Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Elementos Justificativos da venda da Alva de Pataias - 30

CIBRA
Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos
PATAIAS-GARE

 

N.º 01792
12 de Abril de 1961

Ex.mo Senhor
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
ALCOBAÇA

Ex.mo Senhor

Mereceu a nossa melhor atenção o conteúdo do ofício de V. Ex.ª, de 8 do corrente, sob o n.º 0512.
Já por mais de uma vez tivemos ensejo de expor, verbalmente, a V. Ex.ª, as razões que levaram a «Cibra» a encarar a compra à «Câmara Municipal de Alcobaça», da totalidade da «Alva de Pataias».
É a pedreira nela existente que fundamentalmente interessa à nossa Empresa.
A verba que a vossa digníssima Câmara nos aponta, de 3.300 contos, é exageradissima, porquanto há 8 anos era de 2,700 contos, (ainda, preço que esta Companhia não aceitou, pois, a sua oferta nâo ia além de 2,058, conforme é do conhecimento desse Municipio, em correspondência trocada com o antecessor de V. Ex.ª.
Seja como for, a situação que se criou à  «Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos », mantendo a sua fábrica no concelho de Alcobaça e não a transferindo para região em que o abastecimento de pedra não levantasse quaisquer problemas, leva-nos à aceitação da sua proposta - agora que está montada a nova linha de fabrico e que a exploração das pedreiras de que dispomos se revela excepcionalmente difícil.
Deste modo, e de harmonia com as conversações havidas, vimos ratificar o fecho da operaçâo:
Uma entrega de Esc. 1.000.000.$00 (um milhão de escudos) no acto da lavra da escritura, Esc. 300.000,$'00 (Trezentos mil escudos), seis meses depois e, em seguida, Esc. 200.000$'00 (Duzentos mil escudos) todos os seis meses,
O preço total de Esc, 3.3000.000$'00 (três milhões e trezentos mil escudos), que se afasta bastante da oferta por nós feita, há anos não consideramos - permita-nos, Senhor Presidente, que lhe tornemos a dizer - justo. Longe, muito longe disso; e não queremos crer que a
Câmara que V. Ex.ª rnui dignamente dirige, pudesse noutras circurntâncias, encontrar entidade interessada na operação a tal preço.
Mas, a conjuntura é de molde a impor. à «CIBRA» a transacção e, por isso, vimos, pela presente, ratificar o fecho da operação nos termos já acordados e antes referidos.
Todavia, e em presença do que 'expusemos, esperamos que essa Ex.ª  Câmara considere incluído naquele-preço o valor da sisa,
Digne-se V. Ex.R aceitar os protestos da nossa muito elevada consideração, subscrevemo-nos,

De V. Ex.ª
Muito atentamente
Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos
O ADMINISTRADOR-DELEGADO
a) Joaquim Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário