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quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Serviços de saúde de qualidade

A notícia em:
http://cister.fm/cister/destaque/centro-hospitalar-de-leiria-conquista-acreditacao-integral-da-jci-pelos-cuidados-de-saude-de-qualidade/

Agência de acreditação internacional em Saúde reconhece excelência e qualidade
Centro Hospitalar de Leiria conquista acreditação integral da JCI pelos cuidados de saúde de qualidade

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje, segunda-feira, 16 de novembro, a acreditação integral das suas três unidades pela excelência e qualidade dos cuidados de saúde prestados, reconhecida pela Joint Commission International (JCI). Após um processo de auditorias realizadas nos meses de julho e novembro, a agência de acreditação internacional em Saúde reacreditou o Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e acreditou pela primeira vez o Hospital Distrital de Pombal (HDP) e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).
«Se era um desafio difícil a renovação da acreditação do HSA, pelo grau de exigência da JCI e pela dimensão e complexidade do hospital, para o HDP e HABLO ninguém imaginava que pudessem fazer este percurso pouco tempo após a sua integração com Leiria», explica Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL. «Eram dois hospitais que atravessavam problemas e dificuldades complicadas, e que hoje, graças a uma gestão rigorosa e um projeto estratégico, estão acreditados e reconhecidos por uma entidade internacional de enorme prestígio».
A JCI é uma agência de acreditação internacional, a mais reputada e simultaneamente a mais exigente mundialmente, que acredita instituições de saúde, através da verificação e avaliação de procedimentos e instalações, que devem cumprir as normas internacionais em vigor nos melhores hospitais do mundo, tendo como fim último a prestação dos melhores cuidados ao doente. O processo de acreditação em qualidade foi liderado pela Comissão da Qualidade, com ganhos evidentes e de grande importância ao nível da segurança e da qualidade dos serviços prestados aos doentes.
«Esta conquista atesta a nossa capacidade de trabalho e dedicação em prol dos nossos utentes, e prova que temos unidades hospitalares com elevada qualidade, verificada e avaliada pela JCI», refere Helder Roque. «Somos inequivocamente uma referência regional e nacional pela qualidade do trabalho que efetuamos, mais eficiente, humanizado, mais seguro e que merece a confiança dos cidadãos».
Helder Roque salienta que «esta Acreditação é uma honra e orgulho para a nossa região de Leiria e para os nossos cidadãos, que também devem estar contentes e congratular-se por terem ao seu dispor um centro hospitalar tão reconhecido e prestigiado». «Garantimos a prestação dos melhores cuidados de saúde, com o desenvolvimento de uma cultura centrada nas necessidades dos nossos doentes e das suas famílias, resultado do trabalho realizado diariamente por todos os nossos profissionais, a quem expresso todo o meu agradecimento e reconhecimento», afirma.
Esta é uma acreditação global, transversal a todas as áreas do CHL, desde infraestruturas, equipamentos, ambiente, cuidados assistenciais, higiene e controlo da infeção, climatização, direitos do doente e acompanhamento de familiares, formação de todos os colaboradores, etc..
A auditoria final da JCI decorreu de 9 a 11 de novembro, com uma equipa de auditores, com larga experiência em auditar hospitais em várias partes do globo, que auditaram in loco os procedimentos adotados ao longo dos anos de preparação do processo de acreditação, passando por inúmeros serviços, avaliando os cuidados e o trabalho dos profissionais e analisando a resposta dada aos utentes.
Helder Roque reconhece que «sabemos que temos de continuar a melhorar para melhor servir quem precisa de nós, e reconhecemos humildemente que ainda persistem fragilidades, por isso temos de continuar a estar atentos às necessidades dos doentes, e prestar-lhes os melhores cuidados ao nosso dispor. É essa a nossa missão e o nosso dever». «É este o nosso compromisso com a qualidade, um processo contínuo, e que nos orienta para sermos cada vez mais e melhores naquilo que fazemos: servir e tratar quem nos procura», remata.
As áreas abrangidas pela acreditação da JCI são “Acesso e continuidade dos cuidados”, “Direitos do doente e da família”, “Avaliação do doente”, “Cuidados prestados ao doente”, “Educação do doente e da família”, “Melhoria da qualidade e segurança do doente”, “Prevenção e controlo da infeção”, “Governação, chefias e direção”, “Gestão e segurança das instalações”, “Qualificações e formação do pessoal”, “Gestão da comunicação e da informação”, “Cuidados anestésicos e cirúrgicos” e “Gestão e utilização da medicação”.

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