Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pataias, factos e números (1)

Taxa de abandono escolar
 

Abandono escolar: saída do sistema de ensino antes da conclusão da escolaridade obrigatória, dentro dos limites etários previstos na lei.
 

A freguesia de Pataias é a segunda freguesia do concelho de Alcobaça com a maior taxa de abandono escolar. As freguesias de Cós, Montes, Maiorga e Vestiaria registam uma taxa de abandono escolar de 0%. Ainda em termos relativos, a freguesia de Pataias foi aquela onde se registou a menor diminuição na taxa de abandono escolar entre 1991 e 2011, apenas superada (para pior) pela freguesia de Alcobaça.
De salientar ainda que nos anos de 1991 e 2001, a freguesia de Pataias apresentava taxas de abandono escolar inferiores às médias nacionais (Portugal Continental), regionais (Pinhal Litoral e Oeste) e locais (concelho de Alcobaça). No entanto, em 2011 esse valor é claramente superior, mais do triplo, em alguns casos.
Porque é que Pataias, que em 1991 apresentava uma das mais baixas taxas de abandono escolar, é em 2011 a freguesia que apresenta um valor quase três vezes superior às médias nacionais, regionais e locais?

Sem comentários:

Enviar um comentário