Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Burinhosa - oferta de dumper

A notícia na edição 1162 do Região de Cister

Burinhosa - Coutinho Duarte quer assegurar “sustentabilidade”
Entrada da aldeia ganha novas placas informativas

A Burinhosa voltou a viver um dia histórico. No passado domingo, cinco placas informativas colocadas nas entradas da localidade foram inauguradas, numa cerimónia que contou com várias individualidades e uma centena de convidados. Resultando de um esforço conjunto do empresário Joaquim Coutinho Duarte, da União de Freguesias de Pataias e Martingança e da Câmara de Alcobaça, as placas foram colocadas em pontos estratégicos. No entanto, e por sugestão de Valter Ribeiro, presidente da UFPM, outras duas serão colocadas, entretanto, junto à sede do Centro de Cultura, Recreio e Desporto da Burinhosa e na Quinta da Valinha, propriedade do empresário burinhosense.
“A humildade” de Coutinho Duarte foi enaltecida pelo presidente da UFPM, que agradeceu “tudo o que tem feito pela nossa freguesia e em particular pela Burinhosa”. Valter Ribeiro aproveitou para “agradecer o dumper oferecido pelo engenheiro Coutinho Duarte para benefício da população da Burinhosa”. 
A vereadora burinhosense Eugénia Rodrigues também marcou presença no jantar que se seguiu à inauguração das placas informativas. “A Burinhosa tem alguma projeção porque tem sido valorizada”, disse a socialista, garantindo tratar-se “da aldeia com mais bairrismo da União de Freguesias de Pataias e Martingança”.
Já Joaquim Coutinho Duarte considerou que “este foi mais um passo dado no processo que iniciou com As Portas”. “Esta terra tem que ser cada vez maior para que os jovens sintam aqui a sustentabilidade no futuro”, disse o empresário. Os passos seguintes em direção a essa sustentabilidade serão a construção do restaurante junto às Portas, seguindo-se o parque temático e, por fim, a unidade hoteleira prevista para a Burinhosa. “Penso que existem todas as possibilidades de o projeto evoluir no primeiro trimeste do próximo ano”, faltando apenas que o processo de legalização dos terrenos das Portas e da zona envolvente passem para a propriedade do erário público, como é da vontade de Joaquim Coutinho Duarte.
O escultor burinhosense “por adoção”, Carlos Oliveira, voltou a marcar presença nos momentos históricos da Burinhosa. “Inspirado na história deste povo que fez acontecer o várias vezes o Natal, este ano, em torno da Soraia”, Carlos Oliveira ofereceu uma escultura a todos os presentes no jantar. Uma mão aberta com as três figuras principais do presépio, numa retratação “da solidariedade que este povo teve a capacidade de manter desde janeiro até ao concerto solidário do Rão Kyao”.

Sem comentários:

Enviar um comentário