A notícia em:
http://www.regiaodecister.pt/noticias/comissao-quer-preservar-capela-de-paredes-de-vitoria
Comissão quer preservar capela de Paredes de Vitória
Recuperar a capela de Paredes da Vitória, na União de Freguesias de Pataias e Martingança, é um antigo desígnio da população daquela localidade. Por isso, um grupo de cinco cidadãos, liderados pelo pároco Virgílio do Rocio Francisco, constituiu recentemente uma comissão de obras para levar a efeito um conjunto de intervenções naquele local de culto com o objetivo de o requalificar.
A primeira atividade da comissão foi organizar um almoço, que se realizou este sábado, numa tenda colocada junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). O almoço tinha cerca de 230 inscritos e “só não teve mais porque a logística não permite”, refere Dulce Ramalho, um dos membros da comissão de obras.
A comissão tem em mente a “preservação” de uma capela “muito antiga que merece ser tratada”. Para isso, o grupo de cidadãos pretende começar por reparar o telhado e os anteriores da capela, que “estão em muito más condições”. Depois, a comissão de obras têm ainda o objetivo de “renovar o mobiliário e algumas imagens no interior da capela e pavimentar o exterior”, afirma Dulce Ramalho. Além disso, o grupo quer “delimitar o espaço exterior que pertence à capela para evitar que os carros estacionem nas imediações do local e chegue a acontecer o ridículo de bloquearem a entrada da capela”.
Outra das ideias da comissão passa por construir uma “torre alta” onde será colocada a imagem de Nossa Senhora da Vitória, evocando os “tempos antigos” quando os pescadores nazarenos chegavam perto da costa e rezavam perante a imagem iluminada para conseguir chegar a terra firme. Por este motivo, os nazarenos realizam “há muitos e muitos anos” o tradicional círio a Paredes de Vitória. “Com a construção de edifícios altos nas imediações da capela, a imagem deixou de estar visível”, explica.
A comissão de obras já está a preparar mais iniciativas para angariar dinheiro para as obras. Ainda “não há orçamentos” mas perspetiva-se que as intervenções “tenham custos elevados”. Pensa-se que a construção da ermida de Nossa Senhora da Vitória se situe algures nos séculos XII ou XIII mas, ainda hoje, continua a ser um lugar de culto acarinhado pela comunidade daquela localidade da União de Freguesias de Pataias e Martingança.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário