Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Efluentes domésticos na lagoa de Pataias

A notícia na edição 1159 do região de Cister de 5 de novembro de 2015

Pataias - Moradores que estiverem em infração vão ser multados
Lagoa vai ter estação elevatória para evitar poluição das águas

O problema de poluição da lagoa de Pataias pode ter os dias contados. Nas próximas semanas, as obras de construção da nova estação elevatória da zona da lagoa vão iniciar, de acordo com informação de Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça.
“Vamos implementar a estação para que o saneamento básico não reporte diretamente para a lagoa”, explica o autarca, acreditando que este é o primeiro passo do processo de despoluição da lagoa.
Depois de concluídas as obras, “irá ser efetuada uma fiscalização casa a casa para identificar todas as residências que não estejam ligadas à rede de saneamento básico”. Até agora, este levantamento não foi feito, tendo em conta que “a parte pública também estava a falhar”, logo não havia legalidade para exigir que todas as residências estivessem a cumprir a lei.
Com a construção da estação elevatória, o cenário muda de figura. “Sabemos que existem casas que estão a remeter as fossas céticas ilegalmente para a lagoa”, confessa Paulo Inácio, garantindo que todos esses “casos serão sinalizados”. Depois será dado um período para que os proprietários infratores se liguem à rede de saneamento básico de forma voluntária. “Ultrapassado esse período, iremos responsabilizar os proprietários e aplicar as coimas devidas”, afirma o presidente da Câmara de Alcobaça.
Numa das últimas Assembleias Municipais, António Ascenso, deputado em substituição da bancada do PS, apelou à intervenção da Câmara no processo de fiscalização e punição dos infratores. Segundo António Ascenso, são mais de 40 as casas que se encontram a remeter as águas residuais para o lençol freático da lagoa.
Na semana passada, os serviços da Câmara de Alcobaça limparam a zona envolvente da Lagoa, eliminando as zonas de mato e caniçais.

Sem comentários:

Enviar um comentário