A notícia em:
http://www.ericeiramag.pt/ericeira-ilustra-artigo-erosao-costeira-novos-planos-ordenamento/
ERICEIRA ILUSTRA ARTIGO SOBRE EROSÃO COSTEIRA E NOVOS PLANOS DE ORDENAMENTO
Recentemente, o jornal The Portugal News ilustrou a capa da sua edição em papel com uma fotografia da Praia do Sul. A imagem da Ericeira foi utilizada no artigo intitulado “Coastal Controversy”, também publicado na versão digital deste periódico escrito em língua inglesa e com sede no Algarve.
Nessa imagem de capa, aqui republicada, pode ler-se a seguinte legenda: “Erosão na Praia do Sul, Ericeira, a 13 de Maio de 2014”.
O artigo, datado de Julho, foca as alterações na costa portuguesa que estão para chegar na sequência da aprovação de novos planos de ordenamento que visam proteger diversos trechos costeiros da erosão e do uso excessivo, questões cada vez mais prementes devido às alterações climáticas e à subida do nível do mar.
«A Agência Europeia do Ambiente concluiu que Portugal é o país europeu onde se construiu mais na orla costeira (faixa de 1 km) entre 1995 e 2005»
A peça jornalística com autoria de Carrie-Marie Brattey cita uma reportagem do Notícias Magazine, segundo a qual “O governo aprovou seis novos programas que vão alterar a orla costeira de Norte a Sul do país”. Tais documentos, que estão a gerar polémica por envolverem a redução de infraestruturas e a reorganização territorial, deverão entrar em vigor nos próximos tempos. O Programa para a Orla Costeira que regula o troço entre Ovar e a Marinha Grande já foi aprovado em Junho e o mesmo deverá acontecer até ao final de 2016 com o documento que inclui a Ericeira.
Entre os anunciados seis novos Programas para a Orla Costeira encontra-se o POC Alcobaça-Cabo Espichel (resultante da fusão dos POOC Alcobaça-Mafra, Cidadela-São Julião da Barra e Sintra-Sado, que estavam em vigor desde inícios de 2000), que inclui o concelho de Mafra e, naturalmente, a Ericeira, actualmente a única Reserva Mundial de Surf existente no continente europeu.
A parte final do citado artigo do Notícias Magazine refere que o POC Alcobaça-Cabo Espichel “prevê investir mais de 200 milhões de euros para requalificar esta faixa do litoral”. Parte deste dinheiro será aplicado na estabilização das arribas da praia de São Julião, na reparação e desassoreamento do Porto de Pesca da Ericeira e na criação do parque verde e do centro de interpretação da Reserva Mundial de Surf.
Ainda durante o mês de Julho, na sequência duma derrocada de blocos rochosos na Praia do Sul, a Câmara Municipal de Mafra lançou um concurso público, no valor de 1,3 milhões de euros, para obras de estabilização de arribas nesta mesma praia.
Não obstante, segundo apurámos, encontra-se licenciada a construçāo de um empreendimento sobranceiro à Praia do Sul (no terreno da antiga Mansāo Burnay), contíguo ao edifício Sol no Horizonte, entre as ruas Belo Horizonte e Manuel Ortigāo Burnay.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
sexta-feira, 1 de setembro de 2017
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário