Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Modernização da linha do Oeste

A notícia no Tinta Fresca:
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=39e23d04-ff04-4967-a706-b3fe671ef687&edition=184

De Meleças ao Louriçal
Assembleia Municipal de Alcobaça exige modernização de toda a Linha do Oeste

A CDU apresentou uma proposta de resolução na Assembleia Municipal de Alcobaça, no dia 26 de fevereiro, sobre a linha do Oeste, que foi aprovada por unanimidade. A moção recorda que após sucessivos anos de anúncios governamentais do lançamento de projectos para a modernização da Linha do Oeste nunca levados à prática, foi agora tornado público um novo projecto de intervenção parcial neste troço ferroviário, para ser concretizado até ao terceiro trimestre de 2020, englobado no Plano Estratégico de Investimentos em Infraestruturas em Ferrovia - 2020.
Do anúncio feito pelo Ministro do Planeamento e Infraestruturas, no passado dia 12 de Fevereiro, a conclui-se que a intervenção de modernização da Linha do Oeste, cujos contornos necessitam de esclarecimento, nomeadamente quanto à electrificação do troço, abrangerá somente o troço entre Meleças e Caldas da Rainha, esquecendo o troço a montante até ao Louriçal.
A moção defende que a Linha do Oeste é um troço ferroviário estratégico no plano da rede ferroviária nacional e alberga potencialidades que devidamente exploradas, o podem transformar num eixo de transporte de passageiros e de mercadorias envolvendo simultaneamente a área metropolitana de Lisboa e as regiões do Oeste e do Centro, com impacto muito positivo no plano económico, social e ambiental.
A Assembleia Municipal de Alcobaça, reunida em 26 de Fevereiro de 2016, preocupada com as condicionantes que comportam os objectivos de modernização relativos à Linha do Oeste, que constam do Plano de Investimentos em Infraestruturas em Ferrovia – 2020, apresentados pelo Ministro do Planeamento e Infraestruturas, que poderão limitar, ou mesmo inviabilizar, o alcance dos mesmos, resolve solicitar ao Governo que:
1. Considere a necessidade a modernização da Linha do Oeste envolver, sem quaisquer hesitações, a electrificação do troço entre Meleças e Louriçal, para além da automatização de sinais e agulhas e o prolongamento de troços de cruzamento;
2. Considere, igualmente, a possibilidade de correcções no traçado, ou mesmo, de estudos de alternativa àquele, com o objectivo de reduzir o tempo de viagem, designadamente a jusante das Caldas da Rainha.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Burinhosa perde

O CCRD Burinhosa foi derrotado por 2-5 na receção ao SL Benfica.
O jogo decorreu no pavilhão de Alcobaça e foi transmitido em direto pela RTP2.
Apesar do desaire, a equipa manteve o 4º lugar com 32 pontos (18J;9V5E4D;57-50).
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=88276

sábado, 27 de fevereiro de 2016

2015: A maior área ardida de sempre

A notícia no site da BeneditaFm
http://www.beneditafm.pt/?p=27115

Alcobaça: Incêndio de Pataias tornou 2015 o pior ano de incêndios da última década

O incêndio de grandes dimensões que lavrou na União de Freguesias de Pataias e Martingança elevou 2015 como o ano com maior área ardida no concelho de Alcobaça na última década.
No total foram 194,3 hectares de área queimada, a maioria da área ardida em zona de povoamentos (78%) mas também em área de mato (17%).
O número de ocorrências esteve abaixo da média dos últimos anos, com destaque para 11 registos na freguesia da Benedita, freguesia com maior número de incêndios.
Os números foram apresentados pela autarquia e serviços de Proteção Civil esta quarta-feira em Alcobaça.
Para além do relatório anual da autarquia foram ainda apresentados os projetos para desenvolver a partir de 2016 em articulação com as várias forças de intervenção que lidam com questões da proteção civil.
A criação de um novo ponto de água na freguesia do Vimeiro é um dos assuntos em discussão para os próximos meses. Também na zona de Casal Vale Ventos poderá surgir um destes espaços de reserva de água para combate a incêndios. A norte a Lagoa de Pataias funciona já como ponto de água.
O levantamento de edifícios em mau estado de conservação nos três centros históricos do concelho é, segundo Nélio Gomes, uma das maiores preocupações atuais. Alcobaça, Aljubarrota e São Martinho do Porto são os alvos de um plano que a Proteção Civil quer preparar para situações de emergência. Planos Prévios de Intervenção que poderiam evitar e reduzir os estragos provocados por intempéries ou mesmo por outros fenómenos na região.
Sobre o controlo de vegetação, a autarquia pretende ainda no futuro e em colocação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, intervir através de um plano de fogo controlado, “criando zonas de descontinuidade” promovendo ainda o treino das forças envolvidas no combate a incêndios. Proteção Civil Municipal quer ainda um Regulamento Municipal de Defesa Contra Incêndios, segundo Nélio Gomes.
A autarquia quer ainda um plano de contingência para momentos de seca, a analise de risco do concelho em zonas de risco sobre leito de rio, arribas e necessidades de estabilização de arribas junto à costa, bem como o reforço das as ações de senilização junto da população.
Em 2016 será editado um livro sobre boas práticas e Proteção Civil bem como uma nova campanha junto das escolas.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

CD Pataiense - nova direção até 22 de abril

A notícia no Região de Cister de 25 de fevereiro de 2016

Pataias - Lista deverá ser apresentada na Assembleia de dia 22 de abril
Sócios do Pataiense procuram membros para constituir Direção

Telmo Moleiro, Wilson Vieira, Francisco Maximiano e Carlos Castanheiro são os quatro sócios do Clube Desportivo Pataiense (CDP) que se comprometeram em arranjar uma lista candidata aos órgãos sociais daquele clube até ao dia 22 de abril, data em que se realiza a Assembleia Geral marcada para eleição da Direção, que irá conduzir os destinos do CDP no próximo mandato. A decisão foi tomada na última Assembleia Geral que teve lugar no passado sábado, contando com a presença de algumas dezenas de sócios do clube azul e branco.
Até lá, a comissão de gestão, composta por João Vieira, Joaquim Neves e Fernando Monteiro, continuará a assumir a gestão corrente da associação. “Vamos assumir o clube por mais 70 dias”, esclareceu João Vieira, na expectativa de que os quatro sócios indigitados “consigam formar Direção”, até porque “o clube não tem dívidas neste momento”.
Segundo aquele membro da comissão de gestão, “as dívidas existentes na Associação de Futebol de Leiria (AFL) foram todas sanadas através de um acordo celebrado entre ambas as partes, em que o clube cede as instalações para o funcionamento da Academia de Árbitros e para acolher os estágios das seleções da AFL”.
Além desse protocolo, a comissão de gestão liquidou ainda “as dívidas referentes à aquisição das carrinhas e outras dívidas pontuais”, assegura João Vieira ao REGIÃO DE CISTER.
Neste momento, o CDP tem até dinheiro em caixa. “Os bailes de Carnaval, que foram organizados por um grupo de jovens de Pataias a quem muito agradecemos, apuraram um lucro de cerca de 5 mil euros, valor que deverá ser aplicado na recuperação do telhado da sede do clube”. No entanto, “essa decisão caberá à nova direção”, assegura o responsável.
Recorde-se que o Clube Desportivo Pataiense tem atravessado uma prolongada crise diretiva, desde o momento em que se verificou a saída de Nuno Ribeiro da presidência, há cerca de dois anos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Limpeza de terrenos junto às habitações

A notícia no site da Rádio Cister
http://cister.fm/cister/destaque/gips-gnr-anuncia-fiscalizacao-de-terrenos-rurais-do-concelho-no-ambito-da-defesa-da-floresta-contra-incendios/

GIPS-GNR anuncia fiscalização de terrenos rurais do concelho no âmbito da Defesa da Floresta contra Incêndios

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu uma reunião das entidades com responsabilidade no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, na qual foi anunciada uma fiscalização dos terrenos rurais agendada para os dias 2 e 3 de março.
A fiscalização vai ser realizada pelo Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, representado nesta reunião pelo Sargento-Ajudante Rui Teixeira. Pelo terceiro ano consecutivo, o GIPS/GNR irá realizar esta ação com o objetivo de identificar os terrenos que necessitam de intervenção no sentido de as pessoas poderem cumprir a legislação de forma voluntária.
Neste sentido, a autarquia apela para que os proprietários procedam à limpeza de matos e silvas nos seus terrenos numa faixa de 50 metros a partir do edificado.
Os trabalhos de fiscalização serão precedidos no dia 2 de março, no período da manhã, por uma formatura dos militares da GIPS/GNR em frente aos Paços do Concelho. Esta fiscalização vai ser articulada em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia.
Nesta reunião esteve também presente o Comandante Distrital de Operações de Socorros, Sérgio Gomes, o representante do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Eng. Rui Giestas e a Guarda Nacional Republicana, representada pelo Major João Caleiras. Estas três entidades apresentaram os dados estatísticos referentes ao ano de 2015 e o planeamento para o ano de 2016, no que diz respeito ao DFCI.
Marcaram ainda presença as Juntas de Freguesia, a Polícia de Segurança Pública, as associações de produtores florestais, o Serviço de Proteção à Natureza (SEPNA-GNR) e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Alcobaça.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ENBA 2016 já pedala

A notícia na edição 1173 de 18 de fevereiro de 2016 do Região de Cister

Burinhosa Evento agendado para o próximo dia 24 de julho
Preparativos para o Encontro Nacional de Bicicletas Antigas em marcha

O Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, que vai ter lugar no próximo dia 24 de julho, na Burinhosa, já está a ser preparado.
Rui Rodrigues, membro da Associação Nacional de Bicicletas Antigas (ANBA), já começou “a tratar dos patrocínios, na expectativa que atingir os valores da edição anterior”.
Com um orçamento a rondar os 4.500 euros, a logística inicial do Encontro Nacional de Bicicletas Antigas envolve a divulgação do evento em feiras, nomeadamente na Feira Internacional de Lisboa (FIL), assim como no Leiriashopping.
A parceria, já realizada no ano passado, com os Selins Tabor também já está a ser trabalhada. “Vamos voltar a ter um artigo comemorativo da edição deste ano, numa parceria com a empresa de selins”, explica o organizador.
Para já, Rui Rodrigues assegura que “as exposições vão ser diferentes das dos anos anteriores”, estando a equipa da ANBA a debruçar-se nessa matéria.
“Queremos tratar de tudo ao pormenor para que o evento volte a ter o sucesso de anos anteriores”, explica o responsável. A grande novidade desta edição vai prender-se “com a criação de uma área de campismo com as condições necessárias à pernoita dos participantes que chegam no dia anterior”. 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Atividades da Universidade Sénior de Pataias

A notícia na edição 1174 de 18 de fevereiro de 2016 do Região de Cister

Pataias congénere riomaiorense convidou alunos e professores
Universidade Sénior visita salinas e tasquinhas de Rio Maior em março

A convite da Universidade Sénior de Rio Maior, os alunos e professores voluntários da Universidade Sénior de Pataias (USP) estão a organizar uma visita às tasquinhas de Rio Maior, a realizar no próximo dia 2 de março.
Com saída prevista para as 14 horas do largo da USP, a excursão levará os participantes até às salinas de Rio Maior, seguindo para as tasquinhas, onde decorrerá um jantar. Os interessados em participar deverão efetuar a respetiva inscrição na secretaria da USP, mediante o pagamento de 18 euros (alunos e professores) e 20 euros (extra USP). O preço inclui autocarro, visita às salinas e visita e jantar nas tasquinhas.
A funcionar desde o ano letivo 2014/2015, a USP mantém uma vaga aberta para quem pretenda ministrar a disciplina de inglês nível I, em regime de voluntariado, a partir de março. “Se é professor, formador ou estudante na área, junte-se a nós. Uma hora por semana fará a diferença”, escreveram os membros da comissão instaladora da Universidade Sénior de Pataias no Facebook.
Recorde-se que a USP conta com 100 alunos, inscritos em mais de 20 disciplinas, e tem organizado diversas visitas de estudo e tardes temáticas à quarta-feira. Outros eventos de índole cultural têm ainda sido promovidos pelos alunos e professores, como a participação no desfile do Carnaval de Pataias e cantar as Janeiras em diversas associações e instituições da UFPM.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Burinhosa empata

No recomeço do campeonato nacional, o CCDR Burinhosa foi empatar 0-0 na deslocação até à AD Fundão.
Com este resultado, a equipa caiu para o 4º lugar (32 pontos;17J;9V5E3D;55-45), a um ponto do 3º lugar e com 4 de avanço para o 5º lugar.
Mais informações em: http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=88276

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Bombeiros ainda sem Direção

A notícia no Região da Nazaré
http://regiaodanazare.com/Associacao_dos_Bombeiros_Voluntarios_de_Pataias_sem_Corpos_Sociais

Associação dos Bombeiros Voluntários de Pataias sem Corpos Sociais

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Pataias encontra-se sem corpos sociais, pois nenhuma lista se apesentou como candidata na Assembleia Geral, que teve lugar no início de janeiro.
Presidente há vários mandatos, Ricardo Santos decidiu não avançar com nova uma candidatura, pois existem questões que quer “ver resolvidas”. “Um mandato de três anos é muito tempo e, por isso, só iremos avançar depois de chegar ao diálogo com os restantes elementos da associação, nomeadamente com o comando”, explica o dirigente, frisando que, “não há hostilidades, mas é necessário recolher algumas críticas construtivas para poder avançar com uma candidatura”.
“Só depois de abrirmos espaço ao diálogo, limar algumas arestas antigas e esclarecer algumas questões poderemos encetar um novo mandato de três anos”, confessa Ricardo Santos, considerando que “agora é tempo para se refletir”.
O ato eleitoral fica agendado para Assembleia Geral de março, no decorrer da qual deverão ser apresentadas as contas do exercício de 2015. “Decidimos não marcar uma Assembleia Extraordinária para evitar uma despesa à associação”, refere Ricardo Santos.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Requalificação da Av. Rainha Santa Isabel

A notícia na edição 1174 do Região de Cister de 18 de fevereiro de 2016

Pataias - até início do próximo mês
Projeto de requalificação da Avenida Rainha Santa Isabel vai a votos 

Até à primeira semana do próximo mês terá lugar a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM), que visa apresentar e aprovar o projeto de requalificação da Avenida Rainha Santa Isabel, em Pataias. O processo esteve “parado nos últimos anos”, tendo em conta que a Câmara de Alcobaça tentou negociar as obras de revitalização em troca da desclassificação da Estrada Nacional (EN) 242.
A autarquia disponibilizou-se para aceitar a desclassificação da estrada e assumir a gestão se a Estradas de Portugal (EP) aceitasse requalificar a avenida de Pataias. Contudo, o processo que visava a troca da requalificação da avenida pela desclassificação daquela artéria não foi consensual.
Agora, a Câmara de Alcobaça vai avançar com a obra a expensas próprias. O projeto que será apresentado aos membros da Assembleia de Freguesia é similar ao segundo projeto apresentado há mais de oito anos. “Pegámos nesse projeto e introduzimos algumas melhorias”, explica Valter Ribeiro, presidente da UFPM, acrescentando que “ainda se podem fazer mais algumas alterações com vista a melhorar o projeto final”. As obras de melhoramento irão decorrer entre a Igreja e a rotunda luminosa, havendo ainda a possibilidade de serem efetuadas algumas melhorias até à zona da rotunda dos Bombeiros. 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Secretário de Estado da Indústria na Martingança

A notícia em: 
http://www.noticiasaominuto.com/economia/536558/joao-vasconcelos-aponta-setor-dos-moldes-como-exemplo

João Vasconcelos aponta setor dos moldes como exemplo

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, considerou hoje [11 de fevereiro], em Alcobaça, a indústria dos moldes como um exemplo para outros setores ao colocar Portugal entre os países mais competitivos.

"A indústria dos moldes orgulha Portugal, coloca o país na primeira divisão dos países mais competitivos e mais eficientes e o tecido empresarial português entre os melhores" afirmou o secretário de Estado durante a inauguração das novas instalações da empresa Enpromoulds - Moulds Engineering & Production Engenharia e Fabricação de Moldes Metálicos.
A empresa "serve de exemplo do que devia estar a acontecer em todos os setores e a todos os empresários portugueses", sublinhou, aludindo ao crescimento da Enpromoulds nos últimos 13 anos.
Um exemplo de que "é possível numa pequena empresa familiar ter uma ambição global, vender para outros continentes e querer ter a melhor tecnologia de ponta", frisou, defendendo ser este o espírito que o Governo "quer levar a muitos outros setores da indústria tradicional portuguesa".
João Vasconcelos falava após inaugurar as novas instalações da empresa na Martingança, no concelho de Alcobaça, onde foram investidos 2,2 milhões de euros, dos quais um milhão de euros na aquisição de novas máquinas que permitem "aumentar a produção e produzir moldes até 50 toneladas", explicou à agência Lusa o administrador, Sérgio Nicolau.
O investimento permitiu ainda "criar sete novos postos de trabalho", aumentando o efetivo para 23 trabalhadores.
Fundada em 2003, a Enpromoulds tem um volume de negócios anual na ordem dos dois milhões de euros e estima, com as novas instalações, "duplicar esse valor já em 2016", acrescentou o administrador.
A empresa produz sobretudo moldes para o setor agrícola (redes de rega e outros equipamentos), artigos para casa (plásticos) e industria automóvel.
As exportações para a América Latina absorvem cerca de 95% da produção da Enpromoulds. Cuba é o principal mercado, 60%, seguindo-se Equador e Colômbia.
Marrocos e Irão são os próximos destinos para onde a empresa pretende iniciar a exportação, encontrando-se atualmente em negociações com novos clientes.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Mais de 7 mil pessoas no Carnaval de Pataias

A notícia na edição 1173 de 11 de fevereiro de 2016 do Região de Cister

Chuva ainda ameaçou mas o carnaval foi um sucesso na região de cister com a realização de vários corsos
Alcobaça e Nazaré acolheram dezenas de milhares para brincar ao Carnaval

A chuva caiu mas nem isso impediu os foliões de sair à rua. Se a vida são dois dias e o carnaval são três, não se poderia deixar que o São Pedro estragasse a festa. Dito e feito. Saíram para as ruas todos os corsos que estavam planeados e, sem exceção, foram todos um sucesso.
O Carnaval na Nazaré tem especial peso e tradição. Na vila, os foliões dão novo significado aos festejos do Entrudo. Os grupos de Carnaval preparam os desfiles com meses de antecedência: constroem os carros alegóricos, decidem as indumentárias e não nos esqueçamos das marchas. As marchas que funcionam como hinos às vivências da Nazaré e que são escutadas um pouco por todo o Mundo.
Foi este Carnaval que, segundo a Polícia de Segurança Pública, levou cerca de cem mil pessoas à Avenida Manuel Remígio, na Nazaré, para assistir ao cortejo dos grupos carnavalescos e das bandas infernais.
Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, congratulouse pelo facto de a vila ser dos poucos sítios a organizar o cortejo na terça-feira, apesar das condições climatéricas ameaçarem o normal funcionamento da atividade. “Fomos dos poucos desfiles a sair à rua o que é uma grande satisfação”. O mais importante, sublinha o autarca, foi mostrar o “trabalho desenvolvido durante meses”.
Em Alcobaça, os festejos de Carnaval fizeram-se, sobretudo, na tenda instalada junto ao Mosteiro. Durante os últimos dias, o espaço recebeu milhares de foliões que brincaram, vestidos a rigar, até ao raiar do sol. A tenda, que ano sim ano também causa alguma celeuma pela localização, contou com programação musical a condizer com as festividades e conseguiu o feito de atrair públicos de todas as idades.
As crianças abrilhantam, ainda mais, esta ocasião. Como já é hábito, as crianças de todo o concelho de Alcobaça desfilaram nas ruas da cidade na passada sexta-feira. Este ano, o tema do desfile infantil foi a música e as crianças do Jardim de Infância do Centro Escolar de Alcobaça foram as vencedoras. As meninas vestiram a pele de Carmen Miranda enquanto os meninos encararam a personagem de bailarino.
O Carnaval em Pataias tem vindo a ganhar, ao longo dos últimos anos, uma posição de maior relevo na região. Este ano, as expectativas da Comissão Organizadora do Carnaval de Pataias (COCAPA) em atrair cinco mil espetadores nos cortejos de domingo e terça-feira foram largamente ultrapassados. De facto, de acordo com a organização, estiveram em Pataias mais de sete mil pessoas no ano em que se comemorou a 18.ª edição do Carnaval na vila. Contudo, em Pataias há uma condicionante que não existe em mais nenhum corso da região. A COCAPA aposta na cobrança de bilhetes mas, ainda assim, consegue contar com milhares de pessoas nas ruas.
Os foliões também fazem a festa fora dos maiores centros urbanos, que o digam os residentes dos Rebelos, na freguesia de Cela. Todos os anos sem exceção, a localidade vive o Carnaval a rigor e tem mesmo um rei e uma rainha.
Na chamada Região de Cister, o Carnaval assume muitas formas e feitios mas a folia é transversal a geografias e idades. Nos concelhos de Alcobaça e Nazaré, o Carnaval é feito por todos para todos.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Reflorestação da Alva de Pataias

A notícia na edição 1173 de 11 de fevereiro de 2016 do Região de Cister

Pataias - nível da água bastante baixo devido a fraca precipitação
Lagoa corre o risco de voltar a secar se o clima não mudar

Se as condições climatéricas não mudarem nas próximas semanas, a Lagoa de Pataias poderá secar pela terceira vez, depois de ter acontecido em 1994 e 2005. “Este inverno foi fraco de chuva e se este verão for quente, não será um verão bom para a Lagoa”, confessa Sofia Quaresma, bióloga natural da Martingança, que alerta para a possibilidade da Lagoa secar.
A confirmar-se essa situação, as espécies que povoam a Lagoa também vão sofrer as consequências. Carpas e lagostins fazem parte da fauna residente no espelho de água, assim como os patos-reais, os galeirões, as galinhas-d’água, os mergulhões pequenos, as garças-reais e as garças-brancas, que fazem da Lagoa o seu habitat natural, dependendo da época.
Para já, e devido à fraca precipitação que se tem sentido nos últimos meses, o nível de água da Lagoa está “bastante baixo”, garante Sofia Quaresma. Com dois hectares de área envolvente, a Lagoa tem um espelho de água com 400 metros de eixo maior e 125 metros de eixo menor. A zona envolvente – totalmente despida – também não vem beneficiar a situação. Desprotegida, a Lagoa corre sérios riscos de alterar as suas características e, em consequência, a fauna e a flora poderão desaparecer.
Contactado pelo REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara de Alcobaça, explicou que o dossiê da reflorestação está na Autoridade Florestal a aguardar despacho. “A Câmara e a União das Freguesias de Pataias e Martingança sugeriram que a reflorestação fosse feita com pinheiros mansos, o que permitiria criar outras áreas de lazer”, referiu Paulo Inácio. No entanto, o autarca acrescentou que ainda não houve resposta, mas que a possibilidade da reflorestação está a ser estudada tecnicamente.
Contudo, a reflorestação vai ser uma realidade a curto ou médio prazo. “Se não for reflorestada com pinheiros mansos, será com pinheiros bravos”, assume Paulo Inácio.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Crise diretiva no GD Martingança

A notícia no Região de Cister, edição 1173 de 11 de fevereiro de 2016

Martingança - última assembleia geral sem listas candidatas
Grupo Desportivo tenta resolver impasse diretivo com eleições até ao mês de maio

Desde o passado dia 29 de janeiro que o Grupo Desportivo da Martingança vive um impasse diretivo. A Assembleia Geral realizada nessa data visava eleger os novos órgãos sociais. No entanto, nenhuma lista foi proposta a sufrágio e a Assembleia Geral foi retomada no dia 4 de fevereiro, data em que voltou a verificar-se a inexistência de propostas para constituir direção.
Diante disso, a Direção demissionária, presidida por Ana Ribeiro, propôs-se “honrar os compromissos existentes ao nível desportivo com as associações de futebol e de voleibol até ao final da época desportiva 2015/2016”, que deverá ocorrer em maio.
“De qualquer forma temos de fazer alguns ajustes, como vai ser o caso do novo horário de funcionamento do bar da sede e da compra de jornais diários, com o objetivo de reduzir despesas. Neste momento a ‘máquina está oleada´ e só a secção do bar é que tem acarretado um prejuízo mensal de cerca de 500 euros”, adiantou Ana Ribeiro ao REGIÃO DE CISTER. Face ao compromisso de assumir a gestão do Grupo Desportivo da Martingança até à realização da próxima Assembleia Geral, a Direção demissionária continua a dinamizar a coletividade martingancense.
A próxima Assembleia Geral deverá ser agendada até ao mês de maio.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Arquitectuna em Pataias

A notícia no Região de Cister, edição 1173 de 11 de fevereiro de 2016

Pataias
Tuna Académica de Arquitetura atua no auditório dos Bombeiros

A Arquitectuna - Tuna Académica da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa atua no próximo dia 5 de março no auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias, num espetáculo oferecido à Universidade Sénior daquela localidade.
O evento, que inicia às 21 horas, tem entrada livre, sendo recolhidos donativos voluntários para ajudar a custear as despesas inerentes à deslocação dos tunos.
O calendário de atividades da Universidade Sénior de Pataias (USP) inclui ainda uma visita às tasquinhas de Rio Maior, no dia 2 de março, com saída às 14 horas da USP. O preço é de 18 euros (alunos) e 20 euros (familiares) e inclui transporte em autocarro, visita às salinas e jantar nas tasquinhas.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Corso de Carnaval em Pataias

A notícia no Diário de Leiria, versão digital: http://www.diarioleiria.pt/noticia/1962

Tarde fria não gelou os 900 foliões do Carnaval de Pataias

Quinze grupos, num total de 900 foliões e 13 carro alegóricos desfilaram, ontem, nas ruas do centro da vila de Pataias, cumprindo-se mais uma edição de um dos corsos carnavalescos do concelho de Alcobaça, apesar do frio que se fez sentir durante a tarde e com ameaça de chuva. Eram precisamente 15h00, quando o tradicional corso de carnaval arrancou, perante o olhar de algumas centenas de pessoas sentadas ou em pé nas bancadas instaladas na rua paralela à avenida do centro da vila.
Leia a notícia completa na edição em papel.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Corrida Solidária

A notícia na edição 1172 do Região de Cister de 5 de fevereiro

Pataias - corrida a favor da cura para as lesões na medula espinal
Três dezenas vão correr pela Simone Ribeiro na Wings for Life World Run

Vinte e sete atletas, entre os quais um residente em Inglaterra, já estão inscritos na equipa “Simone Ribeiro” para correr na Wings for Life World Run, que terá lugar no próximo dia 8 de maio no Porto. Nesse dia, milhares de atletas de todo o mundo vão correr por quem não pode, em 35 percursos dos seis continentes, procurando desta forma angariar fundos que permitam à Fundação Wings for Life tornar real a cura para as lesões na medula espinal.
Em 2015, Simone Ribeiro, uma pisoense que ficou tetraplégica aos 16 anos, foi representada por Adventino Ribeiro, pisoense que reside em Pataias, e que aceitou correr por ela.
Este ano, Simone Ribeiro quer levar uma equipa reforçada. “Quero o máximo de pessoas, pois não há limite e, no final, a equipa receberá um comprovativo dos quilómetros percorridos por todos os elementos”, adianta, explicando que “a equipa vencedora será a que contabilizar mais quilómetros“. “O meu objetivo não é a minha equipa ganhar, mas seria emocionante correrem muitos quilómetros por mim, já que eu não posso”, acrescenta. Sendo assim, Simone Ribeiro deixa o convite a todos os que possam correr por ela.
Recorde-se que, nas duas primeiras edições, participaram 136.677 atletas nos quatro cantos do planeta. Um esforço traduzido em mais de 7 milhões de euros para a investigação científica para encontrar a cura para as lesões na medula espinal.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Carnaval de Pataias espera 5000 espetadores

A notícia na edição 1172 do Região de Cister de 5 de fevereiro

Pataias - único recinto com bilheteira na região não afasta foliões
Cinco mil espetadores pagam para ver corsos na Avenida

Cinco mil espetadores são esperados pela Comissão do Carnaval de Pataias (Cocapa) nos corsos dos próximos dias 7 e 9. Apesar de o Carnaval de Pataias ser dos únicos da região que cobra bilhete de acesso aos desfiles no domingo gordo e na terça-feira, os bilhetes vendidos nos anos anteriores mantêm a expectativa da Cocapa.
“Pataias é o único grande Carnaval nacional que não é realizado numa sede de concelho”, frisa Arménio Vieira, presidente da Cocapa, prevendo que “um ano mais, e pelo 18.º ano, o Carnaval de Pataias será um dos maiores carnavais do País”. Na opinião daquele responsável, “este fator leva a que o mesmo tenha de ser vivido e organizado com uma enorme intensidade, empenho e dedicação, pois só desta forma se conseguem ultrapassar as inúmeras dificuldades logísticas, humanas e financeiras”.
Os três euros cobrados à entrada, “à semelhança de quase todos os Carnavais de renome, é uma das formas de ultrapassar essas dificuldades”. E “a prova que não afasta as pessoas é que, 18 anos decorridos, o Carnaval de Pataias é reconhecido de Norte a Sul do País e tem feedback importante nos órgãos de comunicação regional e nacional”, recorda.
“Optimista” quanto à qualidade dos corsos de 2016, o responsável apresenta o evento em números. “Este ano, há 15 grupos, 13 carros alegóricos e qualquer coisa como 900 foliões a desfilar”. A pataiense Filipa Coelho e o martingancense Beto Fonseca sobem ao trono nos dois dias de folia.
A marcha, composta pelo nazareno Nuno Abelha e interpretada por Pedro Miguéis, tem letra da jornalista Ana Ferraz Pereira.
Está, portanto, tudo a postos para “mais um Carnaval de Pataias deslumbrante, em que a folia, alegria e música contagiarão todos os que nos vierem visitar”, acredita Arménio Vieira.
Só falta mesmo é que “São Pedro colabore” e conceda dois dias sem chuva.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Creche de Pataias - "Novos" orgãos sociais

A notícia na edição 1172 do Região de Cister de 5 de fevereiro

Pataias - tomada de posse na festa da luz
Creche tem novos órgãos sociais para o quadriénio 2016/2019

Os corpos sociais do Centro de Assistência Paroquial de Pataias eleitos para o quadriénio 2016/2019, tomaram posse no passado dia 23 de janeiro, no decorrer da Festa da Luz, realizada na Igreja Matriz de Pataias. Célio Coelho mantém-se na presidência da Direção, contando com Sara Mota no cargo de vice-presidente, Sara Serradas no de secretária e Maria Eduarda Braz na tesouraria.
Renato Bernardo, Inês Bagagem e Sónia Coelho foram empossados vogais da Direção. No Conselho Fiscal, a presidência foi assumida por Anabela Pereira, que conta com Dora Ribeiro no cargo de secretária e Pedro Pesqueira como vogal. A assistência religiosa foi confiada ao padre Virgílio Rocio, que saudou os empossados e agradeceu “a disponibilidade e compromisso de servirem o Centro, segundo as leis civis e canónicas, e os estatutos nos quais se consagram os princípios e valores cristãos”.
“Bem-haja a estes que agora tomaram posse e a quantos se disponibilizam e aceitam desempenhar funções eclesiais para o bom e frutuoso funcionamento e dinamismo das nossas comunidades”, sublinhou o pároco.
A cerimónia de tomada de posse decorreu em simultâneo com a Festa da Luz, que reuniu 30 crianças do terceiro ano da catequese. Nessa festa, os pais colocaram lenços brancos nas crianças que, posteriormente, acenderam velas.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A gestão das piscinais municipais em Pataias

"A gestão das piscinas municipais em Pataias".

Relatório de Estágio para a obtenção do grau de mestre em Ciências do desporto - Gestão Desportiva, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Por Pedro Gonçalves, em Junho 2015.

Pode consultar aqui ou ali.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Tuna Universitária em espetáculo no auditório dos Bombeiros

A notícia na edição 1171 do Região de Cister de 28 de janeiro de 2015

Pataias - concerto agendado para dia 5 de março com entrada livre
Tuna da Faculdade de Arquitetura de Lisboa no auditório dos Bombeiros

A Arquitectuna – Tuna Académica da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa vai brindar a Universidade Sénior de Pataias (USP) com um um espetáculo no auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias no próximo dia 5 de março, a partir das 21 horas.
Contando com um membro natural de Pataias, o evento tem entrada livre, sendo recolhidos donativos voluntários para ajudar a custear as despesas inerentes à deslocação dos tunos.
A Arquitectuna tem como objetivo unir o corpo estudantil participante “através do amor à música portuguesa, prestando homenagem à mesma através da adaptação de temas tradicionais e atuais do prestigiado reportório nacional”, como refere o site da tuna.
Já na segunda edição, a Arquitectuna foi refundada em maio de 2007 e conta com cerca de 55 tunos.
O calendário de atividades da USP inclui ainda, na sexta-feira de Carnaval, a participação no corso das escolas, a partir das 11 horas. Já no dia 24 de fevereiro, é apresentado o livro de Manuel Filipe, aluno da USP, “A máscara do parecer”.
Entre os dias 27 de fevereiro e 6 de março (em data a agendar), uma comitiva da USP irá deslocar-se às tasquinhas de Rio Maior, a convite da sua congénere daquela localidade.