Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Concurso Marcha de Carnaval 2016

Via COCAPA

CONCURSO “MARCHA DE CARNAVAL DE PATAIAS 2016”

No Carnaval 2016 queremos ter a Melhor Marcha do Carnaval de Pataias de Sempre!
Para tal contamos com a tua inspiração!! wink emoticon

Entrega a tua proposta de Letra (formato obrigatório de 4 quadras, sendo duas delas o refrão) até ao dia 20 de Dezembro de 2015, e deixa a tua marca num Carnaval que será certamente inesquecível!

As propostas poderão ser entregues das seguintes formas:
1. Em mãos, a qualquer membro da COCAPA;
2. Por mensagem privada, via facebook;
3. Para o nosso e-mail: geral@carnavaldepataias.com

Agradecemos desde já toda a ajuda na divulgação e partilha deste Concurso. Contamos Contigo!

domingo, 29 de novembro de 2015

Burinhosa ganha e sobe ao 3º lugar

O CCDR Burinhosa subiu ao 3º lugar com a vitória caseira sobre o Sp. Braga por 3-1.
A equipa soma agora 24 pontos (12J;7V3E2D;36-30). Na próxima 4ª feira desloca-se até ao pavilhão do Benfica para acertar o calendário.

A notícia em: 
http://scbraga.pt/sc-bragaaaum-perde-com-burinhosa-3-1/

As deslocações ao Pavilhão do Burinhosa deixam a desejar ao SC Braga/AAUM. Os minhotos não são felizes dentro daquelas quatro linhas e, este sábado, a equipa liderada por Paulo Tavares saiu derrotada, por 3-1. Russo inaugurou o marcador aos dez minutos e Claudinho aumentou a vantagem aos 17’. Com dois golos de diferença ao intervalo, os bracarenses foram atrás do prejuízo, mas a expulsão de Miguel Almeida (29’) tornou o cenário ainda mais negro. Um minuto depois, Espanhol assinou o terceiro do Burinhosa. A resposta do SC Braga/AAUM não tardou e Paulinho Roxo reduziu fixando o resultado final (3-1).

Com este resultado, os bracarenses desceram para o quarto posto, ainda que com os mesmo pontos (24) de que o Burinhosa, terceiro classificado. Na próxima jornada, o SC Braga/AAUM desloca-se ao terreno do Boavista.

sábado, 28 de novembro de 2015

ABEOTL Pataias - Jantar de Natal

A notícia na edição 1162 do Região de Cister

Pataias - ABEOTLP tem inscrições abertas até dia 9 do próximo mês
Associação organiza jantar de Natal

stão abertas as inscrições para o almoço de Natal da Associação de Bem-Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias (ABEOTLP), agendado para o dia 13 do próximo mês, às 13 horas.
Com o objetivo de angariar fundos para a instituição, o evento vai contar ainda com um espetáculo de variedades promovido pelos utentes da associação no decorrer da tarde.
A ementa inclui sopa de misturadas (o prato mais típico de Pataias), perna de peru no forno com arroz, batatas fritas e salada, arroz doce, fruta, bebidas diversas e café. O preço de participação no almoço é de dez euros (adultos) e cinco euros (crianças entre os 6 e os 10 anos). As inscrições encontram-se abertas na secretaria da instituição até ao dia 9 de dezembro, através do endereço eletrónico abeotlp@gmail.com, pelo telefone 244 580 532 ou na página da rede social Facebook da associação.
Até lá, a ABEOTLP continua a promover várias atividades com os utentes, como aconteceu no fim de semana passado com a participação de alguns utentes na Mostra de Doces & Licores Conventuais, na comemoração do São Martinho que juntou todas as IPSS do concelho de Alcobaça.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Burinhosa - oferta de dumper

A notícia na edição 1162 do Região de Cister

Burinhosa - Coutinho Duarte quer assegurar “sustentabilidade”
Entrada da aldeia ganha novas placas informativas

A Burinhosa voltou a viver um dia histórico. No passado domingo, cinco placas informativas colocadas nas entradas da localidade foram inauguradas, numa cerimónia que contou com várias individualidades e uma centena de convidados. Resultando de um esforço conjunto do empresário Joaquim Coutinho Duarte, da União de Freguesias de Pataias e Martingança e da Câmara de Alcobaça, as placas foram colocadas em pontos estratégicos. No entanto, e por sugestão de Valter Ribeiro, presidente da UFPM, outras duas serão colocadas, entretanto, junto à sede do Centro de Cultura, Recreio e Desporto da Burinhosa e na Quinta da Valinha, propriedade do empresário burinhosense.
“A humildade” de Coutinho Duarte foi enaltecida pelo presidente da UFPM, que agradeceu “tudo o que tem feito pela nossa freguesia e em particular pela Burinhosa”. Valter Ribeiro aproveitou para “agradecer o dumper oferecido pelo engenheiro Coutinho Duarte para benefício da população da Burinhosa”. 
A vereadora burinhosense Eugénia Rodrigues também marcou presença no jantar que se seguiu à inauguração das placas informativas. “A Burinhosa tem alguma projeção porque tem sido valorizada”, disse a socialista, garantindo tratar-se “da aldeia com mais bairrismo da União de Freguesias de Pataias e Martingança”.
Já Joaquim Coutinho Duarte considerou que “este foi mais um passo dado no processo que iniciou com As Portas”. “Esta terra tem que ser cada vez maior para que os jovens sintam aqui a sustentabilidade no futuro”, disse o empresário. Os passos seguintes em direção a essa sustentabilidade serão a construção do restaurante junto às Portas, seguindo-se o parque temático e, por fim, a unidade hoteleira prevista para a Burinhosa. “Penso que existem todas as possibilidades de o projeto evoluir no primeiro trimeste do próximo ano”, faltando apenas que o processo de legalização dos terrenos das Portas e da zona envolvente passem para a propriedade do erário público, como é da vontade de Joaquim Coutinho Duarte.
O escultor burinhosense “por adoção”, Carlos Oliveira, voltou a marcar presença nos momentos históricos da Burinhosa. “Inspirado na história deste povo que fez acontecer o várias vezes o Natal, este ano, em torno da Soraia”, Carlos Oliveira ofereceu uma escultura a todos os presentes no jantar. Uma mão aberta com as três figuras principais do presépio, numa retratação “da solidariedade que este povo teve a capacidade de manter desde janeiro até ao concerto solidário do Rão Kyao”.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Filarmónica de Pataias - noite de fados

A notícia na edição 1162 do Região de Cister de 26 de novembro de 2015

Pataias
Sociedade Filarmónica acolhe noite de fados no sábado

Luís Filipe Fortunato, Carmen Dolores, Lena Baptista, Fátima Rodrigues e Artur Nunes vão subir ao palco da Sociedade Filarmónica e Recreativa Pataiense, no próximo sábado, para dar voz à noite de fados, que visa angariar fundos para aquela associação da União de Freguesias de Pataias e Martingança.
A acompanhar os fadistas estarão Abílio Caseiro, à guitarra portuguesa, e Luís Batista, à viola. A entrada é de cinco euros por pessoa com direito a caldo verde. Haverá ainda um menu de petiscos (fritada, salada de polvo, carapaus fritos e outros), que será servido à carta e mediante pagamento extra.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Apresentação de Livro


O livro "No labirinto perdido" faz parte da coleção juvenil "Os Aventureiros". Nesta história, parte da ação desenrola-se em Pataias, em cenários como a lagoa de Pataias, a Escola C+S e a igreja matriz.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Baleia dá à costa em Vale Furado

A notíca e as fotografias em: 
http://cister.fm/cister/noticias/sociedade-e-ambiente/baleia-da-a-costa-no-vale-furado/

Baleia de 18 metros dá à costa no Vale Furado



O corpo de uma baleia com cerca de 18 metros de comprimento deu esta segunda-feira [23 de novembro de 2015] à costa na praia do Vale Furado, no concelho de Alcobaça.
De acordo com o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, o animal estava muito magro.
“Segundo indicações da bióloga do Cram-Q – Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios, Figueira da Foz, o animal estaria doente e acabou por dar à costa hoje à tarde”, já morto, adiantou Paulo Agostinho.
O responsável informou que a Polícia Marítima, com a Proteção Civil local, esteve na praia do Vale Furado, no distrito de Leiria, a acompanhar os trabalhos dos biólogos do Cram-Q que “recolheram amostras para análises”.
“Trata-se de uma baleia de espécie comum, com cerca de 18 metros de comprimento e com um peso entre 10 e 15 toneladas”, acrescentou.
Paulo Agostinho informou também que os trabalhos de remoção deverão iniciar-se na terça-feira de manhã: “É uma remoção com grau de dificuldade máximo, uma vez que não há acesso ao local nem por terra nem por mar.”
O animal terá, por isso, de ser “cortado”, pois a praia é “circunscrita por rochas, inclusive no espelho de água”, “sem acesso sequer a qualquer veículo de emergência”.
A 10 de novembro, uma tartaruga gigante também deu à costa, a sul da praia São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande, no mesmo distrito.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Burinhosa empata

O CCRD Burinhosa foi até Gualtar empatar 4-4.
Com este resultado, a equipa somou 21 pontos (11J;6V3E2D;33-29), ocupando o quinto lugar (menos 1 jogo) a 3 pontos do 3º.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=88276

domingo, 22 de novembro de 2015

Feira de adoção animal

A notícia na edição 1161 do Região de Cister de 19 de novembro de 2015

PATAIAS - reabertura do Parque Canino
Grupo Pataiaspatas promove feira de adoção animal no dia 28

Após o encerramento para manutenção, o Parque Canino Pataiaspatas vai reabrir ao público no próximo dia 28 com a realização de uma feira de adoção animal.
Na página Facebook do Pataiaspatas, os responsáveis pelo grupo canino apelam à participação dos membros. “Vamos dar uma segunda chance a todos aqueles seres que são sempre capazes de amar incondicionalmente. Vamos dar uma casa aos nossos amigos”, escrevem Diana Monteiro e Marino Santos, responsáveis pelo Pataiaspatas. 
A feira de adoção, que vai decorrer entre as 10 e as 16 horas, vai contar com várias dezenas de animais (cães e gatos) provenientes de quatro associações da região. All2Theam (núcleo da Marinha Grande), Associação Protetora dos Animais da Marinha Grande (APAMG), Associação Protetora dos Animais do Bombarral “O Amigo Fiel” e o Grupo de Voluntários dos Animais da Nazaré (Gruva) são as associações que irão marcar presença na feira de adoção.
O parque existe para que todos os cães socializem, convivam e brinquem. Mais uma oportunidade para os donos usufrírem em pleno dos seus amigos de quatro patas. À espera dos peludinhos estão mil e uma brincadeiras. E se quer adotar um cão, porque não passar por lá. Fica o convite.

sábado, 21 de novembro de 2015

As portas da Burinhosa

A notícia na edição 1161 do Região de Cister de 19 de novembro de 2015

Burinhosa - Cerimónia inaugural decorre no próximo sábado [hoje]
Cinco entradas da localidade vão ser sinalizadas e identificadas

A segunda fase da identificação toponímica da Burinhosa, um projeto que uniu o empresário burinhosense Joaquim Coutinho Duarte, a União de Freguesias de Pataias e Martingança e a Câmara de Alcobaça, vai ser inaugurada no próximo sábado, numa cerimónia que tem início às 16 horas.
A identificação das cinco entradas da localidade burinhosense resulta de um sonho que Joaquim Coutinho Duarte acalentava há muitos anos. Por esse motivo, mandou construir “As portas”, que já mereceram o estatuto de monumento de interesse público e que são o cartão de visita para todos os condutores que entram na localidade pela estrada que liga a Burinhosa a Pataias. Agora é altura de concluir o projeto de identificação de todas as entradas na localidade onde nasceu Joaquim Coutinho Duarte, identificando as restantes entrada na Burinhosa, nomeadamente a da Martingança, Brejo D’água, pinhal de Leiria e costa litoral.
Recorde-se que, além deste projeto, Joaquim Coutinho Duarte mantem ainda a vontade de construir um hotel na Burinhosa e de dinamizar o parque botânico, onde se encontram plantadas várias dezenas de árvores provenientes dos quatro cantos do Mundo.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Hoje: Conferância sobre Hábitos saudáveis em idade pré-escolar

A notícia na edição 1161 de 19 de novembro de 2015 do Região De Cister

Pataias - Conferência é promovida pela Crech e de Pataias
Hábitos saudáveis em idade pré-escolar

O Centro Pastoral de Pataias acolhe, na sexta-feira, a conferência “Sensibilização sobre hábitos alimentares saudáveis em idade pré-escolar”, conduzida pela nutricionista Alexandra Xavier. A conferência, que vai decorrer no salão da Igreja, destina-se aos pais das crianças utentes do Centro de Assistência Paroquial de Pataias (creche da Alva) e à comunidade em geral.
Organizado pelo Centro de Assistência Paroquial de Pataias, o evento é considerado “muito importante, porque um adequado estado nutricional é determinante para que se verifique um crescimento e desenvolvimento equilibrados nas vertentes fisíca, intelectual e psico-social. Criar na criança o hábito, desde cedo, de apreciar um leque de paladares e texturas, nomeadamente no que diz respeito a frutas e legumes, permitirá realizar escolhas mais adequadas no futuro, com os consequentes benefícios ao nível de saúde e bem-estar”, garantem os organizadores em comunicado.
A conferência tem início às 21 horas e visa atrair várias dezenas de pais até ao salão paroquial.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Pavilhão POVERA

Na sequência da 32ª Edição do Festival de Almada, a divulgação em sites da especialidade (Arquitetura) do Pavilhão Povera, com participação direta do pataiense Pedro Grilo na Equipa do Projeto.

O artigo no site de especialidade aqui:
http://www.gooood.hk/povera-pavilion-by-atelier-jqts.htm

A notícia no Sapinho aqui:
http://sapinhogelasio.blogspot.pt/2015/06/pavilhao-povera-teatro-e-arquitectura.html

Serviços de saúde de qualidade

A notícia em:
http://cister.fm/cister/destaque/centro-hospitalar-de-leiria-conquista-acreditacao-integral-da-jci-pelos-cuidados-de-saude-de-qualidade/

Agência de acreditação internacional em Saúde reconhece excelência e qualidade
Centro Hospitalar de Leiria conquista acreditação integral da JCI pelos cuidados de saúde de qualidade

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje, segunda-feira, 16 de novembro, a acreditação integral das suas três unidades pela excelência e qualidade dos cuidados de saúde prestados, reconhecida pela Joint Commission International (JCI). Após um processo de auditorias realizadas nos meses de julho e novembro, a agência de acreditação internacional em Saúde reacreditou o Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e acreditou pela primeira vez o Hospital Distrital de Pombal (HDP) e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).
«Se era um desafio difícil a renovação da acreditação do HSA, pelo grau de exigência da JCI e pela dimensão e complexidade do hospital, para o HDP e HABLO ninguém imaginava que pudessem fazer este percurso pouco tempo após a sua integração com Leiria», explica Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL. «Eram dois hospitais que atravessavam problemas e dificuldades complicadas, e que hoje, graças a uma gestão rigorosa e um projeto estratégico, estão acreditados e reconhecidos por uma entidade internacional de enorme prestígio».
A JCI é uma agência de acreditação internacional, a mais reputada e simultaneamente a mais exigente mundialmente, que acredita instituições de saúde, através da verificação e avaliação de procedimentos e instalações, que devem cumprir as normas internacionais em vigor nos melhores hospitais do mundo, tendo como fim último a prestação dos melhores cuidados ao doente. O processo de acreditação em qualidade foi liderado pela Comissão da Qualidade, com ganhos evidentes e de grande importância ao nível da segurança e da qualidade dos serviços prestados aos doentes.
«Esta conquista atesta a nossa capacidade de trabalho e dedicação em prol dos nossos utentes, e prova que temos unidades hospitalares com elevada qualidade, verificada e avaliada pela JCI», refere Helder Roque. «Somos inequivocamente uma referência regional e nacional pela qualidade do trabalho que efetuamos, mais eficiente, humanizado, mais seguro e que merece a confiança dos cidadãos».
Helder Roque salienta que «esta Acreditação é uma honra e orgulho para a nossa região de Leiria e para os nossos cidadãos, que também devem estar contentes e congratular-se por terem ao seu dispor um centro hospitalar tão reconhecido e prestigiado». «Garantimos a prestação dos melhores cuidados de saúde, com o desenvolvimento de uma cultura centrada nas necessidades dos nossos doentes e das suas famílias, resultado do trabalho realizado diariamente por todos os nossos profissionais, a quem expresso todo o meu agradecimento e reconhecimento», afirma.
Esta é uma acreditação global, transversal a todas as áreas do CHL, desde infraestruturas, equipamentos, ambiente, cuidados assistenciais, higiene e controlo da infeção, climatização, direitos do doente e acompanhamento de familiares, formação de todos os colaboradores, etc..
A auditoria final da JCI decorreu de 9 a 11 de novembro, com uma equipa de auditores, com larga experiência em auditar hospitais em várias partes do globo, que auditaram in loco os procedimentos adotados ao longo dos anos de preparação do processo de acreditação, passando por inúmeros serviços, avaliando os cuidados e o trabalho dos profissionais e analisando a resposta dada aos utentes.
Helder Roque reconhece que «sabemos que temos de continuar a melhorar para melhor servir quem precisa de nós, e reconhecemos humildemente que ainda persistem fragilidades, por isso temos de continuar a estar atentos às necessidades dos doentes, e prestar-lhes os melhores cuidados ao nosso dispor. É essa a nossa missão e o nosso dever». «É este o nosso compromisso com a qualidade, um processo contínuo, e que nos orienta para sermos cada vez mais e melhores naquilo que fazemos: servir e tratar quem nos procura», remata.
As áreas abrangidas pela acreditação da JCI são “Acesso e continuidade dos cuidados”, “Direitos do doente e da família”, “Avaliação do doente”, “Cuidados prestados ao doente”, “Educação do doente e da família”, “Melhoria da qualidade e segurança do doente”, “Prevenção e controlo da infeção”, “Governação, chefias e direção”, “Gestão e segurança das instalações”, “Qualificações e formação do pessoal”, “Gestão da comunicação e da informação”, “Cuidados anestésicos e cirúrgicos” e “Gestão e utilização da medicação”.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Burinhosa vence

O CCRD Burinhosa bateu o Olivais por 2-1 na 11ª jornada da Liga Sportzone de futsal
Com este resultado, a equipa soma 20 pontos (10J;6V2E2D;34-26), ocupando 5º lugar.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=88276

domingo, 15 de novembro de 2015

Sede da Ferraria à espera de licença

A notícia na edição 160 do Região de Cister

Ferraria - falta licenciamento 
Nova sede pode ser inaugurada em dezembro 

A nova sede da Associação Desportiva da Ferraria poderá ser inaugurada no próximo dia 26 de dezembro, “caso não haja atrasos no licenciamento”, garante Dário Moleiro, presidente da Direção da ADF.
Concluído desde o verão, o edifício que vai albergar os serviços da associação aguarda o licenciamento para iniciar a atividade. Composta por rés-de-chão e primeiro andar, a nova sede tem acolhido os últimos eventos organizados pela ADF, nomeadamente o encontro de clássicos, o encontro de motorizadas antigas e, no passado fim-desemana, as tasquinhas.
No último dia do ano, o salão multiusos da nova sede vai acolher uma passagem de ano à moda antiga, em que cada pessoa leva o seu jantar e, no decorrer da qual, haverá animação musical com o duo FMI, fogo de artifício e oferta de caldo verde, café e passas. As inscrições podem ser efetuadas na sede da associação ou através do telemóvel 963 122 610 (até ao dia 16 de dezembro) mediante pagamento de 10 euros (idade superior a 12 anos) e cinco euros (idade entre os cinco e os 11 anos). As inscrições serão limitadas à presença de 150 pessoas.
Esta será a próxima iniciativa destinada a angariar fundos para a ADF, depois das tasquinhas promovidas com o mesmo objetivo. “Esta edição foi a que contou com maior adesão desde sempre”, assegura Dário Moleiro, presidente da Direção, fazendo um balanço positivo da iniciativa que promete regressar no próximo ano.

sábado, 14 de novembro de 2015

Planos de Incentivo ao Desporto 2015/2016

A informação no site da Câmara Municipal de Alcobaça:
http://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/2786/abertas-as-inscricoes-para-incentivos-ao-desporto.aspx

Estão abertas as inscrições para o Plano de Incentivos ao Desporto 2015/2016. As entidades desportivas do concelho de Alcobaça interessadas deverão preencher a ficha de inscrição (disponível para descarregar em baixo) e submetê-la, até 15 de janeiro de 2016, através das seguintes vias:
Email: tiago.carvalho@cm-alcobaca.pt
Correio: Câmara Municipal de Alcobaça, Praça João de Deus Ramos 2461-501 Alcobaça
Informa-se que é necessário comprovar os dados referidos nos impressos, de forma a tornar célere todo o processo e a evitar atrasos na atribuição de apoios.
Para cada modalidade deverá ser preenchida uma única ficha de inscrição. Informa-se que a forma de processamento do pagamento será mensal durante o ano de 2016, após o mês de Janeiro.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A biblioteca de Pataias em entrevista a blogue especializado

Vamos doar livros à nossa biblioteca

Uma entrevista do blogue "Vamos doar livros à nossa biblioteca" à Biblioteca de Pataias, que pode ser consultada (com fotografias que ilustram as atividades) em: http://vamosdoarlivrosanossabiblioteca-pt.blogspot.pt/2015/11/entrevista-biblioteca-de-pataias.html?spref=fb

[Entrevista à...] Biblioteca de Pataias

Para ficarem a conhecer ainda melhor a Biblioteca de Pataias, aqui está a entrevista respondida pela responsável da biblioteca, Fátima Mota.

Liliana Carvalho (LC): 
Biblioteca de Pataias (BP)

LC: Qual a história da Biblioteca de Pataias?
BP:O Espaço Cultural/ Biblioteca de Pataias foi inaugurado em 8 dezembro de 2012. A (re)abertura da biblioteca deve-se muito ao Sr. José Castro que tendo conhecimento da existência de um significativo número de livros arrumados em caixas na Junta de freguesia de Pataias (de uma antiga biblioteca), propôs e concretizou a sua abertura. As instalações encontram-se num edifício construído na década de 1940, inicialmente utilizado como escola primária, tendo sido depois usado como Casa do Povo e durante as décadas de 1980 e 1990 foi transformado em quartel dos bombeiros. Foi agora reconvertido em Espaço Cultural/Biblioteca Pataias. 

O Espaço Cultural/ Biblioteca é propriedade da agora União de Freguesias de Pataias e Martingança. O funcionamento do espaço tem sido assegurado, maioritariamente, por um conjunto de voluntários que asseguram o respetivo funcionamento, desde o atendimento ao público, até tarefas como a catalogação dos livros, montagem de exposições e dinamização de atividades. Atualmente possui dois funcionários e dois voluntários e ainda um conjunto de colaboradores pontuais na realização de atividades específicas.

LC: Qual considera ser a importância das Bibliotecas na nossa comunidade/sociedade?
BP: As Bibliotecas desempenham um papel fundamental na promoção da leitura e da cultura das populações. No nosso caso, a articulação entre o Espaço Cultural e a Biblioteca tem resultado numa vasta dinamização de atividades, desde a promoção de palestras informativas relativas da mais variada temática e destinadas ao publico mais diversificado, passando pela realização de workshops e pequenos cursos, até aos saraus de poesia e literatura. A concretização de exposições temporárias de pintura e fotografia e a realização de passeios e visitas guiadas ao património local têm sido outros importantes vectores da nossa atividade. Ainda durante os meses de verão, a biblioteca é transferida para a praia de Paredes da Vitória, onde disponibiliza livros para os veraneantes, realiza exposições e promove atividades lúdicas para as crianças e visitas guiadas ao património histórico local.
É ainda efetuado pelo Espaço Cultural/ Biblioteca, a promoção da leitura, levando até às Instituições de Solidariedade Social (jardins de infância e lares de 3ª idade), de forma regular, livros e sessões de leitura e promovendo ainda o “Clube de Leitura” como atividade da Universidade Sénior de Pataias.
Todas estas atividades visam, por um lado, promover a oferta cultural à população local e por outro, promover um conjunto de atividades que de outra forma os diferentes setores da população dificilmente teriam acesso. Curiosamente, o número de leitores e de requisições, assim como o número de visitantes/ participantes nas nossas iniciativas tem vindo a crescer de forma lenta mas sustentável.

LC: Até que ponto as bibliotecas levam ao hábito da leitura?
BP: Como referi anteriormente, as atividades de promoção de leitura junto das Instituições da freguesia (Lares, Centros de Dia, Jardins de Infância, Universidade Sénior) têm-se refletido num aumento do número de leitores e de requisições de livros. Não é suficiente a simples existência da biblioteca, é muitas vezes necessário levar o livro até aos leitores e criar o hábito da leitura e do ouvir histórias e até de discutir/ conversar sobre os mesmos. Os hábitos de leitura é algo que se ganha através de um trabalho sistemático e permanente e não através de iniciativas pontuais. E aí, o lançamento e apresentação de livros, e a existência de saraus de poesia e culturais são outra forma de chegar até aos leitores, criando hábitos de ouvir (e falar) sobre livros, literatura, poesia e cultura. 

LC: O que é que as pessoas que pretendem doar livros à BP têm de fazer, e como é gerido pela biblioteca a doação de livros por particulares?
BP: É muito simples. Basta entrar em contato com a Biblioteca, quer pessoalmente, quer por e-mail ou telefone. O Espaço Cultural/ Biblioteca de Pataias tem já pré-definidos um conjunto de documentos que permitem, de forma simples, ao dador definir os termos em que os documentos são doados e como deseja que sejam consultados.
Há depois algum tempo entre a doação e a disponibilização dos documentos aos utentes. Como é evidente, os mesmos têm de ser registados e catalogados, entre outras, de forma a que sejam disponibilizados ao público da melhor forma possível.

LC: Que tipo de artigos aceitam para doação?
BP: Para já não há restrições ao tipo de doações. Para além da Biblioteca, o Espaço Cultural funciona também como espaço de convívio e de internet, com salas para crianças, pelo que todos os materiais são bem vindos, inclusive jogos computador e playstation, além dos jogos didácticos. Curiosamente, temos também recebido objetos e documentação diversa que mais tarde será integrada num futuro museu etnográfico da freguesia. Temos ainda uma secção de manuais escolares que estão atualmente em utilização e que são orientados para famílias que necessitem deles com a coordenação da assistente social ou que são utilizados pelos alunos e professores da universidade sénior.

Nota pessoal LC: A Biblioteca de Pataias também aceita com muito agrado livros de culinária, costura, croché, bordados, artesanato, auto-ajuda, e claro, livros que despertem muito o interesse das crianças.

LC: E quais o que não aceitam como doação?
BP: Como referi, de momento aceitamos tudo, fazendo depois a distribuição dos mesmos pelas diversas áreas: biblioteca, espaço cultural, serviço social, universidade sénior e núcleo museológico.

LC: A BP empresta outras coisas, além de livros?
BP: A biblioteca empresta também dvd`s e cd`s. 

LC: Quando a biblioteca têm demasiados exemplares do mesmo livro, o que faz?
BP: Quando acontece, propomos fazer trocas com outras bibliotecas ou fazemos a distribuição dos mesmos pelas bibliotecas escolares locais. 

LC: De que tipo de livros a BP tem maior necessidade?
BP: Todos, pois somos uma biblioteca pequena e recente e todos servirão para engrandecer e aumentar a oferta aos nossos utentes (ou leitores).  No entanto, destacam-se os romances mais recentes e livros sobre a história local.

LC: Se os livros doados não ficarem na biblioteca e forem reencaminhados para outros sítios, os doadores serão avisados?
BP: Nenhum livro doado à biblioteca é reencaminhado para outro local.

LC: Os livros a que a biblioteca deixa de dar uso e são doados, a que instituições são doados, que instituições os aceitam?
BP: De momento, essa questão ainda não foi colocada.

LC: Fora as doações, quais os outros meios que a biblioteca tem para arranjar livros?
BP: A biblioteca tem um sistema de empréstimo dos particulares à biblioteca durante um determinado período tempo, que nos tem permitido suprir algumas lacunas. Temos ainda protocolos com outras bibliotecas que nos fazem empréstimos temporários dos seus livros, permitindo-nos assim ter sempre novidades para apresentar aos nossos leitores e utentes.

LC: O que fazem com os livros mais antigos, estragados, sem condições, “a cair aos pedaços”?
BP: Temos tentado a sua recuperação, através do trabalho de alguns voluntários e de um protocolo com a Universidade Sénior de Pataias através da disciplina de trabalhos manuais.  

LC: Como são abatidos os livros que já não têm salvação possível?
BP: De momento, essa questão ainda não foi colocada. Como afirmei anteriormente, os livros em pior estado de conservação estão a tentar ser recuperados.

LC: Que tipo de livros são os mais requisitados?
BP: Os livros mais requisitados são os romances e novidades editoriais recentes e os livros para crianças.

LC: Quais os livros que não podem ser requisitados e porquê?
BP: Os livros do fundo local, dicionários e enciclopédias. Os livros de fundo local pelo seu valor e raridade (há pouquíssima informação publicada sobre a freguesia) e pela procura assídua que têm por parte de alguns investigadores, e os dicionários e enciclopédias para poderem estar sempre disponíveis. Temos também uma secção de livros mais antigos, de primeiras edições e edições raras, que pelo seu valor têm uma consulta condicionada.

LC: Quantos livros existem na BP?
BP: Aproximadamente 7000. 

LC: Quem são os maiores doadores de livros à BP?
BP: Maioritariamente residentes na freguesia. 

LC: Costumam colocar as novas aquisições em destaque? Onde?
BP: As aquisições e novidades são colocadas em sítio específico para efeito. 

LC: Encontram-se na biblioteca livros noutras línguas? De que tipo? São requisitados?
BP: Sim, a biblioteca dispõe de livros em várias línguas (espanhol, inglês, francês e alemão) e de várias tipologias. Este tipo de livros são muito especialmente importantes e muito requisitados na biblioteca de verão na praia das Paredes da Vitória. 

LC: Como estão organizadas as prateleiras? O que significa o número da lombada dos livros?
BP: A organização obedece à Classificação Decimal Universal. Na lombada é colocada uma abreviatura da notação da CDU, referente ao tema e ao nome do autor.

LC: Quais são os maiores utilizadores da biblioteca?
BP: O nosso público é variado, embora em virtude do espaço também ter uma Universidade Sénior o maior número é adultos.

LC: Que faixa etária mais frequentemente requisita livros na biblioteca?
BP: O público entre 8 e os 80 anos.

LC: Quem pode utilizar a biblioteca?
BP: Todos.

LC: Tem de se pagar alguma coisa para usar a biblioteca ou pelo cartão de utilizador?
BP: Não, todos os serviços são gratuitos.

LC: O que é necessário para fazer o cartão de utilizador da biblioteca BP?
BP: Para se tornar leitor, basta preencher uma ficha com os dados pessoais (nome, morada, contatos, BI).

LC: No caso de perder se perder o cartão da biblioteca, como se deve proceder?
BP: Solicitar a emissão de outro junto da biblioteca.

LC: As crianças podem fazer o cartão e requisitarem livros sozinhas? O que têm de fazer?
BP: Todas as crianças se podem inscrever. Contudo na ficha de inscrição tem de constar a autorização dos pais/ encarregados de educação para a inscrição.

LC: Quantos livros se pode levar por empréstimo? Qual o prazo da requisição? Pode renovar-se por mais dias? Quantos dias adicionais e como se faz para renovar o prazo de requisição?
BP: Pode requisitar 2 livros por um período de 15 dias, que pode, em certas circunstâncias, ser renovado por um período idêntico. A renovação pode ser feita pessoalmente ou pelos contactos da biblioteca.

LC: E outro material que se possa requisitar (filmes, jogos, cds de música, vhs, …) quantos se pode requisitar e prazos?
BP: Os dvd`s podem ser requisitados por 5 dias.

LC: O que se pode requisitar, no máximo, de uma só vez (x de livros + x de dvds, …) e por quanto tempo?
BP: 2 livros e 1 dvd, pelos prazos já referidos anteriormente.

LC: O que acontece quando se entrega livros fora do prazo? Há penalizações?
BP: Não há penalizações.

LC: Somos avisados de quando o prazo está para acabar ou que tipo de informação recebemos para saber o prazo de entrega?
BP: No cartão de utilizador o leitor sabe quando tem de entregar os livros e quando estão atrasados são avisados telefonicamente.

LC: Outra pessoa pode devolver os livros por mim? E requisitar por mim?
BP: A devolução pode ser feita por outra pessoa mas requisição tem ser feita obrigatoriamente pelo titular. 

LC: Qual o nível de compromisso dos usuários da biblioteca em relação ao cumprimento do prazo de entrega dos livros?
BP: Regra geral e na sua vasta maioria, cumprem os prazos estipulados.

LC: Quem perder ou danificar um livro acidentalmente, o que tem de fazer? Qual o processo que se segue a partir dai?
BP: Se perder ou danificar o livro tem repôr o livro (de preferência) ou pagar o valor do mesmo. 

LC: Quais os cuidados que as pessoas que requisitam os livros devem de ter com os mesmos, de modo a serem preservados?
BP: Os leitores devem ter o cuidado com o seu manuseamento, com a dobragem das lombadas e das páginas e o contacto com o pó, água, exposição excessiva à luz solar e com a proximidade de fontes de calor. 

LC: Acontece ou já aconteceu quem requisite livros nunca mais os devolver? O que acontece nesses casos? E como evitar que isso aconteça?
BP: O leitor não pode voltar a requisitar.

LC: Que serviços da biblioteca se pode utilizar sem o cartão de leitor?
BP: A leitura e consulta de livros nas instalações da biblioteca.

LC: É mais comum as pessoas requisitarem livros ou ficarem a ler na biblioteca?
BP: As pessoas ficam a ler ou a estudar na biblioteca mas é mais comum requisitarem livros.

LC: Por que motivo é sempre pedido silêncio na biblioteca e por que motivo é tão importante as pessoas perceberem a importância desse pedido?
BP: As bibliotecas devem ter um ambiente tranquilo. O barulho, nomeadamente a conversa e o riso são fatores desestabilizadores da concentração de quem procura ler e estudar numa biblioteca. É uma simples questão de respeito pelos outros utilizadores.

LC: Qual o dia mais movimentado da biblioteca?
BP: Todos os dias são movimentados mas o mais movimentado é ao sábado. 

LC: Como considera que deve ser uma biblioteca de qualidade?
BP: A biblioteca de qualidade é aquele que fornece informação à sua comunidade e que cria atividades que favoreçam os hábitos de leitura e interagir com públicos diversificados.

LC: Quantos funcionários existem e que tipo de funções desempenham na BP?
BP: A Biblioteca tem uma funcionária que desempenha as funções de bibliotecária  e de gestão e ainda o desenvolvimento de promoção de atividades de leitura e uma outra que assegura outras funções administrativas e o atendimento ao público.

LC: Que tipo de atividades a BP oferece ao público?
BP: A biblioteca de Pataias através do “Carrinho de Aventuras” assegura a divulgação da leitura às instituições da freguesia. Dinamiza o “Clube de Leitura” como atividade na Universidade Sénior de Pataias. Apresenta exposições diversas, apresentações de livros, workshops e sessões de atividades especificas para as crianças em período de férias escolares; o “Encontro de Agulhas” que se reúne semanalmente e onde as participantes partilham conhecimentos nos bordados mas também camaradagem e afetos .

LC: Os autores de livros podem marcar palestras/apresentações dos seus livros na BP? Qual o processo que os interessados têm de seguir para o fazer e quais os custos?
BP: Os autores dos livros contactam a biblioteca e propõem a apresentação dos seus livros não tendo de pagar nada para o efeito.

LC: Quais os meios que a biblioteca usa para o incentivo à leitura?
BP: A Biblioteca leva a leitura as instituições da freguesia que vai desde os jardins de infância até aos lares .E convida as escolas da freguesia a visitarem o espaço e a participarem nas atividades da biblioteca. 

LC: Quais os espaços da BP mais visitados/usados?
BP: Todos.

LC: A biblioteca é também utlizada para outras atividades, por exemplo reuniões, festas, entrevistas?
BP: Sim nomeadamente em parceria com a Universidade Sénior de Pataias. O espaço tem sido utilizado também para a apresentação de livros, a realização de saraus ou a comemoração de datas específicas (Dia da Criança, por exemplo).

LC: Que potencialidades acha que a BP poderá oferecer no futuro?
BP: A biblioteca é neste momento um espaço transversal na oferta cultural local. Em termos futuros, a constituição de um acervo local de cariz fotográfico e multimédia é uma das nossas aspirações, a criação de um espaço museológico e a dinamização de conferências e tertúlias de temáticas diversas, mas sobretudo de cariz/ interesse local.

LC: Em termos de espaços, considera a BP atrativa e funcional?
BP: Não, ainda temos muitas lacunas pois o espaço originalmente não foi idealizado para ser utilizado como espaço cultural e biblioteca. Tem existido um esforço em adaptar as instalações às necessidades mas há um evidente desajustamento entre a qualidade dos espaços existentes e os fins a que se destinam, assim como falta de salas para os mais diversos fins (leitura, arquivo, serviços administrativos).

LC: Quais considera serem as maiores limitações da biblioteca?
BP: Como referido, as maiores limitações é em termos de espaço e de material de apoio à biblioteca, assim como a insuficiência de recursos humanos. 

LC: A biblioteca tem um catálogo online onde se pode consultar os livros disponíveis para empréstimo? Qual o link? E como podem os usuários inscrever-se para ter acesso online?
BP: Não existe de momento um catálogo online.No entanto podem consultar as novidades no blog da biblioteca.

LC: Se não encontro o que procuro, a quem me posso dirigir para me ajudar?
BP: Pode pedir ajuda aos funcionários. 

LC: Podemos usar os computadores da biblioteca? Ouvir música? Ver filmes? Fazer impressões/tirar fotocópias? Quais as regras?
BP: A biblioteca possui computadores disponíveis para uso dos utilizadores, com acesso à internet. Há ainda equipamentos disponíveis para ouvir música, ver televisão ou DVD’s. No entanto, para acesso a estes equipamentos é necessário estar inscrito como utente da biblioteca.

LC: Acha que os livros impressos serão sempre valorizados ou já sofrem com a era da Internet?
BP: Os livros continuam a ter um encanto especial. É notório que as novas tecnologias e a própria internet vieram facilitar o acesso ao conhecimento e representam um atrativo que a leitura, aparentemente, não consegue oferecer. No entanto, um livro continua a exercer um fascínio único e a descoberta de um livro, seja em que idade for ou de que tipo for, é sempre uma ocasião única e insubstituível. A internet apenas complementa a utilização do livro.

LC: Que diferenças se notaram na biblioteca nos últimos 5 anos? 
BP: A biblioteca ainda é ainda muito recente (vai para o 3º ano) mas o que se nota é um acréscimo de público e em consequência das atividades da Biblioteca  que é já ponto de referência na freguesia.

LC: Que funções a biblioteca desempenha agora, que não desempenhava antes?
BP: Como referi, a biblioteca é muito recente e está integrada com o espaço cultural. Estamos ainda numa fase inicial de aprendizagem e descoberta, pelo que ainda não é possível fazer esse balanço.

LC: Atualmente, quais as maiores dificuldades que a BP atravessa?
BP: As principais dificuldades estão relacionadas com a falta de espaço que decorre não só da maior procura por parte do público, mas também do aumento do espólio da biblioteca. Há ainda necessidades ao nível da climatização e da melhoria do conforto/comodidade das instalações. Há ainda uma lacuna ou nível dos recursos humanos e da formação dos mesmos.

LC: E o que é mais compensador, no meio de tudo?
BP: A Biblioteca é um espaço onde o público se sente bem, num ambiente familiar com atividades direcionadas a públicos diversificados. A reação das pessoas às iniciativas e as críticas recebidas (na maior parte positivas) acabam por compensar a maioria das dificuldades encontradas.

LC: Considera que a biblioteca tem horários compatíveis com as necessidades de quem a frequenta? Qual é o horário?
BP: Segunda feira das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 18:00
Terça a Sexta-feira das 09:00 às 18:00.
Sábado das 09:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30.

LC: Como podem as pessoas fazer para receber as novidades (newsletter) da biblioteca no e-mail?
BP: As novidades estão disponíveis através do blog da biblioteca de Pataias: http://bibliotecadepataias.blogspot.pt/ ou o grupo do facebook.

LC: Que mensagem gostaria de transmitir aos leitores desta entrevista?
BP: Fica o convite para nos visitar e participar nas nossas atividades.

Entrevista respondida por:
Fátima Mota , Responsável pela Biblioteca

Peditório para os Bombeiros Voluntários de Pataias

A notícia na edição 1160 do Região de Cister de 12 de novembro de 2015

Pataias - iniciativa decorre em localidades da freguesia na primeira fase
Soldados da paz já começaram a fazer peditório para o “Natal do Bombeiro”

“Os Bombeiros contam convosco, como vocês podem contar com os vossos Bombeiros!”. Este é o slogan que, à semelhança dos últimos 37 anos, volta a levar os bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pataias às ruas das localidades da área geográfica abrangida por aquela corporação para a realização do peditório para o “Natal do Bombeiro”.
Na página da rede social Facebook, Nélio Gomes, comandante da corporação, apelou à solidariedade da população do Norte do concelho. “Tem sido assim ao longo dos tempos e, este ano, não vai ser exceção porque as tradições são para se manter”, escreveu o comandante, informando o calendário definido para o peditório.
Desde segunda-feira que os soldados da paz andam a visitar todas as residências de Pataias, Pataias-Gare, Alva e Ferraria, a partir das 19 horas.
A partir do dia 2 de dezembro, os bombeiros irão bater às por tas da Mar tingança, Martingança-Gare, Burinhosa, Pisões, Mélvoa, Paio, Alpedriz, Ribeira do Pereiro, Quinta Nova e Montes.
Registe-se que, com as receitas provenientes deste peditório, será feito o jantar de Natal dos Bombeiros. O ano passado, parte dessas receitas foi direcionada para a aquisição de uma ambulância de transporte de doentes.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Largo do Cruzeiro - Iniciativa solidária

A notícia na edição 1160 do Região de Cister de 12 de novembro de 2015

Pataias - Com fundos a reverter para a Fundação Laço Rosa
Largo do Cruzeiro promete ficar mais cor-de-rosa no próximo domingo 

O largo do Cruzeiro, em Pataias, promete ficar cor-de-rosa no domingo. Em causa, uma foto aérea que visa registar a adesão da população do Norte do concelho de Alcobaça ao Movimento Rosa, uma organização do salão de cabeleireiro Acerto de Pontas e do gabinete de estética Essência, com apoio do grupo de caminhadas Sola de Alparcata, do jornal Pataias à Letra e da União de Freguesias de Pataias e Martingança.
Destinada a angariar fundos para a Fundação Laço Rosa, a iniciativa conta com uma caminhada, que levará os participantes por um percurso de 11 quilómetros dentro da vila, e um rally paper. Ambas as iniciativas estão previstas decorrer entre as 9 e as 12 horas. A concentração fica marcada para o largo do Cruzeiro, em Pataias, às 9 horas, seguindo-se o aquecimento dado pela professora Joana Mota. As receitas da caminhada (um euro por pessoa) revertem na totalidade a favor da Fundação Laço Rosa, a par de 50% das receitas do rally paper. Os interessados poderão efetuar as inscrições, no salão Acerto de Pontas e no Facebook do Sola de Alparcata.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Captação de eventos para a freguesia de Pataias

«Projeto para implementação da captação de eventos para a zona costeira norte do Concelho de Alcobaça»

É o título de mais uma tese de mestrado sobre a freguesia de Pataias.
Esta, é da autoria do António Mota (que foi colaborador do Jornal de Pataias) e foi realizada no âmbito do mestrado em Marketing e Promoção Turística do Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.

Está disponível aqui:
https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/1091/1/Projeto%20Ant%C3%B3nio%20Mota.pdf

terça-feira, 10 de novembro de 2015

As novas "portas da Burinhosa"

A notícia na edição 1159 do região de Cister de 5 de novembro de 2015

Burinhosa - Cerimónia decorre no próximo dia 21
Placas identificativas das entradas da localidade vão ser inauguradas

No próximo dia 21, é inaugurada a segunda fase da identificação toponimica da Burinhosa, um projeto que uniu o empresário burinhosense Joaquim Coutinho Duarte, a União de Freguesias de Pataias e Martingança e a Câmara Municipal de Alcobaça.
Joaquim Coutinho Duarte acalentava, há muitos anos, o sonho de ver as entradas na Burinhosa devidamente assinaladas. Por esse motivo madou construir “As portas”, que já mereceram o estatuto de monumento de interesse público e que são o cartão de visita para todos os condutores que entram na localidade pela estrada que liga a Burinhosa Pataias. Agora é altura de concluir o projeto de identificação de todas as entradas na localidade onde nasceu o empresário que nasceu na Burinhosa e que tem vários negócios em Angola.
No dia 21, pelas 16 horas, serão inauguradas as placas que identificam as cinco restantes entradas na Burinhosa, nomeadamente a da Martingança, Brejo D’água, pinhal de Leiria e costa litoral.
Recorde-se que além deste projeto, Joaquim Coutinho Duarte mantem ainda a vontade de construir um hotel na Burinhosa e de dinamizar o parque botânico, onde se encontram plantadas várias dezenas de árvores provenientes dos quatro cantos do Mundo.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Efluentes domésticos na lagoa de Pataias

A notícia na edição 1159 do região de Cister de 5 de novembro de 2015

Pataias - Moradores que estiverem em infração vão ser multados
Lagoa vai ter estação elevatória para evitar poluição das águas

O problema de poluição da lagoa de Pataias pode ter os dias contados. Nas próximas semanas, as obras de construção da nova estação elevatória da zona da lagoa vão iniciar, de acordo com informação de Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça.
“Vamos implementar a estação para que o saneamento básico não reporte diretamente para a lagoa”, explica o autarca, acreditando que este é o primeiro passo do processo de despoluição da lagoa.
Depois de concluídas as obras, “irá ser efetuada uma fiscalização casa a casa para identificar todas as residências que não estejam ligadas à rede de saneamento básico”. Até agora, este levantamento não foi feito, tendo em conta que “a parte pública também estava a falhar”, logo não havia legalidade para exigir que todas as residências estivessem a cumprir a lei.
Com a construção da estação elevatória, o cenário muda de figura. “Sabemos que existem casas que estão a remeter as fossas céticas ilegalmente para a lagoa”, confessa Paulo Inácio, garantindo que todos esses “casos serão sinalizados”. Depois será dado um período para que os proprietários infratores se liguem à rede de saneamento básico de forma voluntária. “Ultrapassado esse período, iremos responsabilizar os proprietários e aplicar as coimas devidas”, afirma o presidente da Câmara de Alcobaça.
Numa das últimas Assembleias Municipais, António Ascenso, deputado em substituição da bancada do PS, apelou à intervenção da Câmara no processo de fiscalização e punição dos infratores. Segundo António Ascenso, são mais de 40 as casas que se encontram a remeter as águas residuais para o lençol freático da lagoa.
Na semana passada, os serviços da Câmara de Alcobaça limparam a zona envolvente da Lagoa, eliminando as zonas de mato e caniçais.

domingo, 8 de novembro de 2015

Almoço de angariação de fundos na Martingança

A notícia na edição 1159 do região de Cister de 5 de novembro de 2012

Martingança
Almoço convívio angaria fundos para festas de São João Baptista

Um almoço convívio vai ter lugar no próximo dia 15 de novembro na sede do Grupo Desportivo da Martingança, com o objetivo de angariar fundos para as festas em honra de São João Baptista, padroeiro daquela localidade.
Organizado pela comissão de festas (nascidos em 1966 e 1986), o evento inclui uma vasta lista de pratos gastronómicos, nomeadamente saladas frias variadas, sopa de peixe, bochechas de porco no forno, feijoada de coelho do mato, arroz de pato e bacalhau com natas.
O preço de participação é de 10 euros (adultos) e de cinco euros (crianças dos seis aos 10 anos). No decorrer do almoço haverá o sorteio de um presunto.

sábado, 7 de novembro de 2015

Burinhosa empata

O CCRD Burinhosa empatou 2-2 na deslocação ao pavilhão do Belenenses, em encontro transmitido pela RTP2.
Com este resultado, a equipa soma agora 17 pontos (menos um jogo) e ocupa o 6º lugar (9J;5V2E2D;27-24).
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=88276

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Universidade Sénior ultrapassa a centena de alunos

A notícia na edição 1159 do Região de Cister de 5 de novembro de 2015

Pataias - Comunidade educativa continua a promover tardes temáticas
Universidade Sénior registou a matrícula de uma centena de alunos

As últimas semanas foram muito agitadas para os alunos da Universidade Sénior de Pataias (USP).
No âmbito das quartas-feiras temáticas, os alunos foram até às instalações do Correio da Manhã e CMTV , ao convento de Mafra e ao Menino do Lapedo, no decorrer de visitas de estudo que contaram com forte adesão por parte da comunidade educativa.
Na próxima quarta-feira, Dia de São Martinho, os alunos vão participar no magusto organizado pela USP. No dia 18, é a vez dos alunos terem “Encontros com livros” e no dia 25 assistirem à conferência subordinada ao tema “Violência doméstica em ambiente familiar”, com a participação de Sara Mota.
Entretanto, a comissão instaladora da USP já registou a matrícula de uma centena de alunos para este ano letivo, sendo que cerca de 30% são novas inscrições.
Para além das disciplinas que já estão integradas no calendário escolar, a USP vai passar a contar também com aulas de iniciação musical, que serão dadas – numa primeira fase – sem o auxílio de instrumentos musicais.
As aulas vão ter lugar às terça-feiras em horário letivo das 11 às 12 horas.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Regime de ventos em Pataias


Fonte: 
http://www.apambiente.pt/_zdata/Politicas/Agua/Ordenamento/SistemaMonitorizacaoLitoral/E_1.1.1.a_Regime_ventos.pdf

Regime de ventos na estação meteorológica de Pataias (Gare), observado entre 11 de setembro de 2001 e 29 de dezembro de 2012.
O azul na figura indica a direção (dominante no quadrante Norte e Nordeste, pouco significativo nos quadrantes Este e Sudeste).
A linha amarela indica a intensidade (mais intenso entre os quadrantes Oeste e Norte).

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Isenção Fiscal para terrenos em ZIF

A Circular 11/2015 da Autoridade Tributária e Aduaneira define e estabelece as condições para que terrenos florestais integrados em ZIF's (Zonas de Intervenção Florestal) possam beneficiar da isenção de IMI.

Pode consultar a circular aqui.

domingo, 1 de novembro de 2015

Burinhosa vence

O CCRD Burinhosa recebeu e bateu o Quinta dos Lombos por 2-1.
Com este resultado, a equipa soma 16 pontos em 8 jogos (5V1E2D; 25-22), ocupando o quinto lugar da classificação, mas tendo menos um jogo (deslocação ao Benfica).
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=88276