Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Área ardida no incêndio de outubro de 2017



MODIS áreas queimadas

NOTA IMPORTANTE - Para qualquer uso do produto EFFIS Burnt Area, as condições listadas abaixo devem ser levadas em consideração:

O produto é derivado do processamento diário de imagens de satélite MODIS a uma resolução espacial terrestre de 250 m.
Os perímetros das cicatrizes queimadas nas áreas representadas queimadas por incêndios são detectados a partir de imagens de satélite MODIS. Portanto, não é feita distinção entre incêndios florestais, queimaduras ambientais ou incêndios prescritos.
As cicatrizes queimadas de aproximadamente 30 hectares de tamanho são mapeadas, embora o produto também possa incluir os perímetros de áreas queimadas de menor dimensão.
Pequenas áreas queimadas ou queimadas abaixo da resolução espacial das imagens MODIS não são mapeadas; estes podem incluir pequenas ilhas não queimadas dentro do perímetro da área queimada.
O produto Burnt Area é atualizado duas vezes por dia. O perímetro de áreas queimadas devido a incêndios diferentes que ocorrem entre duas atualizações seqüenciais pode ser incorporado em um único perímetro.
As datas relatadas como data de início e última atualização podem não corresponder à data de ignição e extinção do incêndio
O produto EFFIS da área queimada destina-se a fornecer estimativas de áreas queimadas a nível europeu. Deve ter cuidado ao comparar este produto com outros dados que podem ter sido produzidos usando diferentes metodologias e escopos.
Embora os perímetros da área queimada sejam sobrepostos nas imagens do Google, deve notar-se que o produto EFFIS original é produzido a uma resolução espacial de 250 m, não na resolução das imagens subjacentes do Google.
Embora apenas uma fração do número total de incêndios seja mapeada, a área queimada por incêndios desse tamanho representa cerca de 75% a 80% da área total queimada na UE. Modelando dados de incêndio históricos do banco de dados de fogo europeu EFFIS, as equações foram configuradas para os diferentes países, o que permite prever a área total queimada com boa precisão; isto é, a área total queimada em um país é obtida em função da área queimada por incêndios maiores que 30 ha.
Para obter as estatísticas da área queimada por tipo de cobertura terrestre, os dados da base de dados CORINE Land Cover são utilizados. Por conseguinte, as áreas queimadas queimadas são sobrepostas aos mapas de cobertura terrestre, permitindo a avaliação de danos harmonizados para todos os países europeus.
O mapeamento da área queimada no RDA baseia-se na identificação de grandes incêndios ativos do MODIS, a expansão das áreas queimadas desses pontos iniciais com base em algoritmos de crescimento regional e o refinamento do perímetro final do incêndio através de interpretação visual das imagens. O processo é auxiliado pela coleta sistemática de notícias de incêndio da mídia européia. Uma alternativa à metodologia atual está sendo desenvolvida. Este método é baseado em mudanças abruptas de vegetação pós-fogo detectadas a partir de séries temporais diárias MODIS. Uma vez implementado, este método permitirá uma classificação melhor e menos dependente do usuário das áreas queimadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário