Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 30 de junho de 2013

Fogueiras de S. Pedro na Biblioteca de Pataias

A notícia no blogue do Espaço Cultural/ Biblioteca de Pataias
http://bibliotecadepataias.blogspot.pt/

Em mais uma iniciativa do Centro Cultural / Biblioteca de Pataias, foram comemorados os santos populares.
As tradicionais fogueiras de S. Pedro reuniram largas dezenas de pessoas, que puderam beber o café da avó e comer uma filhós. Uma palavra ainda para os músicos que graciosamente colaboram nesta iniciativa, animando o arraial com músicas populares.







sábado, 29 de junho de 2013

Pataias - factos e números (2)

Proporção de profissionais socialmente mais valorizados

Profissionais socialmente mais valorizados, de acordo com a Classificação Nacional de Profissões (Grupos 1 e 2)

Grupo 1
Quadros superiores da Administração Pública, dirigentes e quadros superiores de empresa
1 - Quadros superiores da Administração Pública
2 - Diretores de Empresa
3 - Diretores e Gerentes de Pequenas Empresas

Grupo 2
Especialistas das profissões intelectuais e científicas
1 - Especialistas das Ciências Físicas, Matemáticas e Engenharia
2 - Especialistas das Ciências da vida e Profissionais da Saúde
3 - Docentes do Ensino Secundário, Superior e profissões similares
4 - Outros especialistas das profissões intelectuais e científicas

Cálculo:
População empregada (CNP=1 ou CNP=2)/População empregada x 100


 
Este é mais um dos indicadores que tem tido uma evolução muito positiva desde 1991. O crescimento neste indicador na freguesia de Pataias tem sido superior ao da média local (concelho). Em 2011, pela primeira vez, a proporção de profissionais socialmente valorizados é superior à média concelhia, sendo o quarto maior do concelho de Alcobaça. Este valor está na linha com os valores dos municípios da Nazaré e Marinha Grande.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Qualidade das Águas Balneares - 2013


Pataias - assalto faz ferido grave

A notícia na edição on-line do diário de notícias
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3293550&seccao=Centro


Pataias
Ferido grave em Alcobaça após tentativa de assalto


Um homem foi hoje ferido com gravidade na sequência de uma tentativa de assalto em Pataias, Alcobaça, com uma arma branca, disse hoje à agência Lusa fonte do comando territorial de Leiria da GNR.
A mesma fonte adiantou que o caso ocorreu no centro de Pataias e está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária, escusando-se a fornecer mais informações.
O incidente aconteceu esta madrugada, cerca das 02:00, e o indivíduo ferido tem 49 anos, adiantou à Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.
No local, além de uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, estiveram seis operacionais dos Bombeiros Voluntários de Pataias e da GNR, apoiados por três viaturas.

Sola de Alparcata - caminhada pelo litoral


Feira de Artesanato em Paredes da Vitória

No blogue da AMA Paredes da Vitória
http://amaparedesdavitoria.blogspot.pt/2013/06/inscreva-se-ja-na-feira-de-artes-amarte.html


Feira de Artes AMARTE. Inscreva-se já!!!


A Festa da AMA regressa este ano, desta vez nos dias 2 e 3 de Agosto!
No Sábado, dia 3, a AMA organiza pela 1ª vez a Feira de Artes AMARTE.
Se tem um projecto de artesanato tradicional ou contemporâneo, pintura, produtos regionais, produtos da terra, etc., estamos à sua espera!
Descarregue aqui o Regulamento e a Ficha de inscrição do evento.
Para qualquer questão, entre no grupo www.facebook.com/groups/amarteparedes, ou contacte-nos em www.facebook.com/amaparedesdavitoria ou no email amaparedesdavitoria@gmail.com. Até breve!



Festival Praia das Paredes 2013


Burinhosa - Futsal solidário


terça-feira, 25 de junho de 2013

Escola de Música - Audição Final

Decorreu no passado domingo, dia 23, a audição final da escola de música da Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense.
Apesar da escassa divulgação (a divulgação das atividades realizadas continua a ser uma das grandes falhas desta casa), a sala encheu (quase) como nunca.
Num modelo diferente e muito mais apelativo e agradável, os alunos abandonaram a apresentação de peças individuais e apresentaram, em conjunto, diversos temas musicais, muitos deles acompanhados com algums belas vozes da turma de canto.
Os parabéns aos alunos e aos professores que montaram e executaram as várias músicas e à Filarmónica que não deixa morrer a música.
A continuar.

Algumas fotografias













segunda-feira, 24 de junho de 2013

Desanexação da Alva de Pataias para centro desportivo e feira de Pataias

Foi hoje publicado em Diário da República, a exclusão do do regime florestal parcial uma parcela de terreno com a área de 11,95 hectares, pertencente a Alva de Pataias, situada na freguesia de Pataias, no concelho de Alcobaça, para construção de um centro desportivo e do recinto da Feira de Pataias.

O Decreto-lei aqui: http://dre.pt/pdf1sdip/2013/06/11900/0346003461.pdf


MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO MAR, DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
Decreto n.º 19/2013 de 24 de junho

A Câmara Municipal de Alcobaça solicitou a desafetação do regime florestal parcial de uma parcela de terreno com a área de 11,95 hectares, pertencente a Alva de Pataias, situada na freguesia de Pataias, no concelho de Alcobaça.
Esta parcela de terreno foi submetida ao referido regime pelo Decreto n.º 3264, de 27 de julho de 1917, publicado no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 123, de 27 de julho de 1917, para arborização e exploração pelo Estado, em conformidade com o plano aprovado em anexo ao Decreto de 7 de abril de 1919, publicado no Diário do Governo, 2.ª série, n.º 88, de 17 de abril de 1919, e insere -se no Plano Diretor Municipal de Alcobaça, publicado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 177/97, de 25 de outubro, em área classificada como «Espaços Florestais».
A parcela de terreno a desafetar é propriedade do município de Alcobaça, confronta com o limite do perímetro urbano de Pataias e destina -se à implantação de um centro desportivo e de um recinto de feira, pelo que é necessário proceder à alteração do atual uso florestal do solo, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto de 24 de dezembro de 1901, publicado no Diário do Governo, n.º 296, de 31 de dezembro de 1901, e respetiva legislação complementar.
Por outro lado, os condicionamentos à construção de equipamentos em espaços florestais como tal classificados no Plano Diretor Municipal de Alcobaça não constituem impedimento à exclusão do regime florestal a que os terrenos se encontrem sujeitos, pelo que a referida pretensão da Câmara Municipal de Alcobaça é viável.
Foram ouvidos a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., que emitiram parecer favorável.
Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º
Exclusão do regime florestal parcial
1 — É excluída do regime florestal parcial, a que se encontra submetida pelo Decreto n.º 3264, de 27 de julho de 1917, publicado no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 123, de 27 de julho de 1917, a parcela de terreno com a área de 11,95 hectares, que integra a Alva de Pataias, prédio descrito sob o n.º 8236 da Conservatória do Registo Predial de Alcobaça e inscrito na matriz predial rústica com o artigo 12910 da freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça, e identificada na planta anexa ao presente decreto, do qual faz parte integrante.
2 — A exclusão referida no número anterior visa a implantação de um centro desportivo e do recinto da Feira de Pataias, na freguesia de Pataias, no concelho de Alcobaça.

Artigo 2.º
Medidas a adotar
1 — A retirada do material lenhoso existente na parcela de terreno a que se refere o n.º 1 do artigo anterior só pode ser efetuada após o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., proceder à respetiva alienação.
2 — O proprietário da parcela de terreno referida no número anterior é responsável pelo cumprimento de todas as medidas e ações previstas no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, devendo realizar todos os trabalhos daí decorrentes e impostos por lei.
3 — A não conclusão do centro desportivo ou do recinto da Feira de Pataias a que se refere o n.º 2 do artigo anterior, no prazo de seis anos a contar da data de entrada em vigor do presente decreto, determina a reintegração da parcela de terreno em causa na Alva de Pataias, com a consequente submissão automática ao regime florestal parcial, sem dependência de quaisquer procedimentos administrativos ou formalidades legais.

Artigo 3.º
Entrada em vigor O presente decreto entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 16 de maio de 2013.
— Pedro Passos Coelho
— Maria de
Assunção Oliveira Cristas Machado da Graça.
Assinado em 17 de junho de 2013.
Publique -se.
O Presidente da República, ANÍBAL CAVACO SILVA.
Referendado em 19 de junho de 2013.
O Primeiro -Ministro, Pedro Passos Coelho.

ANEXO
(a que se refere o n.º 1 do artigo 1.º)



Assembleia de Freguesia - Ordem de Trabalhos


domingo, 23 de junho de 2013

Montes e Alperdiz lutam pela agregação a Pataias

A notícia na edição 1035 do Região de Cister de 20 de junho

Alpedriz - na próxima terça-feira
Assembleia de freguesia volta a discutir agregação


A Assembleia de Freguesia de Alpedriz reúne na próxima terça-feira com o objetivo de apreciar e tomar decisões no que se refere ao processo da união das freguesias com Cós-e Montes. Após duas sessões de esclarecimento acerca do ponto de situação do processo - uma nos Montes e outra em Alpedriz - os autarcas dão agora início a uma nova forma de luta.
E os argumentos que apontam para a nãoaceitação da união daquelas duas freguesias à de Cós são “válidos”. Servidos pelos Bombeiros e GNR de Pataias, integrados na Diocese de Leiria-Fátima (enquanto Cós já pertence ao Patriarcado de Lisboa) e ligados à Unidade de Saúde Familiar do Pinhal do Rei, em Pataias, os autarcas continuam sem entender os motivos pelos quais a anexação à freguesia de Cós teima em seguir em frente.
O REGIÃO DE CISTER apurou que existe “a vontade de efetuar um boicotes às próximas eleições autárquicas”. Pelos cafés e outros espaços públicos das duas freguesias, que se dizem “lesadas e enganadas” no processo das uniões de freguesias, já ninguém cala o sentimento de “revolta”. “A nossa vontade manifesta é de nos agregarmos a Pataias, à qual temos várias ligações”, asseguram vários cidadãos, que alertam ainda para o fato de não estarem “disponíveis para integrar listas à União de Freguesias”, inviabilizando, desta forma, o processo eleitoral que terá lugar depois do verão.

sábado, 22 de junho de 2013

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Campeonatos Nacionais de Ciclismo em Pataias

A notícia em: http://desporto.sapo.pt/ciclismo/artigo/2013/06/19/elenco_de_luxo_nos_campeonatos_d.html

Elenco de luxo nos Campeonatos de Portugal

A prova decorre em três dias, entre 21 e 23 de junho.
Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo, que se realizam entre sexta-feira e domingo em Pataias, Alcobaça, vão reunir os melhores ciclistas portugueses, com destaque para Rui Costa, que no domingo venceu a Volta à Suíça.
Pelo terceiro ano consecutivo, a vila de Pataias será palco da discussão pelo título de campeão português de contrarrelógio e fundo, nas categorias de elite e sub-23.
Presentes estarão a totalidade dos grandes nomes do ciclismo português, com Rui Costa, duplo vencedor da Volta à Suíça e décimo classificado do “ranking” mundial, à cabeça.
Além do ciclista da Movistar, em Pataias vão estar Nelson Oliveira e Tiago Machado, da RadioShack, Sérgio Paulinho e Bruno Pires, que representam a cores da Team Saxo-Tinkoff, o atual campeão de fundo, Manuel Cardoso, e André Cardoso, seu colega na Caja Rural, Ricardo Mestre, da Euskaltel-Euskadi, e José Mendes, da NetApp-Endura.
Na manhã do primeiro dia de competição, na sexta-feira, os corredores da categoria Sub-23 enfrentam 27,8 quilómetros contra o cronómetro, com o primeiro atleta a ir para a estrada às 11h00 percorrendo a Estrada Atlântica, entre as Piscinas de Pataias e a Praia da Polvoeira.
A partir das 16h00 será a vez dos elite enfrentarem a solidão do contrarrelógio durante 34 quilómetros, num percurso semelhante, mas que compreende duas passagens pela meta.
Para o fim de semana ficam reservadas as provas em linha das duas categorias: no sábado, pelas 15h00, será dado o tiro de partida para a competição dos sub-23, que terão pela frente 154,8 quilómetros distribuídos por um circuito de 17,2 quilómetros, percorrido por nove vezes, entre a Vila de Pataias, a Praia de Paredes da Vitória e a Burinhosa.
No dia seguinte, é a vez de a categoria elite lutar pelo título de campeão português, com a partida para os 172 quilómetros, ou seja, 10 voltas ao circuito, a ser dada às 12h00.
Os atuais portadores da camisola das quinas são Manuel Cardoso, José Gonçalves (contrarrelógio de elites), Pedro Paulinho (fundo sub-23) e Fábio Silvestre (contrarrelógio sub-23).


Os circuitos e as restrições ao trânsito:


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pataias, factos e números (1)

Taxa de abandono escolar
 

Abandono escolar: saída do sistema de ensino antes da conclusão da escolaridade obrigatória, dentro dos limites etários previstos na lei.
 

A freguesia de Pataias é a segunda freguesia do concelho de Alcobaça com a maior taxa de abandono escolar. As freguesias de Cós, Montes, Maiorga e Vestiaria registam uma taxa de abandono escolar de 0%. Ainda em termos relativos, a freguesia de Pataias foi aquela onde se registou a menor diminuição na taxa de abandono escolar entre 1991 e 2011, apenas superada (para pior) pela freguesia de Alcobaça.
De salientar ainda que nos anos de 1991 e 2001, a freguesia de Pataias apresentava taxas de abandono escolar inferiores às médias nacionais (Portugal Continental), regionais (Pinhal Litoral e Oeste) e locais (concelho de Alcobaça). No entanto, em 2011 esse valor é claramente superior, mais do triplo, em alguns casos.
Porque é que Pataias, que em 1991 apresentava uma das mais baixas taxas de abandono escolar, é em 2011 a freguesia que apresenta um valor quase três vezes superior às médias nacionais, regionais e locais?

Água de Madeiros - Casas abandonadas criam problemas

A notícia na edição escrita nº1035 de 20 de junho do jornal Região de Cister

Água de Madeiros - Casas abandonadas criam polémica
Saúde pública pode estar em risco


“Um atentado para a saúde pública”. É desta forma que Amadeu Bernardo, proprietário de uma casa na praia de Água de Madeiros, freguesia de Pataias, classifica o estado de “degradação em que se encontram algumas moradias abandonadas pelos proprietários na praia e que são um atentado à saúde pública de todos os que ali vivem ou que a frequentam na época de verão”.
Em causa, e ainda de acordo com Amadeu Bernardo, está o facto de “os telhados de algumas das habitações terem sido atingidos pelo ciclone, que recentemente se fez sentir na nossa região, e que arrancou algumas telhas, tendo-as projetado contra outras habitações, provocando estragos avultados”. As chuvas originaram humidade no interior das casas abandonadas e os roedores proliferaram por ali rapidamente.
“É urgente tomar medidas com vista a resolver o problema dessas habitações abandonadas pelos proprietários, obrigando-os a proceder à sua demolição ou reparação”, considera, frisando ainda que “este alerta serve igualmente para as outras praias da freguesia, onde julgo existirem alguns problemas idênticos”.
Contatado pelo REGIÃO DE CISTER, Hermínio Rodrigues, vice-presidente da Câmara de Alcobaça, assegurou que não existe qualquer registo desta situação nos serviços camarários. Contudo, o vicepresidente garante ir verificar a veracidade dos factos no decorrer de uma visita que vai efetuar às praias até ao final desta semana. Caso se confirme a denúncia, serão acionados os mecanismos necessários (envolvendo-se a delegada de saúde de Alcobaça) para se encontrar uma solução para o problema.

Site dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo (em Pataias)

O site dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo que irão decorrer em Pataias de amanhã até domingo (de 21 a 23 de junho).

http://www.pad.pt/2013/CNE/

terça-feira, 18 de junho de 2013

ENBA faz exposição de bicicletas antigas no LeiriaShopping

O 10º Encontra Nacional de Bicicletas Antigas (ENBA) promove exposição de bicicletas antigas no LeiriaShopping.

A notícia no site Local.pt
http://local.pt/reviver-o-tempo-em-duas-rodas-no-leiriashopping/


Centro
“Reviver o tempo em duas rodas” no LeiriaShopping


LEIRIA – “Reviver o tempo em duas rodas” é o nome da exposição que estará patente até ao dia 30 de junho no LeiriaShopping, no âmbito da décima edição do Encontro Nacional de Bicicletas Antigas (ENBA) na Burinhosa.
Um total de 10 bicicletas de modelos raros e diferentes marcas das décadas de 30, 40, 50 e 70 compõem a exposição e permitem uma verdadeira viagem ao passado. Bicicletas de homem, senhora, jovem e criança, bicicletas de 2 lugares, bicicleta com sidecar e triciclo de carga são os modelos que podem ser recordados no LeiriaShopping.
A exposição “Reviver o tempo em duas rodas” é uma das ações que integra as comemorações da 10ª edição do ENBA, cujo momento alto decorre no dia 28 de julho na aldeia da Burinhosa, numa iniciativa promovida pela Men in Bike.
O ENBA é o maior evento de bicicletas antigas realizado em Portugal, prevendo-se a participação de 500 pessoas e cerca de 2.500 visitantes. As inscrições encontram-se abertas e são limitadas.

Campeonatos de Ciclismo - Circulação Proibida

Campeonatos Nacionais de Ciclismo, sábado 22 e domingo 23 de Junho.
Proibido "circular e ESTANCIONAR" (seja lá o que isso for) na Rua de Nossa Senhora da Vitória, entre a EN242 e as Piscinas Municipais DE Pataias.

Clube Desportivo Pataiense - Novos Sócios



segunda-feira, 17 de junho de 2013

Igreja Matriz de Pataias

A correção da informação sobre a Igreja Matriz de Pataias no site do CisterMúsica2013 (muito graças ao incansável Tiago Inácio)

A atual Igreja Matriz de Pataias foi inaugurada em 1952 e veio substituir um antigo templo de provável construção no séc. XVI, demolido em 1948. Teve inicialmente como padroeira a Nossa Senhora da Conceição, depois Nossa Senhora da Anunciação e desde 1622 passou a ser padroeira de Pataias a Nossa Senhora da Esperança. A igreja possui a sua planta em cruz latina, conta com uma nave, pia batismal, coro alto e três altares. Nesta Igreja existem painéis de azulejos colocados no início dos anos 50, representativos da via-sacra.

Alpedriz e Montes ameaçam com boicote às autárquicas

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/alpedriz-montes-ameacam-eleicoes-autarquicas-boicotes


Alpedriz e Montes ameaçam eleições autárquicas com boicotes

Uma reunião das freguesias de Alpedriz e Montes com a população terminou com o reforço da posição das duas assembleias, que é de oposição à anexação das duas juntas à freguesia de Cós.
“O sentimento é de grande revolta e pode descambar em boicote ao próximo ato eleitoral”, alerta Hélder Cruz, presidente da Junta de Alpedriz.
Segundo o autarca “as pessoas manifestaram indisponibilidade em ir às urnas no dia 29 de setembro, para escolher os novos autarcas locais”.
As duas autarquias do norte do concelho de Alcobaça têm realizado diversos encontros, nomeadamente com a população, para analisar e encontrar formas de contestação ao resultado da lei de reorganização administrativa do país, que extingue aquelas Freguesias.
“Nós decidimos ouvir, para já, as populações e avançar, depois, com ações de contestação à medida”.

domingo, 16 de junho de 2013

Bombeiros de Pataias comemoraram 35 anos

A notícia na edição escrita nº1034 do Região de Cister de 13 de junho de 2013

Pataias - Soldados da paz e diretores condecorados
Bombeiros assinalam 35 anos anunciando novo projeto

Os Bombeiros de Pataias assinalaram, no passado sábado [8 de junho], o seu 35.º aniversário. A cerimónia incluiu a condecoração de 24 bombeiros e cinco diretores, uma romagem ao cemitério e um almoço convívio.
Lamentando que “se tenha perdido a camaradagem que existia no antigo quartel, à força de tornar o corpo profissional”, Ricardo Santos, presidente da Direção, aproveitou a presença de Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, para fazer um apelo. Um “espaço de convívio aberto à população” poderá nascer na casa da guarda florestal, anexa ao terreno cedido por 99 anos aos Bombeiros. Para tal, é necessário que a autarquia adquira o edifício à Direção Geral do Património, havendo já contatos nesse sentido. As obras de remodelação e equipamento do espaço serão da responsabilidade da associação.

sábado, 15 de junho de 2013

Cistermúsica2013 em Pataias

Cristina Oliveira e Jaime Mota




18 de Julho, 21h30
Igreja Matriz de Pataias


Cristiana Oliveira e Jaime Mota
Recital de Canto e Piano
Parceria Concurso de Interpretação do Estoril

Entrada Livre

Programa

1.ª Parte
Richard Strauss · Vier Letzte Lieder (Quatro Últimas Canções)
Frühling (Primavera)
September (Setembro)
Beim Schlafengehen (Ao Deitar)
Im Abendrot (Ao Crespúsculo)

2.ª Parte
Joly Braga Santos
Ode IV de Bocage
Canção de Embalar
Acordando

António Chagas Rosa · Quatro Canções para Inês – Estreia Absoluta*
Da triste, bela Inês
Toldam-se os ares
Da miseranda Inês
Era pedra e sobre essa pedra

Giuseppe Verdi · È strano… Sempre libera (La Traviata, final do 1.º Ato)

Apoio Paróquia e Junta de Freguesia de Pataias

Mais informações em: http://www.cistermusica.com/2013/programacao/carta-branca-a-otto-pereira

Igreja Matriz de Pataias

A informação está no site oficial do Cistermúsica2013.
http://www.cistermusica.com/2013/igreja-matriz-de-pataias

Igreja Matriz de Pataias

A Igreja Matriz de Pataias é um templo anterior a 1622 consagrado a Nossa Senhora da Conceição e depois a Nossa Senhora da Anunciação. Ao longo dos tempos foi sujeita a alterações e a obras de ampliação em 1948. Nesta igreja existem azulejos do início do Séc. XVIII, dispostos de modo a criar um novo padrão.


Comentário

É importante salientar que o Cistermúsica é, hoje em dia, um dos mais prestigiados festivais de música "clássica" e uma imagem de marca do concelho e da própria Câmara Municipal.
Assim sendo, e relativamente à informação sobre a Igreja Matriz de Pataias, não sei qual será a melhor das "pérolas":
"A Igreja Matriz de Pataias é um templo anterior a 1622"
"Ao longo dos tempos foi sujeita a alterações e a obras de ampliação em 1948"
"Existem azulejos do início do séc. XVIII, dispostos de modo a criar um novo padrão".
3 frases, 3 pérolas.

Correção:
A antiga igreja, demolida, era efetivamente datada do início do século XVII.
A atual edifício, concluído já na segunda metade do século XX, é construído totalmente de raiz, no mesmo local da antiga igreja. Tem, até, uma orientação diferente. A antiga igreja foi completamente destruída. Não se pode chamar a isso "obras de ampliação".
«Azulejos do início do século XVIII"?!?

Sendo o Cistermúsica uma incontestável imagem de marca do concelho não haverá ninguém na Câmara que conheça minimamente Pataias para que não se escrevam disparates?

Renascença acompanha Campeonatos em Pataias

A informação no site da Rádio Cister
http://rr.sapo.pt/sugestoes_detalhe.aspx?fid=61&did=110864


Não perca o pelotão com a Renascença
Acompanhe a os Campeonatos Nacionais de Estrada na sua rádio


A Renascença apoia os Campeonatos Nacionais de Estrada de Ciclismo, Pataias 2013. De 21 a 23 de Junho acompanhe o pelotão nas categorias de Elite e Sub-23.
A prova desenrola-se ao longo de três dias de competição que vão levar ao concelho de Alcobaça os principais talentos do ciclismo nacional.
No primeiro dia de competição, 21 de Junho, utilizando a Estrada Atlântica, entre as Piscinas de Pataias e a Praia da Polvoeira, serão revelados os campeões de Contrarrelógio.
Para o fim-de-semana ficam reservadas as provas em linha. Num circuito de 17,2 Km, que liga a Vila de Pataias à Praia das Paredes da Vitória e a Burinhosa,. No sábado à tarde realiza-se a competição de Sub 23. No dia seguinte, 23 de Junho, domingo, serão os Elite a justificar na estrada os argumentos que vão permitir coroar o novo Campeão Nacional. Confronto que se prevê aceso, entre os melhores representantes de Portugal no ciclismo a nível mundial e os que militam nas equipas nacionais.
A Renascença é a rádio oficial dos Campeonatos Nacionais de Estrada de Ciclismo, Pataias 2013.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Eleições autárquicas a 29 de setembro

A notícia na edição on-line do Público
http://www.publico.pt/politica/noticia/eleicoes-autarquicas-marcadas-para-29-de-setembro-1597254


Eleições autárquicas marcadas para 29 de Setembro
Decisão do Conselho de Ministros. Campanha eleitoral entre 17 e 27. Candidaturas apresentadas até 5 de Agosto.


Nem 22 de Setembro, como sugeriram PSD e CDS, nem 6 ou 13 de Outubro, como desejava a oposição. O Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira a data das eleições autárquicas, marcando-as para o dia 29 de Setembro deste ano.
Lembrando que PSD e CDS desejavam as eleições a 22 de Setembro e que a oposição preferia Outubro, Miguel Macedo argumentou que 13 de Outubro coincide com a peregrinação a Fátima e que marcar as eleições para 6 de Outubro coincidiria com as comemorações da implantação da República.
“Na ponderação dos argumentos, esta é uma data de compromisso para a marcação destas eleições, sublinhando que a marcação para dia 6 de Outubro significaria que as comemorações da República [5 de Outubro] se verificariam no dia de reflexão”, justificou Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, que, em conferência de imprensa, apresentou os argumentos do Governo.
Para justificar a opção do Governo, o ministro da Administração Interna disse ainda que 29 de Setembro é “o último domingo do mês”, quando “já estão em pleno as aulas dos alunos”: “É também relevante a circunstância de o período legal de campanha começar na segunda quinzena do mês de Setembro”, acrescentou. A campanha eleitoral para as eleições autárquicas vai realizar-se entre 17 e 27 de Setembro.
Miguel Macedo rejeitou ainda a ideia de que ao marcar as autárquicas para Setembro o Governo esteja a afastar o acto eleitoral da apresentação do Orçamento do Estado, defendendo que OE para 2014 tem já "com grande antecedência previstas as metas e objectivos" e tem sido "objecto de ampla discussão nos últimos meses".
A apresentação de candidaturas terá de ser feita até 5 de Agosto e o ministro garantiu que a adequação dos cadernos eleitorais à nova organização administrativa está a decorrer bem. Miguel Macedo explicou que 12 dos 18 distritos têm "fechados os trabalhos prévios para o encerramento dos cadernos eleitorais e estão em bom ritmo e bom andamento os restantes distritos".
"Não tenho neste momento nenhum sinal de alarme em relação a essa situação, muito embora a dificuldade dos procedimentos que têm de ocorrer em tempo estejam sempre presentes no nosso espírito. Há uma vigilância acrescida sobre a forma como isto tudo esta a correr", disse.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Elementos Justificativos da venda da Alva de Pataias - 30

CIBRA
Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos
PATAIAS-GARE

 

N.º 01792
12 de Abril de 1961

Ex.mo Senhor
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
ALCOBAÇA

Ex.mo Senhor

Mereceu a nossa melhor atenção o conteúdo do ofício de V. Ex.ª, de 8 do corrente, sob o n.º 0512.
Já por mais de uma vez tivemos ensejo de expor, verbalmente, a V. Ex.ª, as razões que levaram a «Cibra» a encarar a compra à «Câmara Municipal de Alcobaça», da totalidade da «Alva de Pataias».
É a pedreira nela existente que fundamentalmente interessa à nossa Empresa.
A verba que a vossa digníssima Câmara nos aponta, de 3.300 contos, é exageradissima, porquanto há 8 anos era de 2,700 contos, (ainda, preço que esta Companhia não aceitou, pois, a sua oferta nâo ia além de 2,058, conforme é do conhecimento desse Municipio, em correspondência trocada com o antecessor de V. Ex.ª.
Seja como for, a situação que se criou à  «Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos », mantendo a sua fábrica no concelho de Alcobaça e não a transferindo para região em que o abastecimento de pedra não levantasse quaisquer problemas, leva-nos à aceitação da sua proposta - agora que está montada a nova linha de fabrico e que a exploração das pedreiras de que dispomos se revela excepcionalmente difícil.
Deste modo, e de harmonia com as conversações havidas, vimos ratificar o fecho da operaçâo:
Uma entrega de Esc. 1.000.000.$00 (um milhão de escudos) no acto da lavra da escritura, Esc. 300.000,$'00 (Trezentos mil escudos), seis meses depois e, em seguida, Esc. 200.000$'00 (Duzentos mil escudos) todos os seis meses,
O preço total de Esc, 3.3000.000$'00 (três milhões e trezentos mil escudos), que se afasta bastante da oferta por nós feita, há anos não consideramos - permita-nos, Senhor Presidente, que lhe tornemos a dizer - justo. Longe, muito longe disso; e não queremos crer que a
Câmara que V. Ex.ª rnui dignamente dirige, pudesse noutras circurntâncias, encontrar entidade interessada na operação a tal preço.
Mas, a conjuntura é de molde a impor. à «CIBRA» a transacção e, por isso, vimos, pela presente, ratificar o fecho da operação nos termos já acordados e antes referidos.
Todavia, e em presença do que 'expusemos, esperamos que essa Ex.ª  Câmara considere incluído naquele-preço o valor da sisa,
Digne-se V. Ex.R aceitar os protestos da nossa muito elevada consideração, subscrevemo-nos,

De V. Ex.ª
Muito atentamente
Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos
O ADMINISTRADOR-DELEGADO
a) Joaquim Matias

terça-feira, 11 de junho de 2013

Campeonatos Nacionais de ciclismo em Pataias

A notícia no Diário Digital
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=638405


Pataias volta a definir campeões portugueses de ciclismo

A vila de Pataias, no concelho de Alcobaça, vai ser pela terceira vez consecutiva o palco dos campeonatos nacionais de ciclismo, entre os dias 21 e 23 de junho, anunciou hoje a organização.
Manuel Cardoso (Caja Rural) vai defender o título de campeão nacional de fundo frente a Rui Costa (Movistar), André Cardoso (Caja Rural), Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff), Bruno Pires (Saxo-Tinkoff), Nelson Oliveira (RadioShack-Leopard), Tiago Machado (RadioShack-Leopard) e José Mendes (NetApp-Endura), além dos corredores das equipas nacionais.
De acordo com o comunicado da organização, o primeiro título a ser atribuído será o de contrarrelógio em sub-23, num percurso de 27,8 quilómetros, seguindo-se o de solitário em elites, numa distância de 34 quilómetros, no dia 21.

Palestra dos Bombeiros de Pataias

No blogue do Centro Cultural/ Biblioteca de Pataias
http://bibliotecadepataias.blogspot.pt/2013/06/palestra-o-socorro-e-o-papel-dos.html


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Litoral de Pataias

A fotografia é do passado dia 27 de maio, tirada em Vale Furado com vista para Sul, da Feligueira até à praia da Falca. Atente-se às diferentes "bancadas" da praia, perfeitamente delimitadas pelas quotas de marés.

domingo, 9 de junho de 2013

Época balnear no litoral de Pataias

Época balnear no litoral de Pataias

Paredes da Vitória - 1 de junho a 15 de setembro
Pedra do Ouro e Polvoeira - 15 de junho a 15 de setembro
Légua e Água de Madeiros - 1 de julho a 31 de agosto

A informação no site da Câmara Municipal:
http://www.cm-alcobaca.pt/page.php?ID=14785

São Martinho do Porto e Paredes de Vitória com Bandeira Azul

O Concelho de Alcobaça renova o galardão Bandeira Azul para duas praias: São Martinho do Porto (a sul) e Paredes de Vitória (a norte).

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), responsável pela atribuição desta distinção da qualidade das zonas balneares, apresentou a 30 de abril a lista de praias com Bandeiras azuis para 2013, onde estas duas praias do Concelho voltam a estar presentes. As Bandeiras Azuis são atribuídas anualmente a praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios que passam, entre outros, pela qualidade da água, de segurança e de conforto dos utentes.
Este programa da Bandeira Azul Europa iniciou-se à escala europeia em 1987 e tem como objectivo elevar o grau de consciencialização da necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas aí existentes.

A época balnear nestas praias, estende-se entre 1 de junho até 15 de setembro; na Praia da Légua e Água de Madeiros inicia a 1de julho e prolonga-se até 31 de agosto; e, nas praias Pedra do Ouro e Polvoeira inicia a 15 de junho e prolonga-se até 15 de setembro.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Escola das Paredes reclama por intervenção

A notícia na edição 1033 do Região de Cister de 6 de junho de 2013

Paredes - Sete versos e uma faixa manifestam intenção
População da freguesia exige requalificação da Escola Velha


São sete os versos colados em torno da Escola Velha de Paredes da Vitória, freguesia de Pataias, em sinal de protesto contra o estado de degradação do centenário edifício. Além das poesias, uma faixa vermelha e amarela envolve a Escola Velha, desde a passada semana.
Valter Ribeiro, presidente da Junta de Pataias, considera “benvinda esta forma de protesto, pelo conteúdo construtivo com que foi elaborado”. “A população quer um projeto digno para aquele espaço, tal como a Junta”, refere o autarca, relembrando que há quatro anos o edifício foi adquirido a particulares por 60 mil euros, “com algum esforço financeiro”. Atualmente, o gabinete de arquitetura da Câmara de Alcobaça está a projetar a requalificação, havendo a possibilidade do edifício ser vedado com uma tela onde se apresente o projeto, ainda este verão.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Festas na Mélvoa

A notícia na edição nº 1033 do Região de Cister de 6 de junho de 2013

Mélvoa
Localidade festeja padroeiros


A igreja da Mélvoa acolhe, no próximo fim de semana, os festejos em honra de Santa Maria Madalena e São Sebastião. No sábado e domingo, serão celebradas as missas, seguidas de procissão. A atuação de grupos de dança e musicais, venda de bolos e serviço de esplanada completam o programa dominical.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

45º aniversário do GDR Pisoense

A notícia na edição 1032 do Região de Cister de 30 de maio de 2013

Pisões
Grupo Desportivo assinala 45º aniversário no dia 10 de junho


O Grupo Desportivo Pisoense assinala o seu 45º aniversário no dia 10 de junho. O programa festivo incluirá um almoço e um lanche de pernil no espeto. À tarde haverá bolo de aniversário, champanhe, a atuação de António Santos – o Homem Estátua e baile. Os interessados em participar nos festejos deverão efetivar a respetiva inscrição até ao próximo dia 7, na sede da associação.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pataias tem 4 praias de Ouro

Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira e Légua voltaram a ser reconhecidas pela Quercus como "Praias de Ouro".
Este galardão distingue as praias que nos anos de 2008 e 2009 tiveram uma qualidade das águas balneares "Boa", em 2010 e 2011 "Excelente" e sempre análises excelentes em 2012.
Para além das praias no litoral de Pataias, forma ainda reconhecidas como Praias de Ouro: S. Martinho do Porto, a praia do Pedrógão, a praia das Pedras Negras e a praia do Salgado.
A notícia na edição on-line do Público: 

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/ha-mais-praias-com-qualidade-de-ouro-e-o-estuario-do-tejo-voltou-a-ter-zona-balnear-1596211
A lista das "Praias de Ouro" 2013 aqui:  

http://www.quercus.pt/images/PDF/Praias/Listagem_das_praias_com_qualidade_de_ouro_2013.pdf

domingo, 2 de junho de 2013

Reunião de Câmara - Assuntos sobre a freguesia

Do blogue do vereador Rogério Raimundo, as informações sobre a freguesia relativas à reunião de Câmara de 31 de maio de 2013.
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2013/05/662529maio20131858-r162013.html

Junta de Freguesia de Pataias
Atribuição de verba de 6 mil euros para comemorações do 29º aniversário de elevação de Pataias a vila.

sábado, 1 de junho de 2013

Biblioteca de Pataias - Dia da Criança

 A nova Sala da Criança na Biblioteca de Pataias.
Os jogos tradicionais, com a pesca do peixinho, agarrar a maça com a boca, o rebuçado escondido na farinha, o barro e o pião.
Miúdos e graúdos divertem-se na festa da criança.
 Construir moinhos de vento, marcadores de livros e pacotes para as pipocas.
Desenhos, guaches, pinturas faciais e...gomas, muitas gomas.
A hora do conto: "Os sete cabritinhos".
A sessão de cinema: "Tintin e o segredo do Licorne"