataias e deixou promessas
Lagoa vai ser alvo de projeto de requalificação


A Lagoa de Pataias vai ser alvo de um projeto de requalificação e recuperação (ambiental e de lazer), tendo em vista apoios comunitários. A informação foi prestada numa visita à Lagoa, realizada no último dia de janeiro, com a presença de Paulo Inácio. Além do presidente, da Câmara estiveram ainda presentes Hermínio Rodrigues, José Vinagre e Jorge Agostinho (vereadores) e alguns técnicos da área ambiental. O presidente da Junta de Pataias e deputado da Assembleia da República, Valter Ribeiro, foi outra das presenças, a par de António Caetano, um pataiense em representação do Grupo dos Amigos da Lagoa de Pataias, formado em outubro do ano passado.
No seguimento da reunião, vai ser feita “uma reflexão através da comissão técnica que está a ser constituída para estruturalmente apresentarmos uma candidatura a fundos comunitários” para a requalificação da Lagoa, explicou Paulo Inácio.
A visita permitiu ainda verificar-se a “perceção das intervenções futuras àquela área, que é uma das áreas de excelência do concelho e até da região ao nível ambiental e de paisagem”, disse o autarca, garantindo que “se impõe tomar algumas medidas, sendo uma delas que num contexto jurídico municipal possamos reconhecer e proteger a excelência daquela área”. Ainda segundo Paulo Inácio, é “importante resolver as questões de drenagem de poluição pontual, nomeadamente as causadas por uma estação elevatória que, quando falta a energia elétrica, faz descargas para o rio, tal como as causadas por alguns particulares que possam estar a poluir a Lagoa, direta ou indiretamente”.
Outra das medidas em agenda prende-se com o estabelecimento de contato com os proprietários confinantes para que “seja possível uma maior acessibilidade a todos os que queiram visitar aquela área”. No entanto, “outras soluções imediatas” estão a ser estudadas para aquele espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário