Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Modernização da linha do Oeste

A notícia no Tinta Fresca:
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=39e23d04-ff04-4967-a706-b3fe671ef687&edition=184

De Meleças ao Louriçal
Assembleia Municipal de Alcobaça exige modernização de toda a Linha do Oeste

A CDU apresentou uma proposta de resolução na Assembleia Municipal de Alcobaça, no dia 26 de fevereiro, sobre a linha do Oeste, que foi aprovada por unanimidade. A moção recorda que após sucessivos anos de anúncios governamentais do lançamento de projectos para a modernização da Linha do Oeste nunca levados à prática, foi agora tornado público um novo projecto de intervenção parcial neste troço ferroviário, para ser concretizado até ao terceiro trimestre de 2020, englobado no Plano Estratégico de Investimentos em Infraestruturas em Ferrovia - 2020.
Do anúncio feito pelo Ministro do Planeamento e Infraestruturas, no passado dia 12 de Fevereiro, a conclui-se que a intervenção de modernização da Linha do Oeste, cujos contornos necessitam de esclarecimento, nomeadamente quanto à electrificação do troço, abrangerá somente o troço entre Meleças e Caldas da Rainha, esquecendo o troço a montante até ao Louriçal.
A moção defende que a Linha do Oeste é um troço ferroviário estratégico no plano da rede ferroviária nacional e alberga potencialidades que devidamente exploradas, o podem transformar num eixo de transporte de passageiros e de mercadorias envolvendo simultaneamente a área metropolitana de Lisboa e as regiões do Oeste e do Centro, com impacto muito positivo no plano económico, social e ambiental.
A Assembleia Municipal de Alcobaça, reunida em 26 de Fevereiro de 2016, preocupada com as condicionantes que comportam os objectivos de modernização relativos à Linha do Oeste, que constam do Plano de Investimentos em Infraestruturas em Ferrovia – 2020, apresentados pelo Ministro do Planeamento e Infraestruturas, que poderão limitar, ou mesmo inviabilizar, o alcance dos mesmos, resolve solicitar ao Governo que:
1. Considere a necessidade a modernização da Linha do Oeste envolver, sem quaisquer hesitações, a electrificação do troço entre Meleças e Louriçal, para além da automatização de sinais e agulhas e o prolongamento de troços de cruzamento;
2. Considere, igualmente, a possibilidade de correcções no traçado, ou mesmo, de estudos de alternativa àquele, com o objectivo de reduzir o tempo de viagem, designadamente a jusante das Caldas da Rainha.

Sem comentários:

Enviar um comentário